P1 29/07/2015

Page 1

EDIÇÃO PDF Directora Graça Franco

Quarta-feira, 29-07-2015 Edição às 08h30

Editor Marta Grosso

Emigrantes lesados do BES vão manifestar-se todos os dias por todo o país O que é que já se sabe do programa eleitoral da maioria?

Volta a Portugal arranca hoje. Cidade de Viriato dá o mote

Microsoft lança Windows 10. Pela primeira vez, é gratuito

Hotelaria e restauração exigem IVA de 13% em 2016 e de 6% em 2017

Misericórdia de Lisboa oferece bolsas de estudo a refugiados sírios

Obama pede o fim do "cancro da corrupção" em África

Faltam 700 mil euros para acabar de construir o primeiro Kastelo

Cameron: Entrada de ilegais pelo Canal da Mancha é “muito preocupante” SÍRIA

Patriarca alerta para “apoio indirecto ao Estado Islâmico”


2

Quarta-feira, 29-07-2015

O que é que já se sabe do programa eleitoral da maioria? Caso seja reeleito, o actual governo promete repor o abono de família para o quarto e quinto escalão do IRS e apostar na política social.

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas pedem mais quatro anos para apostar na política social. Foto: Lusa Por Paula Caeiro Varela

PSD e CDS insistem numa proposta de reforma da Segurança Social assente num plafonamento das contribuições e futuras pensões e num modelo de adesão voluntária. A ideia esteve sempre presente. Era proposta do actual programa de Governo, foi recuperada no “Guião para a Reforma do Estado” e mais recentemente em intervenções públicas do primeiro-ministro. Volta agora no Programa Eleitoral da Coligação, que insiste também na necessidade de um consenso em torno da matéria. É uma proposta “prudente e moderada”, nas palavras de uma fonte da maioria, que mantém a premissa de avançar apenas quando o crescimento do PIB estiver perto de 2%, coisa que o executivo prevê que aconteça no arranque da próxima legislatura. Passos Coelho sublinha que não era preciso “inventar” e de facto a Coligação “Portugal à Frente” pouco muda em relação ao que estava já definido, quer no Guião da Reforma do Estado, quer no Programa de Estabilidade, mas o discurso é reajustado. Ao que a Renascença apurou, o programa eleitoral não faz referência à “obrigação de obter um impacto positivo de 600 milhões de euros no sistema de pensões”, que tanta polémica causou quando a Ministra das Finanças apresentou o Programa de Estabilidade. Mas a verdade é que Passos já repetiu que a Reforma da Segurança Social implica identificar “poupanças adicionais em cerca de 600 milhões de euros”. O Programa Eleitoral da Coligação só vai ser apresentado esta quarta-feira, mas ao longo dos últimos dois meses, algumas das promessas eleitorais foram sendo conhecidas a conta-gotas. PSD e CDS já anunciaram por exemplo que querem repor o abono de família no quarto e quinto escalão do IRS e criar um programa de combate à pobreza, sobretudo focado na

pobreza infantil. A política social tem sido destacada quer por Passos Coelho, quer por Paulo Portas como a grande marca para a próxima legislatura. O primeiro-ministro declarou mesmo uma “guerra sem quartel às desigualdades económicas e sociais” e o programa eleitoral, prometem fontes da maioria, vai reflectir isso mesmo.

Emigrantes lesados do BES vão manifestar-se todos os dias por todo o país Ana Fernandes e Helena Baptista, emigrantes em França, e Valentim Santos, emigrante na Suíça, garantem ter sido enganados pelo banco ao longo dos anos. O mesmo dizem cerca de oito mil famílias. Estão mais de 800 milhões de euros em causa.

Foto: Tiago Petinga/Lusa Por Henrique Cunha

As manifestações do Movimento de Emigrantes Lesados do BES (MEL) vão ser diárias e em diferentes pontos do país. Os manifestantes querem aproveitar o período de férias para fazer valer a sua indignação junto das diferentes dependências do Novo Banco espalhadas pelo país e prometem também marcar presença na manifestação nacional de dia 10 de Agosto. O movimento quer aproveitar as férias para, de forma pacífica, afirmar a sua oposição à proposta de solução apresentada pelo Novo Banco para as suas aplicações. Ana Fernandes, emigrante em França, considera inadmissível a solução, pois nunca comprou acções. “Nós nunca comprámos obrigações. Nós assinamos documentos de depósitos a prazo com capital e juro garantido. Não vou agora passar uma procuração ao novo banco para vender as acções e comprar obrigações - que atingem a sua maturidade em 2049, 2050. Penso que nessa altura já não farei parte deste


