Página1 13/08/2015

Page 1

EDIÇÃO PDF Quinta-feira, 13-08-2015 Edição às 08h30

Directora Graça Franco Editor Raul Santos

Portugal continua a falhar na prevenção dos fogos florestais Energia. Mudança de fornecedor deu problemas a seis mil portugueses António Costa pede desculpa pelos cartazes

Grupo chinês Anbang escolhido para negociar compra do Novo Banco Ministro diz que números da greve dos enfermeiros estão errados

Peregrinos devem ser exemplares no acolhimento aos migrantes

Rendas de casa devem manter-se congeladas no próximo ano

Mais de três mil médicos pediram reforma antecipada do SNS desde 2011

Governo guineense demitido pelo Presidente da República

Raul Jiménez vai mesmo ser jogador do Benfica


2

Quinta-feira, 13-08-2015

Energia. Mudança de fornecedor deu problemas a seis mil portugueses

Rendas de casa devem manter-se congeladas no próximo ano

A facturação tem sido a maior dor de cabeça. Queixas podem ser, a partir de agora, registadas no site da Deco. Conclusões vão ser enviadas ao regulador do mercado.

A taxa oficial de actualização das rendas ao longo de 2016 pode rondar os 0,2% a 0,3%, o que representa um impacto praticamente nulo.

Foto: DR

Seis mil portugueses pediram ajuda nos primeiros sete meses do ano, por causa da mudança de fornecedor de energia. Os números são da Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor - Deco, que, esta quinta-feira, lança uma campanha sobre o tema. A facturação é um dos problemas mais apresentado. “Atraso na emissão da primeira factura, facturações por estimativa com valores excessivos, consumidores que acabam por aderir a serviços que não pretendiam depois de serem contactados novos comercializadores”, aponta a jurista Ana Sofia Ferreira. Mas há mais questões a causar reclamações, como “falta de informação quanto aos prazos e necessidade de mudança de comercializador, práticas comerciais desleais na contratação – principalmente nas contratações ao domicílio e também nos contactos feitos telefonicamente”. “Temos também casos de dupla facturação, em que o consumidor continua a receber as facturas do anterior comercializador e do novo – ou seja, para o mesmo período de tempo está a ser duplamente facturado – e situações de atraso na conclusão dos contratos, sendo possível verificar que muitas vezes o prazo máximo de mudança de três semanas não é cumprido”, acrescenta a responsável da Deco. A associação defende, por isso, um processo mais transparente e com mais fiscalização. Para tal, avança a partir desta quinta-feira com uma campanha, que passa pelo preenchimento de um questionário, na sede ou balcões da associação. As queixas podem agora ser registadas no site e as conclusões retiradas serão enviadas ao regulador do mercado (a ERSE), a quem será exigida mais fiscalização e actuação.

Foto: RR Por Cristina Branco

As rendas de casa não deverão sofrer aumentos em 2016, tal como já aconteceu este ano. Se a inflação média, sem contar com a habitação, mantiver, em Agosto, a tendência dos últimos meses, será praticamente neutro o impacto nas cerca de 700 mil rendas de casa em 2016. O cálculo é feito com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística relativos à inflação, divulgados na quarta-feira. Tendo em conta a tendência dos preços desde o início do ano, a taxa oficial de actualização das rendas ao longo de 2016 pode rondar os 0,2% a 0,3%, o que representa um impacto praticamente nulo.


3

Quinta-feira, 13-08-2015

Terceiro dia de greve dos enfermeiros na região turística por excelência do país Presidente do Centro Hospitalar do Algarve lamenta que o protesto ponha em causa o bem-estar dos muitos portugueses e estrangeiros que estão no Algarve em férias e garante tudo fazer para minorar os efeitos negativos.

Ministro diz que números da greve dos enfermeiros estão errados Paulo Macedo diz que os números que foram avançados são sempre empolados.

Foto: Lusa

Greve de três dias termina no Algarve. Foto: Lusa

É no Algarve que termina a greve dos enfermeiros, que começou na terça-feira em Lisboa. Numa altura em que a região quase triplica a sua população, a paralisação é foi criticada pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, e pelo presidente do Centro Hospitalar algarvio. “O Algarve sofre uma enorme pressão na altura do Verão e os hospitais têm a dificuldade inerente de falta recursos humanos”, começa por explicar Pedro Nunes. “É evidente que, acima disso tudo, uma greve põe em causa o bem-estar que era de esperar num mês de férias. Acho lamentável que se façam greves neste período no Algarve, em que todos estão a dar o máximo para que haja tranquilidade, mas faremos o que for possível para minimizar os efeitos da greve”, garante. A possibilidade de milhares de portugueses ficarem sem atendimento de enfermeiros é grande, mas as urgências estarão garantidas. No centro de saúde de Faro, ao início da manhã, a reportagem da Renascença não encontrou dificuldades, apesar de muitos utentes não estarem informados sobre a paralisação. A greve dos enfermeiros foi convocada para três regiões do Sul do país: primeiro em Lisboa e Vale do Tejo, depois Alentejo e por fim Algarve. Os enfermeiros protestam o adiamento da revisão salarial, enquanto médicos e os sectores social e privado continuam a receber incentivos. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) critica o ministro da Saúde por “retirar” a estes profissionais “para custear Misericórdias, PPPs [Parcerias Público-Privadas] e outros grupos profissionais”. Questiona ainda a tutela sobre a sua lógica de “equilíbrio orçamental”.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, considera que os números que estão a ser avançados sobre a greve dos enfermeiros estão errados e que o cálculo da adesão só poderá ser feito depois do processamento de salários. "Nestes números que estão a ser adiantados, a única certeza que temos é que estão errados. Cada vez que são apresentados dados reais, se os compararmos com os que foram avançados, são sempre empolados: é o que a evidência demonstra", alegou. Esta quarta-feira, no final da cerimónia de inauguração da Unidade de Cuidados Continuados da Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva, Paulo Macedo sublinhou que o Governo deixou de dar números sobre greves. O Governo "não faz guerras de números, porque a única forma de calcular se as pessoas fizeram ou não greve é depois de processar salários", acrescentou. Paulo Macedo sublinhou ainda que "não há uma greve dos enfermeiros, mas uma greve dos enfermeiros da função pública". "Um terceiro comentário que faço diz respeito à declaração de greve no Algarve, numa altura em que as pessoas mais precisam de cuidados. Por um lado, é muito estranho, mas, por outro, já não é assim tão estranho se tivermos em conta que, no ano passado, este mesmo sindicato marcou uma greve quando foi a crise da `legionella`", referiu. Para Macedo, "o direito à greve é inalienável", mas "é preciso ter em conta os interesses dos doentes, que não são iguais a quaisquer outros". O ministro da Saúde disse ainda estranhar a marcação da greve quando "estava marcada uma reunião para 27 de Agosto, com uma proposta que foi entregue para melhorias de condições de milhares de enfermeiros, quer em termos de uniformização de condições, no sentido da sua subida, quer em termos de progressão e do próprio acordo colectivo de trabalho".


