Página1 19/08/2015

Page 1

EDIÇÃO PDF Quarta-feira, 19-08-2015 Edição às 08h30

Directora Graça Franco Editor Raul Santos

Temperaturas vão chegar aos 35 graus esta semana Governo não desiste de entregar STCP e Metro do Porto a privados antes das eleições Estão a nascer mais bebés este ano

Crise no Mediterrâneo. Recorde de migrantes em Julho Junta de freguesia Portugal com mais Região de Lisboa apoia petição fogos e menos área vai ter 88 novos contra invasão tuk ardida médicos de família tuk em Lisboa

Agentes da PSP fazem tolerância às multas para pressionar ministra

Bruno de Carvalho arrasa Benfica e "Mr. Burns". "Se é guerra que quer, é guerra que terá"

As rulotes reinventaram-se e negócio da comida de rua explodiu


2

Quarta-feira, 19-08-2015

Estão a nascer mais bebés este ano Números do primeiro semestre superam os de igual período de 2014. Se a tendência se confirmar, 2015 pode ser o ano em que curva descendente - com mais de 50 anos começa a inverter-se.

Portugal parece estar a inverter tendência dos últimos anos. Foto: DR

O ano 2015 poderá vir a ser o da recuperação da natalidade em Portugal. O número de nascimentos continua a subir, com o primeiro semestre a manter a tendência verificada no final do ano passado. Os números são do Instituto Ricardo Jorge e levam em consideração, além do número de nascimentos, o número de exames de diagnóstico precoce - o chamado teste do pezinho, que é obrigatório à nascença. As conclusões são sintetizadas e divulgadas esta quarta-feira, no “Diário de Notícias”. A média de nascimentos nos primeiros sete meses de 2015 subiu em quase todo o país, o que acontece pela primeira vez em cinco anos. Se a tendência se confirmar, 2015 pode ser o ano em que curva descendente - com mais de 50 anos começa a inverter-se. As mulheres com mais de 25 anos, e até ao limite da idade fértil, são as que mais têm contribuído para o aumento da natalidade. Até Julho, nasceram mais 1.500 bebés do que em igual período de 2014. O Porto lidera o “ranking”, com 8.847 nascimentos mais 450 do que nos primeiros sete meses do ano passado. Aveiro, pelo contrário, é o distrito com menos nascimentos: 2.371 desde Janeiro e menos 56 do que em igual período de 2014. Os distritos de Bragança, Guarda, Setúbal, Beja e a Região dos Açores também contrariam a tendência ascendente, com menos nascimentos. De acordo com uma pesquisa da Renascença na plataforma Pordata, que agrega dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal passou dos 24,1 nascimentos por mil habitantes, em 1960, para os 7,9, em 2013 e 2014, considerados os piores anos em matéria de natalidade desde que há registo estatístico de nados vivos residentes no país.

Temperaturas vão chegar aos 35 graus esta semana Beira Baixa e Alentejo serão as regiões mais quentes do país. Quinta-feira será o dia mais quente.

As temperaturas máximas vão subir gradualmente a partir desta terça-feira e até quinta-feira, dia em que deverão variar entre os 35 e os 38 graus na Beira Baixa e no Alentejo, disse a meteorologista Patrícia Gomes. "A partir de hoje e até quinta-feira, estamos a prever céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco, sendo temporariamente moderado no litoral oeste durante a tarde e forte nas terras altas. Estamos também a prever uma subida da temperatura máxima a partir de hoje e até quinta-feira", adiantou à agência Lusa Patrícia Gomes. De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a quinta-feira será o dia mais quente da semana. "Hoje, já tivemos uma subida da ordem dos dois a quatro graus Celsius, dependendo da região do país, e amanhã [quarta-feira] vamos ter mais uma subida entre os dois e os quatro graus", disse. Nos próximo dias, segundo Patrícia Gomes, as temperaturas máximas vão situar-se acima dos 30 graus em Portugal continental, com excepção das regiões da faixa costeira. "Na quinta-feira, as temperaturas máximas vão variar entre os 33 e os 35 graus nas regiões do Norte e Centro e entre os 35 e os 38 na Beira Baixa e no interior do Alentejo", precisou. A meteorologista do IPMA disse ainda que a partir de sexta-feira está prevista uma descida da temperatura na ordem dos dois a quatro graus.


3

Quarta-feira, 19-08-2015

Portugal com mais fogos e menos área ardida Distritos mais afectados são os de Viana do Castelo, Guarda e Braga.

Foto: Paulo Cunha/Lusa

Portugal teve este ano quase 13 mil fogos, mais do que a média da última década, mas a área ardida diminuiu, indica um relatório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Entre 1 de Janeiro e 15 de Agosto registaram-se 12.810 ocorrências: 2.655 incêndios florestais e 10.155 fogachos. Destas ocorrências quase 13 mil ocorrências resultaram 43.844 hectares de área ardida, sendo que 21.934 hectares são de povoamentos e 21.910 de mato. Comparando com os dados da última década, registaram-se mais 4% de ocorrências relativamente à média dos anos entre 2005 e 2014. Apesar do aumento do número de incêndios, a área ardida diminuiu 22% em relação à média da última década. 2005 foi o pior ano da década Segundo os dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, nos anos de 2005, 2006, 2010 e 2012 houve mais área ardida, entre 1 de Janeiro e 15 de Agosto. Ainda de acordo com o relatório, e sempre tendo em conta o mesmo período, este ano registaram-se 753 reacendimentos, menos 82 do que a média da década. Em números de ocorrências o pior ano foi o de 2005, com mais de 24 mil até Agosto e o melhor o ano passado, com menos de cinco mil. Na área ardida o pior ano foi também o de 2005, com mais de 197 mil hectares atingidos, e o melhor o de 2007, com um pouco menos de seis mil hectares até Agosto. Viana é o distrito com mais área ardida Quanto aos incêndios ocorridos este ano por distrito, em termos de número de ocorrências, o Porto foi o mais afectado, seguido de Braga. Nos dois casos tratase maioritariamente de fogachos, ou seja, fogos com menos de um hectare de área ardida. Os distritos mais afectados em relação à área ardida foram os de Viana do Castelo, com 8.649 hectares, Guarda e Braga.

No continente, Beja foi o distrito com menos ocorrências, apenas 40, e Portalegre o distrito com menos área ardida, 162 hectares. Citando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o relatório lembra que o primeiro semestre do ano foi o quarto mais quente desde 2000 e o sexto mais seco desde 1931. Nesse período registaram-se quatro ondas de calor, tendo três dos maiores incêndios coincidido com essas ondas. Quanto a grandes incêndios (mais de 100 hectares ardidos) até 15 de Agosto há registo de 61, que queimaram 26.179 hectares de floresta, cerca de 60% do total de área ardida. O relatório diz que o maior incêndio ocorreu no passado dia 8 em Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, e consumiu uma área estimada em 3.000 hectares.

Turismo em alta com hotéis cheios no Algarve Instabilidade nos mercados concorrentes e maior visibilidade do país colocaram Portugal na boca do mundo e na moda.

Algarve registou, em 2014, 16,4 milhões de dormidas. A estimativa para este ano é de mais de 17 milhões. Foto: DR

Este poderá ser o melhor ano de sempre do Turismo em Portugal. É, pelo menos, o que esperam os agentes turísticos do Algarve, a região portuguesa mais procurada pelos turistas. Neste mês de Agosto, já quase não há camas nos hotéis e a tendência deverá manter-se em Setembro e Outubro. “No ano passado, tivemos, oficialmente, 16,4 milhões de dormidas. Estimamos que este ano sejam mais de 17 milhões, um crescimento de oito ou 9%”, indica à Renascença o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva. A instabilidade nos mercados concorrentes e a maior visibilidade do país por via da crise fazem com que Portugal esteja nas bocas do mundo e “na moda, de certo modo”. “Existe um país que muita gente desconhecia. Neste momento, a região tem oferta, tem segurança, tem qualidade, tem sol, tem clima, um conjunto de factores que são atractivos e tudo isso ajuda”, aponta Desidério