3

Quarta-feira, 29-07-2015

mundo.” Helena Baptista também é emigrante em França e preparava-se para embarcar para Paris sem o seu problema resolvido, mas com vontade de regressar a qualquer momento. “Admito voltar se for necessário de um momento para o outro.” “Como há um ditado que diz: ‘perdido por cinco, perdido por 10’, estamos aqui para lutar. Isto não pode parar desta forma. Fomos enganados. Não nos podemos deixar culpar. A luta vai continuar. A nossa agenda prevista para o mês de Agosto vai continuar, mesmo que eles tenham tentado convencer-nos de que não era a melhor opção.” “A administração do Novo Banco não nos deixou outra forma de resolver as coisas”, sublinha Helena Baptista. A ideia que prevalece entre os emigrantes é de que foram enganados ao longo dos anos, como adianta Valentim Santos emigrante na Suíça, durante vários anos. “Venho de uma família muito honesta e séria. Claro que fala-se de muito montante, mas graças a Deus ainda como pão, porque infelizmente há muitos camaradas nossos que nem têm pão para meter na mesa.” O porta-voz do Movimento dos Emigrantes Lesados, Luís Marques diz que o problema afecta cerca de oito mil famílias e envolve mais de 800 milhões de euros. Luís Marques assegura que o movimento tem feito sucessivos apelos à ordem e à organização de manifestações pacíficas. “O Movimento de Emigrantes Lesados é essencialmente um movimento pacifico.” “Temos sensibilizado os nossos aderentes para que essa manifestação nunca ultrapasse os limites. Os nossos governantes, o Banco de Portugal, a CMVM têm de ser sensíveis às reivindicações dos emigrantes porque, no dia de hoje, há muitas famílias destruídas. Insisto: não queremos estar a fazer qualquer distúrbio no país ou em qualquer agência.” Indignados sim, convencidos de que foram lesados, também mas dispostos apenas a protestar de forma pacífica.

Cameron: Entrada de ilegais pelo Canal da Mancha é “muito preocupante” Desde o início de Junho, oito migrantes perderam a vida ao tentar entrar clandestinamente no Túnel da Mancha.

Foto: EPA

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, declarou-se “muito preocupado” com a tentativa de entrada de cerca de 1.500 imigrantes ilegais no túnel sob o Canal da Mancha, perto de Calais, para chegarem ao território britânico. De acordo com informação avançada esta quarta-feira pela BBC, um dos migrantes morreu ao ser atropelado por um camião. Em declarações à margem de uma visita a Singapura, Cameron revelou também que o país está "a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades francesas" para lidar com a situação. “Isto é muito preocupante. Estou solidário com quem viaja de férias e que encontra dificuldades no acesso a Calais por causa dos distúrbios. Faremos tudo o que pudermos para trabalhar com os franceses para terminar com esta situação.” Na terça-feira, o grupo Eurotúnel classificou a tentavia de mais de mil migrantes entrarem no Reino Unido como "a maior do último mês e meio". A proximidade com o Reino Unido atrai anualmente para a localidade francesa de Calais muitos imigrantes que tentam atravessar de forma ilegal o Eurotúnel e chegar ao território britânico. Desde o início de Junho, oito migrantes perderam a vida ao tentar entrar clandestinamente no túnel.


4

Quarta-feira, 29-07-2015

Misericórdia de Lisboa oferece bolsas de estudo a refugiados sírios Trata-se de uma parceria com a plataforma liderada por Jorge Sampaio. Pedro Santana Lopes lamenta quem critique estas iniciativas e recorda que se trata de pessoas que perderam tudo na guerra. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa associa-se a partir desta terça-feira à plataforma de auxílio a estudantes Sírios, liderada pelo ex-Presidente Jorge Sampaio. No âmbito desta parceria, que inclui outras entidades, vão ser atribuídas dez bolsas de estudo, no valor de 50 mil euros ano por cada aluno, de forma a assegurarem os seus estudos e obterem residência. O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, sublinha que o apoio a dez estudantes é o possível, e que ainda assim já foi alvo de críticas. A Santa Casa tem de fazer esta distribuição equitativa. Gostávamos de dar mais a muitos lados, mas mesmo assim, dando só estas, já li algures críticas ao facto de darmos estas, dizendo ‘então e os portugueses?’. Gostava de lembrar que estas são pessoas que estão em situações de guerra, deslocadas das suas casas, sem terem onde dormir, sem terem o que comer muitas vezes, não tendo onde dormir. São pessoas que temos de ajudar a preparar para no futuro ajudarem os seus países a construir os tempos novos”. Os alunos vão beneficiar do apoio previsto já no próximo ano lectivo. Jorge Sampaio o líder da plataforma de auxílio aos estudantes Sírios lembra que as iniciativas de auxílio a refugiados devem ser apoiadas. “A tragédia síria não deve ser encarada como um problema alheio. Como europeus, herdeiros de um acervo humanista, que coloca a dignidade da pessoa humana no centro do direito e dos direitos, da ética e do imperativo ético existencial, a questão do destino dos refugiados sírios não nos pode ser indiferente.” “Por conseguinte, quaisquer iniciativas que tenham por objectivo acolher e criar oportunidades de futuro para os refugiados sírios devem ser estimuladas e apoiadas”, realça o ex-Presidente português.