4

Quinta-feira, 13-08-2015

Nas declarações aos jornalistas, o ministro esclareceu também que "não estava nem estará" em discussão "qualquer proposta de passagem de 40 para 35 horas semanais, porque isso é uma lei da Assembleia da República". "Não acontecerá nesta legislatura e espero que nem no futuro, porque, no privado e sector social, são 40 horas. Não se percebe como o sindicato defende algo para o sector público e acertou diferente para o sector privado", sustentou. Paulo Macedo assegurou também que não estará em cima da mesa qualquer proposta de revisão de suplementos. "O Governo já disse que isso ficaria para a próxima legislatura. Também não está em cima da mesa a revisão da grelha salarial e muito menos em Setembro, daí acharmos que certas afirmações têm um intuito meramente político, face a aproximação das eleições e não um intuito sindical", concluído.

Mais de três mil médicos pediram reforma antecipada do SNS desde 2011 Reformas antecipadas e "êxodo nunca visto no nosso país" preocupam a Federação Nacional dos Médicos. "Nem no período da Guerra Colonial houve tantos médicos a saírem para outros países", sublinha a estrutura sindical.

médicos a saírem para outros países. Não porque no seu país não tivessem emprego, mas porque estavam a ser mal tratados, mal remunerados e sem perspectivas de progressão. São centenas e centenas de médicos", afirmou Mário Jorge Neves, dirigente da FNAM Trata-se, disse, de uma "autêntica fuga de cérebros", com a saída de "pessoas altamente qualificadas". Porque, segundo Mário Jorge Neves, não são apenas os profissionais em início de carreira a emigrar, havendo alguns que atingiram mesmo o topo da carreira médica. O presidente da FNAM, Merlinde Madureira, sublinhou ainda que, no caso dos jovens médicos, há muitos países "ávidos de contratar" portugueses, como os países nórdicos, que chegam mesmo a oferecer propostas de contrato antes de acabarem a especialidade. Já no caso do abandono do SNS para o sector privado, a presidente da FNAM considera que são os médicos mais experientes ou diferenciados que mais têm oportunidades, muitos recorrendo à reforma antecipada para continuar a exercer apenas no privado. Merlinde Madureira sublinha que as reformas antecipadas não estão a ser usadas para os médicos deixarem de trabalhar, mas antes para abandonarem o sector público. "Queremos desmistificar aquilo que parece ser tudo rosas num Ministério onde, realmente, predominam os espinhos", referiu a dirigente sindical.

Famílias pouparam 90 milhões com revisão do preço dos medicamentos As contas são do Infarmed - Autoridade do Medicamento. A revisão dos preços permitiu também que alguns hospitais, como o IPO do Porto, introduzissem tratamentos inovadores sem aumentar o valor global por doente.

Foto: DR

Mais de três mil médicos pediram reforma antecipada desde 2011, muitos para continuarem a trabalhar no privado, segundo dados da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), que alerta ainda para a emigração de clínicos sem precedentes na história do país. Numa conferência de imprensa em que realizou um balanço dos últimos quatro anos de governação na área da saúde, a FNAM mostrou preocupação com o abandono de profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), quer por via da emigração como através de reformas antecipadas. "É um êxodo de médicos nunca visto no nosso país. Nem no período da Guerra Colonial houve tantos

Medicamentos mais baratos = poupança para as famílias, conclui Infarmed. Foto: LUSA

As famílias portuguesas pouparam, nos últimos três anos, 90 milhões na farmácia. A conclusão é de um


5

Quinta-feira, 13-08-2015

estudo do Infarmed - , que avaliou o resultado da revisão do preço dos medicamentos. A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde conclui ainda que, contando com as despesas do Serviço Nacional de Saúde e das farmácias dos hospitais, a poupança total foi de 268 milhões de euros. No caso dos medicamentos para uso hospitalar, a poupança foi mais sentida nos anti-retrovirais, usados no tratamento da SIDA, e nos medicamentos oncológicos. Em declarações à Renascença, Francisco Rocha Gonçalves, vogal da administração do IPO do Porto, garante que a medida não constitui qualquer tipo de desinvestimento no tratamento do cancro: “Esta poupança é fruto sobretudo de condições negociais, isto é, não diminuiu o número de medicamentos que é consumido, nem se desqualificou o tipo de tratamentos que se faz aos doentes. Aquilo que mudou na área do cancro foi a definição dos preços". “Aquilo que o Infarmed fez foi definir um cabaz de países com preços relativamente baixos na Europa, para alinhar os preços portugueses. Os medicamentos passaram a entrar mais baratos e em consequência o volume total diminuiu sem ser preciso ter diminuído a quantidade de medicamentos, muito menos a quantidade de tratamentos dados aos doentes”, explica o administrador do IPO do Porto. Rocha Gonçalves esclarece ainda que o IPO do Porto aproveitou a descida do preço dos medicamentos para introduzir fármacos inovadores - logo mais caros sem aumentar a despesa global com os medicamentos. “Aquilo que a diminuição dos preços conseguiu foi abrir espaço para essa inovação e para a entrada em vigor e em uso na instituição de medicamentos novos que vêm mais caros que os anteriores. Aquilo que conseguimos é oferecer aos doentes os tratamentos mais modernos sem aumentar os custos, a manter os custos, sensivelmente, de 2012 a 2014”, esclarece.

Dois dias depois, 1.700 hectares ardidos. Incêndio dominado na Serra da Estrela A chuva veio dar uma ajuda final, permitindo aos bombeiros derrotar as chamas ao fim de 48 horas de combate.

