Página1 06/08/2015

Page 1

EDIÇÃO PDF Quinta-feira, 06-08-2015 Edição às 08h30

Directora Graça Franco Editor Raul Santos

Malásia anuncia que destroços são mesmo do voo MH370 Mais dinheiro para médicos de família que atendam mais utentes Especialista diz haver motivos para repensar publicação de estatísticas pelo INE

Casais em uniões irregulares não estão “de forma alguma” excomungados INEM “perplexo” com exigências dos sindicatos

Indignados do BES Montepio tem exigem solução novo presidente aos interessados executivo no Novo Banco

Museu de Arqueologia vence Mitroglou. Tudo tratado, só faltam prémio os testes médicos internacional BENFICA

Porto. Carro passou Ponte Luís I e entrou no túnel do Metro


2

Quinta-feira, 06-08-2015

Mais dinheiro para médicos de família que atendam mais utentes "Impraticável", diz o presidente Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

Foto: DR Por André Rodrigues

Médicos de família de zonas carenciadas que aceitem alargar temporariamente as listas de utentes vão receber até 741 euros brutos acima do ordenado. De acordo com o Jornal de Notícias, o Governo pretende levar a Conselho de Ministros, ainda este mês, um projecto de diploma, ainda em fase de discussão pública, que prevê esse acréscimo do vencimento dos médicos de família. O Ministério da Saúde pretende compensar os médicos de família das zonas carenciadas com um prémio de 741 euros brutos sobre o ordenado mensal. Em troca, os clínicos aceitam alargar as listas de utentes até um máximo de 2.500, durante dois anos. Depois desse período, a medida será revista anualmente nas zonas em que o interesse público assim o exija e mediante o consentimento escrito do clínico. Os sindicatos manifestam reservas: dizem que a medida põe em causa a qualidade dos actos médicos. O Governo desvaloriza este argumento, sublinhando a estima segundo a qual 200 mil utentes venham a ser beneficiados. Há mais de um ano, o ministro Paulo Macedo anunciou a intenção de alargar as listas de médicos para mitigar a falta de médicos de família. O levantamento mais recente, feito em Maio, indica que há mais de 1,2 milhões de utentes sem médico de família. Uma ilusão... O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar sustenta, em declarações à Renascença, que a proposta do Governo assenta numa ilusão. Na leitura de Rui Nogueira, uma lista com 2.500 utentes torna impossível o trabalho do médico de família. Basta fazer um cálculo simples, argumenta: "Isso representa 35 ou 36 consultas diárias e não é

possível fazer, todos os dias, 18 consultas de manhã e outras tantas à tarde. É uma ilusão, mesmo que seja transitório". Rui Nogueira considera que o actual limite transitório definido, que é de 1.900 utentes, já é exagerado e desvaloriza o factor da recompensa pecuniária: "É evidente que, se houver mais horas de trabalho, tem de haver a recompensa, mas mesmo uma lista de 1.900 já é exagero. Dizem 'são só mais 600', mas mais 600 não é a mesma coisa, é impossível". O presidente da APMGF lembra ainda que um eventual aumento do número de consultas nos centros de saúde "não depende exclusivamente da disponibilidade dos médicos", porque há "outros profissionais de saúde que integram o circuito" e não estão contemplados nesta proposta do Ministério da Saúde. "Isto é só por causa das eleições. Daqui a dois ou três meses, ninguém se lembra disto", remata Rui Nogueira.

INEM “perplexo” com exigências dos sindicatos O STAE exige saber quando vão ser repostos os meios do INEM que foram fechados ou ficaram com horário reduzido.

O Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) manifestou-se "perplexo" com as exigências do Sindicato dos Técnicos de Ambulâncias Médicas (STAE), considerando-as "contraditórias". "O Conselho Directivo do INEM mostra a sua perplexidade face a exigências contraditórias do STAE, que, ao mesmo tempo que pede reposição de meios que afirma terem sido fechados, exige o encerramento da única SIV (Suporte Imediato de Vida) existente em Lisboa", refere o Instituto, num comunicado enviado à agência Lusa. O STAE exige saber quando vão ser repostos os meios do INEM que foram fechados ou ficaram com horário reduzido. "Assim sendo, interrogamos para quando a reposição do dispositivo habitual do INEM, com a reabertura dos meios fechados, a reposição dos horários e o fecho do SIV Lisboa", questionou o STAE, esta quarta-feira. No comunicado difundido depois desta tomada de posição do STAE, o Conselho Directivo do INEM


3

Quinta-feira, 06-08-2015

recorda que o SIV Lisboa, o único existente, foi criado na primeira semana de Junho e que já foi accionado 313 vezes. O INEM explica também que as duas Ambulâncias de Emergência Médica que "temporariamente foram suprimidas tinham que, formalmente, ser deslocalizadas por encerramento das bases na dependência dos bombeiros sapadores, que mudaram de instalações". O Conselho Directivo do INEM indica que está disponível para um "diálogo frutífero" com o STAE e afirma também que "quer perceber quais as reais intenções do sindicato ao apresentar, quer à tutela, quer aos órgãos de comunicação social, uma versão estranhamente parcial da realidade".

Casais em uniões irregulares não estão “de forma alguma” excomungados “Como é que podemos recomendar a estes pais que façam tudo o que possam para educar os seus filhos na vida cristã se os distanciamos da vida da comunidade?”, perguntou Francisco, na audiência geral desta quarta-feira.

situações”, disse Francisco. “Como é que podemos recomendar a estes pais que façam tudo o que possam para educar os seus filhos na vida cristã, dando-lhes o exemplo de uma fé segura e vivida, se os distanciamos da vida da comunidade, como se fossem excomungados?”, perguntou o Papa. De seguida, esclareceu que “estas pessoas não estão de forma alguma excomungadas”, enfatizando: “Não estão excomungadas. Não serve de nada trata-las como se fossem, elas fazem sempre parte da Igreja”. A Igreja sabe bem, disse ainda o Papa, que a situação dos divorciados e recasados contraria um sacramento cristão, mas que ela tem a obrigação de procurar o bem para as pessoas, com “coração materno”. O Papa referia-se à situação de casais que não são casados pela Igreja, na maior parte dos casos porque um dos membros já o tinha sido mas divorciou-se e vive agora numa segunda união. A Igreja não reconhece o divórcio e por isso não aceita estas uniões como legítimas. O tema tem estado no centro do debate na Igreja Católica, sobretudo desde que o Papa convocou um duplo sínodo sobre a Família. A primeira sessão do sínodo realizou-se em Outubro de 2014 e a segunda parte realiza-se em Outubro de 2015. Uma das questões mais polémicas é sobre o acesso aos sacramentos por parte destes católicos, mas Francisco não falou sobre esta questão.

Especialista diz haver motivos para repensar publicação de estatísticas pelo INE Francisco Madelino fala sobre discrepâncias nos valores do desemprego.

Francisco insiste que não serve de nada tratar os casais em uniões irregulares como se fosse excomungados. Foto: Alessandro di Meo/ANSA Por Filipe d’Avillez

O Papa Francisco voltou ,esta quarta-feira, ao tema dos casais em uniões irregulares para defender que as comunidades façam tudo ao seu alcance para os integrar. Na habitual audiência geral das quartas-feiras, retomadas após algumas semanas de férias, Francisco foi enfático quando abordou o tema e falou da necessidade de se olhar para a situação pelos olhos das crianças, uma vez que são elas que mais sofrem com estes casos de ruptura familiar. “Se olhamos para estas novas uniões também pelos olhos de criancinhas, com o olhar das crianças, vemos a urgência de despertar na nossa comunidade um verdadeiro acolhimento para com pessoas nestas

A taxa de desemprego caiu no segundo trimestre e fica cinco décimas abaixo do valor divulgado há apenas seis dias quando a estimativa mensal apontava para uma taxa de desemprego de 12,4%. A Renascença foi perceber as razões para dados tão diferentes no que diz respeito aos dados do desemprego. O valor revelado pelo Instituto Nacional de Estatística é o mais reduzido dos últimos quatro anos. Tudo tem a ver com questões metodológicas, ou seja, a forma como são calculadas as taxas de desemprego das estimativas mensais e dos valores trimestrais. Francisco Madelino, antigo presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional e actual professor universitário, diz que são motivos para repensar a forma como o INE faz a publicação de estatísticas. “Este é um momento onde se terá de reflectir sobre a oportunidade de apresentar taxas mensais quer, por outro lado, de verificar a qualidade do modelo já que as variações dos dados mensais têm sido muito elevadas e têm dificuldade de aderir à realidade demonstrada pelos inquéritos trimestrais”, disse.


