JORNAL COMUNICAPAZ

Page 6

Conhecendo o Núcleo de Extensão da

UFMA

A

o chegar ao NEVE ( Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Maranhão)localizado na Vila Embratel se percebe, de imediato, que as pessoas freqüentadoras do local tem algo diferente, talentos especiais e muitas coisas boas para oferecer. Dentro desse ambiente, donas de casa como Maria Benedita encontram no NEVE uma oportunidade e uma opção de vida. “Estou aqui há cinco anos e nesse tempo cresci muito como mãe, mulher e esposa. Neste espaço fiz cursos como pintura, corte e costura, moda íntima, são tantos que nem consigo lembrar. Hoje estou na oficina de bijuterias e tento passar as minhas colegas tudo que aprendi”. Assim como a Maria Benedita, Maria Dolores que trabalha com biojóias (bijuterias feitas com sementes) encontrou um sentido para sua vida. “Depois que entrei no NEVE, senti que posso fazer várias coisas, me alegro bastante quando alguém elogia e valoriza o meu trabalho”. Outras pessoas também tiveram suas vidas transformadas para melhor, graças as possibilidades de capacitação oferecidas pelo NEVE. A história do NEVE começou com o Programa Rio Bacanga, em janeiro de 1999, que tinha por objetivo promover ações para o desenvolvimento da educação, saúde, cultura e qualidade de vida das comunidades que se situam

Daniela Julian Arison Nascimento nos arredores da UFMA Um dos primeiros projetos desse programa “Prevenção e Assistência à Gravidez na Adolescência”, coordenado pelo Departamento de Medicina III, teve o apoio da UNICEF (Fundo das Nações Unidas pela Infância). A partir daí, outras atividades foram se desenvolvendo no bairro. Logo após, surge o projeto de extensão “Iniciação desportiva: futebol de campo”, que nasceu do interesse dos alunos do curso de Educação Física, o “Jovens de bem com a Vida”. Além de dar atenção integral à saúde dos adolescentes, oferecia uma série de atividades artísticas e culturais, através da parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), bem como oficinas de capoeira, artes plásticas, teatro, serigrafia e dança de rua. Também foram implantados os projetos “Ambulatório de Cuidados Primários em Pediatria” e “Ambulatório de assistência ao “Pré-natal de Gestantes e Adolescentes”, “Planejamento Familiar”, “Aconselhamento e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS)” e o “Coreografando o Cotidiano: a dança um caminho para a reconstrução da cidadania das adolescentes” Em julho de 2001, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis reabriu o NEVE fechado desde 1996. A partir daí todas as coordenações de projetos se transferiram para o referido Núcleo. Além de consolidar todos esses programas, reativa a Horta Comunitária, implanta o Projeto CriAção, em parceria com a Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, a Biblioteca Comunitária/ Escolar da Vila Embratel, o Projeto Vida Vôlei, Dom Quixote,Cardiologia para a 3ª Idade, o Telecentro Comunitário.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.