Incêndio na Serra da Estrela finalmente dominado. Foto: Lusa

O fogo que deflagrou há mais de 48 horas no Parque Natural da Serra da Estrela foi dado como dominado cerca das 15h30 desta quarta-feira, altura em que já tinha começado a cair alguma chuva miudinha" naquela zona. Cerca de 1.700 hectares de floresta foram consumidos pelas chamas. "Segundo as informações que tenho, o fogo não estará completamente extinto, mas sim controlado e dominado. Entretanto também começou a cair uma chuva miudinha, o que certamente ajudará o trabalho dos bombeiros", disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Manteigas, José Cardoso. O autarca destacou que espera que a chuva se mantenha, "não só para ajudar a apagar alguns focos que ainda ardem, como para evitar eventuais reacendimentos". A hora a que o fogo foi dado como dominado foi indicada na página da internet da Autoridade Nacional da Protecção Civil na Internet. O incêndio começou às 14h46 de segunda-feira, em mato, na Senhora do Monte, na União das Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, concelho de Gouveia, e, entretanto, alastrou para o concelho de Manteigas. Às 15h30, os trabalhos envolviam ainda 482 operacionais, auxiliados por 159 meios terrestres e oito meios aéreos. Segundo a informação, no local mantinham-se também os grupos de reforço para combate a incêndios florestais Centro/Sul, Faro, Aveiro e Coimbra, o grupo de reforço ampliado de Leira e Lisboa e equipas de reconhecimento e avaliação da situação. Este incêndio lavrou durante mais de 48 horas e já consumiu uma vasta área de mato e floresta. Durante a manhã desta quarta-feira, em declarações à


6

Quinta-feira, 13-08-2015

agência Lusa, o director da Delegação Centro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Rui Melo, referiu que o fogo está a destruir uma zona com "forte importância ambiental e paisagística". O responsável desta entidade que tutela o Parque Natural da Serra da Estrela explicou que as chamas estão a avançar para uma área de florestal plantada há cerca de 80 anos e cuja "regeneração poderá demorar vários anos a ser conseguida".

Portugal continua a falhar na prevenção dos fogos florestais "Até profissionais fazem operações florestais em dias de elevado risco", diz à Renascença Domingos Xavier Viegas. Nos primeiros 10 dias de Agosto, houve mais de 2.200 incêndios. Dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil revelam que a área ardida este mês já é superior à registada na totalidade do mês Julho.

Foto: Lusa

O especialista na área de incêndios Domingos Xavier Viegas considera que se continua a falhar na prevenção dos fogos florestais. “Às vezes, até profissionais fazem operações florestais em dias de elevado risco, sem terem os cuidados adequados”, afirma em entrevista à Renascença. “Se não se convencer cada um dos cidadãos a ter mais cuidado, evitar negligências e a ter comportamentos adequados”, será difícil reduzir o número de incêndios que todos os anos assola o país, defende o também professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Domingos Xavier Viegas considera que a divulgação da detenção de incendiários é uma “dissuasão importante para determinado sector da população”, mas o essencial é “uma acção [de prevenção] continuada, durante todo o ano”. “Mesmo durante o Verão, não se vê muitas mensagens para chamar a atenção das pessoas e para as pessoas terem cuidados”, lamenta. O especialista destaca também a importância do repovoamento do interior do país como medida de

prevenção, mas sublinha que o sucesso da medida depende de outros factores. “Voltar a trazer pessoas a ocupar o interior do país era importante, desde que fossem medidas que assegurassem a manutenção das pessoas nessas áreas rurais, mas também com segurança, porque o que vemos muitas vezes é que as pessoas vão viver para o interior do país, mas não cuidam das práticas para a preservação da floresta”, defende. Quanto ao combate aos incêndios, olhando para a contabilidade deste ano (que mostra, até ao momento, uma área ardida inferior à média da última década), o professor da Universidade de Coimbra regista a evolução positiva no meios e modelos de combate aos incêndios. Xavier Viegas elogia os resultados do que o Governo definiu como “combate musculado às chamas”, sublinhando a melhor preparação das corporações de bombeiros. A “não ocorrência de casos graves é prova disso”, conclui. Mais de dois mil incêndios em 10 dias Nos primeiros 10 dias de Agosto, registaram-se mais de 2.200 incêndios. A maioria ocorreu no Norte do país e, segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a área ardida é superior à registada durante todo o mês de Julho. São os números do primeiro mês da fase Charlie – época de maior risco de incêndios – e que apontam para nove mil hectares de área ardida. De fora ficam os hectares de floresta ardidos em Cerveira, Terras de Bouro e Gouveia. Ainda assim, este valor é inferior à média anual dos últimos 10 anos, que é superior a 25 mil hectares. Os dados assumem mais relevância se tivermos em conta que, ao nível do risco de incêndio, estamos perante uma situação semelhante aos trágicos anos de 2003 e 2005 que, no conjunto, destruíram perto de 765 mil hectares de espaços florestais – quase 9% da área total de Portugal continental. Diferente é a realidade ao nível de ignições: ainda sem números reactivos a Agosto, os dados revelados pela Protecção Civil relativos a Julho são idênticos à média dos últimos 10 anos, ou seja, na ordem das 24.949.


7

Quinta-feira, 13-08-2015

Grupo chinês Anbang escolhido para negociar compra do Novo Banco Mas a Apollo não está de fora, noticia o "Jornal de Negócios". A Fosun saiu do leque de potenciais compradores do "banco bom" resultante do fim do BES.

Foto: Teresa Abecasis/RR

O grupo segurador chinês Anbang foi escolhido para negociar em exclusivo com o Banco de Portugal (BdP) a compra do Novo Banco, avança o "Jornal de Negócios". Mas se as partes não chegarem a acordo, nesta fase negocial, o governador do BdP, Carlos Costa, admite negociar com o fundo norte-americano Apollo. De fora da corrida à compra do banco que herdou os activos saudáveis do BES está o conglomerado chinês Fosun, que controla em Portugal a Fidelidade e a Luz Saúde. De acordo com a informação que tem sido avançada pela imprensa, o grupo chinês Anbang foi o que apresentou a oferta de compra para o Novo Banco de valor mais elevado, podendo rondar os 4.000 milhões de euros. Mas há outros órgãos de comunicação social a falar num valor de 3.500 milhões de euros. No entanto, neste montante deverá estar incluído um valor para capitalizar o banco de transição. A Anbang, o maior grupo segurador chinês, ganhou notoriedade internacional com a aquisição do mítico hotel de Nova Waldorf Astoria, por 1,95 mil milhões de dólares (1,78 mil milhões de euros). Entre as aquisições da companhia contam-se ainda uma seguradora belga (Fidea) e outra holandesa (Vivat), e um pequeno banco belga (Delta Lloyd Bank).

