Informação e cultura
toda semana!
anos
Edição 693 - Ano XII | 8 a 14 de janeiro de 2021 | distribuição gratuita para pessoas modernas
O que os pais precisam saber sobre educação bilíngue O interesse dos pais pela educação bilíngue tem aumentado nos últimos anos e, com isso, surgem várias dúvidas acerca do assunto. A maioria reconhece que dominar um segundo idioma está entre as habilidades básicas exigidas no mercado de trabalho. Mas a partir de qual idade a criança deve aprender outra língua? E como ficam as disciplinas exigidas pelo Ministério da Educação e constantes na Base Nacional Comum Curricular? E qual é a carga horária adequada para uma educação bilíngue de qualidade? O que poucos sabem é que o ensino bilíngue contribui para aumentar a capacidade de concentração do aluno, o senso de organização e melhora o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas a escrita, fala e a leitura. A seguir, os especialistas da Escola Bilíngue Pueri Domus explicam tudo o que os pais precisam saber sobre esta alternativa de aprendizado.
de adaptação para os mais variados casos, em todas as idades. O que muda é o nível de dificuldade. Para uma criança, a comunicação acontece de maneira muito natural e a medida que ela cresce, surgem as travas, o sotaque, o medo de errar. Quanto mais cedo ela aprender, melhor vai transitar entre um idioma e o outro e fará isso com naturalidade.
Educação Bilíngue só tem benefícios O esforço e a atenção necessários para alternar de um idioNão há idade ideal ma para outro gera mais atividaO aprendizado de outro idioma de no cérebro como um todo, é possível em qualquer momento em especial no córtex pré-fronda vida. Nas escolas há processos tal (parte responsável pelo con-
trole e julgamento). As crianças que começarem a aprender um novo idioma ainda na primeira infância têm mais chance de se expressarem na segunda língua como nativas. Graças a plasticidade e a seus inúmeros neurônios, elas aprendem com maior facilidade e utilizam ambos os hemisférios do cérebro.
O tempo de aula necessário Um aluno tem de ter, no mínimo, de 2 a 3 horas de imersão em outro idioma por dia para se tornar bilíngue e fluente no pensamento complexo. Aprender uma língua não é apenas conhecer um idioma, mas também uma cultura inteira e saber usar a palavra correta para cada situação. É importante expandir o conhecimento para tudo que aquele idioma proporciona e toda a cultura que vem com ele. Aprender uma língua é um pacote e, por isso, é necessário vivenciar uma imersão neste idioma para aprender de fato.
Perfil da criança bilíngue São aquelas com melhor planejamento e organização, que executam multitarefas com mais eficiência e que são mais flexíveis. Também aprendem com maior facilidade e desenvolvem melhor comportamento socioemocional. Fonte: Pueri Domus