4

Quarta-feira, 19-08-2015

Silva. O responsável pelo turismo algarvio diz ainda que o número de turistas nacionais aumentou, bem como o de espanhóis e franceses. Mais turistas permitem um reajustamento dos preços na hotelaria. “Assim, há mais retorno para os empresários”, afirma, lembrando que nos piores anos da crise também houve redução de valores. Alentejo também atrai turistas A cidade de Évora, cujo centro histórico é Património da Humanidade pela UNESCO, terá tido um acréscimo de 20% no número de dormidas este ano, após viver o melhor ano turístico de sempre em 2014. A estimativa foi feita à agência Lusa pelo presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, com base nos dados do posto de turismo e do Instituto Nacional de Estatística (INE). “O aumento [das dormidas] no Alentejo situou-se nos 33%. Évora representa um quarto da região e por isso é que, sendo prudentes, temos falado num aumento de, no mínimo, de 20%, mas admitimos que o valor seja provavelmente mais alto”, explica. Segundo o autarca, o Alentejo “passou de 96 mil ou 97 mil hóspedes”, no primeiro trimestre de 2014, para “130 mil” no mesmo período deste ano. Carlos Pinto Sá refere ainda que o crescimento de 20% no número de dormidas segue-se ao “melhor ano turístico de sempre” no município, registado em 2014, apesar de “os dados concretos ainda não terem sido disponibilizados pelo INE”. No ano passado, “registámos um aumento muito significativo das dormidas, na ordem dos 30%”. O centro histórico de Évora foi reconhecido como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a 25 de Novembro de 1986.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) concluiu uma nova fase de colocação de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, assegurando a oferta de médico de família a mais 167.200 mil utentes que não tinham clínico assistente atribuído. Segundo os dados da ARSLVT, cada um dos 88 novos médicos fica responsável por um conjunto de 1.900 utentes. “A colocação destes profissionais de saúde vai permitir reforçar a assistência a utentes de zonas carenciadas na atribuição de médico assistente. Esta medida, a par de outras que têm vindo a ser implementadas pela ARSLVT, permite aumentar o número de utentes que dispõem de médico assistente, condição importante para que se possa cumprir um dos objectivos desta Instituição: promover a saúde, prevenir e tratar a doença”, garante em comunicado a ARSLVT. Para o presidente do Conselho Directivo da ARSLVT, Luís Cunha Ribeiro, “este reforço é um importante contributo para uma maior capacidade assistencial junto da população”. Luís Cunha Ribeiro destaca ainda que “a contratação destes 88 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar é mais uma concretização, a par de muitas outras, que visa aumentar o número de utentes que dispõem de médico assistente naquela que deve ser efectivamente a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde: os cuidados de saúde primários”. A ARSLVT tem 3,6 milhões de utentes, distribuídos por 15 Agrupamentos de Centros de Saúde.

Região de Lisboa vai ter 88 novos médicos de família

Consultas, tratamentos e outras actividades programadas em hospitais e centros de saúde podem ser afectadas. Protesto repetese na quinta-feira, no Norte do país.

Enfermeiros em greve na zona Centro

Cada um dos médicos vai ficar responsável por 1.900 pessoas, satisfazendo as necessidades de um total superior a 167 mil utentes.

SEP queixa-se de inacção por parte da tutela. Foto: DR

Lisboa e Vale do Tejo tem 3,6 milhões de utentes. Foto: DR

Depois de Lisboa, Alentejo e Algarve, os enfermeiros entram em greve mais dois dias – um no Centro e outro no Norte do país. Os profissionais contestam a ausência de propostas do Governo sobre a revisão salarial. A greve foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que exige o reposicionamento dos actuais enfermeiros nas novas grelhas salariais que


5

Quarta-feira, 19-08-2015

forem negociadas, o suplemento remuneratório para enfermeiro especialista e a harmonização salarial dos enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho (CIT). O sindicato alega que, das quatro propostas apresentadas à tutela, apenas uma (harmonização salarial dos profissionais em CIT) obteve uma contraproposta por parte do Ministério, não tendo contudo sido ainda concretizada. O SEP sublinha que, apesar das greves de 11, 12 e 13 de Agosto no Sul do país, o Governo, através dos Ministérios da Saúde e das Finanças, continuou sem apresentar contrapropostas negociais e sem resolver outros aspectos apresentados nas reuniões de negociação. A paralisação poderá criar dificuldades nas consultas, tratamentos e outras actividades programadas em hospitais e centros de saúde.

Governo não desiste de entregar STCP e Metro do Porto a privados antes das eleições Executivo PSD/PP vai repetir o concurso público de concessão das duas empresas antes das legislativas e sem mudar uma vírgula, apurou a Renascença.

está oficialmente concluído, uma vez que ainda decorrem prazos de resposta. Ainda assim, as empresas de transportes já têm ordem para lançarem novo concurso público. A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), afecta à CGTP, defende que o Governo não tem legitimidade para retomar este processo a mês e meio das eleições legislativas. À Renascença, o dirigente José Manuel Oliveira garantiu que a luta dos trabalhadores do sector não vai parar. Pelos transportadores, a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (Antrop), que critica o actual caderno de encargos, só se pronuncia quando o concurso público for anunciado oficialmente.

Junta de freguesia apoia petição contra invasão tuk tuk em Lisboa Em declarações à Renascença, o socialista Miguel Coelho diz que todos os dias recebe muitas queixas dos moradores de alguns bairros históricos da capital.

Foto: Wikipedia Por Liliana Monteiro

Foto: Lusa Por Sandra Afonso

O Governo vai repetir o concurso público de concessão da STCP e da Metro do Porto antes das eleições e sem fazer qualquer alteração. Ao que a Renascença apurou, a concessão das empresas de transportes deverá avançar ainda em Agosto, o mais tardar em Setembro, nos mesmos moldes. A decisão surge depois de apenas dois concorrentes se terem apresentado ao primeiro concurso. Um foi excluído. O outro, um consórcio catalão, entrou em incumprimento ao falhar o pagamento da garantia bancária. O Ministério das Finanças confirmou na última sextafeira o incumprimento, mas este processo ainda não

O presidente da junta de freguesia de Santa Maria Maior apoia uma petição pública que defende a "limitação imediata" à circulação dos tuk tuk, os triciclos motorizados que nos últimos anos invadiram as ruas de Lisboa e que todos os dias transportam centenas de turistas. Em declarações à Renascença, o socialista Miguel Coelho diz que todos os dias recebe muitas queixas dos moradores de alguns bairros históricos da capital. “Elas têm sido recorrentes, sobretudo das pessoas que moram no Castelo, em Alfama e na Mouraria, muito derivado do facto de serem bairros onde as ruas são muito estreitínhas, foram feitas no tempo em que nem sequer havia automóveis. São ruas com características pedonais, onde circulam muito mais pessoas do que meios motorizados e o aparecimento incontrolado deste tipo de veículos tem causado muito desconforto nas pessoas e até algumas situações de


6

Quarta-feira, 19-08-2015

perigo para as pessoas.” Em curso está uma petição pública para restringir a circulação destes veículos no interior dos bairros. A junta de freguesia de Santa Maria Maior, que abrange as zonas do Castelo, Alfama e Mouraria, apoia a medida. O documento já conta com mais de 600 assinaturas. Os tuk tuk são uma actividade que funciona sem qualquer regulamento e isso preocupa Miguel Coelho. O autarca considera que está na hora de o presidente da Câmara de Lisboa emitir um despacho para agilizar esta questão, tendo em conta que o regulamento que está a ser elaborado pela autarquia tarda em sair. “Ainda não tenho nenhuma indicação sobre o regulamento. Acho até que já está na altura de ele vir cá para fora, para debate público e para aprovação na assembleia municipal. Tenho a expectativa e sei que o senhor presidente da Câmara está preocupado com este assunto, que ele possa muito brevemente, por via de despacho, tomar já algumas medidas no que diz respeito à circulação. Isso poderá ajudar a resolver grande parte dos incómodos que esta actividade causa na população residente desta e de outras freguesias”, afirma o presidente da junta de Santa Maria Maior. Miguel Coelho não tem dúvidas: há zonas de Lisboa em que os tuk tuk não podem entrar, como o núcleo histórico do bairro de Alfama, a partir da Rua dos Remédios e da Rua do Salvador, no Bairro do Castelo e em alguns percursos no interior da Mouraria. A Renascença ouviu a opinião de vários condutores dos tuk tuk sobre estas queixas e pedidos de restrições. Defendem que “é normal” que haja regulação, mas também pedem bom senso por parte da Câmara. Sublinham que os triciclos levam muitas turistas aos bairros históricos e, com isso, estão a dinamizar o comércio e outros negócios locais. Em Novembro do ano passado, a assembleia municipal de Lisboa aprovou uma recomendação para que a autarquia elaborasse com urgência um regulamento para esta actividade, mas nove meses depois o documento ainda não está concluído.

Uma das crianças atropeladas em Ourém mantém prognóstico reservado Três crianças sofreram ferimentos graves ao serem atropeladas por um automóvel. Uma das três crianças atropeladas no domingo no concelho de Ourém mantém prognóstico reservado, outra continua com bom prognóstico e uma terceira a recuperar bem, disseram esta terça-feira fontes hospitalares à Lusa. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que integra o Hospital Pediátrico de Coimbra, onde estão internadas duas das vítimas do acidente, informou que

uma das crianças está na Unidade de Cuidados Intensivos, onde "continua sob ventilação, sedada e com prognóstico reservado". "A outra continua internada no Serviço de Ortopedia a evoluir favoravelmente e com bom prognóstico", referiu a unidade hospitalar. Já o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para onde foi transportada a terceira vítima, esclareceu que esta está "estável e a recuperar bem". No domingo, três crianças, entre os 12 e os 16 anos, sofreram ferimentos graves ao serem atropeladas por um automóvel cujo condutor se pôs em fuga, no concelho de Ourém. As crianças foram colhidas quando andavam de bicicleta. O suspeito, de 50 anos, residente próximo do local do acidente, entregou-se na manhã do dia seguinte no posto de Ourém da GNR. Foi constituído arguido e presente ao Ministério Público.