Preços em Portugal sobem 0,8% em Julho face ao mesmo mês de 2014 Segundo o Instituto Nacional de Estatística, esta taxa de inflacção é idêntica à verificada em Junho. A taxa de inflação em Julho, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), registou uma variação de 0,8% face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A variação homóloga dos preços em Julho foi igual à registada em Junho. Desde Março que a variação homóloga dos preços em Portugal voltou a registar variações positivas, depois de um longo período em que os preços, em termos homólogos, registavam variações nulas ou negativas, em linha com os dados da inflação a nível europeu. Segundo os dados do INE divulgados esta quarta-feira, a variação mensal do IPC em Julho foi de -0,7% (-0,1% em Junho). Já a variação média dos últimos doze meses foi 0,1%, quando em Junho tinha sido nula. O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparar a evolução dos preços a nível europeu, registou uma variação homóloga de 0,7% (0,8% no mês anterior), superior em 0,5 pontos percentuais à estimada pelo Eurostat para a área do euro. Segundo o INE, o comportamento dos preços em Julho foi semelhante ao do mês anterior, destacando-se apenas a redução da taxa de variação homóloga da classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e os aumentos nas classes do vestuário e calçado e dos acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação. O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados teve em Julho um aumento homólogo de 2,6% (3,3% no mês anterior) enquanto o índice dos produtos energéticos caiu 2% (acima da descida de 1,2% em Junho). A classe com maior contribuição negativa para a variação homóloga do IPC foi, tal como no mês anterior, a do vestuário e calçado, com uma variação homóloga negativa de 2,9% (inferior à queda de 3,4% em Junho).


8

Quinta-feira, 13-08-2015

António Costa pede desculpa pelos cartazes Líder socialista, em entrevista à Visão, fala ainda sobre o BES e as presidenciais.

Patrícia Fonseca de Oliveira fechou lista da coligação em Santarém Nome cabe ao CDS-PP. Foi escolhida uma mulher, sem experiência política, mas ligada à lavoura.

Foto: Mário Cruz/Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, quebra o silêncio e pede desculpa pelos cartazes do Partido Socialista que ficcionaram histórias de portugueses desempregados, utilizando fotografias de pessoas cuja situação não era aquela. Foi uma “sucessão de equívocos e um caso lamentável”, diz o líder socialista. Por isso “pedimos desculpa”, diz Costa. Numa entrevista à revista “Visão”, que esta quinta-feira chega às bancas, o secretário-geral social afirma também que “é urgente que a Justiça esclareça o quadro legal” do problema que afecta milhares de clientes lesados do BES. António Costa sublinha que devem ser apuradas “responsabilidades das autoridades do Estado que contribuíram, com declarações levianas, para induzir em erro investidores”, referindo-se o secretário-geral do PS a Cavaco Silva. Sobre as eleições presidenciais do próximo ano, Costa insiste que o partido tomará uma posição “no momento próprio” e acrescenta que Sampaio da Nóvoa é próximo do PS e merece-lhe “muita estima”.

Por Paula Caeiro Varela

Faltava um nome para fechar as listas da coligação PSD-CDS às eleições legislativas. O CDS divulgou que Patrícia Fonseca de Oliveira vai ocupar o quarto lugar da lista por Santarém. “Uma estreante em política, mas muito conhecida dos agricultores de Santarém”. É assim que fonte do CDS apresenta a candidata que faltava para fechar as listas da Coligação. Patrícia Fonseca de Oliveira, nome completo: Patrícia Mattamouros Resende Fonseca de Oliveira, de 43 anos, Engenheira Agrónoma de formação. O CDS ainda não tinha indicado quem seria o número 4 naquele distrito, o lugar que cabe aos centristas designar ao abrigo do acordo com o PSD para as legislativas de 2015. A cabeça de lista é também uma mulher, a social-democrata Teresa Leal Coelho. Paulo Portas, líder do partido, aposta em mais uma independente sem experiência política, mas ligada à agricultura, tema caro ao CDS, ainda mais num distrito como Santarém. Patrícia Fonseca de Oliveira não tem filiação partidária. Foi durante oito anos secretária-geral da Associação de Agricultores do Ribatejo, fez parte de vários conselhos consultivos da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) e acompanhou os II e III Quadros Comunitários de Apoio, bem como o PRODER e o PDR. É licenciada em pelo Instituto Superior de Agronomia e especializada em Economia Agrária e Sociologia Rural. Actualmente dá aulas na Escola Superior Agrícola de Santarém e no ano passado foi convidada pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, para integrar a Comissão Interministerial de Fundos Comunitários. Com mais esta escolha para um lugar elegível quase metade da bancada parlamentar do CDS poderá assim ser constituída por mulheres. O prazo para entrega das listas termina a 24 de Agosto.


9

Quinta-feira, 13-08-2015

Lisboa. Ribeira das Naus fechada para obras A Avenida Ribeira das Naus liga o Cais do Sodré ao Terreiro do Paço, num circuito junto ao Tejo. Obras devem terminar a 3 de Setembro. A Avenida Ribeira das Naus, em Lisboa, está fechada ao trânsito até 3 de Setembro devido à realização de trabalhos de manutenção e substituição do piso do passadiço, anunciou a Câmara Municipal. "A Avenida Ribeira das Naus está encerrada à circulação automóvel por motivos de obras de manutenção e substituição do pavimento do passadiço" de madeira, informou o município, em comunicado. De acordo com a mesma nota, os trabalhos iniciam-se na quinta-feira, estando previsto terminarem a 3 de Setembro. A autarquia recordou que existem "alternativas viárias" a este troço, tais como a Avenida D. Carlos I, para quem circula no sentido sul/norte, e a Rua do Arsenal, para quem se pretende dirigir à baixa da cidade. A agência Lusa constatou que o trânsito nesta última rua, habitualmente usada para a passagem de transportes públicos, enquanto os restantes passam pela Ribeira das Naus, estava muito congestionado por volta das 19h00. Na Rua do Arsenal e na sua continuação, Rua Bernardino Costa, que ligam o Terreiro do Paço ao Cais do Sodré, segundo moradores e comerciantes, o trânsito costuma ter "períodos caóticos" ao longo do dia, misturando dezenas de autocarros e eléctricos, táxis, tuk tuks e automóveis particulares e comerciais. A Avenida Ribeira das Naus, que liga o Cais do Sodré ao Terreiro do Paço num circuito junto ao Rio Tejo, está fechada ao trânsito desde domingo. Esta avenida foi reinaugurada em Julho do ano passado, após a conclusão da segunda fase das obras na frente ribeirinha, e já foi fechada outras vezes para obras de repavimentação.