4

Quinta-feira, 06-08-2015

Quanto a comparações com 2011, antes da chegada da troika, Francisco Madelino afirma que tal pode ser feito, mas com cuidados redobrados. “Imigração, desencorajamento e o volume de pessoas ocupadas em medidas de emprego e formação profissional não têm qualquer comparação com 2011, embora a economia no último ano e meio começou a crescer tenuemente e portanto ao começar a crescer a economia começa ela própria a contribuir para haver criação líquida de emprego”, acrescentou. O antigo presidente do Instituto de Emprego pede cuidados na leitura dos dados do desemprego. Foi de 11,9%, uma descida de 1,8 pontos percentuais em relação aos primeiros três meses do ano.

Governo promete soluções para trabalhadores da construção regressados de Angola Sindicato da Construção em Portugal garante que há casos de trabalhadores a passar fome nos arredores de Luanda. José Cesário promete mais atenção no terreno. O governo vai procurar soluções para os trabalhadores da construção civil que regressaram de Angola, garante o Secretário de Estado das Comunidades. À saída de uma reunião com o Presidente do Sindicato da Construção em Portugal, José Cesário diz que a solução poderá passar pela reconversão e até pela formação profissional de alguns trabalhadores. “É uma situação que nos preocupa a todos, sabemos que há uma diminuição significativa do volume de trabalho em Angola, particularmente no sector da Construção Civil.” “No caso de trabalhadores que regressaram, o Governo vai estudar cmo muita rapidez soluções no domínio da reconversão e formação profissional, que possam vir a atender pelo menos os casos mais graves”, diz o secretário de Estado. Houve ainda lugar para algumas denúncias por parte do sindicato, sobre alegadas situações ilegais no terreno. “O sindicato transmitiu-nos um conjunto de situações, que temos de confirmar, como abusos e salários em atraso. Vamos reafirmar aos nossos diplomatas em Luanda a importância de estarem atentos”, confirmou José Cesário. Albano Ribeiro, presidente do sindicato, fala em casos de trabalhadores que já passam fome: “É preciso que o governo intervenha, porque há cerca de 200 empresas que foram à falência em Portugal e que levaram trabalhadores para lá e estão a fazer lá o que fizerem em Portugal. Essas empresas deixaram mais de 200 milhões em dívidas a trabalhadores. Na zona de Viana,

que fica a 15 quilómetros de Luanda, há pessoas a passar fome”, realça o sindicalista

Porto. Carro passou Ponte Luís I e entrou no túnel do Metro Trata-se do terceiro incidente do género, desde o início da circulação do metropolitano na Linha Amarela, há dez anos.

Foto: Lusa

Um automóvel obrigou esta quarta-feira, ao início da tarde, à interrupção em parte da Linha Amarela do Metro do Porto, que faz a ligação entre Vila Nova de Gaia e o Hospital de S. João. De acordo com fonte da Metro do Porto a condutora da viatura, de meia-idade, terá, por distracção atravessado o tabuleiro superior da ponte, destinado à circulação do Metro, parando apenas à entrada do túnel. As forças policiais deslocaram-se ao local com um reboque, para retirar a viatura. O incidente aconteceu pouco antes das 13h00, levando à suspensão da circulação do metro entre as estações de General Torres, em Gaia, e São Bento, no Porto. A circulação do Metro do Porto foi retomada antes das 14h00. De acordo com fonte da empresa, este é já o terceiro incidente do género, desde o início da circulação na Linha Amarela, em 2005. [notícia actualizada às 13h53]


5

Quinta-feira, 06-08-2015

Veleiro naufragado em Olhão. Tripulantes resgatados O veleiro permanece no local parcialmente afundado, por constituir perigo à navegação foi sinalizado. A Marinha anunciou que resgatou três tripulantes, de nacionalidade inglesa, de um veleiro que naufragou perto da ilha do Farol, em Olhão. Após ter sido recebido o pedido de ajuda, o capitão do porto de Olhão de imediato "empenhou uma lancha da estação salva-vidas", refere a Marinha, adiantando que os tripulantes foram entretanto auxiliados por populares até à chegada do salva-vidas. A operação integrou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) em articulação com o capitão de Porto da Olhão e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), sendo que a nota de imprensa da Marinha não especifica a que horas se deu o naufrágio. "O veleiro permanece no local parcialmente afundado, por constituir perigo à navegação foi sinalizado com duas bóias amarelas e dois flashes e promulgado aviso à navegação", assinala ainda a Marinha.

Bombeiros feridos em incêndio já estão em casa Os quatro bombeiros, de Figueira de Castelo Rodrigo, foram apanhados por uma mudança repentina do vento e ficaram com queimaduras de primeiro grau. Estão já em casa os quatro bombeiros que ficaram feridos durante o combate a um pequeno incêndio em Figueira de Castelo Rodrigo. “Houve uma mudança de vento repentina, que fez com que o veículo ficasse rodeado de chamas. Os bombeiros conseguiram colocar-se a salvo e não têm queimaduras graves”, refere à Renascença o comandante distrital da Protecção Civil da Guarda, António Fonseca. As queimaduras foram provocadas, não por contacto das chamas com o corpo, mas “por radiação térmica”, acrescenta. O acidente ocorreu na tarde de quarta-feira, tendo os bombeiros recebido assistência no centro de saúde local. Ficaram depois em convalescença e repouso em casa.

Fogo de Silves em fase de rescaldo No terreno, mantêm-se alguns bombeiros para evitar reacendimentos. Está dominado o incêndio que deflagrou ao final da tarde de quarta-feira no concelho de Silves. “Está em fase de rescaldo. De manhã, continuam meios no terreno, de prevenção. Ficam sempre aquelas ilhazitas no meio, aqueles troncos a arder. Tem de ser uma coisa bem consolidada para não voltar”, explica à Renascença o comandante dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines, Joaquim Gonçalves. “O dispositivo [para o trabalho de vigilância e prevenção] vai diminuir para menos de metade”, acrescenta. O fogo chegou a mobilizar mais de uma centena de operacionais. As chamas consumiram mato em Vale da Porta, São Marcos da Serra.

Incêndio alarmou veraneantes em praia do Algarve Chamas deflagraram junto à praia da Falésia, entre Albufeira e Vilamoura. Um incêndio junto à praia da Falésia, que se estende de Albufeira a Vilamoura, alarmou os veraneantes que esta quarta-feira à tarde estavam naquela zona balnear. O fogo florestal entrou em dase de rescaldo ao final da tarde, disse à Renascença o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo. "Foi um incêndio numa pequena área coberta de vegetação. Não havia casas nas redondezas, o fogo não chegou lá, felizmente. Está na fase de rescaldo, os bombeiros foram muito eficazes, um helicóptero também colaborou nos trabalhos de combate", referiu o autarca. Vítor Aleixo desvaloriza o incidente desta quarta-feira à tarde, que assustou os veraneantes. Sublinha que se tratou de um pequeno foco de incêndio, mas não rejeita a ideia de que se o fogo atingisse outras proporções isso poderia prejudicar a imagem turística da região. Por sua vez, o presidente da Câmara de Albufeira destaca a forma coordenada como o incêndio foi combatido. Carlos Silva e Sousa reconhece a apreensão causada. De acordo com o Centro Coordenador de Operações de Socorro de Faro, as chamas chegaram a ter duas frentes e foram combatidas por cerca de 40 operacionais, apoiados por 11 viaturas e um meio aéreo. Quando deflagrou o incêncio, o segundo comandante distrital de operações de socorro de Faro disse acreditar que as chamas estariam controladas nas próximas horas e que por isso não seria necessário proceder à


6

Quinta-feira, 06-08-2015

evacuação do local, o que se confirmou. “É uma área que nos oferece preocupação porque temos muitas pessoas no local, sendo uma área de veraneio. A decisão de evacuar o local terá de ser tomada por quem está a comandar a operação, mas a informação que temos é que não será necessário”, disse na altura Abel Gomes. [notícia actualizada às 19h58]

competitividade adequadas aos desafios do mercado", sustenta. O processo de consulta iniciado no dia 1 está previsto nos termos da lei e do contrato de concessão da ANA e terá uma duração de dois meses, permitindo a participação de todas as companhias aéreas e demais `stakeholders`. Quando concluído, competirá ao regulador (Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC) proceder à aprovação da proposta de taxas reguladas para que entrem em vigor a 1 de Janeiro de 2016.