Agentes da PSP fazem tolerância às multas para pressionar ministra Representantes dos trabalhadores anunciam protestos contra o atraso na aprovação do estatuto profissional. Por Redacção com Lusa

Quatro estruturas sindicais da PSP decidiram esta terça-feira realizar acções de protesto para mostrar indignação pela falta de aprovação do estatuto profissional da PSP. A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) promete uma tolerância às multas a partir da próxima segunda. As acções foram divulgadas pelo presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, no final de uma reunião de emergência das estruturas. Sem usar a expressão "greve" ou "tolerância" às multas, o dirigente afirmou aos jornalistas que no encontro foi decidido apelar aos profissionais da polícia para que participem "activamente numa acção", de 24 de Agosto (segunda-feira) a final de Setembro, que "privilegie a pedagogia em detrimento da repressão", sempre que não esteja em causa "o superior interesse público". "Repressão zero", reforçou. É o primeiro sinal prático de pressão para que a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, leve o diploma a Conselho de Ministros. Se tal não acontecer, outras iniciativas serão marcadas, avisam as quatro estruturas sindicais. Dirigentes da ASPP, do Sindicato dos Profissionais da Polícia, do Sindicato Independente dos Agentes da Polícia e do Sindicato Vertical da Carreira da Polícia reuniram-se esta terça-feira de emergência para decidir acções de protesto para contestar a não aprovação do estatuto profissional, pelo Governo. Paulo Rodrigues admitiu que entre as acções de protesto, a desenvolver durante grande parte da campanha eleitoral, se contam manifestações, sem


7

Quarta-feira, 19-08-2015

precisar, contudo, os locais onde poderão vir a ocorrer. Governo promete resposta este mês As estruturas sindicais contestam o facto de o estatuto da PSP estar em negociação há quatro anos e continuar por aprovar, depois de, em Julho, ter havido um memorando com o Governo, para que fosse aprovado. Esse memorando foi assinado, curiosamente, pelas quatro estruturas sindicais que avançam agora para protestos. No memorando, assinado em Junho, ficou estabelecido que os polícias mantinham as 36 horas de trabalho e passavam a ter uma nova tabela remuneratória, que permitiria um aumento de salário até 50 euros e viabilizaria a passagem à préaposentação de forma automática aos 55 anos de idade e 36 anos de serviço, e a reforma aos 60 anos sem qualquer penalização. Paulo Rodrigues disse que este Governo "não é digno de confiança", já que foi adiando a questão para o final da legislatura. Anabela Rodrigues repetiu esta terça-feira que a criação de um estatuto será concluída ainda nesta legislatura. "Estamos a envidar todos os esforços para concluir o processo legislativo mais rapidamente possível (...) Até final do mês de Agosto, naturalmente, estará terminado o processo legislativo", disse a ministra, em Arcos de Valdevez, à margem da inauguração de um quartel da GNR.

44 arguidos por suspeita de pornografia de menores

homens. Na lista de motivos que levaram ao arquivamento das participações incluem-se "menor desnudado, mas imagem não tem cariz sexual" ou "dúvidas sobre se imagem é de menor", "sem imagem" e "menores vestidos". Quanto a inquéritos instaurados, à data do relatório foram proferidas nos tribunais acusações em dois deles, sendo que 30 foram arquivados e 201 continuam pendentes nas comarcas. A PGR recebeu, entre Janeiro e Junho, do National Center for Missing and Exploited Children, seis CD com 20.647 ficheiros, todos visualizados, e 1.181 pastas, contendo as 593 participações. O relatório reporta-se ao tema "Criminalidade sexual contra crianças no domínio da internet - tratamento de comunicações provindas de estados e organizações internacionais não-governamentais".

Polícia espanhola apreende 600 quilos de cocaína nos Açores O grupo detido especializou-se em transportar para a Península Ibérica haxixe, a partir do Norte de África, e cocaína, a partir da América Latina.

PGR divulgou dados do primeiro semestre do ano. Queixas foram enviadas por uma organização com sede nos Estados Unidos que denuncia e procura crianças desaparecidas e exploradas sexualmente. Quarenta e quatro pessoas, a maioria homens, foram constituídas arguidas, uma delas ficou em prisão preventiva, por suspeita de pornografia de menores, revela um relatório publicado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) relativo ao primeiro semestre de 2015. O relatório, divulgado no portal da PGR, resulta da análise de queixas enviadas pelo National Center for Missing and Exploited Children, organização com sede nos Estados Unidos que denuncia e procura crianças desaparecidas e exploradas sexualmente. O documento refere que das 593 participações de "factos passíveis" de configurar a prática de crimes de pornografia de menores, a maioria, 304, foi arquivada. Quanto às restantes queixas, 289, foram feitas "diligências de investigação", visando a identificação dos autores dos factos imputados. De acordo com o relatório, 37 dos 44 arguidos, por suspeita de crimes de pornografia de menores, são

A polícia espanhola anunciou, esta terça-feira, que apreendeu 600 quilos de cocaína num veleiro abordado em alto mar a nordeste dos Açores. A embarcação tinha como destino a região da Galiza, a mando de uma quadrilha de narcotraficantes daquela região. O Grupo Especial de Operações da polícia nacional espanhola - apoiados por um navio patrulha da Armada espanhola, abordaram o veleiro, procedente da América Latina, a nordeste dos Açores, detendo os dois tripulantes. Ambos pertenciam a uma organização de narcotraficantes galega que posteriormente foi desmantelada, com a detenção de outras 19 pessoas em Pontevedra (Galiza), Almeria e Córdoba (Andaluzia) e Badajoz (Extremadura espanhola). Os 600 quilos de droga vinham embalados em pelo menos 24 fardos. A polícia espanhola escusou-se a


8

Quarta-feira, 19-08-2015

revelar de que forma realizou a abordagem ao veleiro. Segundo a polícia, apenas nos últimos três meses esta organização galega tinha tentado introduzir em Espanha seis toneladas de haxixe, que também foram interceptadas em três lanchas. A investigação a este grupo criminoso iniciou-se em Setembro de 2014. O grupo especializou-se em transportar para toda a Península Ibérica haxixe a partir do Norte de África e cocaína a partir da América Latina. Devido à pressão policial, o grupo tinha deslocado as lanchas e os iates para o sul de Espanha, para a província de Almeria. A operação policial foi desenvolvida por elementos da polícia judicial da Galiza, de equipas especiais de Vigo e de Almeria, bem como de brigadas de estupefacientes de Córdoba, Badajoz e de Palma de Maiorca e do Grupo Especial de Operações. Os agentes espanhóis também tiveram a colaboração da Armada de Espanha e da National Crime Agency (NCA) britânica.

As rulotes reinventaram-se e negócio da comida de rua explodiu Há 100 conceitos novos de negócio de comida de rua em apenas um ano. Um crescimento de 500%. Negócio vale agora 2,5 milhões de euros.

portugueses interessaram-se" por acolher este tipo de iniciativas, pelo que já se realizaram festivais de comida de rua em Oeiras, Portimão e Ericeira, prevendo-se a organização de mais seis festivais até ao final de Outubro. "Quando devidamente organizado, o 'street food' contribui também para uma dinâmica de comércio local", frisou José Borralho. As tradicionais rulotes de comida têm vindo a reinventar-se com alguma criatividade na apresentação estética dos veículos, assim como na forma -- agora mais sofisticada - de servir os produtos, desde os típicos cachorros quentes e hambúrgueres aos produtos vegetarianos ou biológicos, doces tradicionais ou vinhos portugueses. "Nos últimos anos, há uma nova geração de chefes que decidiu também vir para a rua com uma forma mais criativa de mostrar a sua cozinha", admitiu o responsável da ASFP, defendendo que não se trata de uma comida necessariamente 'fast food'. O Verão é a época alta para os empresários de comida de rua, porém, "começa a haver uma interpretação de que o 'street food' é a nova galinha dos ovos de ouro", alertou o responsável da ASFP, referindo-se aos responsáveis de festivais de música e outro tipo de eventos que "tentam pedir valores pornográficos de aluguer de espaço". Actualmente, o mercado do 'street food' vale "cerca de 2,5 milhões de euros a nível nacional", reforçou José Borralho, apontando para um possível crescimento na ordem dos 20%, pois "ainda não está devidamente potenciado". FRANCISCO SARSFIELD CABRAL

Presidenciais e legislativas A candidatura de Maria de Belém à Presidência é um embaraço para Costa, mas reúne a simpatia de muita gente, dentro e fora do PS. Para os socialistas, a ideia de que seria possível isolar as eleições legislativas das presidenciais é uma ilusão.

Foto: DR

"No último ano, passamos de 20 ou 30 conceitos de negócio de 'street food' que existiam em Portugal para cerca de 120 a 130", disse à agência Lusa o vicepresidente da Associação de Street Food Portugal (ASFP), José Borralho, que ocupa também o cargo de presidente da APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia. O primeiro festival de 'street food' em Portugal aconteceu em Abril deste ano, no Estoril, concelho de Cascais, onde estiveram reunidos, durante uma semana, perto de 50 empresários deste ramo, acolhendo mais de 100 mil pessoas, o que resultou numa facturação total de "cerca de 350 mil euros", revelou o responsável. Depois do evento, "uma grande parte dos municípios

Por Francisco Sarsfield Cabral

A candidatura presidencial de Sampaio da Nóvoa teve, desde o início, a “bênção” não oficial de António Costa.