Peregrinos devem ser exemplares no acolhimento aos migrantes D. Manuel Linda presidiu à peregrinação aniversária de Agosto, em Fátima.

Foto: Lusa

O bispo das Forças Armadas apelou, esta quarta-feira, aos peregrinos presentes em Fátima para que sejam exemplares no respeito e acolhimento ao outro, nomeadamente aos migrantes. Perante milhares de pessoas oriundas de todos os pontos do globo, juntas na peregrinação aniversária de Agosto, D. Manuel Linda lembrou que a defesa da dignidade e dos direitos do migrante e do refugiado é transversal a toda a Bíblia. Sublinhado que “a espiritualidade que se respira neste santuário pede-nos uma interiorização desta mensagem”, D. Manuel Linda incentivou os milhares de presentes a disporem-se “ao respeito activo dos outros, mesmo dos que não conhecemos” e que estão, “de alguma maneira, representados na figura do migrante”. "Estejamos na linha da frente dos que os acolhem e dos que reivindicam os seus direitos, como faz a Bíblia”, exortou. "A hospitalidade, concretamente se exercida em favor do estrangeiro, é o mesmo que acolher Deus”, lembrou o bispo das Forças Armadas, apelando, ainda, a uma viragem na direcção do amor, do amor a Deus e, simultaneamente, pelos mais desafortunados e infelizes, algo que vem ao encontro da mensagem que Nossa Senhora deixou há quase 100 anos em Fátima.


10

Quinta-feira, 13-08-2015

FRANCISCO SARSFIELD CABRAL

A moeda chinesa e os juros A economia chinesa está em desaceleração e as suas exportações caíram mais de 8% em Julho. Mas vão recuperar, vendendo mais barato e poderá ter efeitos nas decisões da Reserva Federal norte-americana.

Explosões na China causaram 44 mortos É o último balanço oficial. As explosões ocorreram na quarta-feira à noite. A onda de impacto chegou a sentir-se até dez quilómetros de distância.

Cenário de destruição na China. Foto: STR China/Epa

Por Francisco Sarsfield Cabral

A desvalorização da moeda chinesa abalou as bolsas e os mercados. É natural, sendo a China o país com maior peso no comércio mundial. Mas parece exagerado o receio de que se esteja a iniciar uma guerra cambial, com desvalorizações competitivas – isto é, a desvalorização da moeda de um país seguida pela desvalorização dos seus concorrentes. Aconteceu na década de 30 do séc. XX e só agravou a Grande Depressão. A China quer a sua moeda reconhecida pelo FMI como divisa global e de reserva. Para isso, tem que deixar o mercado determinar o câmbio da sua moeda, limitando as intervenções do banco central chinês, que possui enormes reservas. O que será uma evolução positiva. A economia chinesa está em desaceleração e as suas exportações caíram mais de 8% em Julho. Com um câmbio mais baixo, as exportações chinesas irão recuperar alguma coisa, vendendo mais barato e assim contribuindo para as tendências deflacionistas no mundo. Ora isto pode fazer a Reserva Federal americana adiar a subida dos juros, prevista para o Outono. Seria uma boa notícia para os juros da dívida pública portuguesa.

As explosões ocorridas num armazém de Tianjin, no Norte da China, na quarta-feira à noite, causaram 44 mortos, mais 37 do que o anunciado de início. O número actualizado foi avançado esta quinta-feira de madrugada pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, segundo a qual 520 pessoas ficaram feridas, 65 das quais em estado grave. Horas antes, um jornal de Pequim adiantava que um hospital de Tianjin recebera 40 corpos retirados do local da explosão, mas a informação só depois foi oficialmente confirmada. Entre os mortos, estão 12 bombeiros. As explosões ocorreram por volta das 23h30 (16h30 em Lisboa), numa zona chamada Binhai New Area e, de acordo com a conta do Centro das Redes de Vigilância dos Sismos da China no Sina Weibo, o Twitter chinês, a magnitude da primeira explosão equivaleu à detonação de três toneladas de TNT. A segunda teve uma potência equivalente à detonação de 21 toneladas do mesmo explosivo. A onda de explosões chegou a sentir-se até dez quilómetros de distância. Relatos de testemunhos indicam destruição de janelas e edifícios sacudidos, tendo mesmo sido evacuados.


11

Quinta-feira, 13-08-2015

Ministério das Finanças alemão questiona acordo entre Grécia e credores Gabinete de Wolfgang Schaeuble tem dúvidas sobre o que ficou acordado. Ecofin volta a reunir-se na sexta-feira. O ministro alemão das Finanças criticou o projecto de acordo alcançado por Atenas e pelos credores. Wolfgang Schaeuble lamenta que o documento “não clarifique a direcção das políticas”. Um porta-voz do Ministério já veio esclarecer que o memorando não foi rejeitado, apenas foram levantadas questões. Já o Ministério da Economia do Governo germânico, liderado por Sigmar Gabriel, do SPD, deu nota positiva ao memorando de entendimento. Por sua vez, o porta-voz de Angela Merkel referiu que esse documento representa um “resultado substancial” que segue “no caminho certo”. A diferença de opiniões na coligação governamental alemã sobre a situação grega tem-se notado cada vez mais. Entretanto, os ministros das Finanças da Zona Euro vão reunir-se na próxima sexta-feira com o tema Grécia em agenda.

Governo guineense demitido pelo Presidente da República José Mário Vaz demitiu governo de Domingos Simões Pereira. O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, demitiu esta quarta-feira o Governo liderado por Domingos Simões Pereira, segundo um decreto presidencial lido às 23h10 de quarta-feira (00h10 em Lisboa) na Rádio Difusão Nacional. "É demitido o Governo chefiado por Domingos Simões Pereira", refere-se no único artigo do decreto presidencial. A decisão foi divulgada pela rádio pública da GuinéBissau duas horas e meia depois de o chefe de Estado ter feito um discurso à nação, no qual referiu que uma remodelação governamental não chegava para resolver a crise política no país. O Presidente da República tinha acusado um "grupo de interesses" de "ameaçar a paz social" e "ameaçar fazer o país mergulhar num caos e conduzi-lo a uma guerra

civil, caso as instituições do Estado não se declinem perante a pessoa do primeiro-ministro". "Se o custo da estabilidade governativa é a corrupção, o nepotismo, o peculato, saibam que considero esse custo demasiado elevado para ser pago", referiu. Entre outros aspectos da governação, o Presidente questionou o destino de 85 milhões de euros detectados no saldo das operações financeiras do Estado nos últimos 12 meses. O chefe de Estado lamentou ainda nunca terem sido ouvidas as suas inquietações acerca de questões de "segurança nacional e gestão transparente da coisa pública".