ANA propõe aumento de quase 3% IRS de 2014 sem nas taxas alívio para aeroportuárias cabeleireiros, Medida é justificada com investimento de mecânicos ou 250 milhões de euros nos próximos anos. electricistas A ANA-Aeroportos de Portugal propõe um aumento médio de 2,93% das taxas reguladas para 2016 nos aeroportos, justificando-o com investimentos superiores a 250 milhões de euros nos próximos quatro anos para responder ao aumento de tráfego. Em comunicado, a ANA adianta que a sua proposta de actualização das taxas - em consulta pública desde o passado dia 1-- prevê um aumento de 4,56% no Aeroporto de Lisboa, 1,52% no Aeroporto do Porto, 1,02% no Aeroporto de Faro e 0,73% nos Aeroportos dos Açores, assim como uma redução de 1,02% nos Aeroportos da Madeira. Salientando que os aeroportos portugueses que gere "apresentam crescimentos de tráfego muito significativos", a concessionária diz estarem previstos para os próximos quatro anos "investimentos superiores a 250 milhões de euros no desenvolvimento de infra-estruturas" de forma a aumentar a "capacidade, segurança, qualidade e eficiência do serviço prestado às companhias aéreas". Apesar do aumento das taxas, a ANA garante que os aeroportos portugueses "vão manter uma grande competitividade", salientando que, no caso do Aeroporto Lisboa, "as taxas vão continuar significativamente inferiores" às praticadas "nos aeroportos europeus com os quais Lisboa se compara". E acrescenta: "Com este ajustamento, e em termos reais, a receita média da ANA por passageiro nos aeroportos do grupo de Lisboa (Lisboa, Açores, Madeira e Beja) é, ainda assim, idêntica à receita da concessionária registada em 2009". Já no Aeroporto do Porto, diz, "a receita é, a preços constantes, inferior à registada em 2009 em -11,44% e no Aeroporto de Faro em -10,11%". No comunicado, a ANA salienta que o crescimento global do tráfego nos aeroportos por si geridos tem sido "superior à média europeia", tendo atingido uma subida de 9,5% em 2014 e superior a 10% nos meses já decorridos de 2015. "Para fazer face a este crescimento de tráfego, a ANA tem vindo a realizar um significativo plano de investimentos com o objectivo de garantir que os aeroportos têm, e vão manter no futuro, condições de

Ministério das Finanças esclarece que estas profissões não estão abrangidas pelas situações de excepção. Por Sandra Afonso

O Ministério das Finanças nega um alívio do IRS de 2014 para profissionais como cabeleireiros, electricistas, mecânicos ou pintores. A edição desta quarta-feira do "Jornal de Negócios" diz que o fisco está a contactar estes profissionais, para corrigirem o IRS de 2014. Segundo as Finanças, a lei não mudou, estes profissionais é que interpretaram mal e pagaram a menos. Em causa está o regime simplificado e o coeficiente a aplicar. Em 2014, o código de IRS previa que médicos, juristas economistas, arquitectos e professores pagassem IRS sobre 0,75 do que facturassem. A situações de excepção, como subsídios, serviços prestados com contribuições para regimes de protecção social, é aplicado um coeficiente de 0,10. Sem referência específica estão profissões como cabeleireiros, mecânicos, pintores ou electricistas, que consideraram estar nos 0,10, mas o fisco teve outro entendimento e está agora a notificá-los para pagarem o que ficou por entregar sobre os rendimentos de 2014. A mesma opinião tem Rogério Fernandes Ferreira, exsecretário de Estado dos Assuntos Fiscais. “A interpretação que a Administração Tributária está a fazer relativamente ao coeficiente aplicável no âmbito do regime simplificado aos cabeleireiros e outros prestadores de serviços, do meu ponto de vista, pareceme correcta, em face da redacção que estava em vigor em 2014. No entanto, os cabeleireiros poderão estar sujeitos, em 2015, a um coeficiente mais baixo do que os 0,75, que é os 0,35”, sublinha Rogério Fernandes Ferreira. A partir deste ano, cabeleireiros, electricistas e pintores têm um novo coeficiente, de 0,35, sublinham as Finanças, em comunicado. A nota do Ministério das Finanças refere, ainda, que não houve qualquer agravamento fiscal, pelo contrário.


7

Quinta-feira, 06-08-2015

Com a reforma que entrou em vigor estas profissões vão beneficiar de uma redução significativa do imposto.

Indignados do BES exigem solução aos interessados no Novo Banco

Montepio tem novo presidente executivo Associação “Salvem o Pelicano” apelou ao Banco de Portugal que evite a tomada de funções por parte de alguns membros da nova equipa de gestão.

Associação escreveu carta aberta aos interessados na compra do Novo Banco.

Foto: RR

A Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) escreveu uma carta aberta aos interessados no Novo Banco sublinhando a "importância de uma solução" para aqueles que "depositaram a confiança e o seu dinheiro no ex-BES". O texto, que a agência Lusa consultou, é endereçado aos grupos chineses Fosun e Anbang e ao fundo norteamericano Apollo, que têm sido referidos pela Comunicação Social como os seleccionados para a fase final de propostas para a compra da instituição. A associação de lesados frisa que, "ainda hoje, os clientes continuam à espera da devolução das respectivas poupanças", dizendo acreditar numa "solução justa" para o problema. Os clientes pedem aos interessados no Novo Banco para não acreditarem na ideia de que os lesados se vão "cansar de lutar" e acrescentam: "Se vos disseram que os clientes do papel comercial não têm o direito a ser reembolsados pelo Novo Banco ou por quem o vier a comprar, não acreditem!". O Novo Banco foi capitalizado com 4.900 milhões de euros por parte do Fundo de Resolução bancário: 3.900 milhões foram emprestados pelo Estado e o restante por vários bancos a operar em Portugal e por capitais do próprio Fundo de Resolução. A entidade foi entretanto posta à venda, havendo actualmente três interessados que terão até sexta-feira para melhorar as suas propostas. A "melhor" proposta, dizem os indignados do papel comercial, terá de fazer parte da solução e não continuar a perpetuar a mentira e o esbulho das poupanças dos clientes que acreditaram no sistema bancário".

A assembleia-geral extraordinária do Montepio elegeu esta quarta-feira José Félix Morgado como presidente executivo do banco mutualista, disse à agência Lusa fonte oficial da instituição. José Manuel Félix Morgado irá assim substituir Tomás Correia na presidência da Caixa Económica Montepio Geral, o nome oficial do banco, que até aqui era presidente do Conselho de Administração de ambas as entidades e que passará a ficar exclusivamente na liderança da associação mutualista. Já a associação “Salvem o Pelicano” apelou ao Banco de Portugal para evitar que assumam funções alguns membros da nova equipa de gestão do Montepio, afirmando que 11 dos eleitos para o banco fazem parte também da gestão da associação mutualista. Para a “Salvem o Pelicano”, que representa clientes e associados, a nova gestão não permite uma efectiva separação entre a associação mutualista e o banco, ao contrário do imposto pelo novo modelo de governação, pelo que "apela publicamente a uma intervenção por parte do Banco de Portugal". De acordo com os estatutos, a reunião magna da Caixa Económica é apenas composta pelos órgãos sociais da Associação Mutualista, ou seja, é restrita a pouco mais de 20 pessoas. "Destes mesmos 22 elementos, 11 (...) vão votar em si próprios para os diversos cargos, não estando assegurada a efectiva separação fundamental entre as duas entidades", Caixa Económica Montepio Geral e a Associação Mutualista Montepio Geral, refere a direcção da Salvem o Pelicano num comunicado divulgado antes de a assembleia-geral terminar. Um dos nomes que está nas duas entidades é o de Tomás Correia, que durante anos acumulou os cargos de presidente da Caixa Económica e da Associação Mutualista. Com a aprovação de Félix Morgado para a liderança do banco mutualista, Tomás Correia fica só na presidência da associação mutualista. No entanto, acumulará também esse cargo com o de presidente do Comité de Avaliações da Caixa Económica.