9

Quarta-feira, 19-08-2015

Mas as crescentes dúvidas no interior do PS sobre Sampaio da Nóvoa levaram Costa a tornar essa posição mais clara, numa entrevista à “Visão”. Dias depois, Maria de Belém, ex-presidente do PS, confirmava publicamente que seria, também ela, candidata à Presidência da República. Maria de Belém tem a simpatia de muita gente, dentro e fora do PS. Ao centro, mas também à esquerda (Manuel Alegre é seu apoiante). Sampaio da Nóvoa, além de não possuir experiência política (algo complicado para um Presidente da República), utilizou nos primeiros meses da sua pré-campanha uma retórica próxima da extrema-esquerda – espantando-se, depois, por ter uma imagem de esquerdista. A candidatura de Maria de Belém é um embaraço para A. Costa, que vê a sua autoridade no partido posta em causa. O que não o ajuda na campanha das legislativas. A ideia de que seria possível isolar completamente as eleições legislativas das presidenciais não passava, afinal, de uma ilusão. Pelo menos para o PS.

IKEA aconselha devolução de luzes de presença para crianças Em causa está a gama “Patrull”. Incidente com uma criança de 19 meses levou o grupo sueco a devolver o produto. “Na sequência deste incidente submetemos mais de 600 luzes a testes de segurança e todas obtiveram parecer positivo”, adianta o grupo sueco.

provocou um choque eléctrico, causando ferimentos na mão da criança. “Sempre que um produto IKEA está envolvido em qualquer tipo de incidente que ponha em causa a segurança e bem-estar das pessoas, principalmente crianças, agimos e é isso que estamos a fazer agora: decidimos retirar imediatamente das nossas lojas as lâmpadas de presença ‘Patrull’ e já não estão à venda”, explica o comunicado. O IKEA adianta que as luzes de presença foram submetidas novamente a testes de segurança e estão em conformidade com a legislação e normas dos países onde são comercializadas. “Na sequência deste incidente submetemos mais de 600 luzes de presença ‘Patrull’ a testes de segurança e todas obtiveram parecer positivo. Apesar disso, a IKEA decidiu recolher globalmente o produto para evitar o risco de virem a surgir novos potenciais incidentes”, salienta. O grupo sueco pede ainda que as devoluções sejam feitas no Balcão de Apoio a Cliente das lojas, não sendo necessária a apresentação do talão (recibo) de compra. As luzes de presença “Patrull” estão à venda na Europa, incluindo Portugal, e América do Norte desde 2013. ENTREVISTA

"Rússia pode provocar guerra no Báltico para testar a NATO" Francisco Seixas da Costa analisa, em entrevista à Renascença, o conflito no Leste europeu. “Ao criar uma expectativa de que a Ucrânia pudesse passar para o lado ocidental, a UE acabou por desequilibrar o processo”, afirma.

Foto: Lusa

O grupo sueco de mobiliário e decoração IKEA pediu esta terça-feira aos seus clientes para devolverem as luzes de presença para crianças da gama “Patrull”. Foram invocadas questões de segurança. Em comunicado, o IKEA esclarece que as entregas podem ser feitas em qualquer loja, sendo os clientes reembolsados. A decisão surge na sequência de uma situação que envolveu uma criança de um ano e sete meses. De acordo com o grupo sueco, a criança estava a brincar com uma luz de presença “Patrull”, tentando removê-la da tomada eléctrica. A tampa protectora saltou e

Foto: Roman Pilipey/EPA Por André Rodrigues

A Ucrânia estará a preparar uma ofensiva de larga escala contra activistas pró-russos no leste do país. É a convicção dos separatistas, depois de nos últimos dias se ter assistido a uma intensificação das incursões


10

Quarta-feira, 19-08-2015

militares por parte do exército ucraniano. Esta segunda-feira, vários civis morreram na sequência de confrontos na cidade portuária de Mariupol, que é controlada por milícias pró-Moscovo, e que é estrategicamente decisiva na ligação entre o território da Federação Russa e a Crimeia, anexada à Ucrânia por Moscovo. Um somatório de circunstâncias que, na análise de Francisco Seixas da Costa, colocam a Europa na antecâmara de um conflito entre a NATO e a Rússia. Nos últimos tempos, a guerra da Ucrânia tem andado longe dos alinhamentos noticiosos, mas o pouco que se vai sabendo faz prever um conflito de proporções ainda maiores, tendo em conta o crescente número de exercícios militares, tanto da NATO como da Rússia. Admite que possamos estar na antecâmara de um conflito de maiores dimensões? Há, de facto, um crescendo de tensão entre a NATO e a Rússia por virtude desta situação na Ucrânia que não ficou fechada com os acordos de Minsk. O que se tem notado nos últimos tempos é que, contrariamente àquilo que se tinha previsto - a possibilidade da Rússia aproveitar o acordo de Minsk para apaziguar o mundo ocidental – parece que o Kremlin não está satisfeito com tudo o que obteve, em particular com o que não está significativamente no acordo de Minsk, que é a Crimeia. Essa é a primeira derrota do Ocidente, porque no fundo é a tomada da Crimeia que provoca o grande momento do confronto com a Ucrânia e esse território ficou nas mãos dos russos e hoje já ninguém coloca isso em causa. Interessante será saber em que medida estarão os russos a tentar aproveitar o levantamento das populações russófilas na Ucrânia para tentar fazer um corredor que lhes dê a possibilidade de chegar à Crimeia. Mas, por um lado, não sabemos até onde os russos querem ir. E por outro lado não sabemos até onde o Ocidente está disposto a actuar para contrariar esta acção russa. Mas ambas as partes, NATO e Rússia, estão neste momento conscientes do risco em que colocam a Europa quando insistem nesta escalada de tensão diplomática e militar? Claramente. A NATO está a fazer um exercício de seguidismo daquilo que foi, a meu ver, um erro estratégico por parte da União Europeia face à Ucrânia e que está um pouco na origem de todo este processo. Sei que esta não é a leitura que certos quadrantes ocidentais têm. Eu tenho-a claramente: ao criar uma expectativa de que a Ucrânia pudesse passar para o lado ocidental, criando até um golpe de Estado dentro da Ucrânia, a União Europeia acabou por desequilibrar o processo. Por outro lado, a Rússia percebeu em 2008 com a guerra na Geórgia que poderia ir muito longe e que o Ocidente não se mobilizaria, pelo menos com um mandato da NATO, a Rússia foi avançando testando o Ocidente. E esse teste ao Ocidente é algo que está ainda no terreno. Por exemplo, perante uma agressão russa a qualquer um dos países bálticos, eu não tenho a certeza absoluta de que a NATO viesse a utilizar todos os seus mecanismos – nomeadamente a possibilidade de

invocação do artigo de defesa colectiva – e que todos os estados dentro da Aliança estariam disponíveis para reforçar uma acção militar nesse sentido. Mas considerando que as três ex-repúblicas soviéticas do Báltico (Estónia, Letónia e Lituânia) integram a NATO, estaríamos perante uma agressão externa... ... mas esta história dos acordos de defesa colectiva é muito bonita até ser testada. Então não é de excluir que a Rússia possa partir para esse grau de confrontação? Há até quem fale da possibilidade da criação de um incidente no sentido de testar a vontade da NATO em relação aos países bálticos. E nós estamos a lutar contra alguém que tem um grau de potencial irracionalidade muito elevado. Dito isto, a NATO tem de passar uma mensagem muito firme quanto à linha vermelha que a Rússia não pode passar. Essa linha vermelha não está em Mariupol, em Donetsk, em Lugansk ou em qualquer outro ponto dentro da Ucrânia. As linhas vermelhas são as fronteiras da NATO e os países ocidentais têm de dizer com muita firmeza à Rússia que essas fronteiras são invioláveis e que, essa sim, seria uma razão para uma guerra.

Putin anda de submarino na anexada Crimeia Presidente russo responsabiliza Governo ucraniano pelos combates no Leste do país.

O Presidente russo, Vladimir Putin, visitou esta terçafeira a Crimeia, península ucraniana que Moscovo anexou no ano passado. Vladimir Putin andou num pequeno submarino, nas águas do Mar Negro, e lançou críticas ao Governo de Kiev, que responsabilizou pelo retomar dos combates no Leste da Ucrânia. “Lamentavelmente, estamos a assistir a uma escalada do conflito. A culpa não é da milícia de Donbas [próRússia], mas dos rivais”, afirmou o Presidente russo. Em declarações aos jornalistas que acompanharam a visita à Crimeia, Putin disse esperar que os combates no Leste da Ucrânia não evoluam para confrontos em larga escala. Putin falava à margem de uma expedição por


11

Quarta-feira, 19-08-2015

ocasião do 170.º aniversário da Sociedade Geográfica da Rússia. O líder russo desceu a 80 metros de profundidade num pequeno submarino, para visitar o local onde naufragou um navio, ao largo de Sevastopol, no Mar Negro.

Jihadistas matam 150 pessoas na Nigéria

Crise no Mediterrâneo. Recorde de migrantes em Julho

Muitas vítimas foram abatidas a tiro e outras morreram afogadas num rio das proximidades quando fugiam dos radicais do Boko Haram.