Obama pede o fim do "cancro da corrupção" em África Presidente norte-americano lembrou que corrupção em África tira milhões de dólares das escolas e hospitais. O Presidente norte-americano, Barack Obama, exortou, esta terça-feira, a partir da tribuna da União Africana (UA), os países africanos a acabarem com o "cancro da corrupção", o principal obstáculo para o desenvolvimento do continente africano. "Nada libertará mais o potencial económico de África do que a erradicação do cancro da corrupção", afirmou Barack Obama, o primeiro Presidente norte-americano a discursar na sede da UA, em Adis Abeba, Etiópia. "A corrupção existe em todo o mundo", mas "em África a corrupção retira milhões de dólares das economias, dinheiro que poderia ser utilizado para criar emprego, construir hospitais e escolas", reforçou o chefe de Estado norte-americano. "Só os africanos podem acabar com a corrupção nos respectivos países", acrescentou Obama, garantindo que os Estados Unidos irão ajudar os governos africanos que estejam determinados a combater os círculos financeiros ilícitos a tomarem medidas, de forma a promover uma boa governação, a transparência e o Estado de Direito. O Presidente norte-americano também destacou a importância dos princípios democráticos para o desenvolvimento do continente africano. "O progresso de África também vai depender da democracia, porque os africanos, como todas as pessoas do mundo, merecem a dignidade de serem capazes de controlar as suas próprias vidas", frisou o governante, enumerando "os ingredientes de uma verdadeira democracia: eleições livres e justas, liberdade de expressão e de imprensa e liberdade de reunião". "Estes direitos são universais. Estão escritos nas Constituições africanas", salientou Obama, referindo que a democracia tem vindo progressivamente a estabelecer-se neste continente, citando os casos, entre outros, da Namíbia, da África do Sul ou das recentes eleições na Nigéria. Na mesma intervenção, Obama advertiu que os líderes africanos que estão agarrados ao poder colocam em perigo o progresso democrático do continente. "O progresso democrático em África está em risco quando os líderes se recusam em deixar o poder no final dos seus mandatos", disse o governante norteamericano. "Ninguém deve ser presidente para a vida", acrescentou. A partir da tribuna da UA, Barack Obama pediu ainda ao mundo para mudar a maneira como olha para África e para a abandonar os estereótipos normalmente associados ao continente africano. "Numa altura em que África está a mudar, peço ao mundo para mudar a sua visão sobre África (...). Depois


5

Quarta-feira, 29-07-2015

de meio século de independências, é hora de abandonar os velhos estereótipos de uma África sempre ligada à pobreza e aos conflitos", declarou Obama. O Presidente norte-americano, que hoje termina uma ronda africana que passou pelo Quénia e pela Etiópia, afirmou igualmente que os Estados Unidos vão estar ao lado de África para fazer frente "ao terrorismo e à guerra". "Numa altura em que África enfrenta o terrorismo e a guerra, os Estados Unidos estão do vosso lado", disse o Presidente norte-americano, diante de uma plateia composta por representantes dos líderes dos paísesmembros da UA. "Com formação e apoio, vamos ajudar as forças africanas a ficarem reforçadas", referiu Obama, acrescentando que a luta contra os grupos armados que ameaçam o continente deve ser acompanhada por progressos ao nível da governação.

Apesar da proibição, manifestação de Luanda mantém-se esta quarta-feira

cumprimos com a lei e não temos nada a temer, não estamos a cometer nenhuma ilegalidade”, afirmou o activista, em declarações à Renascença. Segundo Pedrowski Teca os organizadores não querem violência e acreditam que haverá boa participação. “Será pacífica, ordeira, consoante as exigências de uma manifestação democrática, nada de violência. Quanto à adesão das pessoas, nós estamos a ter bom feedback até agora. O número de pessoas que está disposto a aderir e a participar na manifestação é considerável”.

Microsoft lança Windows 10. Pela primeira vez, é gratuito Novo sistema operativo é transversal para funcionar em desktops, tablets, smartphones e até na consola Xbox One.

O protesto foi considerado ilegal, mas os organizadores dizem que só haverá violência se esta partir da polícia.

Windows 10. Foto: Microsoft

Só haverá violência se partir da polícia angolana, garantem manifestantes. Foto: DR Por José Carlos Silva

Os promotores da manifestação marcada para quartafeira à tarde em Luanda não se demovem pelo facto de a mesma ter sido considerada ilegal. O protesto visa exigir a libertação de presos políticos activistas e contestar alegadas prisões arbitrárias e violações dos direitos humanos. Os promotores querem que o mesmo seja pacífico, mas que temem que venha a ser perturbado pela polícia, segundo Pedrowski Teca, um dos organizadores da manifestação que terá lugar no Largo da Independência no centro de Luanda. “A uma manifestação a ter lugar em Luanda, pretende exigir a liberdade incondicional dos presos políticos em Angola. Infelizmente o mais provável é que esta manifestação seja reprimida. Estamos convictos que

A Microsoft lança esta quarta-feira o Windows 10, a mais recente actualização – pela primeira vez, gratuita do seu sistema operativo. A estratégia procura manter a relevância da Microsoft no mundo dos dispositivos móveis, onde Apple e Google são reis: a actualização é oferecida numa tentativa de conseguir mil milhões de utilizadores nos próximos dois anos. O Windows 10 vai funcionar num ecossistema muito vasto de dispositivos. É um sistema operativo transversal, com o novo browser “Edge”, para funcionar em desktops, tablets, smartphones e até na consola Xbox One. O “Edge”, que substitui o Internet Explorer, foi anunciado em Abril. No novo navegador, o utilizador passa por uma página personalizada com os sites mais visitados, aplicações e informações relevantes como o clima, mapas, entre outros. Estas informações são obtidas através da nova assistente virtual, Cortana. O Microsoft Edge é o primeiro navegador da Microsoft que tem uma assistente de voz directamente integrado. Os computadores e tablets comprados a partir de Julho já terão o Windows 10. Para os smartphones, a


6

Quarta-feira, 29-07-2015

actualização será feita até ao fim do ano.