8

Quinta-feira, 06-08-2015

Os dirigentes da associação Salvem o Pelicano referem ainda vários factos que consideram que não deviam acontecer na gestão Montepio, nomeadamente que haja "vários elementos sem experiência na administração de bancos" e a existência de "dois administradores do Finibanco Angola, que foi alvo, segundo a imprensa, de uma participação do Banco de Portugal à Procuradoria-Geral da República". A associação critica ainda que o presidente do Conselho de Administração da Inapa, Álvaro Correia, seja também o presidente do Conselho Fiscal da Associação Mutualista Montepio Geral. A Inapa é também a empresa de onde vem José Félix Morgado. "E seguramente não se entende que este presidente do Conselho Fiscal [Álvaro Correia] passe agora a acumular este cargo com o de presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Económica Montepio Geral, quando, antes, era membro da Comissão de Vencimentos do BES, antes desse falir", lê-se no mesmo comunicado. A associação refere ainda que o Comité de Avaliações tem agora como membros Tomás Correia e Carlos Beato, respectivamente presidente e vogal do Conselho de Administração da Associação Mutualista, e ainda Vítor Melícias, presidente da mesa da associação, quando - diz a “Salvem o Pelicano” - este comité deveria ser "composto por três membros independentes". Por fim, o comunicado da associação “Salvem o Pelicano” critica que seja pouco transparente a situação do Montepio para os 650 mil associados e 1,5 milhões de clientes e pede ao Banco de Portugal que "não permita a concretização" das situações que relatou.

desemprego jovem e no desemprego de longa duração. É ridículo desvalorizar esta melhoria, como fizeram alguns políticos da oposição. Até porque o emprego aumentou 1,5% em relação ao primeiro trimestre de 2014. E aí já não contam os que emigraram nem os que desistiram de procurar trabalho. Estes dados confirmam uma certa recuperação económica, com os empresários a preverem agora um aumento das exportações em 2015 superior ao que estimavam em Novembro. Mas seria insensato esperar grandes baixas no desemprego nos próximos tempos. Não só porque o crescimento económico ainda é modesto, como sobretudo por causa da mudança estrutural da nossa economia: agora menos assente em sectores de mãode-obra barata e mais em actividades que requerem menos pessoas. E pessoas com boa formação, que nem sempre se encontram em Portugal. Por isso, há desemprego e falta de pessoal em várias empresas. RAQUEL ABECASIS

Debates e consensos Na véspera das eleições de 4 de Outubro conseguiu-se o que normalmente é impossível em Portugal: mudou-se a lei e houve consenso para realizar debates imprescindíveis ao esclarecimento do eleitorado.

FRANCISCO SARSFIELD CABRAL

Desemprego e falta de pessoal É ridículo desvalorizar a melhoria registada na taxa de desemprego. Os números confirmam uma certa recuperação económica. Mas a estrutura da nossa economia mudou.

Por Francisco Sarsfield Cabral

São positivos os números do INE sobre desemprego no segundo trimestre deste ano: é a maior queda trimestral desde que há registo, colocando o desemprego em 11,9% da população activa. Há quebras significativas no

Depois de vários actos eleitorais sem debates, por causa das interpretações de uma lei de cobertura de campanhas que estava completamente obsoleta e que inviabilizava a qualquer meio de comunicação social cumprir todos os requisitos sem perder toda a sua clientela, na véspera das eleições de 4 de Outubro conseguiu-se o que normalmente é impossível em Portugal: mudou-se a lei e houve consenso para realizar debates imprescindíveis ao esclarecimento do eleitorado. Talvez seja um bom presságio para o que aí vem. Afinal são possíveis entendimentos em benefício do país. A Renascença orgulha-se de fazer parte desta história. No mês de Maio fez o desafio às nossas rádios concorrentes, para que nos juntássemos no desafio de trazer o debate à rádio. O desafio foi aceite de imediato e, desde então, Renascença, TSF e Antena 1


9

Quinta-feira, 06-08-2015

trabalharam em conjunto até agendarem para o dia 17 de Setembro a realização do último frente a frente entre os dois candidatos a primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho e António Costa. À semelhança do que fizeram as rádios, as televisões tomaram idêntica iniciativa ao perceberem que não era possível realizar um debate em cada estação. O entendimento foi possível entre concorrentes e entre candidatos e quem fica a ganhar são os portugueses que podem assim ter duas oportunidades de ponderar e escolher perante os argumentos dos que pedem o nosso voto. Toda esta história prova que é possível fazer diferente e que a maturidade democrática também mora para estas bandas. É um bom início para uma campanha eleitoral que se espera diferente para melhor, porque é disso que Portugal e os portugueses precisam depois de terem atravessado a maior crise dos últimos 40 anos. Agora é tempo de virar a página.

Malásia anuncia que destroços são mesmo do voo MH370 Desaparecimento do avião da Malaysia Airlines é um dos maiores mistérios da história da aviação.

Parte de uma asa encontrada na Ilha da Reunião. Foto: EPA

Os destroços encontrados na Ilha da Reunião pertencem ao avião da Air Malaysia que desapareceu há mais de um ano, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro da Malásia. “Hoje, 515 depois do desaparecimento do avião, é com tristeza que anuncio que a equipa internacional da peritos confirmou que os destroços encontrados na Ilha da Reunião pertencem, de facto, ao MH370”, revelou Najib Razak, numa declaração televisiva ao país. O primeiro-ministro malaio garante que o Governo de Kuala Lumpur está empenhado em apurar toda a verdade sobre o que aconteceu ao voo MH370. Uma parte da asa do avião da Malaysia Airlines, com cerca de dois metros, foi encontrada há uma semana na Ilha da Reunião, no Oceano Índico. A peça foi enviada para França, para ser analisada, e os investigadores confirmaram tratar-se de um destroço do Boeing 777 desaparecido.

O avião da Malaysia Airlines desapareceu em Março do ano passado, com 239 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. O voo MH370 fazia a ligação entre Kuala Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China, mas desapareceu dos radares sem deixar rasto e nunca chegou ao seu destino. A Ilha da Reunião, onde foi encontrada parte da asa do MH370, é um território francês ultramarino, que fica localizado no Oceano Índico, perto de Madagáscar. A zona de buscas pelo Boeing 777, ao largo da Austrália, situa-se a cerca de 3.700 quilómetros de distância de Reunião. Os peritos acreditam que os destroços terão chegado à ilha arrastados pelas correntes marítimas ao longo de milhares de quilómetros.

Alguém deixou um milhão de dólares num avião da angolana TAAG Dinheiro foi encontrado pelo comandante da aeronave, momentos antes da descolagem. Mais de um milhão de dólares norte-americanos foram encontrados em Luanda num dos assentos de um avião da transportadora aérea angolana TAAG que tinha como destino a China, anunciou esta quartafeira a Polícia Nacional de Angola. Segundo o porta-voz do comando-geral daquela força policial, Aristófanes dos Santos, o valor em causa, 1.032.000 de dólares (950 mil euros) foi encontrado pelo comandante da aeronave, momentos antes da sua descolagem. Aristófanes dos Santos salientou que o mesmo comandante procedeu à entrega do dinheiro ao piquete da polícia no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, valor que não foi reclamado até ao momento. Trata-se de uma quantia de moeda estrangeira proibida de sair do país na posse de uma única pessoa, seja nacional ou não. O incidente acontece também numa altura em que Angola enfrenta uma grave crise cambial, com a escassez de divisas, devido à quebra na cotação internacional do barril de crude, que fez diminuir as receitas e a entrada de moeda estrangeira no país. A circulação ilegal de divisas, em notas, pelo aeroporto internacional da capital angolana é um assunto que motiva a preocupação da polícia, que garante estar atenta ao fenómeno e ao "aliciamento" de funcionários que conseguem introduzir esses valores nos aeroportos. "Temos é que estar preocupados com os casos detectados, é isso que nos dá o indicador de que existe realmente esta prática. Quando nós encontramos, vamos à procura do cidadão que está a praticar esta acção", afirmou o Comandante-Geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, em entrevista hoje à


10

Quinta-feira, 06-08-2015

rádio pública angolana.