Cerca de 107 mil migrantes entraram ilegalmente na União Europeia no mês passado.

Boko Haram tem espalhado o terror na Nigéria e nos países vizinhos. Foto: DR

Migrante subsariano descansa no porto de Tarifa, Cadiz, Espanha, depois de ser resgatado no Mediterrâneo. Foto: A. Carrasco Ragel/EPA

Julho foi um mês recorde de entrada ilegal de migrantes na União Europeia. Segundo dado divulgados esta terça-feira pela Frontex, a agência europeia de fronteiras, cerca de 107 mil migrantes entraram ilegalmente na União Europeia. A maioria destes migrantes são sírios que chegaram às ilhas gregas vindos da Turquia. Trata-se de um aumento de mais de 30 mil imigrantes na comparação com Junho, mês em que a Frontex registou 70 mil entradas, e mais do que o triplo do registado em Julho do ano passado. O número de imigrantes nos primeiros sete meses deste ano já ultrapassou em muito o total do ano passado. Até agora, foram registadas pela Frontex cerca de 340 mil entradas, sobretudo em Itália, Grécia e Hungria. O total do ano passado ficou nos 280 mil.

Mais de 150 pessoas morreram executadas ou afogadas num ataque do grupo terrorista Boko Haram, numa zona remota do Nordeste da Nigéria. De acordo com testemunhas citadas pela agência AFP, o massacre foi levado a cabo por dezenas radicais islâmicos, que invadiram a aldeia de Gari-Kukuwa na passada quinta-feira. Muitas vítimas foram abatidas a tiro e outras morreram afogadas num rio das proximidades quando fugiam dos homens do Boko Haram, grupo que jurou fidelidade ao autoproclamado Estado Islâmico. Um sobrevivente conta que os jihadistas abriram fogo contra um pescador que tentava salvar os aldeões que se estavam a afogar no rio. Outro relata que muitos corpos foram encontrados a vários quilómetros da aldeia. A notícia do ataque só foi conhecida dias depois, porque os radicais do Boko Haram destruíram a rede telefónica da localidade remota, situada a cerca de 50 quilómetros de Damaturu, a capital do estado de Yobe. A mesma aldeia já tinha sido alvo de um outro ataque dos jihadistas, no final de Julho, que provocou a morte a 10 pessoas.


12

Quarta-feira, 19-08-2015

Indonésia. Encontrados 38 corpos entre destroços do avião da Trigana Não há sobreviventes do acidente do avião da Trigana Air que se despenhou no domingo com 54 pessoas a bordo.

aeronáutica, considera que os registos de segurança da aviação comercial indonésia são dos mais débeis do mundo e aconselha a consulta da lista negra da aviação antes de se embarcar.

"Get Up". A nova vida de Bryan Adams Décimo terceiro álbum do cantor canadiano chega em Outubro.

Foto: DR

Uma das caixas negras encontrada nos destroços. Foto: EPA

Foram encontrados os corpos de todos os passageiros do avião da Trigana Air que se despenhou no domingo na Indonésia. A informação é confirmada por fonte oficial citada pela agência France Press. “Trinta e oito corpos – 37 adultos e uma criança – foram encontrados no local do acidente. Não pudemos transportá-los, porque as condições atmosféricas são muito más”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Transportes. O aparelho foi encontrado totalmente destruído nas montanhas Bintang, na província de Papua. Foi também encontrada uma das caixas negras do aparelho. O avião perdeu contacto com a torre de controlo no domingo, 34 minutos depois de ter partido de Jayapura, capital da província de Papua, e dez minutos antes de chegar ao seu destino: Oksibil, no centro da ilha. O avião transportava 44 adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, num voo que deveria durar 45 minutos, com aterragem prevista para pouco depois das 15h00. A Trigana Air é uma pequena companhia criada em 1991, que opera serviços domésticos para perto de 40 destinos na Indonésia e que, de acordo com a BBC, já esteve envolvida em 14 graves acidentes desde o início de operações. Na Indonésia, pequenas aeronaves são usadas com frequência para transportar pessoas para a zona montanhosa de Papua. O mau tempo tem provocado vários acidentes nos últimos anos. Mas não são a única explicação. O presidente da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea, o comandante Miguel Silveira, um mais reputados especialistas portugueses em segurança

O músico canadiano Bryan Adams volta a pegar na guitarra e vai lançar um novo álbum. “Get Up”, assim se chama a nova colecção de canções, vai ser lançado a 16 de Outubro. O 13.º álbum de estúdio de Bryan Adams conta com 13 faixas, entre os quais as mais mexidas "Brand New Day", "You Belong to Me" ou "Thunderbolt" e as baladas "Don’t Even Try" ou "We Did It All". O disco é lançado a 16 de Outubro, mas já está disponível em pré-venda no iTunes. Na encomenda do álbum, os fãs recebem imediatamente o tema "You Belong to Me". O primeiro single, "Brand New Day", vai ser divulgado a 7 de Setembro. A actriz Helena Bonham Carter e o cantor Theo Hutchcraft são os protagonistas deste novo vídeo, realizado pelo próprio músico. Os temas são produzidos por Jeff Lynne, o vocalista dos ELO (Electric Light Orchestra) e foram escritos em conjunto com Jim Vallance, colaborador de longa data de Bryan Adams. "[O álbum] surgiu de uma forma muito orgânica", refere Bryan Adams. "Ao longo dos últimos anos fui trabalhando canção a canção com o Jeff, sempre que ele tinha tempo. Foi uma parceria incrível e que me deu muito tempo para compor as canções, a maioria em colaboração com Jim Vallance. Todos nós fomos trabalhando nisto a partir do Canadá, da Europa e de Los Angeles, enviando demos e partes de canções uns aos outros pela internet até que elas ficassem bem", acrescenta. Para 2016 o músico já está a preparar uma grande digressão mas antes vai partilhar com Rod Stewart as honras de cabeça de cartaz do BBC Radio 2 Live in Hyde Park Festival, em Londres, a 13 de Setembro.


13

Quarta-feira, 19-08-2015

Com papel e trabalho, o povo faz as festas de Campo Maior

"Festas do Povo". O papel apareceu como elemento decorativo e a iluminação eléctrica permitia que a festa decorresse noite dentro. REVISTA DA IMPRENSA DESPORTIVA

Milhões

De sábado a 30 de Agosto, a vila alentejana traja com flores de papel. Todos os caminhos vão dar às Festas do Povo.

Fotos: DR Por Rosário Silva

Em Campo Maior, ultimam-se os preparativos para as famosas Festas do Povo. As ruas são decoradas com flores de papel e outros motivos, resultado de um longo e árduo trabalho por parte da população que se esforça para dar continuidade à tradição. O primeiro grande momento chega na noite e madrugada de sexta-feira para sábado, dia em que arrancam as festas que só acontecem quando o povo quer. Até à hora da "enramação", a decoração das ruas da vila, guardam-se os segredos como se guarda a vida. "A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da 'enramação'", escreve, em comunicado, a organização do evento. Este ano, 7.500 voluntários estão a ultimar esta edição, que conta com a participação de 99 ruas, todas a decorar com flores de papel numa extensão de cerca de dez quilómetros. Em 2011, a última edição, mais de um milhão de pessoas oriundas de todo o mundo visitaram as festas. Este ano, a organização espera superar este número. Para facilitar a vida aos forasteiros, o estacionamento vai ser gratuito nos parques oficiais. Cada entrada custa 4 euros. As crianças até aos dez anos não pagam. Há a possibilidade de comprar o passe para a totalidade dos dias (10 euros). A verba angariada com as entradas vai reverter a favor das instituições de solidariedade social do concelho de Campo Maior. Diz a História que as festas remontam a 1893, na altura festejava-se o padroeiro da vila, S. João Baptista. As festividades aconteceram, anualmente, até 1898. Depois de um interregno, retomaram em 1921, por vontade do povo, o que terá dado origem ao nome

Só milhões nas capas dos desportivos, a propósito da vitória do Sporting sobre o CSKA. “Mão nos milhões” titula A Bola. Em subtítulo, lê-se: “Leão impõe-se a russos e árbitros”. Uma foto mostra o lance em que Berezutski desvia, com a mão, a bola que viaja para a cabeça de Slimani. No Record, “Ouro e o bandido”, com indicação, logo abaixo, que o turco Çakir fez vista grossa, não a um, mas a três lances de penalti. Em O Jogo, edição Sul, o título é "Uma mão no pote de ouro”. Na edição principal de O Jogo, lê-se “FC Porto chega aos 100 milhões”. É o valor de vendas neste Verão, incluindo já a previsível transferência de Alex Sandro para a Juventus. Antevê-se a época mais rentável de sempre, para os portistas, no mercado. O Jogo revela também que o empresário de Meli complicou a transferência do médio do Boca Juniors para o Benfica e que Gaitán deu nega ao Al-Ahli. Sobre Gaitán. A Bola avança que o argentino ainda espera por Inglaterra ou Espanha. De volta ao diário Record, lê-se “Bruno arrasa João Gabriel - se é guerra que quer, é guerra que terá”. É a referência ao texto publicado pelo presidente do Sporting, no Facebook, a propósito do caso Jorge Jesus. Finalmente, ainda no Record um dado estatístico sobre Rui Patrício. O guarda-redes do Sporting e da seleção nacional defendeu, na última noite, o 11º penalti em 39. Dá quase 30% de eficácia num lance que é o mais difícil para o guarda-redes.