Donald Trump lidera sondagem nos Estados Unidos Corrida presidencial está quente. Eleições são em Novembro de 2016.

Foto: Tainnen Maury/EPA

O empresário Donald Trump tem um avanço significativo na luta à corrida presidencial dos Estados Unidos do lado dos republicanos. Segundo a sondagem da ORC para a CNN, conhecida esta quarta-feira, Trump lidera com 22% das intenções de voto. A seguir ao multimilionário, seguem-se Ben Carson (14%), Scott Walker (9%), Ted Cruz (8%), Carly Fiorina e Mike Huckabee (7%). Só depois vem um dos nomes que era apontado como favorito do lado dos conservadores: Jeb Bush, que está empatado nos 5% com outros dois nomes fortes (Rand Paul e Marco Rubio). No entanto, a posição de Donald Trump ainda não está segura. O partido Republicano pode não escolher o nome mais bem colocado nas sondagens. As suas várias posições polémicas não caíram bem no partido. Trump já deixou entender que se não conseguir a nomeação Republicana pode avançar como independente. Do lado democrata há menos pré-candidatos. Hillary Clinton é o nome mais bem colocado para tentar substituir Barack Obama. As eleições presidenciais estão marcadas para a primeira terça-feira de Novembro de 2016.


12

Quinta-feira, 13-08-2015

Ex-Presidente Carter padece de cancro Jimmy Carter, 90 anos, foi Presidente entre 1977 e 1981.

O antigo Presidente dos Estados Unidos e prémio Nobel da Paz Jimmy Carter, de 90 anos, anunciou ter cancro. "Uma recente cirurgia ao fígado revelou que tenho um cancro, que agora está em outras partes do meu corpo", declarou o antigo chefe de Estado norte-americano, num comunicado divulgado na página na internet do Carter Center. Na nota, Jimmy Carter explica que vai reorganizar a sua agenda para que possa ser submetido a tratamento médico no Emory University Hospital, em Atlanta. "Uma declaração pública mais completa será feita na próxima semana", acrescentou o prémio Nobel da Paz, cujas irmãs, um irmão e o pai morreram de cancro no pâncreas. Jimmy Carter foi o 39º Presidente dos Estados Unidos, entre 1977 e 1981, e recebeu o Nobel da Paz em 2002. Depois de deixar a Casa Branca, Jimmy Carter fundou o Carter Center, para promoção dos direitos humanos e a democracia.

Papa. "Milhões de homens, mulheres e crianças" são "escravos do trabalho" "A obsessão pelo lucro económico e pela eficiência da técnica põem em risco o ritmo humano da vida", diz Francisco. Por Ecclesia

O Papa lembrou esta quarta-feira no Vaticano os "milhões de homens, mulheres e também crianças" que são neste tempo "escravos do trabalho", durante a habitual audiência pública com peregrinos de todo o mundo.

Durante a sua intervenção, no auditório Paulo VI, Francisco abordou em especial a situação das famílias, cujos tempos de festa, de descanso e convívio são postos em causa pela "ideologia do lucro e do consumo". "A obsessão pelo lucro económico e pela eficiência da técnica põem em risco o ritmo humano da vida", apontou o Papa argentino, lembrando que o descanso e a festa "são momentos em família, no meio da engrenagem produtiva". E por isso "fazem muito bem", acrescentou. No que diz respeito ao domingo, cada vez mais transformado num dia de trabalho, Francisco frisou que se trata de um tempo "sagrado porque recorda aos homens e mulheres que foram feitos à imagem e semelhança de Deus, o qual não é escravo do trabalho, mas antes Senhor". "O tempo de repouso, sobretudo o dominical, destinase a podermos apreciar aquilo que não se produz nem se consome, que não se compra nem se vende", recordou. O Papa criticou uma mentalidade economicista que "quer devorar também o descanso", actualmente "tantas vezes reduzido a um negócio, a um modo de ganhar e de gastar dinheiro". "Mas é por isto que trabalhamos? A ganância do consumismo, que leva ao desperdício, é um vírus cruel que, entre outras coisas, faz-nos chegar ao fim mais cansados do que antes. Prejudica o verdadeiro trabalho e consome a vida. Estes ritmos desregulados do descanso fazem vítimas, sobretudo entre os jovens", alertou. Durante as próximas audiências públicas com os peregrinos, Francisco vai continuar a abordar as dimensões que marcam o quotidiano das famílias, como a festa, o trabalho e a oração.

Bispo nos Açores vai convidar Papa a visitar o arquipélago em 2017 A confirmar-se esta seria a segunda visita de um Papa aos Açores. O Papa João Paulo II visitou os Açores em 1991, nomeadamente as ilhas Terceira e de São Miguel. O bispo de Angra, nos Açores, afirmou esta quarta-feira que vai convidar o Papa Francisco a visitar o arquipélago, no âmbito da sua deslocação a Portugal em 2017, para participar no centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. "Tenho intenção de formalizar verbalmente o convite que é feito por carta para vir aos Açores em 2017", refere António Sousa Braga, citado no portal da Igreja nos Açores, no qual acrescenta que o convite pessoal será feito em Setembro, mês em que o bispo açoriano estará, por duas vezes, com o líder religioso em Roma. Caso o Papa Francisco aceite o convite, será o segundo a visitar os Açores, já que em 1991 João Paulo II esteve