Antigo 007 apanhado com uma faca num aeroporto Pierce Brosnan queria levar o objecto cortante na bagagem de mão numa viagem para Paris. O actor irlandês Pierce Brosnan, que interpretou por várias vezes o papel de 007, foi detido num aeroporto em Vermont, nos Estados Unidos, por tentar transportar uma faca na bagagem de mão, noticia a agência France-Presse. Pierce Brosnan, actualmente com 62 anos, prepara-se para embarcar no International Airport de Burlington, em Vermont, e foi forçado a colocar na bagagem de porão o objecto cortante com que transportava. Um agente do aeroporto definiu o incidente como "menor", acrescentando que ítems proibidos são interceptados várias vezes por dia nos vários pontos de segurança existentes antes do embarque dos passageiros. "Não haverá acusação alguma nem nada do género", indicou o oficial à France-Presse, falando sob anonimato.

Homem abatido nos EUA depois de ferir pessoa no cinema com um machado Durante o incidente, vários edifícios estiveram em "lockdown". Um homem foi abatido pela polícia no Tennessee, Estados Unidos, depois de ter invadido um cinema com uma arma de fogo e um machado. O porta-voz da polícia confirmou aos jornalistas que o suspeito terá ferido um espectador do filme antes de ser abatido pela equipa de operações especiais. Os edifícios à volta do Carmike Hickory 8 cinema estiveram em lockdown durante a operação policial. Este incidente surge cerca de um mês depois de outro em que duas pessoas foram abatidas num cinema em Lafayette, Louisiana.

Casal turco partilha festa de casamento com 4.000 refugiados Casal reúne dinheiro que recebeu de familiares e troca a festa de casamento pela oferta de uma grande refeição a refugiados sírios.

Casal Turco oferece jantar de casamento a refugiados. Foto: Kimse Yok Mu

Um casal turco convidou 4.000 refugiados para festejar o seu casamento. Fethullah Üzümcüoğlu e Esra Polat decidiram partilhar a alegria do dia do seu casamento a alimentar 4.000 refugiados provenientes da Síria. Festa que teve lugar na cidade turca de Kilis. Inicialmente a noiva mostrou-se reticente, mas acabou por se render à ideia. “Eu fiquei chocada quando o Fethullah me contou a ideia mas depois de algumas palavras fiquei convencida. Foi uma experiência maravilhosa. Estou feliz por ter tido esta oportunidade de partilhar a nossa refeição de casamento com pessoas que realmente precisam”, confidenciou Esra Polat ao jornal inglês “The Telegraph”. Fethullah Üzümcüoğlu, o noivo, não se arrependeu e ficou bastante feliz pela forma como deu o primeiro passo ao lado de Esra. "Ver a felicidade nos olhos dos filhos dos refugiados sírios é impagável. Começámos a nossa jornada para a felicidade a fazer os outros felizes e isso é uma grande sensação", disse ele ao jornal. De acordo com o jornal britânico, a ideia original partiu do pai do noivo, que manifestou ao jornal turco “Serhat Kilis” a esperança de que outros façam o mesmo e partilhem as celebrações do casamento com os seus irmão e irmãs da Síria. A Turquia acolheu quase dois milhões de refugiados desde o início da guerra civil na Síria. Só na cidade de Kilis existem 4.000, que recebem ajuda da organização turca Kimse Yok Mu.


11

Quinta-feira, 06-08-2015

Investigador português quer revolucionar perfumaria mundial Fabricar perfumes de forma mais rápida e económica é o mote do sucesso da tese de doutoramento de Miguel Teixeira. Uma investigação com selo da Universidade do Porto para fabricar perfumes de forma mais rápida e económica poderá revolucionar a perfumaria mundial, afirma o investigador que ganhou o prémio da melhor tese europeia de Design de Produto e Engenharia. O sucesso da tese de doutoramento de Miguel Teixeira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, não demorou a chegar aos ouvidos das maiores empresas de sabores e aromas do mundo, como a consagrada casa de perfumaria suíça Givaudan ou da International Flavors & Fragrances (IFF), que há 100 anos investigam o sector de perfumaria e dominam o mercado da formulação de fragrâncias a nível mundial. O investigador desenvolveu “técnicas e metodologias de estandardização de processos que a nível da indústria de sabores e aromas são ainda governados pelos perfumistas, pela arte e pelo conhecimento empírico”. O que pode mudar no mundo da perfumaria? Miguel Teixeira prevê que o seu trabalho possa permitir a criação de novas fragrâncias de elevada performance, como por exemplo maior intensidade ou duração do cheiro, e de forma mais rápida e com menores custos. Da investigação resultaram novas ferramentas que têm relevância para a formulação, classificação e avaliação da performance de fragrâncias. "Hoje em dia a indústria de fragrâncias, seja perfumaria fina, tradicionalmente comercializada através dos ‘eau de toilette’ ou ‘eau de parfum’, seja perfumaria funcional como perfumes para champô ou detergente/amaciador da roupa, faz as suas criações na base da tentativa e erro. O perfumista experimenta, por vezes, mais de 200 fórmulas até chegar aquela que é a ideal e que mais tarde poderá aparecer no mercado. Este processo está pouco optimizado", diz o investigador. As ferramentas que desenvolveu na sua tese vão no sentido de prever qual o cheiro - intensidade e carácter - de uma fragrância, reduzindo a tentativa e erro. Optimiza-se "a formulação para a sua melhor performance", sublinha Miguel Teixeira. A tese, intitulada “Perfume Performance and Classification: Perfumery Quaternary-Quinary Diagram (PQ2D) and Perfumery Radar”, recebeu recentemente a distinção da melhor tese de doutoramento da Europa na área da Engenharia Química, na especialidade de Design de Produto e Engenharia, prémio atribuído pela Federação Europeia de Engenharia Química. O galardão vai ser entregue no próximo mês de Setembro, em Nice, França, no âmbito do 5.º Simpósio Europeu em Product Design & Engineering.

O doutoramento que deu origem a esta descoberta teve a duração de quatro anos - 2007 a 2011 - e contou com a orientação do professor catedrático Alírio Rodrigues, e a co-orientação de Oscar Rodriguez, ao qual se seguiu um pós-doutoramento de dois anos e meio no Laboratory of Separation and Reaction Egineering até entrar para a International Flavors & Fragrances (IFF), um dos líderes globais nesta área da perfumaria. O trabalho que nasceu no doutoramento foi além dos suportes académicos e após a tese, Miguel Teixeira e mais alguns autores escreveram o livro "Perfume Engineering: Design, Performance & Classification", editado internacionalmente pela Elsevier.

Morreu Luiz Roseira, fundador do PS O funeral, com missa, realiza-se na quintafeira, às 12h30, seguindo depois para Covas do Douro. O fundador do PS Luiz Roseira morreu, aos 91 anos, de acordo com uma nota do partido, na qual o secretáriogeral, António Costa, expressa a sua "profunda consternação". "O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, e o Secretariado Nacional do PS manifestam a sua profunda consternação pela notícia do falecimento do camarada Luiz Roseira, um dos fundadores do nosso Partido", refere a nota. Os socialistas recordam que, "para além do exercício da medicina e de um defensor incansável da sua região do Douro, Luiz Roseira foi sempre um activo militante do Partido Socialista com quem colaborou ao longo das últimas décadas, sempre de forma desinteressada e apaixonada". O secretário-geral do PS determinou que a bandeira do PS na sede nacional do Partido, no Largo do Rato, em Lisboa, seja colocada a meia-haste durante os dias de hoje e de quinta-feira, em memória de Luiz Roseira, refere ainda a nota, onde se expressam as condolências do partido à família e amigos do fundador do PS. O velório de Luiz Roseira terá lugar esta quarta-feira na Igreja do Foco (Porto), realizando-se o funeral com missa na quinta-feira às 12h30, seguindo depois para Covas do Douro, onde será enterrado.