14

Quarta-feira, 19-08-2015

LIGA DOS CAMPEÕES

Sporting 2 - 1 CSKA Moscovo (Final) O Sporting conquista o primeiro triunfo diante de equipas russas e viaja até Moscovo em vantagem na eliminatória. Teo Gutiérrez e Slimani marcaram para os leões. Doumbia fez o golo do CSKA.

Slimani voltou a resolver a favor do Sporting. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Vitória suada do Sporting diante do CSKA de Moscovo, por 2-1, na 1ª mão do "play-off" da Liga dos Campeões. A equipa leonina chegou ao golos aos 12 minutos, consolidando o domínio dos primeiros 20 minutos. Os russos, no entanto, reagiram, cresceram na partida e começaram a ameaçar a baliza de Patrício. O guarda-redes do Sporting esteve em bom plano, ao defender uma grande penalidade de Doumbia, mas não foi capaz, mais tarde, aos 40 minutos, evitar que o costa-marfinense fizesse o golo do empate. No segundo tempo, os leões voltaram a tomar conta do jogo e foi já perto do final que Slimani fez o golo do triunfo. Fica tudo em aberto para a 2ª mão, em Moscovo, mas o Sporting viaja com vantagem na bagagem. Foi a primeira vez que o Sporting ganhou a uma equipa russa, é a primeira derrota do CSKA esta época e os leões somaram a terceira vitória, em três jogos, em três competições diferentes. FIM DO JOGO 90+3' Cuney Çakir apita para o final da partida. 90+3' Oportunidade desperdiçada. Resolve a defesa do CSKA. 90+3' Canto para o Sporting. Jefferson vai cobrar. 90+2' Substituição CSKA: Sai Nababkin; entra Alexey Berezutski. 90' Três minutos de compensação. 89' Substituição CSKA: Entra Natcho; sai Doumbia. 88' Gelson trabalha à esquerda, cruza para Carrillo. O peruano entrega a Aquilani. Remate dócil, à entrada da área. Sem problemas para Akinfeev. 87' Corta Mário Fernandes. Balão de Carrillo, à entrada da área, para fora. 86' Livre a favor do Sporting. Carrillo ganha falta junto à linha lateral. Lado direito. É para Jefferson.

82' Belo golo de Slimani e com Carrillo a ajudar. O argelino recupera a bola à entrada da área, entrega para Carrillo, que faz um passe fantástico - túnel ao adversário -, assistindo Slimani. O avançado ajeitou, rematou rasteiro, sem grande potência, mas bateu Akinfeev. 82' GOOOOOLLLLLOOOOOOO SLIMANI GOOOOOLLLLOOOO É o segundo do Sporting. Outra vez na frente!!!! SPORTING 2-1 CSKA (SLIMANI) 82' 64% de posse de bola para o Sporting. Os leões têm 14 remates. O CSKA rematou por sete vezes. 80' Bola para a área. Slimani de bicicleta. Falha o remate. Naldo recupera, mas está fora-de-jogo. 80' Cruzamento de Jefferson à esquerda. Gelson tenta o cabeceamento. Atencipa-se Nababkin e cede canto. 79' Substituição no CSKA: Sai Tosic; entra Milanov. 78' Resposta do CSKA, com Patrício a impedir o segundo de Doumbia. Lançado entre os centrais, o avançado tentou o chapéu. Patrício resolveu com segurança. 78' Gelson Martins remata forte e obriga Akinfeev a aplicar-se. O russo solta a bola, Carrillo ganha o ressalto e atira para golo. Anulado por fora-de-jogo- Boa decisão. 77' Canto para o Sporting. Primeira intervenção de Mané. Cruzamento interceptado por Berezutski. 75' Dupla substituição no Sporting. Entram Gelson Martins e Carlos Mané. Saem Teo Gutiérrez e João Mário. 72' Atenção! Há um motivo que explica o falhanço de Slimani. Berezutski tocou com a mão na bola e desviou-a do argelino. Grande penalidade por assinalar! O árbitro de baliza está de frente para o lance e nada assinala. 72' Que perdida de Slimani! Mais uma vez Carrillo na jogada. Grande cruzamento, mas Slimani falha a emenda. 71' Carrillo inventa espaço no corredor central, serve João Pereira, mas o lateral-direito não acompanha o companheiro e a bola perde-se pela linha lateral. 70' AMARELO DOUMBIA. O árbitro castiga o avançado por um toque na face de Adrien. 69' Teo Gutiérrez surge à esquerda, tira cruzamento para Carrillo. Nababkin corta para canto. Marca Carrillo. Não dá em nada. 68' Ignasevich sem marcação, cabeceia ao lado. 67' Má entrada de Aquilani. Tenta um domínio de calcanhar na área de Patrício. Cede canto. Tosic vai cobrar. 66' Excelente combinação entre Carrillo, João Pereira e João Mário. Várias trocas de bola, à direita, com cruzamento de Carrillo para Slimani. Lance difícil para o argelino que cabeceia desequilibrado... por cima. 65' Estreia de Aquilani com a camisola do Sporting. Substituição: Entra Aquilani; sai Bryan Ruiz. 64' Naldo complica e não afasta a bola devidamente. Aproveita Tosic para rematar. Ao lado da baliza. 61' Ruiz é quem provoca o contacto. Bem o árbitro. 61' Protestos dos jogadores do Sporting. Pede-se pénalti sobre Ruiz. 56' AMARELO SLIMANI. Slimani perde a bola e carrega Wernbloom em falta. Entrada dura. Amarelo justificado. 53' Oportunidade para o Sporting. Carrillo a pensar,


15

Quarta-feira, 19-08-2015

Ruiz a executar. Dentro da área, o costa-riquenho não conseguiu evitar a muralha de jogadores do CSKA. 52' Doumbia remata na cara de Patrício para golo, mas está em fora-de-jogo. 51' Slimani domina de peito, depois de lançamento de João Pereira. Domínio de peito e remate à saída de Akinfeev. Sai por cima. 50' Três jogadores do Sporting em aquecimento: Gelson, Aquilani e Montero. 48' Lance estudado. Dzagoev dá rasteiro para a entrada da área, mas os russos falham o remate. 47' AMARELO JOÃO PEREIRA. Musa está a ganhar o duelo com João Pereira. Passou a bola, não passou Musa. João Pereira teve que fazer falta para impedir que o nigeriano criasse perigo. Livre lateral. Pode levar perigo. 20H49 INÍCIO DA 2ª PARTE INTERVALO: Regressam as equipas, sem qualquer alteração. 45'+1 FIM DA 1ª PARTE. O jogo chega ao intervalo com um empate a uma bola no marcador. O Sporting dominou os primeiros 20 minutos e justificou o golo de Teo Gutiérrez, aos 12 minutos. O CSKA, no entanto, foi equilibrando e começou a furar a defesa leonina. Patrício defendeu uma grande penalidade, falhada por Doumbia, mas o costa-marfinense acabaria por marcar, a cinco minutos do fim da primeira parte, já depois de ter ameaçado, mas também depois do Sporting desperdiçar boas hipóteses. 45' Um minuto de descontos. 45' Ruiz passa por Mário Fernandes e tira o cruzamento. Teo Gutiérrez está um pouco adiantado e não é capaz de finalizar. 44' Paulo Oliveira desconcentrado, perde a bola para Musa à entrada da área. É um lance perigoso. Remate forte de Musa. Defesa a dois tempos de Patrício. Novo lance de perigo para o CSKA. 43' Canto para o Sporting. Jefferson bate bem para cabeceamento forte de Slimani à entrada da pequena área. Boa defesa de Akinfeev. 41' Doumbia saiu no limite do fora-de-jogo na linha de meio-campo. Ficam muitas dúvidas sobre a posição do avançado do CSKA. João Pereira perseguiu Doumbia, mas ninguém foi capaz de apanhar o costamarfinense. Patrício contornado e empate restabelecido. 40' GOLO CSKA Moscovo. Doumbia não perdoa. SPORTING 1-1 CSKA MOSCOVO (DOUMBIA) 39' Grande oportunidade para o Sporting! Slimani, ao segundo poste, depois de cruzamento de Jefferson. Sozinho o argelino atira à malha lateral exterior. Deu sensação de golo em Alvalade. 38' Aí está Musa, de novo. Agora assume o remate. Bailou na frente de João Pereira e preferiu movimento interior, à entrada da área. A bola saiu perto do poste da baliza de Patrício. 36' João Pereira outra vez ultrapassado por Musa. É muito rápido e perigoso o nigeriano. Entra na área e tenta assistir Doumbia. Resolve a defesa leonina, com dificuldade. 35' Remate de Ruiz de meia distância. Bola ao lado. 34' Canto estudado, controlado pelos russos. 34' Canto para o Sporting. Nababkin intercepta cruzamento de João Pereira. 33' Slimani está na área, tem possibilidade para tentar o