Hotelaria e restauração exigem IVA de 13% em 2016 e de 6% em 2017 Director-geral da AHRESP diz que o sector é dos mais cumpridores em termos fiscais e critica um aumento “violento” do imposto, como não há memória no passado recente.

serviços de alimentação e bebidas mais elevada da zona euro?". "É impossível e insustentável", disse, lembrando que o sector da hotelaria e da restauração "foi o primeiro a sofrer o ajustamento por efeito da crise internacional e da quebra de poder de compra dos clientes e depois a cereja no topo do bolo: o aumento de 77%" na taxa do IVA, que subiu de 13% para 23%. "Não há memória, nas últimas décadas no nosso país, de um imposto ter tido um aumento tão violento", disse.

Câmara de Braga assume responsabilidade moral sobre dívida de professores A Segurança Social detectou pagamentos indevidos a 170 professores e agora exige o dinheiro de volta. A Câmara está a tentar obter um perdão da dívida.

Restaurantes lamentam aumento violento do IVA no sector. Foto: DR

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) insistiu esta terça-feira na reposição da taxa do IVA em 13% nos serviços de alimentação e bebidas em 2016 e a aplicação da taxa reduzida de 6% em 2017. "Exigimos a reposição da taxa do IVA no Orçamento do Estado para 2016 e a taxa reduzida de 6% no Orçamento para 2017 como recomendam a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu", disse à agência Lusa o directorgeral da AHRESP, José Manuel Esteves, após uma reunião do Conselho Consultivo da associação, que decorreu na vila de Campo Maior, no distrito de Portalegre, no Alentejo. Segundo o responsável, através de uma directiva, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu recomendam a aplicação da taxa reduzida de IVA aos serviços de alimentação e bebidas, porque a hotelaria e a restauração "são um sector de forte empregabilidade". "Temos de apoiar, através de cargas fiscais reduzidas, estes sectores", que são "grandes geradores de emprego, sobretudo jovem", frisou, defendendo que baixar a carga fiscal "é a melhor forma de combater a evasão fiscal e a economia paralela, não é com sorteios de automóveis estrangeiros de grande cilindrada". Actualmente, o cumprimento fiscal da hotelaria e da restauração "é de 98%", ou seja, é um sector "altamente cumpridor", disse, referindo tratar-se de "um dado importante reconhecido pelas Finanças". Referindo que "a carga fiscal portuguesa", nomeadamente a da hotelaria e da restauração, "é a mais elevada da União Europeia", o director-geral da AHRESP questionou: "Com que prazer e responsabilidade Portugal pode ter a taxa de IVA de

Por José Carlos Silva

A Camara Municipal de Braga está a tentar obter junto da Segurança Social um perdão para a devolução de verbas exigidas por esta instituição a 170 professores daquela cidade. Em causa o recebimento indevido por parte dos docentes de subsídios de desemprego na íntegra, entre 2011 e 2013, apesar dos professores terem contratos a tempo parcial para darem actividades de enriquecimento curricular. Ricardo Rio, Presidente da Camara de Braga, reconhece que a autarquia tem responsabilidade moral neste caso e por isso está a tentar resolver o problema. “A câmara tem responsabilidades no sentido de que detectou informação que não estava correcta e com isso deu um benefício indevido a estes profissionais. Agora, do ponto de vista legal, não temos a certeza e temos vindo também a tentar descortinar isso, que essa responsabilidade moral se possa traduzir numa responsabilidade legal, que nos habilite a liquidar qualquer tipo de verba.” “Daí que a nossa principal prioridade é conseguir que


7

Quarta-feira, 29-07-2015

essa verba seja, efectivamente, perdoada ou substancialmente reduzida à luz do incumprimento legal aplicado”, conclui Ricardo Rio. Ainda em declarações à Renascença, o presidente da Câmara de Braga reconhece que de facto a autarquia só o mês passado fez chegar à Segurança Social a listagem de professores que entre 2011 e finais de 2013 deram aulas de enriquecimento curricular. Os serviços da Câmara levaram cerca de 20 meses a coligir a informação, porque esta não estava informatizada explicou Ricardo Rio. “Foi necessário recuperar informação que não estava tratada informaticamente e, portanto obrigou a que os serviços de recursos humanos da câmara tivessem feito um levantamento de todos os processos ao longo de três anos, de 2011 a 2013 onde inclusivamente houve uma alteração de responsáveis, com entrada na reforma de alguns profissionais e portanto isso gerou alguma dificuldade no coligir de toda essa informação e daí só mais recentemente tenha sido possível”, refere.

Polícias condenados por agredir jovem alemão vão ser demitidos da PSP Adrian Grunert foi espancado por dois agentes da PSP em Julho de 2008, perto do Bairro Alto.

23 anos. Um aviso da Direcção Nacional da PSP, publicado hoje em Diário da República, indica que, por despacho do Ministério da Administração Interna (MAI), datado de 20 de maio deste ano e assinado pela directora do Gabinete de Deontologia e Disciplina, foi aplicada a pena de demissão ao agente Osvaldo Magalhães, de 33 anos. Segundo a mesma fonte policial, o agente Rui Neto, actualmente com 32 anos, também vai ser demitido da PSP, esclarecendo que o despacho do MAI só será publicado em Diário da República em data posterior. O caso remonta a 25 de Julho de 2008, quando Adrian Grunert e a namorada apanharam um eléctrico: ela entrou, enquanto o jovem pendurou-se na traseira do eléctrico e seguiu viagem sem pagar bilhete. No Largo Conde Barão, quando o eléctrico estava parado, o jovem foi interceptado pelos dois agentes e levado sozinho para a esquadra. Ao jovem foram diagnosticadas várias lesões no corpo. O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou as penas decididas pelo tribunal de primeira instância e ordenou, em 2013, que os agentes fossem detidos para cumprirem a pena efectiva de prisão no Estabelecimento Prisional de Évora, o que aconteceu a 5 de Abril desse ano. Os dois arguidos já se encontram em liberdade condicional, segundo os despachos do Tribunal de Execução de Penas de Évora, emitidos em Fevereiro e Junho deste ano e aos quais a agência Lusa teve acesso.