Morreu a escritora e artista plástica Ana Hatherly Hatherly deixa um um percurso transversal no cinema, artes plásticas, poesia e prosa. A escritora e artista plástica Ana Hatherly, um dos nomes da vanguarda da poesia experimental, morreu hoje aos 86 anos num hospital em Lisboa, disse à


12

Quinta-feira, 06-08-2015

agência Lusa fonte da Fundação Calouste Gulbenkian. Nascida no Porto, em 1929, Ana Hatherly teve um percurso transversal no cinema, artes plásticas, poesia e prosa, cruzando quase sempre as diferentes expressões artísticas. Tem o nome inscrito na vanguarda da poesia e na forma como o poema é escrito no papel, tornando-se numa obra visual. Licenciada em Filologia Germânica e doutorada em Estudos Hispânicos, Ana Hatherly tem ainda formação em cinema e música e foi professora catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde co-fundou o Instituto de Estudos Portugueses. A autora foi ainda uma das fundadores do PEN Clube Português e tem o nome inscrito na criação das revistas "Claro-Escuro" e "Incidências". Iniciou a carreira literária em 1958 tendo publicado nos primeiros anos as obras "Um ritmo perdido" e "As aparências". "Eros frenético", "Anagramas", "A dama e o cavaleiro", a série "Tisanas", "Rilkeana", "A mão inteligente" e "O cisne intacto: Outras metáforas - Notas para uma teoria do poema-ensaio" são algumas obras publicadas por Ana Hatherly, distinguida ao longo da carreira pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo PEN Clube. A Sociedade Brasileira de Língua e Literatura distinguiu-a em 1978. Em 2009 foi distinguida como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. O espólio da autora está à guarda da Biblioteca Nacional, no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea, e parte da biblioteca pessoal está na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Nas artes visuais, tem obra presente em várias colecções, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

Museu de Arqueologia vence prémio internacional Trabalho em prol do conhecimento e conservação do património histórico, cultural e arqueológico do mundo romano foi reconhecido. O Museu Nacional de Arqueologia foi distinguido com o Prémio Internacional "Genio Protector da Colonia Augusta Emerita", atribuído pela Fundação de Estudos Romanos e pelo Grupo de Amigos do Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, em Espanha. O anúncio foi feito esta quarta-feira, pela DirecçãoGeral do Património Cultural (DGPC), num comunicado que destaca igualmente a distinção, com o mesmo prémio, do arqueólogo francês Patrick le Roux, de 71 anos, catedrático jubilado da Universidade Paris XIII. Este prémio distingue o trabalho de personalidades, meios de comunicação, académicos e investigadores, em "prol do conhecimento e conservação do património histórico, cultural e arqueológico do mundo romano, e em especial de Mérida [na Extremadura

española], bem como a divulgação do Museo Nacional de Arte Romano", naquela cidade. Nesta 22.ª edição, o galardão "reconheceu especialmente a ligação entre os dois museus nacionais e particularmente os trabalhos transfronteiriços no domínio da Arqueologia e da Museologia Arqueológica, que ambas as instituições e as suas equipas têm realizado ao longo das últimas décadas". A justificação do prémio, segundo a DGPC, salienta ainda os "importantíssimos projectos expositivos conjuntos", dos dois museus, "como é o caso da recente exposição internacional 'Lusitania Romana: Orígen de los pueblos/Lusitânia Romana: Origem de dois Povos', comissariada por Jose Maria Álvarez Martínez, António Carvalho e Carlos Fabião", patente até Setembro, no Museo Nacional de Arte Romano, em Mérida. A DGPC destacou ainda a colaboração, nesta mostra, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre outras instituições. A exposição, no museu espanhol, foi inaugurada em Março último, organizada pelas duas instituições, tendo contado com o apoio de 18 museus e outras entidades. Os investigadores Patrick le Roux, Enrique Cerrillo Martín de Cáceres, que recebeu o mesmo galardão, em 2010, Jonathan Edmondson, distinguido em 2011, assinam artigos para o catálogo da mostra, que também conta com representações gráficas das cidades romanas de Conímbriga e Augusta Emerita (actual Mérida), de Jean Claude Golvín. Esta exposição será apresentada no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, "no final de 2015", segundo a DGPC. O museu português e Patrick le Roux juntam-se "a uma lista de mais de 40 entidades e personalidades, de diferentes nacionalidades e distintos méritos", que receberam o mesmo prémio, "entre eles, os catedráticos José María Blázquez (2000), Martín Almagro Gorbea (2002) e Isabel Rodá (2012), o arquiteto Rafael Moneo (2006), a Fundação Ramón Areces/El Corte Inglés (1998) e a CEPSA (1996)", adianta a DGPC. Com este mesmo galardão foram também distinguidos o catedrático Jorge de Alarcão, da Universidade de Coimbra (2003), e o empresário Manuel Rui Azinhais Nabeiro (2009). No ano passado o prémio foi entregue a Ángel Texeira Brasero e ao Festival de Teatro Clássico de Mérida, por ocasião da sua 60.ª edição. A cerimónia de entrega do prémio está prevista para o dia 19 de Setembro, às 20h00, no Museo Nacional de Arte Romano, em Mérida, que completa 29 anos de existência.


13

Quinta-feira, 06-08-2015

“Maria do Mar” em competição no Festival de Locarno O cinema português encontra-se representado nesta competição internacional através da curta-metragem de João Rosas. O Festival de Locarno, na Suíça, arranca esta quintafeira. Da competição internacional faz parte a curtametragem "Maria do Mar", do português João Rosas, premiada em Julho, em Vila do Conde. Em competição está também "Cosmos", do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com elenco internacional. Fora de competição, há outras três curtas-metragens de produção portuguesa, com apoio do festival Curtas de Vila do Conde: "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "Undisclosed Recipients", de Sandro Aguilar, e "Noite sem distância", do espanhol Lois Patiño. O filme "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira, será mostrado em Locarno, no âmbito de uma homenagem à actriz francesa Bulle Ogier. O Festival de Locarno arranca esta quinta-feira com a atribuição de um prémio de carreira ao actor Edward Norton e com a estreia da comédia "Ricki and the Flash", com Meryl Streep no papel de uma estrela rock. O 68.º Festival de Locarno termina no próximo dia 15.

LIGA DOS CAMPEÕES

Sporting já conhece potenciais adversários nos "playoff" Alguns reencontros especiais podem estar no horizonte do leão. Confira os dados principais para o sorteio dos "playoff" de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Sorteio dos "playoff" da Liga Milionária está agendado para a manhã de sexta-feira. Foto: DR

A conclusão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, definiu o lote de possíveis adversários do Sporting nos "playoff" de acesso à fase de grupos. Os leões serão cabeças de série no pote dos "nãocampeões", na sequência da eliminação do Ajax. Por isso, a equipa de Jorge Jesus contará com um de cinco adversários pela frente: Lazio (Itália), Mónaco (França), CSKA Moscovo (Rússia), Rapid Viena (Áustria) e Club Brugge (Bélgica). Ou seja, são prováveis alguns reencontros especiais para os sportinguistas: na Lazio actua o ex-leão Maurício, enquanto que o Mónaco é orientado por Leonardo Jardim, antigo treinador dos lisboetas, contando ainda com João Moutinho nas suas fileiras. Pelo facto de usufruir do estatuto de favorito no seu próprio pote, a equipa verde e branca evitará, por outro lado, alguns oponentes de maior valia, como são disso exemplo Manchester United (Inglaterra), Valencia (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia). O sorteio dos "playoff" de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se a partir das 11h00 de sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. As partidas desta fase estão marcadas para 18/19 de Agosto (primeira mão) e 25/26 de Agosto (segunda mão). UEFALiga dos CampeõesSorteio dos "playoff" Pote dos campeõesBasileia (Suíça)Celtic (Escócia)APOEL Nicósia (Chipre)BATE Borisov (Bielorrússia)Dínamo Zagreb (Croácia) Maccabi


14

Quinta-feira, 06-08-2015

Telavive (Israel) Partizan (Sérvia) Malmoe (Suécia) Skenderbeu (Albânia) Astana (Cazaquistão) Pote dos não-campeõesManchester United (Inglaterra)Valência (Espanha)Bayer Leverkusen (Alemanha)Shakhtar Donetsk (Ucrânia)Sporting (Portugal) Lazio (Itália) Mónaco (França) CSKA Moscovo (Rússia) Rapid Viena (Áustria) Club Brugge (Bélgica) [a negrito, os cabeças de série] LIGA EUROPA

Belenenses sem margem de erro Belenenses vai à Suécia com vantagem mínima sobre o IFK Gotemburgo. Segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa arranca às 18h00. Informações na Renascença. Acompanhamento em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.