13

Quinta-feira, 13-08-2015

nas ilhas Terceira e São Miguel. Contactado pela Renascença, o bispo manifesta a esperança de uma resposta positiva: "Vamos ver se ele pode aceitar o convite. Sei que a diocese do Funchal, na Madeira, já fez um convite. Vamos ver se ele repete o gesto de João Paulo II que em 1991 visitou também a Madeira e os Açores. Tenho esperança." No site da diocese, D. António Sousa Braga revela já ter tido "alguns contactos preliminares" e manifestou-se optimista quanto a uma resposta positiva. "Tanto quanto sei os locais de passagem nas visitas é o Papa que os define ou pelo menos tem uma opinião muito preponderante e tendo conhecimento dos Açores, do seu estatuto ultraperiférico, poderá sentir-se motivado a seguir o exemplo de São João Paulo II", refere o bispo de Angra no site diocesano, acrescentando que "seria uma honra para todos". À Renascença, D. António recorda que os Açores são "uma diocese no meio do Atlântico que é também um ponto de encontro entre a Europa, a América e África". O bispo de Angra do Heroísmo tem uma audiência agendada com Francisco, em Roma, no dia 7 de Setembro, no âmbito da audiência geral dos bispos portugueses, que decorre no início da visita "ad limina" e um segundo encontro na audiência geral com todas as províncias eclesiásticas. Esta será a terceira visita "ad limina" em que participa o bispo de Angra desde o início do seu episcopado de 19 anos. A visita "ad limina" é um momento de encontro com o Papa e com os diferentes dicastérios da Cúria Romana e realiza-se habitualmente de cinco em cinco anos. Esta visita programada para o mês de Setembro integra uma comitiva que será encabeçada pelo cardeal Patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, deverá contar com cerca de 40 elementos, entre bispos e outros representantes católicos.

Ronaldo, Messi e Suárez são os finalistas para melhor jogador da UEFA A UEFA revelou esta quarta-feira a lista dos três finalistas para receber o prémio de melhor jogador da época. O vencedor é conhecido a 27 de Agosto.

Messi, Ronaldo e Suaréz são os finalistas para melhor jogador da UEFA. Foto: uefa.com

Sem surpresas, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Lionel Messi, do Barcelona, estão entre os três finalistas ao prémio de melhor jogador da Europa para a UEFA. A estes junta-se, este ano, Luís Suárez, também do Barcelona. A lista foi anunciada esta quarta-feira pelo organismo que gere o futebol europeu. O grande vencedor é anunciado a 27 de Agosto. A dúvida é saber quem sucede a Cristiano Ronaldo ou se é o português a suceder a si próprio. O prémio de melhor futebolista da temporada foi criado pela UEFA em 2011 e Cristiano Ronaldo fez sempre parte dos três finalistas. Messi, o primeiro distinguido com o prémio, em 2011, só falhou uma edição, a do ano passado, da qual saiu vencedor o internacional português. Andrés Iniesta (2012) e Frank Ribéry (2013) são os outros dois futebolistas já agraciados. Os finalistas são encontrados por votação de jornalistas das 54 federações-membro da UEFA. O vencedor vai ser conhecido no dia do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no Mónaco. A UEFA deixa alguns números que ajudam a explicar a escolha. Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador da Liga Espanhola com 48 golos e um dos melhores da Liga dos Campeões, em igualdade com Messi e Neymar (10 golos). Marcou 61 golos no conjunto das competições em que participou pelo seu clube e passou Di Stefano como segundo melhor marcador da história do Real Madrid. Por sua vez, Lionel Messi bateu o recorde de golos marcados na Liga Espanhola, foi um dos melhores marcadores da Liga dos Campeões, a par de Ronaldo e Neymar, e está empatado com o português no total de


14

Quinta-feira, 13-08-2015

golos marcados na Liga dos Campeões e nas competições europeias nas muitas edições em que já participaram. Mais uma vez tal como Ronaldo, tem 77 golos na Champions e 80 em todas as competições europeias. Suárez aparece como um elemento-chave do tridente atacante do Barcelona, o qual rendeu 122 golos em todas as competições. REVISTA DA IMPRENSA DESPORTIVA

Jesus com diabo no corpo

Foto: RR

"Jesus quer arrasar", proclama o Record desta quintafeira. O diário da Cofina avisa: "Ritmo diabólico da préépoca e supertaça é para manter". Mais cerebral, A Bola parte para a análise do "Mestre da táctica em acção". O jornal explica "como jesus está a trabalhar os reforços". O diário O Jogo dá destaque, na sua edição Sul, também ao Sporting, mas com Carrillo como protagonista. "Olhos nos olhos" é o título. Diz o jornal que o clube de Alvalade vai negociar a renovação directamente com o jogador peruano, deixando de falar com o empresário. "FC Porto na moda" é o título maior da edição Norte. O jornal antevê casa cheia no Dragão, no sábado, e avança: "Jogos da Liga foram vendidos a TV espanhola".

ROGÉRIO ALVES

"Jorge Jesus é uma aposta dispendiosa, mas correcta" Rogério Alves, antigo presidente da assembleia-geral do Sporting, acredita que o novo treinador é o catalisador do apoio dos adeptos para uma equipa que tem condições para chegar à conquista do campeonato português.

Rogério Alves aprova aposta em Jorge Jesus. Foto: Luís Forra/Lusa

Rogério Alves concorda com a aposta de Bruno de Carvalho em Jorge Jesus, independentemente dos custos da operação. O antigo presidente da assembleia-geral do Sporting sustenta que o treinador galvanizou os adeptos e todos estão muito moralizados, com expectativa numa grande época do Sporting". "É uma aposta dispendiosa, mas muito correcta", reforça Rogério Alves, em entrevista a Bola Branca. O antigo dirigente acredita que este é o caminho certo e tem a esperança que o clube "ganhe o campeonato e chegue à fase de grupos da Liga dos Campeões. Nesta declarações à Renascença, Rogério Alves diz que ainda está "nas nuvens pela vitória na Supertaça". Pede, contudo, "prudência" ao universo sportinguista, esperando que os leões possam "entrar com o pé direito no campeonato", vencendo o jogo de sexta-feira em Aveiro com o Tondela. Quanto à luta pelo título, o ex-presidente da assembleia-geral do Sporting não se ilude com o momento do Benfica, entendendo que "o campeonato vai ser discutido a três", com FC Porto, Benfica e Sporting na corrida pelo campeonato nacional.


15

Quinta-feira, 13-08-2015

FC Porto-Vitória. Dragão a caminho da casa cheia

Raul Jiménez vai mesmo ser jogador do Benfica

Topos Norte e Sul esgotados, bem como a bancada central Nascente. Falta encher a central Poente. Estreia do FC Porto "versão 2015/16" agendada para as 20h45 de sábado.

Acordo alcançado esta noite. Negócio confirmado pelo jogador.