Faltam 700 mil euros para acabar de construir o primeiro Kastelo Trata-se da primeira unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos em Portugal, que deverá receber 30 crianças.

Os dois agentes da Polícia Segurança Pública (PSP) que foram condenados a prisão efectiva por agressões a um estudante alemão vão ser demitidos por ordem do Ministério da Administração Interna, disse à Lusa fonte policial. A informação foi publicada esta terça-feira de manhã em Diário da República, mas apenas em relação a um dos polícias. No entanto, fonte policial avançou à Lusa sabe que o segundo agente envolvido nas agressões também será demitido. Rui Neto e Osvaldo Magalhães foram condenados pelas antigas varas criminais de Lisboa a quatro anos e três meses e a quatro anos de prisão efectiva, respectivamente, por ofensa à integridade física qualificada, coacção grave e abuso de poder, crimes cometidos na esquadra das Mercês, no Bairro Alto, em Lisboa, contra um estudante alemão, na ocasião com

Chama-se Kastelo e é a primeira unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos em Portugal. Vai abrir em São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, para receber 30 crianças com doenças crónicas e incuráveis.


8

Quarta-feira, 29-07-2015

A ideia dos promotores foi criar uma unidade onde as crianças recebam os cuidados médicos de que necessitam ambiente acolhedor e familiar, diz à Renascença o porta-voz da associação Nomeiodonada, José Couceiro. “O nosso grande desejo é que esta unidade se assemelhe o mais possível com as casas das nossas crianças que estão doentes, mas com todas as valências clínicas e médicas para apoiar as crianças”, descreve o dirigente. Esta instituição particular de solidariedade social está a criar esta casa para responder às famílias que, muitas vezes, “não têm capacidade” para dar resposta às necessidades de uma criança que tem alta do hospital. A casa abre portas em Matosinhos, mas pode acolher crianças de todo o país. Por isso, está preparada também para apoiar os pais que vêm de longe. O edifício que acolhe esta primeira unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos de Portugal foi cedido pelo Centro Hospitalar do Porto. A instituição recebeu 100 mil euros do BPI Capacitar para comprar as mobílias. Nesta altura, faltam 30 dias de obras e, segundo José Couceiro, falta também dinheiro para as concluir. “A nossa previsão de abertura restringe-se a cerca de 700 mil euros que ainda nos faltam obter para concluir as obras na sua totalidade”, afirma. Quando estiver pronto, esta unidade passa a fazer parte da rede nacional de cuidados continuados.

Nutricionistas alertam. Está a aumentar o número de falsos profissionais “A Ordem tem um mecanismo legal”, através do qual “qualquer pessoa pode verificar se o profissional a que recorre é nutricionista ou não”, indica a bastonária Alexandra Bento à Renascença.

Foto: DR

Há quase 10 denúncias, por mês, de nutricionistas e dietistas falsos no nosso país. O alerta é lançado esta

terça-feira de manhã na Renascença pela bastonária dos Nutricionistas, Alexandra Bento. “Temos vindo a registar um número crescente de casos de pessoas que se intitulam ser nutricionistas ou dietistas sem de facto o serem. Isto é uma preocupação grande para a Ordem, pelo que alertamos o cidadão para o facto de, para ser nutricionista ou dietista, é obrigatório estar inscrito na Ordem dos Nutricionistas”, afirma. Alexandra Bento dá uma conferência de imprensa esta terça-feira no Porto para lançar o mesmo aviso, chamando a atenção para os “riscos evidentes” para a saúde. “Estamos a falar de profissões de saúde, que têm de ser desempenhadas por quem tenha habilitações académicas e profissionais para o efeito e, portanto, quem não as tem põe em risco a saúde do indivíduo”, sublinha. A bastonária adianta que “a Ordem tem um mecanismo legal que é o registo nacional, onde qualquer pessoa pode verificar se o profissional a que recorre é nutricionista ou não. Se lá está é, se não está não é”. RIBEIRO CRISTÓVÃO

Vida nova Luis Duque voltará certamente a ser figura no mundo do futebol, depois de atravessar o deserto que agora lhe foi colocado à frente.

A vontade dos clubes que fazem parte dos quadros do futebol profissional tomou ontem a decisão de eleger o ex-árbitro Pedro Proença para presidente da Liga de que fazem parte para um mandato de quatro anos. A votação não deixou dúvidas e a diferença entre os dois candidatos ficou especialmente patente na vontade dos clubes da primeira divisão. Luis Duque fica pelo caminho, mas o seu exercício ao longo de nove meses não pode nem deve ser menosprezado nem diminuído. O ex-dirigente do Sporting foi capaz de recuperar a Liga, o organismo voltou a ter credibilidade, e a sua situação financeira deixou de causar preocupações. Luis Duque voltará certamente a ser figura no mundo do futebol, depois de atravessar o deserto que agora lhe foi colocado à frente. Pedro Proença tem pela frente uma tarefa exigente face aos desafios que se colocam ao futebol português, prevendo-se que não venha a ser fácil a concretização de algumas das promessas que foi distribuindo no