Liga Europa: 2ª Mão da 3ª Pré-Eliminatória Estádio Gamla Ullevi, Gotemburgo [Suécia] Árbitro: Jonathan Lardot [Bélgica] Equipas prováveis IFK Gotemburgo Alvbage; Salomonsson, Bjarsmyr, Rogne e Aleesami; Smedberg-Dalence, Svensson, Eriksson e Rieks; Engvall e Boman. Treinador: Jorgen Lennartsson. Belenenses Ventura; João Amorim, Tonel, Gonçalo Brandão, Tonel e André Geraldes; Rúben Pinto, André Sousa e Carlos Martins; Fábio Sturgeon, Abel Camará e Miguel Rosa. Treinador: Ricardo Sá Pinto. LIGA EUROPA

Lembrar a Áustria e fazer diferente Há muita confiança em Guimarães, mas o Vitória terá que apresentar outro futebol frente ao Altach para conquistar o apuramento para o "play-off" da Liga Europa. O jogo é esta quinta-feira, às 21h15, e tem acompanhamento em rr.sapo.pt.

Há uma semana, o "bis" de Carlos Martins alimentou o sonho "azul". E agora? Foto: Mário Cruz/Lusa

O Belenenses tenta dar, esta quinta-feira, o passo rumo aos "playoff" da Liga Europa e à entrada na derradeira etapa antes do sonho da fase de grupos da segunda prova da UEFA. Depois do triunfo sobre o IFK Gotemburgo, pela margem mínima (2-1), na primeira mão, em pleno Restelo, a margem de erro é reduzida para os comandados de Ricardo Sá Pinto. A vantagem é portuguesa, é certo, mas as dificuldades de jogar em solo sueco diante de um dos históricos emblemas do futebol europeu irá forçar os "azuis" a redobrar esforços para carimbar o objectivo de seguir em frente. Com a equipa praticamente na máxima força, Sá Pinto não pode apenas contar com os lesionados Rafael Floro e Palmeira. Espera-se, assim, que o técnico que nunca perdeu qualquer jogo numa prova europeia repita o onze inicial que entrou em campo no desafio da primeira mão. O IFK Gotemburgo-Belenenses arranca às 18h00 [hora de Portugal Continental], no Estádio Gamla Ullevi, com arbitragem do belga Jonathan Lardot. Jogo com informações na antena da Renascença e acompanhamento das principais incidências em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.

Tozé será uma das novidades no onze de Armando Evangelista. Foto: Johann Groder/EPA

Armando Evangelista disse estar certo de que o Vitória de Guimarães vai eliminar o Altach e marcar presença no sorteio do “play-off” da Liga Europa, sexta-feira, em Nyon. Para isso é necessário que a equipa portuguesa recupere a desvantagem de 2-1 e mostre uma face bem diferente daquela com que se apresentou na Áustria. O treinador também sublinhou essa ideia, determinando que a estratégia passa por “assumir o protagonismo”. O Vitória terá que ser uma equipa autoritária diante de um adversário com as suas qualidades, mas que os números e a história se asseguram de provar que é muito inferior à formação minhota. A exibição no jogo da 1ª mão foi manifestamente insuficiente, fruto de diferentes factores, mas com a incapacidade do Vitória de Guimarães em evidência. Ainda em tempos de algumas experiências, Armando Evangelista não contou com dividendos de algumas apostas que fez. A melhor foi a que estava no banco: Tozé. As escolhas O médio contratado ao FC Porto marcou no jogo da 1ª


15

Quinta-feira, 06-08-2015

mão e será, com toda a certeza, aposta na equipa titular, esta noite, no lugar do colombiano Montoya. À capacidade de Tozé em romper do meio para as linhas, Armando Evangelista deverá juntar a experiência e velocidade de Licá. O extremo também é candidato a um lugar no onze, bem como, Henrique Dorado. O brasileiro deixou boas indicações nos 20 minutos que jogou. Josué, central que fez dupla com João Afonso na temporada passada, está recuperado de lesão e também espreita a possibilidade de entrar de início. Sem Bruno Gaspar, que continua a recuperar de lesão, o treinador deverá voltar a optar por Arrondel no lado direito da defesa. Isto apesar de Pedro Correia, após uma época afastado devido a lesão, estar pronto para voltar ao activo. Altach: mais do que qualidade, a vontade Apesar da desvantagem (2-1), o Vitória de Guimarães tem francas possibilidades de garantir o apuramento para o “play-off” da Liga Europa. À qualidade individual dos jogadores junta-se o ambiente que os adeptos estão a preparar para intimidar o Altach. São esperados entre 15 a 20 mil vitorianos no apoio a uma equipa que terá que assumir o jogo e encontrar forma de contornar um adversário que surgirá encolhido e disponível para desistir da estética do jogo. É a primeira vez que o Altach surge numa competição da UEFA e a equipa já começa a pagar o preço europeu, ao ocupar o último lugar do campeonato, após as duas primeiras jornadas. Falta-lhes experiência, há um défice técnico evidente, mas possuem uma habilidade que também ganha jogos: vontade. Os austríacos resguardam-se na simplicidade do jogo e na capacidade física de alguns dos seus jogadores, principalmente no ataque e na defesa, como deram a provar no jogo da 1ª mão. O caminho para a fase de grupos da Liga Europa passa, esta noite, pelo D. Afonso Henriques. O Vitória parte em busca da terceira presença, diante dos estreantes do Altach. É o último jogo desta quinta-feira europeia, às 21h15. Apita o francês Antony Gautier, o acompanhamento ao minuto é em rr.sapo.pt e informa a Renascença, nos noticiários e na Bola Branca das 22h30. LIGA EUROPA 3ª Pré-eliminatória, 2ª mão Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães Árbitro: Antony Gautier (França) EQUIPAS PROVÁVEIS V. GUIMARÃES: Douglas, Arrondel, João Afonso, Moreno e Luís Rocha; Cafu, Bruno Alves e Tozé; Licá, Tomané e Henrique Dorado. Treinador: Armando Evangelista ALTACH: Lukse, Lienhart, Zwishcenbrugger, Ortiz e Zech; Netzer, Prokopic, Luxbacher e Mahop; Seeger e Aigner. Treinador: Damir Canadi

REVISTA DE IMPRENSA

Mitroglou, o grego Confira os destaques da imprensa desportiva desta quinta-feira.

Foto: DR

O mercado de transferências ainda dita a ordem do dia. A mais destacada, esta quinta-feira, é a mudança de Mitroglou para a Luz. Há muito que a vinda do avançado para Portugal era falada. O destino seria Lisboa. Mas a surpresa é que, afinal, o avançado do Fulham não foi para Alvalade. "Benfica 'rouba' Mitroglou ao Sporting", diz A Bola na manchete. O grego, que já está em Portugal, dá a cara nas primeiras dos três desportivos. Ainda sobre o Benfica, O Jogo escreve que "Mendes está em Madrid por Jiménez e Siqueira" e A Bola adianta que "Luisão deve recuperar para a Supertaça". Do Sporting, gorada a contratação de Kevin-Prince Boateng, o nome de que se fala passou a ser o de Bruno Paulista. O médio de 19 anos "chega hoje", quinta-feira, segundo A Bola e a sua contratação está "por horas", de acordo com O Jogo. O Record acrescenta que "argentino Pizarro esfriou" e que "Lucas Silva continua na agenda". Do FC Porto, a estrela do momento é Pablo Daniel Osvaldo. O Jogo faz manchete com uma declaração do italo-argentino que esta quarta-feira falou, pela primeira vez, como jogador dos dragões: "O meu melhor ainda está para vir", destaca o jornal, com uma foto de Osvaldo já a treinar no Olival. Ainda no capítulo das entradas: "Cissokho confirmado por uma temporada". O lateral vai ficar com o mesmo número de há seis anos, quando passou pela primeira vez pelo Dragão: o 28. A fechar, a terceira pré-eliminatoria da Liga Europa. Vitória de Guimarães e Belenenses jogam esta quintafeira o seu destino na competição. O Record cita Armando Evangelista, dos minhotos: "Vamos passar", sentencia o novo técnico do Vitória.