Adeptos do FC Porto têm acorrido às bilheteiras do Dragão. Foto: DR

O Estádio do Dragão caminha a passos largos para a casa cheia na partida de estreia do FC Porto na Primeira Liga 2015/16, frente ao Vitória de Guimarães. Depois de ter anunciado a lotação esgotada nos topos Norte e Sul do recinto, o emblema azul e branco informou, esta quarta-feira, que também a bancada central Nascente registará todos os lugares ocupados, restando apenas encher a central Poente. O entusiasmo da massa associativa portista para o jogo de sábado é enorme, tanto mais que a recepção aos minhotos assinalará a estreia dos dois mais sonantes reforços para esta temporada: Iker Casillas (ex-Real Madrid) e Maxi Pereira (ex-Benfica). Para além da expectativa em ver de perto o guardaredes espanhol e o lateral-direito uruguaio, os adeptos dos dragões terão igualmente a possibilidade de perceber em que ponto está o entrosamento da equipa orientada por Julen Lopetegui, no início da corrida pelo título de campeão. O FC Porto-Vitória de Guimarães arranca às 20h45 de sábado, com arbitragem de Fábio Veríssimo (AF Leiria). As bancadas do Estádio do Dragão abrem às 19h15. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt. [notícia actualizada às 21h49]

O avançado mexicano Raul Jiménez já é jogador do Benfica, confirmou o próprio jogador à televisão Televisa Deportes, do México. O negócio chegou a estar em risco, alegadamente devido a exigências de última hora por parte do Atlético de Madrid. Todos os problemas terão sido ultrapassados e o jogador vai ser apresentado na Luz esta quinta-feira. Não são conhecidos os pormenores do negócio mas, segundo o Televisa Deportes, Jimenez vai assinar contrato por cinco temporadas. BENFICA

Real Madrid entra em cena por Gaitán "Merengues" têm o argentino do Benfica referenciado. Manchester United e Valência ganham concorrência de peso por "El Zurdo".

Real Madrid entra em cena por Gaitán. Foto: José Sena Goulão/Lusa

Nico Gaitán está na lista de alvos do Real Madrid para esta temporada, surgindo como uma das possibilidades para reforçar o sector criativo dos "merengues".


16

Quinta-feira, 13-08-2015

A informação, avançada pelo diário desportivo espanhol "AS", aumenta o nível de especulação em relação ao futuro do médio argentino do Benfica e, sobretudo, engrossa o seu lote de pretendentes. Para além do Real, também Manchester United e Valência estarão na corrida por "El Zurdo", cujo contrato com os encarnados está "blindado" com uma cláusula de rescisão de 35 milhões de euros. PRIMEIRA LIGA

Arouca-Benfica. Bicampeão "reserva" mais de metade do Municipal de Aveiro

TONI

"Benfica vem perdendo qualidade" Antigo treinador do Benfica considera que a equipa está a perder qualidade nos últimos anos e que as contratações deste defeso deviam ter sido feitas há mais tempo. Toni espera que Vieira dê apoio a Vitória.

Encarnados requisitam 16 mil ingressos. Jogo está agendado para 23 de Agosto.

Toni considera que as contratações encarnadas deviam ter sido feitas há mais tempo. Foto: DR

Estádio Municipal de Aveiro deverá encher para o Arouca-Benfica. Foto: DR

O Benfica requisitou mais de metade da lotação do Estádio Municipal de Aveiro, junto do Arouca, tendo em vista a partida entre ambas as equipas, a 23 de Agosto [um domingo], para a segunda jornada da Primeira Liga, prevendo-se "casa cheia". As águias "reservaram" 16 mil assentos do recinto que tem capacidade para cerca de 30 mil espectadores, pelo que se prevê uma "romaria" de adeptos encarnados à cidade da Ria Os bilhetes para o desafio estarão à venda apenas a partir de quinta-feira, mas a recepção dos arouquenses aos bicampeões nacionais já causa agitação. Primeiro, foi a mudança de recinto de jogo, do Estádio Municipal de Arouca para o Estádio Municipal de Aveiro, com 30 mil lugares, seis vezes mais do que o número de lugares disponíveis em Arouca. Segue-se agora a venda antecipada de bilhetes. Os ingressos começam a ser vendidos na próxima segunda-feira, na bilheteira do estádio arouquense. Os preços dos bilhetes variam entre os 15 e os 25 euros. O Arouca-Benfica arranca às 19h15 de 23 de Agosto. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.

É um dos mais reconhecidos nomes do universo benfiquista e mostra-se preocupado com o actual nível da equipa. Em entrevista a Bola Branca, Toni considera que "o Benfica vem perdendo qualidade" nas últimas temporadas, mesmo tendo conquistado o bicampeonato. "Na época passada, ao Jorge Jesus, entrou-lhe pela porta o jogador que veio resolver o campeonato, que foi o Jonas". No presente, acescem outras preocupações: "[Sem] Salvio e, provavelmente, Gaitán... Perde muita qualidade", comenta na Renascença. O técnico, que foi campeão pelo Benfica em 1993/94, espera para avaliar a qualidade dos reforços, mas considera que o Benfica se devia ter precavido mais cedo. "Eu penso que as contratações devem ser feitas de uma forma mais atempada", afirmou o técnico que está ao serviço do Tractor do Irão. Toni confia, contudo, que a organização apoie o novo treinador encarnado: "A estrutura do Benfica foi um suporte muito importante para o treinador que cessou, o Jorge Jesus, e espero que essa mesma estrutura e a direcção do Benfica dê ao Rui Vitória as condições que deu ao Jorge Jesus", rematou. Em jeito de antevisão ao campeonato, Toni sublinha que a prova é "dura" e "longa", uma "maratona" em que Benfica, Sporting e FC Porto se apresentam como favoritos. O técnico de 68 anos acha que a diferença está no clube de Alvalade, "mais candidato" do que em edições anteriores. "[O Sporting] vem acentuando a sua melhoria nestes dois/três anos e, agora, com este efeito do Jorge Jesus, é um Sporting que, com três/quatro aquisições cirúrgicas, será um Sporting muito mais forte que nos últimos anos", conclui Toni.


Quinta-feira, 13-08-2015

Página1 é um jornal registado na ERC, sob o nº 125177. É propriedade/editor Rádio Renascença Lda, com o nº de pessoa colectiva nº 500725373. O Conselho de Gerência é constituído por João Aguiar Campos, José Luís Ramos Pinheiro e Ana Lia Martins Braga. O capital da empresa é detido pelo Patriarcado de Lisboa e Conferência Episcopal Portuguesa. Rádio Renascença. Rua Ivens, 14 - 1249-108 Lisboa.

17


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.