9

Quarta-feira, 29-07-2015

decorrer dos escassos dias que durou a campanha eleitoral. Há dúvidas sobre a sua experiência numa área muito diferente daquela onde, a partir de agora, passa a militar. Unir os clubes é uma das mais primordiais tarefas do seu programa, complicada por tudo quanto se conhece, e ficou à vista na cena protagonizada pelo presidente do Gil Vicente, um momento inenarrável bem ao nível do terceiro mundo. De resto, os poderes da Liga, da qual se escapuliram a arbitragem e a disciplina, não proporcionam grande margem de manobra. Pedro Proença terá, por isso, de inventar outras fórmulas que ajudem a regenerar um futebol que teima em não revelar capacidade para ir além das nossas fronteiras. ELEIÇÕES LIGA

Presidente Proença. "Hoje, inicia-se um capítulo de esperança" Ex-árbitro de 44 anos sucede a Luís Duque na liderança do organismo. Pedro Proença promete ser o "presidente de todos os clubes" e acredita poder conglomerar e unir o futebol português. Pedro Proença, o primeiro ex-árbitro a ser eleito para a liderança de uma Liga de futebol, na Europa, promete ser “o presidente de todos os clubes”, acreditando ter capacidade para conglomerar e unir o desporto-rei português. “Acredito poder reunir todos os clubes, sem excepção. Só juntos e unindo esforços poderemos trabalhar em prol do futebol português. Serei, de hoje em diante, o presidente de todos os clubes. Sem excepção. É com muita honra e com um sentimento de compromisso imenso que irei abraçar esta causa que é a Liga Portuguesa de Futebol Profissional”, afirmou o gestor de 44 anos, numa declaração sem direito a questões da parte dos jornalistas, na sede da Liga de Clubes, no Porto. Prometeu ainda iniciar uma nova era no futebol português. “Hoje, inicia-se um capítulo de esperança. Esta não é uma vitória pessoal mas uma vitória de todos os clubes e do futebol português”, assegurou, recuperando os três vectores nos quais suportou a sua candidatura. “Credibilizar, criar valor e internacionalizar. Estes foram os valores que defendemos e pelos quais nos bateremos nos próximos quatro anos. Queremos potenciar uma Liga mais forte e mais rentável para os clubes e que seja sinónimo de credibilidade, profissionalismo, rigor e competência”, salientou. Após uma campanha eleitoral na qual ouviu duras críticas da parte de Luís Duque, que se recandidatava para um novo mandato à frente dos destinos da Liga,

Pedro Proença deixou uma palavra de apreço para com o homem a quem acaba de suceder. “Quero saudar o Dr. Luís Duque pela dignidade com que pautou toda a sua candidatura”, deixando ainda um rol de agradecimentos pela sua eleição. “O meu sincero e reconhecido obrigado a todos os que participaram neste acto eleitoral, no espírito de dignidade e respeito. Em especial, o agradecimento aos clubes que depositaram a confiança no projecto que delineámos para a Liga. O meu profundo reconhecimento a todos os que nos endereçaram palavras de apoio. Estendo as minhas felicitações aos órgãos sociais hoje eleitos”, disse. Pedro Proença foi eleito, esta terça-feira, como novo presidente da Liga de Clubes para o quadriénio 20152019. O ex-árbitro, de 44 anos, director financeiro de profissão e especialista em gestão de insolvências, bateu o ex-dirigente do Sporting com 32 votos a favor, num universo total de 55 [dois para cada clube da Primeira Liga e um para cada emblema da Segunda Liga]. Duque ficou-se pelos 23 votos. [notícia actualizada às 20h20]

Volta a Portugal arranca hoje. Cidade de Viriato dá o mote Mais de 1500 quilómetros de estrada, 11 dias de certame e 10 etapas. Ainda não é desta que todo o país é abrangido pela principal prova velocipédica nacional, mas há novidades. Galego Gustavo Veloso defende título de 2014. Prólogo em Viseu com o primeiro de dois contrarrelógios da Volta.

Regressou o “sonho amarelo” de cada Verão. A Volta a Portugal em bicicleta assinala, esta quarta-feira, o início da sua 77ª edição, numa prova que se iniciará com um contrarrelógio individual em Viseu e terminará, dentro de 11 dias, no Marquês de Pombal, em plena capital portuguesa. Da cidade de Viriato a Lisboa serão 1551,7 quilómetros cronometrados, com 10 etapas para todos os gostos, as agruras do costume, algumas novidades e a ausência de passagens pelo Alentejo ou pelo Algarve.


10

Quarta-feira, 29-07-2015

Os palcos magníficos da Torre, com a “etapa rainha”, ou a mítica subida à Senhora da Graça mantêm-se no mapa, destacando-se a estreia absoluta de Condeixaa-Nova, palco da partida para a subida até Seia e o regresso de Vila Franca de Xira quase 40 anos depois da última presença no plano da Volta. Montalegre, com outro regresso, o da Serra do Larouco mas também o competitivo contrarrelógio da penúltima etapa, entre a Praia do Pedrógão e Leiria (34,2 quilómetros), que promete definir a tendência final do virtual camisola amarela são outros dos destaques da edição deste ano. O pelotão da Volta a Portugal vai contar com 137 ciclistas. Confirma-se, assim, a tendência descendente iniciada o ano passado, com a menor afluência desde 2011. Para saber mais sobre a bronca que ameaçou o arranque da 77ª edição da Volta e conhecer melhor os principais candidatos à camisola amarela, leia este artigo. A 77ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai decorrer até 9 de Agosto e terá acompanhamento permanente na Renascença e nas edições de Bola Branca, bem como em rr.sapo.pt e em bolabranca.rr.sapo.pt.