16

Quinta-feira, 06-08-2015

BENFICA

Mitroglou. Tudo tratado, só faltam os testes médicos Avançado grego chegou para o Benfica e faz esta quinta-feira os exames indispensáveis.

O Benfica confirma que o avançado grego Kostas Mitroglou já está em Lisboa para assinar contrato com os bicampeões nacionais. Segundo a Btv, só faltam os indispensáveis testes médicos ao jogador, que vão ser realizados esta quinta-feira. Mitroglou, ex-Fulham, chegou às 23h28 ao aeroporto vindo de Londres. Tem 27 anos e 1.88m. Esteve emprestado ao Olympiacos onde fez 19 golos em 33 jogos. O Benfica terá Mitroglou à sua disposição durante a temporada de 2015/16 e fica, ainda, com direito de opção de compra do passe do helénico, avaliado num montante próximo dos sete milhões de euros. O negócio deverá custar cerca de 800 mil euros aos cofres encarnados Mitroglou, recorde-se, tinha sido insistentemente apontado na imprensa como um dos reforços pretendidos pelo Sporting, mas acaba por rumar precisamente ao outro lado da Segunda Circular, para representar os eternos rivais dos leões. Na época passada, o ponta de lança foi emprestado pelo Fulham ao Olympiakos, tendo apontado 19 golos em 33 jogos e contribuindo para a conquista do campeonato grego por parte do emblema do Pireu.

Treinador do Bahia confirma Bruno Paulista no Sporting Sérgio Soares, técnico do clube de Salvador, em declarações a Bola Branca, diz mesmo que irá sentir a falta do "trinco" de 19 anos.

Bruno Paulista, de 19 anos, ruma a Alvalade. Foto: DR Por Rui Viegas

O treinador do Esporte Bahia confirma a transferência de Bruno Paulista para o Sporting. Em declarações exclusivas a Bola Branca, Sérgio Soares deseja mesmo sorte ao médio-defensivo e atesta toda a sua capacidade. "É um jogador importante, feito na base [camadas jovens], com bom potencial, que já passou pela selecção brasileira. É canhoto, com boa estatura [1,89m] e com remate forte. Vamos sentir muito a sua falta, mas ficamos felizes por ele estar a ir para a Europa e para um grande clube que é o Sporting", confirma o técnico paulista. "Foi tudo muito rápido e desejamos-lhe boa sorte", acrescenta Sérgio Soares. O médio de 19 anos, oriundo das camadas jovens do emblema de Salvador, já se despediu dos adeptos e está a caminho de Lisboa para assinar pelos leões. O Sporting deverá pagar 3,5 milhões de euros por Bruno Paulista.


17

Quinta-feira, 06-08-2015

FC PORTO

LIGA DOS CAMPEÕES

Quintero e Ricardo Nunes "riscados" da numeração

Vítor Pereira. Primeiro tiro no "porta-aviões" do Fenerbahçe

Médio colombiano cede a 10 a Osvaldo. Guarda-redes português também não aparece na lista, onde está lá Gudiño, com a 71. Aboubakar herda a 9 de Jackson.

Turcos eliminados pelo Shakhtar Donetsk na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Época europeia chega ao fim no arranque de Agosto. Confira os resultados completos da segunda mão.

Quintero e Ricardo aparentemente dispensados pelo FC Porto. Foto: DR

Juan Quintero e Ricardo Nunes não fazem parte da numeração do plantel do FC Porto para a temporada de 2015/16, num claro indicador de que serão dispensados. A pré-época e, sobretudo, a cadência de contratações dos vice-campeões nacionais já permitia entender a margem reduzida de manobra que o médio colombiano e o guarda-redes português tinham no grupo azul e branco. Destaque, em sentido contrário, para a entrega do simbólico "2" a Maxi Pereira, como já era público. O icónico "10", que pertencia curiosamente a Quintero, passa para as costas de Pablo Osvaldo. FC PortoNumeração para a época 2015/16 1 - Helton 2 - Maxi Pereira 3 - Martins Indi 4 - Maicon 5 - Marcano 6 - Rúben Neves 7 - Varela 8 - Brahimi 9 Aboubakar 10 - Dani Osvaldo 11 - Tello 12 - Casillas 13 Sérgio Oliveira 14- José Ángel 15 - Evandro 16 - Herrera 17 - Hernâni 18 - Adrián López 19 - André Silva 20 André André 21 - Ricardo 22 - Danilo 23 - Bueno 24 Lichnovsky 25 - Imbula 26 - Alex Sandro 28 - Cissokho 71 - Raul Gudiño

Vítor Pereira falha primeiro objectivo ao comando do "dream team" do Fenerbahçe. Foto: DR

O Fenerbahçe foi afastado da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, ao ser derrotado de forma pesada pelo Shakhtar Donetsk (3-0), na segunda mão da terceira pré-eliminatória. Após o nulo da primeira mão, em Istambul, a equipa orientada por Vítor Pereira foi à Ucrânia sentenciar uma despedida precoce das provas europeias desta época, logo no arranque de Agosto. Bruno Alves, Nani e Raúl Meireles foram titulares, bem como os ex-portistas Souza e Diego. O treinador, Vítor Pereira, acabou por ser expulso durante o decorrer da partida. Já o Videoton, com Filipe Oliveira a titular, perdeu na Bielorrússia com o BATE Borisov (1-0), sendo igualmente afastado da passagem aos "playoff". O Panathinaikos, de Zeca, também recebeu "guia de marcha", sendo derrotado pelos belgas do Club Brugge (3-0). O sorteio dos "playoff" de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, com a presença do Sporting, realiza-se a partir das 11h00 de sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. Liga dos Campeões2ª Mão da 3ª PréEliminatóriaResultados Terça-feira, 4 de Agosto de 2015APOEL Nicósia 0-1 MidtjyllandMolde 3-3 Dínamo ZagrebAjax 2-3 Rapid VienaMónaco 4-0 Young BoysQuarta-feira, 5 de Agosto de 2015Astana 4-3 HJKQarabag 0-0 CelticSparta Praga 2-3 CSKA MoscovoBATE Borisov 1-0 VideotonBasileia 1-0 Lech PoznanClub Brugge 3-0 PanathinaikosMalmoe 3-0 SalzburgoPartizan Belgrado 4-2 Steaua BucaresteShakhtar Donetsk 3-0


Quinta-feira, 06-08-2015

FenerbahçeSkenderbeu 2-0 Milsami OrheiViktoria Plzen 0-2 Maccabi Telavive Liga dos Campeões1ª Mão da 3ª PréEliminatóriaResultados Maccabi Telavive 1-2 Viktoria PlzenMilsami Orhei 0-2 SkenderbeuMidtjylland 1-2 APOEL NicósiaCSKA Moscovo 2-2 Sparta PragaYoung Boys 1-3 MónacoPanathinaikos 2-1 Club BruggeFenerbahçe 0-0 Shakhtar DonetskVideoton 1-1 BATE BorisovDínamo Zagreb 1-1 MoldeHJK Helsínquia 0-0 AstanaSalzburgo 2-0 MalmoeSteaua Bucareste 1-1 Partizan BelgradoCeltic 1-0 QarabagLech Poznan 1-3 BasileiaRapid Viena 2-2 Ajax

Página1 é um jornal registado na ERC, sob o nº 125177. É propriedade/editor Rádio Renascença Lda, com o nº de pessoa colectiva nº 500725373. O Conselho de Gerência é constituído por João Aguiar Campos, José Luís Ramos Pinheiro e Ana Lia Martins Braga. O capital da empresa é detido pelo Patriarcado de Lisboa e Conferência Episcopal Portuguesa. Rádio Renascença. Rua Ivens, 14 - 1249-108 Lisboa.

18


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.