golo, remata forte para defesa atenta de Akinfeev. 32' Três jogadores na frente. Paulo Oliveira rouba a bola a Dzagoev. 32' Carrillo surge à esquerda, passa pelo lateral esquerdo, mas entrega mal para Slimani. O CSKA sai para contra-ataque. 30' AMARELO WERNBLOOM por protestos. 30' Erro grave do árbitro. Assinala fora-de-jogo a Slimani, quando o argelino ficava só com Akinfeev pela frente. O passe para Slimani foi de Ruiz. O costariquenho, que hoje faz 30 anos, está inspirado. 28' O Sporting continua em vantagem. O lance da grande penalidade serve de alerta para o Sporting. Musa foi muito forte na esquerda para Adrien e foi ele quem conseguiu colocar a bola na área. Tosic tentou chegar à bola, mas foi travado por Jefferson. 27' Doumbia atirou para a direita e Patrício acertou com o lado. O guarda-redes mantém o Sporting na frente. 27' PATRÍCIO!!!!! Enorme Rui Patrício. Defende a grande penalidade marcada por Doumbia. 26' Jefferson faz falta sobre Tosic no interior da área. Decisão certa. AMARELO JEFFERSON 26' PÉNALTI para o CSKA. 23' AMARELO GUTIÉRREZ. O colombiano distraiu-se perdeu a bola e puxou Musa, impedindo contra-ataque. Livre é muito longe da baliza de Patrício. 23' Naldo controla Doumbia, quando o costamarfinense procurava escapar-se, à entrada da área. 20' Perigo na área do Sporting. Musa ganha o duelo a João Pereira e entrega para Tosic. Que grande trabalho do sérvio, a iludir os dois centrais, grande finta. Está deslocado para a esquerda, na pequena área, cruza para Doumbia, mas Paulo Oliveira recupera e faz um excelente corte. 18' RUIZ cruza com perigo... nova oportunidade, mas Ignasevich consegue interceptar. 17' Os russos tentam responder, mas Dzagoev está em fora-de-jogo. 16' O CSKA está a ser asfixiado. 15' O Sporting continua a carregar. Carrillo cruza na esquerda, bola na área e há um corte de um defesa do CSKA. A bola vai à mão de Berezutski, mas o árbitro considera que não foi intencional. 12' O Sporting concretiza a ameaça e chega ao golo. Bola recebida por Bryan Ruiz no interior da grande área e perante a oposição de Akinfeev tocou para o lado para Gutierrez, que sem ninguém na baliza encostou para o primeiro da partida. 12' GOOOOOOLLLLOOOOO SPORTING GOOOOOLLOOOOOOO!!! MARCA TEO, TEO GUTIERREZ!!! SPORTING 1-0 CSKA MOSCOVO (TEO GUTIÉRREZ) 11' Carrilo descobre Gutiérrez, o Sporting sobe com perigo, mas o colombiano foi apanhado em fora-dejogo. 10' Primeira grande oportunidade do jogo é para o Sporting. Depois de bater o canto, Jefferson ganhou o ressalto, cruzou muito bem a partir da esquerda e Naldo antecipou-se à defesa contrária e deu um ligeiro toque na bola. Acabou por subir muito e passar por cima da barra. 9' NALDO aparece na pequena área, mas não consegue emendar para o golo. 9' Remate de João Mário de fora da área. Forte, bate


16

Quarta-feira, 19-08-2015

num adversário, mais um canto para os leões. 8' Bola na pequena área, tensa, Ruiz tenta o cabeceamento, mas Akinfeev antecipa-se. O Sporting toma conta do jogo. 8' Primeiro canto do jogo para o Sporting. Musa perseguiu Carrillo e impediu o cruzamento. Jefferson vai bater o canto. 6' Livre marcado rapidamente. Jefferson dá um ligeiro toque na bola, ilude os adversários e é João Mário que cruza. Bola ao segundo poste, perigo na área, mas não há ninguém para finalizar. 5' Falta de Mário Fernandes sobre Teo Gutiérrez. Entrada fora de tempo, em frente ao banco do CSKA. Livre lateral para o Sporting 4' Primeira investida ofensiva do Sporting. Sem sucesso. Passe longo de Carrillo para Slimani. Bola sobra para Akinfeev. 1' O Sporting joga com a camisola verde e branca e com calções brancos. O CSKA actua com camisola vermelha e calções azuis. 19h45 COMEÇA A PARTIDA EM ALVALADE! Sai o CSKA. 19h44 Onze do Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson; Adrien, João Mário, Carrillo e Ruiz; Teo Gutiérrez e Slimani. O CSKA com Akinfeev, Mário Fernandes, Valeri Berezustki, Ignasevich e Nababkin; Dzagoev, Wernbloom e Eremenko; Tosic, Musa e Doumbia. 19h43 Ouve-se o hino de Champions, sob um sonoro assobio dos adeptos. 19h43 Jorge Jesus já no banco. É o primeiro jogo oficial de Jesus em Alvalade. 19h42 Aí estão as equipas no relvado. Cuneyt Çakir à frente dos pelotões de Sporting e CSKA. 19h41 Aproxima-se a hora do início da partida e as bancadas já contam com mais de 30 mil espectadores. 19h40 O Sporting procura inverter uma tendência negativa. Nunca venceu uma equipa russa. Em cinco jogos, o melhor que conseguiu foi um empate. 19h33 Esperados cerca de 40 mil adeptos em Alvalade. Nesta altura está meia casa preenchida. 19h31 Os adeptos do Sporting assobiam a saída da equipa russa. Na memória ainda a derrota na final da Taça UEFA em 2005. 19h29 As equipas terminam os exercícios de aquecimento no relvado de Alvalade. 19h10 Em jogo estão 14 milhões de euros. É o encaixe que faz a equipa que se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, com passagem pelo "play-off". O triunfo no "play-off" equivale a dois milhões de euros. A presença na fase de grupos resulta num prémio de 12 milhões. 19h09 Doumbia é a grande novidade no onze russo. O avançado estreia-se a titular esta temporada, depois de ter sido utilizado, a partir do banco, no encontro com o Spartak de Moscovo, a contar para a Liga da Rússia. Slutski aposta ainda em Musa no ataque. O israelita Natcho, habitual titular no meio-campo, fica no banco. 19h07 Banco do Sporting com Marcelo Boeck, Esgaio, Tobias Figueiredo, Aquilani, Gelson Martins, Montero e Carlos Mané. Banco do CSKA com Pomazun, A. Berezutski, Schennikov, Milanov, Golovin, Natcho e Panchenko. 19h07 Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson; Adrien, João Mário, Carrillo e Ruiz; Teo Gutiérrez e Slimani. CSKA: Akinfeev, Mário

Fernandes, Valeri Berezustki, Ignasevich e Nababkin; Dzagoev, Wernbloom e Eremenko; Tosic, Musa e Doumbia. 19h00 Boa tarde! Já temos equipas iniciais em Alvalade. Jesus repete o onze que escolheu para iniciar o campeonato com o Tondela. LIGA DOS CAMPEÕES "Play-off", 1ª Mão Estádio de Alvalade, Lisboa Árbitro: Cuneyt Çakir EQUIPAS INICIAIS SPORTING: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson; Adrien, João Mário, Carrillo e Ruiz; Teo Gutiérrez e Slimani Treinador: Jorge Jesus CSKA: Akinfeev, Mário Fernandes, Valeri Berezustki, Ignasevich e Nababkin; Dzagoev, Wernbloom e Eremenko; Tosic, Musa e Doumbia. Treinador: Leonid Slutski

A ideia de Carrillo é renovar com o Sporting O peruano foi o melhor em campo frente ao CSKA de Moscovo. Há confiança total no apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Carrillo foi o melhor em campo frente ao CSKA de Moscovo. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

André Carrillo confirmou, esta terça-feira, que está em conversações com o Sporting para a acertar a renovação do contrato que termina no final desta temporada. "A ideia é renovar", disse o jogador, lembrando que está "num grande clube" e que se sente confortável. O peruano foi o melhor em campo frente ao CSKA de Moscovo. Não marcou, mas fez a equipa jogar e assistiu Slimani para o segundo golo. "Sinto-me bem, com confiança e estou bem fisicamente", reconheceu. Em relação ao "play-off" da Liga dos Campeões, Carrillo manifesta confiança na qualificação para a fase de grupos, destacando que importante nesta 1ª mão era vencer. "Temos as nossas armas e vamos tentar fazer um bom resultado", concluiu o jogador.


17

Quarta-feira, 19-08-2015

Bruno de Carvalho arrasa Benfica e "Mr. Burns". "Se é guerra que quer, é guerra que terá" Presidente do Sporting de volta ao Facebook, em defesa de Jorge Jesus e ao ataque ao Benfica, "o campeão da ‘verborreia diária’", que está "em convulsão interna".

acobardam e não falam de nada”, atira ainda o líder máximo do clube de Alvalade. A terminar a mensagem na rede social Facebook, Bruno de Carvalho avisa que “ninguém desestabiliza o Sporting Clube de Portugal, que ninguém desestabiliza os profissionais que trabalham no Sporting Clube de Portugal e que ninguém tira o Sporting Clube de Portugal do rumo a que se propôs”. PRIMEIRA LIGA

Árbitros dos jogos de Benfica e Sporting estão na "jarra" Carlos Xistra e Tiago Martins estão fora das nomeações. Confira os árbitros designados para a segunda jornada do campeonato.