Pereira (Grécia) e José Mourinho (Inglaterra). LIGA DOS CAMPEÕES

Insólito. Paulo Machado expulso depois de ser substituído Assobiado pelos adeptos do Dínamo Zagreb, a sua equipa, o médio português não se conteve e reagiu com gesto obsceno para a plateia, de forma repetida. Castigo pesado à vista para Paulo Machado.

ÁFRICA

Jesualdo sagra-se campeão no Egipto Veterano treinador português recoloca Zamalek no trilho dos grandes títulos ao beneficiar do inesperado empate do eterno rival Al Ahly.

Jesualdo Ferreira no Egipto: chegar, ver e vencer. Foto: DR

O Zamalek, clube orientado por Jesualdo Ferreira, sagrou-se campeão nacional do Egipto esta terça-feira, sem precisar de jogar. E isto porque o eterno rival Al Ahly, segundo na tabela do campeonato, empatou em casa com o Smouha (1-1), em partida da 37ª e penúltima jornada. O Zamalek conquista, desta forma, o 12º título nacional, regressando aos títulos 11 anos depois do último campeonato. Na temporada de 2014/15, Jesualdo Ferreira, que em Portugal orientou Benfica, FC Porto e Sporting, torna-se no quarto treinador português a ser campeão no estrangeiro, depois de André Villas Boas (Rússia), Vítor

Paulo Machado "virou-se" aos adeptos do Dínamo Zagreb e acabou por ser expulso. Foto: DR

Paulo Machado protagonizou, porventura, o momento mais inusitado e inesperado da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, esta terça-feira. O médio português foi expulso, já depois de ter sido substituído, durante a segunda metade do Dínamo Zagreb-Molde (1-1), na capital croata. A sanção da equipa de arbitragem e, sobretudo, o momento em que ocorreu, já surpreende. Mas se dissermos que há motivos de sobra para a expulsão, a coisa muda de figura. Paulo Machado foi substituído por Marko Rog, aos 64 minutos, saindo de campo debaixo dos assobios dos adeptos do Dínamo, a sua equipa, descontentes com a sua prestação em campo. O médio formado nas escolas do FC Porto não se conteve e exibiu o dedo do meio a toda a plateia, ainda em pleno relvado. O gesto obsceno passou, na altura, despercebido ao árbitro belga Serge Gummieny. O problema foi o que se seguiu. Paulo Machado abandona o terreno de jogo e volta a protagonizar o mesmo tipo de conduta imprópria. A equipa de arbitragem apercebe-se do sucedido e o juiz principal expulsa o luso com vermelho directo. Capítulo encerrado? Nada disso. Paulo Machado abandona o banco de suplentes e, no trajecto para os balneários, volta a exibir o dedo do meio aos adeptos. No mínimo, foi insólito. Paulo Machado, todavia, estará certamente sob a alçada disciplinar da UEFA, que não costuma ser particularmente branda neste tipo de situações de indisciplina.


11

Quarta-feira, 29-07-2015

SÍRIA

Benfica vence… nas grandes penalidades Os encarnados bateram o Club América no México, por 4-3 no desempate nos penaltis, após um nulo nos 90 minutos.

Patriarca alerta para “apoio indirecto ao Estado Islâmico” Gregório III Laham confirma que há cada vez mais cristãos a abandonar o Médio Oriente, mas acredita num futuro para a Igreja na região.

Vitória suada no México. Foto: Mario Guzman/Epa

O Benfica despediu-se esta quarta-feira da International Champions Cuo, onde tinha registado um empate e duas derrotas nos três primeiros jogos. A equipa orientada por Rui Vitória continua amostrar muitas dificuldades na finalização, mas conseguiu vencer o México por 4-3 nas grandes penalidades, depois de um nulo nos 90 minutos. O Benfica alinhou com Júlio César (Ederson, 82min); André Almeida (Sílvio, 65min), Luisão (João Teixeira, 82min), Jardel e Eliseu (Marçal, 46min); Fejsa (Samaris, 65min), Pizzi (Cristante, 65min), Talisca (Ola John, 82min), Gaitán e Carcela (Nuno Santos, 46min); Jonas (Jonathan Rodríguez, 65min).

Gregório III Laham, Patriarca da Igreja Melquita. Foto: AIS

O apoio dado pelos países ocidentais a grupos moderados que lutam contra o regime na Síria é contraproducente e acaba por ir parar aos extremistas. Quem o diz é o Patriarca da Igreja Melquita, Gregório III. “Se o ocidente ajudar os moderados da Síria de forma directa, está a ajudar o Estado Islâmico de forma indirecta. Se derem dinheiro aos grupos fracos e moderados num dia, no dia seguinte irá parar aos grupos fortes. Vemos isto a acontecer todos os dias.” O Patriarca admite que não tem qualquer informação sobre o paradeiro do padre jesuíta Paolo Dal’Oglio nem de outros seis sacerdotes clérigos, incluindo dois bispos, que estão desaparecidos na Síria, na maioria raptados por grupos fundamentalistas islâmicos. “Quem sabe o que lhes aconteceu? Quem sabe se ainda estão vivos?”, disse o Patriarca. A situação militar na Síria tem-se tornado mais desfavorável para o Governo nas últimas semanas, com Bashar al-Assad a admitir na televisão que as dificuldades obrigam o regime a escolher as suas batalhas, não podendo combater o Estado Islâmico e outros grupos rebeldes em todas as frentes. Os cristãos que vivem em território controlado pelo regime entendem estes sinais como uma ameaça à sua segurança e, como tal, têm começado a abandonar novamente o país em grandes números, diz o Patriarca desta igreja oriental que está em comunhão com Roma. “Todos os dias há pessoas que abandonam o país, algumas com vistos, outras sem. Às vezes levam com elas milhares de dólares americanos, na esperança de alcançar a Europa, exponde-se assim à exploração, ou pior.” Segundo o Patriarca pelo menos 450 mil cristãos sírios vivem actualmente como refugiados no estrangeiro ou


12

Quarta-feira, 29-07-2015

como deslocados internos. Pelo menos 40 mil vivem na Alemanha e 50 mil na Síria. Contudo, há também algumas notícias positivas, com Gregório III a referir que muitas famílias cristãs estão a regressar às suas terras quando estas se tornam novamente seguras. O Patriarca dá o exemplo da vila de Maaloula, perto de Damasco, que chegou a ser ocupada por fundamentalistas islâmicos mas que está agora nas mãos de forças governamentais e para onde terão regressado recentemente 450 famílias cristãs. Nesta entrevista à fundação Ajuda à Igreja que Sofre, o Patriarca confirmou que a presença cristã na região está a diminuir, mas mostrou-se confiante no futuro. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para manter os cristãos, tanto quanto possível, no berço da Cristandade. Aqui os cristãos desempenham um papel importante, de missão, presença e diálogo. Não nos preocupamos apenas com os cristãos, mas tentamos promover o diálogo e cuidamos de todas as pessoas”, refere.

A combinação vencedora do concurso 60/2015 do Euromilhões sorteada é composta pelos números 2332-36-43-49 e as estrelas 07 e 08.

Guitarra de Mark Knopfler vale oito mil euros a instituição de Oeiras O dinheiro vai ser aplicado na aquisição de material essencial para o bem-estar dos utentes. Fã do músico vai receber a guitarra no Festival Cool Jazz.

Euromilhões de sexta-feira com jackpot de 25 milhões de euros O quarto prémio vai ser distribuído por 28 apostadores, quatro dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, um prémio de 5.476,31 euros.

Prémio para o sorteio de sexta-feira é de 25 milhões de euros. Foto: DR

O próximo concurso do Euromilhões, de sexta-feira, terá um Jackpot de 25 milhões de euros em virtude de não ter sido apurado qualquer totalista no sorteio desta terça-feira, informou a Santa Casa Misericórdia. O segundo prémio vai ser distribuído por três totalistas, que registaram o boletim fora de Portugal, e que vão receber, cada um, cerca de 306 mil euros. Com o terceiro prémio foram apurados sete apostadores, que também registaram o boletim no estrangeiro e que vão receber, cada um, cerca de 43 mil euros. O quarto prémio vai ser distribuído por 28 apostadores, quatro dos quais em Portugal, que vão receber, cada um, um prémio de 5.476,31 euros.

Mark Knopfler entrega a guitarra esta noite

Uma guitarra autografada pela figura principal dos Dire Straits vai ajudar a CerciOeiras em oito mil euros. A guitarra foi leiloada, tendo por base uma licitação de 500 euros e foi comprada para depois Mark Knopfler a assinar. Acabou por render 16 vezes mais. “Foi para nós uma agradável surpresa e damos os parabéns ao Mark Knopfler, que teve esta ideia”, começa por dizer à Renascença a directora executiva da CerciOeiras. “Relativamente à aplicação de dinheiro, vamos comprar um desumificador para a nossa piscina e ajudas técnicas para alguns clientes, como cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, porque é um material que se desgasta muito e é sempre uma necessidade numa instituição que dá apoio a pessoas com deficiência”, indica Ivone Félix. Os oito mil euros foram pagos por um gestor de empresas do Porto, Henrique Gonçalves, fã assumido de Mark Knopfler. À Renascença, reconhece que o facto de estar a ajudar uma instituição de solidariedade social o motivou a participar no leilão. “Sou fã do Mark Knopfler e dos Dire Straits, também toco guitarra e achei interessante ter uma guitarra autografada por ele. Como mais-valia adicional, este dinheiro vai reverter para a Cercis de Oeiras, o que acaba por ser um ‘dois em um’ espectacular”, confirma. Henrique Gonçalves, que vai receber a guitarra das mãos do próprio Mark Knopfler, no concerto desta terça-feira à noite, no festival Cool Jazz, diz ainda que não está “a pensar utilizá-la muito” e que talvez a trate


Quarta-feira, 29-07-2015

como um quadro.

Página1 é um jornal registado na ERC, sob o nº 125177. É propriedade/editor Rádio Renascença Lda, com o nº de pessoa colectiva nº 500725373. O Conselho de Gerência é constituído por João Aguiar Campos, José Luís Ramos Pinheiro e Ana Lia Martins Braga. O capital da empresa é detido pelo Patriarcado de Lisboa e Conferência Episcopal Portuguesa. Rádio Renascença. Rua Ivens, 14 - 1249-108 Lisboa.

13


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.