Foto: EPA

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, responde à polémica dos SMS e do pedido de indemnização do Benfica a Jorge Jesus com uma mensagem publicada na sua página na rede social Facebook. O dirigente leonino começa por escrever que “num dia tão importante para o futebol nacional, com uma equipa portuguesa a disputar a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, alguns jornais, ao invés de dar o devido ênfase a este importante acontecimento, preferiram tentar ofuscá-lo, dando ‘voz’ e destaque a um acto miserável e desnorteado de um clube onde os próprios sócios estão ‘demissionários’” Sempre nunca referir o nome do Benfica, Bruno de Carvalho prossegue: “Tudo vale na guerra do faz de conta. Aí são verdadeiros campeões. Eles manipulam datas de fundação, números de sócios, números de adeptos, números de campeonatos, capas de jornais, textos, opinadores e comentadores”. “Tudo serve para tentar encobrir a convulsão interna que vivem. Mas dentro de campo é que a coisa se vê e, neste capítulo, o campeão da ‘verborreia diária’ sucumbiu. A Supertaça foi perdida, e bem perdida, para o Sporting Clube de Portugal. Fomos superiores em tudo e o primeiro título da época veio para Alvalade”, sublinha o presidente do Sporting. “Muitas vezes ao estilo Simpsons, algumas atitudes demonstradas fazem lembrar Mr. Burns, o ‘velhinho mauzão’ que no final do dia ninguém teme nem respeita. Caro Mr. Burns, se é guerra que quer é guerra que terá. Vá chamando o seu exército de falsas ‘virgens ofendidas’ e ‘dinossauros esquecidos’. Esses que, diariamente, criticam tudo o que não seja da sua cor mas que depois quando a coisa fica ‘preta’ se

Arbitragem de Carlos Xistra no Tondela-Sporting foi muito criticada. Foto: Paulo Novais/Lusa

O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta terça-feira, o quadro de nomeações para a segunda jornada da Primeira Liga. O órgão presidido por Vítor Pereira decidiu não designar os árbitros que estiveram em acção nas partidas dos "grandes", na primeira ronda. Carlos Xistra (Sporting-Tondela) e Tiago Martins (Benfica-Estoril) são preteridos por opção, já que não figuram no boletim de indisponibilidade divulgado pelo CA da FPF e são preteridos em função da polémica gerada por erros cometidos nas partidas que ambos dirigiram. Quanto a Fábio Veríssimo, que se estreou a dirigir uma partida de um "grande" no FC Porto-Vitória de Guimarães, vai assumir a função de quarto-árbitro na equipa de arbitragem chefiada por Jorge Sousa (AF Porto) que estará no Odd-Borussia Dortmund, dos "playoff" da Liga Europa, na quinta-feira. O leiriense e, igualmente, Jorge Sousa, são "poupados" pelo líder da arbitragem nacional. Quanto à segunda jornada, o algarvio Nuno Almeida vai dirigir o encontro entre Arouca e Benfica, agendado para as 19h15 de domingo e que terá lugar no Estádio Municipal de Aveiro. Já no sábado, a recepção do Sporting ao Paços de Ferreira (18h30) será arbitrada por Manuel Oliveira (AF


18

Quarta-feira, 19-08-2015

Porto). Mais tarde, às 20h45, arranca o Marítimo-FC Porto, no Funchal. O desafio dos Barreiros será ajuizado por Hugo Miguel (AF Lisboa). Primeira Liga2ª Jornada Sexta-feira, 21 de Agosto de 201520h30Rio AveSporting de Braga, João Capela (AF Lisboa)Sábado, 22 de Agosto de 201518h30Sporting-Paços de Ferreira, Manuel Oliveira (AF Porto)20h45Marítimo-FC Porto, Hugo Miguel (AF Lisboa)Domingo, 23 de Agosto de 201517h00Boavista-Tondela, Luís Ferreira (AF Braga)Estoril-Moreirense, Luís Godinho (AF Setúbal)Nacional-União da Madeira, Bruno Paixão (AF Setúbal)Vitória de Guimarães-Belenenses, Vasco Santos (AF Porto)19h15Arouca-Benfica, Nuno Almeida (AF Algarve)Segunda-feira, 24 de Agosto de 201520h00Académica-Vitória de Setúbal, Cosme Machado (AF Braga)

de um jogo "muito difícil". "É uma equipa perigosa e que nunca desisite. Favorito é a equipa que tiver mais vontade e correr mais durante os 90 minutos", observou. O jogo está marcado para sexta-feira, às 20h30.

Maradona pede desculpa pelo golo da "mão de Deus" Astro argentino encontrou-se com o árbitro tunisino que validou o polémico golo frente à Inglaterra, no Mundial de 1986.

PEDRO SANTOS

Paulo Fonseca quer Braga a "jogar à bola" Pedro Santos feliz pelo arranque positivo de temporada do Sporting de Braga e pelo papel decisivo que teve no jogo com Nacional. O extremo prevê novo dia complicado em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, já na próxima sexta-feira.

Pedro Santos marcou o primeiro golo do Braga no campeonato. Foto: Hugo Delgado/Lusa

Obrigatoriedade de praticar bom futebol é uma exigência que Paulo Fonseca afixa na parede do balneário do Estádio Municipal de Braga. Pedro Santos revelou, esta terça-feira, que os jogadores estão satisfeitos com as ideias do novo técnico. "Ele gosta que a equipa jogue à bola e temos trabalhado nisso", sublinhou. O dedo de Paulo Fonseca já foi visível no jogo de estreia no campeonato, frente ao Nacional, apesar da equipa ainda ter um longo caminho a percorrer. No entanto, começar com uma vitória é muito positivo e o extremo, que marcou um dos golos do triunfo por 2-1, considera que "passa a mensagem" de que os jogadores estão concentrados em fazer uma boa época. O próximo obstáculo é o Rio Ave, na abertura da 2ª jornada, em Vila do Conde, e Pedro Santos está à espera

Ali Bennaceur e Maradona. Foto: Facebook de Maradona

Vinte e nove anos depois do famoso golo da “Mão de Deus”, no Mundial do México, Diego Armando Maradona visitou o árbitro que validou o lance, o tunisino Ali Bennaceur. O astro argentino e o antigo juiz, de 71 anos, trocaram beijos e abraços num encontro que teve lugar na segunda-feira, em Tunes, avança a imprensa local. "Apresento-lhe as minhas desculpas, senhor Bennaceur, pelo golo que marquei graças à mão de Deus", disse Maradona, segundo o jornal "El Mundo". Os dois intervenientes de um dos jogos mais marcantes das histórias dos Mundiais de futebol conversaram e trocaram prendas. Maradona ofereceu uma camisola da Argentina com a inscrição: "Para Ali, meu eterno amigo". Bennaceur retribuiu com uma fotografia tirada momentos antes do jogo, durante a escolha do campo, em que aparecem o árbitro, "El Pibe" e o capitão da selecção inglesa, o guarda-redes Peter Shilton. O encontro, que Maradona descreveu como "muito emotivo", acontece 29 anos depois do jogo dos quartos-de-final do Mundial do México 86, em que a Argentina bateu a Inglaterra, por 2-1. O golo que abriu o caminho da vitória da selecção sulamericana é um dos mais polémicos e lendários da história do futebol. Foi marcado aos 51 minutos, por Maradona, com a mão. Questionado pelos jornalistas, o astro argentino disse na altura que o golo foi marcado com a "Mão de Deus". Num entrevista concedida anos mais tarde, o árbitro Ali Bennaceur culpou o seu assistente, o búlgaro Bogdan Dotchev, por não o ter alertado para a intervenção irregular de Maradona durante o jogo com


Quarta-feira, 19-08-2015

a Inglaterra, disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Ninguém acertou no Euromilhões Primeiro prémio aumenta para 24 milhões de euros.

Foto: Lusa

O próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um “jackpot” de 24 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio de hoje, informa a Santa Casa da Misericórdia. O segundo prémio vai ser distribuído por quatro totalistas, nenhum dos quais em Portugal, e que vão receber, cada um, um prémio de cerca de 226 mil euros. Com o terceiro prémio foram apurados 12 apostadores, também todos fora de Portugal, e que vão receber, cada um, cerca de 25 mil euros. O quarto prémio vai ser distribuído por 73 apostadores, nove dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, um prémio de 2.067,81 euros. A combinação do concurso 66/2015 do Euromilhões, sorteada esta terça-feira, é composta pelos números 710-11-12-19 e as estrelas 2 e 9.

Página1 é um jornal registado na ERC, sob o nº 125177. É propriedade/editor Rádio Renascença Lda, com o nº de pessoa colectiva nº 500725373. O Conselho de Gerência é constituído por João Aguiar Campos, José Luís Ramos Pinheiro e Ana Lia Martins Braga. O capital da empresa é detido pelo Patriarcado de Lisboa e Conferência Episcopal Portuguesa. Rádio Renascença. Rua Ivens, 14 - 1249-108 Lisboa.

19


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.