Jornal O Tempo Betim 07.04.2023

Page 1

Esporte. Cidade sediará 1ª etapa do Mineiro de Bicicross/BMX. Página 16

Semana Santa. Fiéis celebram com missas, vigílias e procissões. Página 11

R$ 62 milhões

Município é o 6º em MG que mais gasta com bebida alcoólica.

AnoXLVIII-Número2069--www.otempobetim.com.br

SEM RASTRO

Casos de pessoas desaparecidas quase triplicam em Betim

O número de desaparecidos em Betim quase triplicou neste ano, em comparação com janeiro e fevereiro de 2022 – casos subiram de 30 para 78. Só no ano

passado, 205 pessoas sumiram na cidade. Mais do que estatística, elas são vidas perdidas, como é o caso de Patrick dos Santos, de 24 anos, que desde o dia 9 de

janeiro não dá notícias para a família. A orientação da polícia é que o desaparecimento seja reportado o quanto antes, para agilizar a investigação. Página 13

Impactos sociais e ambientais

Prefeituras voltam a fazer frente contra o Rodoanel após Romeu

Zema assinar concessão

BetimeContagem,municípiosdeMinasmais afetadospelotraçado,quetrazimpactossociais eambientais,reafirmamquenãovãolicenciar obra,mesmoapósassinaturadecontrato,casoo projetonãosejaalterado. Página 3

Supod Itinerante Apac ganha aliado pra ressocializar detentos

Página 8

Servidores efetivos Prefeituracria incentivoà aposentadoria edemissões

Página 4

GUERRA CONTRA A DENGUE

UBSs voltam a abrir no sábado

A prefeitura vai abrir quatro UBSs, neste sábado (8), para atender casos suspeitos de dengue e, assim, tam-

bém desafogar as UPAs. Até quarta (5), 1.481 notificações da doença foram registradas em Betim. Página 6

INFLUENZA

Imunização vai até 31 de maio

Betim espera vacinar 138 mil contra a gripe até 31 de maio.

Governo de Minas enviou, na última semana, lote com 25.600 doses. Campanha foi antecipada diante do aumento de doenças respiratórias.

Página 5

Betim 6a13deabrilde2023
Página 12 CAROLINA MIRANDA REEPRODUÇÃO INTERNET

Vittorio Medioli

vittorio.medioli@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3903

Para aqueles que virão

Numa roda de amigos, surgiu o tema “nova geração”. A conversa ficou até valendo estas notas.

Efetivamente, as novas gerações – ou continuação da humanidade – poderão desfrutar de alta tecnologia e recursos excepcionais, entretanto a incerteza permanece sendo a única certeza do futuro.

As civilizações do passado, justamente no melhor momento de sua trajetória, iniciaram declínios terríveis que levaram até a sua dissolução. Nos últimos 40 séculos, notamos que, após períodos de esplendor, se seguiram outros de obscurantismo e dissolução. Gerações de egípcios dominavam a construção das pirâmidese deestátuascolossais; hoje,têm dificuldade até de montar um edifício mais elaborado.

Ainda se analisa a opulência de Roma, “caput mundi”, que chegou a hospedar 1 milhão de habitantes em seu apogeu, mas em seguida encolheu para 25 mil moradores. Precisou aguardar mais de mil anos para assistir ao “renascimento” italiano. Aliás, um movimento civilizatório que pode ser tratado como uma explosão de inteligência, bom gosto, arte e engenhosidade sem precedentes.

Constata-se na história a falta de linearidade do desenvolvimento de civilizações, marcado por elevações fantásticas seguidas de decadências inexplicáveis. Servem de exemplos as civilizações chinesa, suméria, grega, romana, inca e outras que se dissolveram como abóbora de Cinderela – não apenas materialmente, mas intelectualmente, perdendo o acervo de conhecimentos mais elevados.

O crescimento e a dissolução marcam a trajetória de todos os povos que nos antecederam. A cidade peruana de Machu Picchu é tes-

temunha. A perfeição fantástica de suas técnicas de construção permanece hoje inexplicável.

Nos últimos dias, as sumidades da tecnologia do planeta se reuniram para alertar sobre os riscos da inteligência artificial. O tema sacudiu os ambientes acadêmicos internacionais, mas, infelizmente, no Brasil, o tratamento do assunto, até agora, não passou de sensacionalismo como “guerra entre humanos e robôs”. Poderemos ter mais facilidade na vida. Entretanto, em termos de supremacia, a raça humana tem algo sublime que a diferencia e a deixa irrepetível.

Pode até ser inferior na capacidade de memorização e na elaboração de cálculos, contudo o homem, à luz da ciência ocidental, resta um enigma. O homem possui algo que transcende a matéria, a física, a química e a mecânica. Performances extraordinárias de alguns indivíduos atestam existir uma potencialidade excepcional ao alcance da raça.

No Gênesis: “Memento, homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris”; da mesma forma, nas escrituras sagradas do hinduísmo (Vedas, Upanishads, Bhagavad-Gita, Ramayana e Mahabharata), o fenômeno que conhecemos como homem neste planeta é descrito como um conjunto de sete corpos (esferas), seis dos quais existem antes de aparecer o indivíduo físico, em carne e ossos. Quatro deles desapareceriam, e três, que compõem o corpo causal ou a verdadeira essência que construiu o corpo, seriam o dono do eterno peregrino (mônada). Os corpos inferiores: físico, etérico (energias), astral (desejo, vontade, aspiração) e mental inferior (parte cerebral) se dissolvem depois de cumprir uma missão determinada no mundo dos fenômenos (maya).

Destaque da semana

Sobre a Apac Betim e o projeto de combate ao vício em álcool e outras drogas implementado nessa semana na unidade

“Vamos trabalhar com os recuperandos no viés da perspectiva da ressocialização e levar palestras pontuais para falar sobre a prevenção à recaída.”

Walter Barbosa

Chefe de Divisão de Tratamento da Supod

“O prefeito Vittorio Medioli abraçou o projeto e doou o espaço. Hoje já temos 132 pessoas a caminho da ressocialização.”

Renata Rachid

Presidente da diretoria executiva da Apac Betim

Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode

Por que, entretanto, o corpo físico seria necessário para o espírito? A ele cabe dispor a seu dono a experiência terrena para lhe possibilitar a expansão acelerada, que de outra forma seria demasiadamente longa e interminável nas esferas sutis. Ou seja, o corpo e sua odisseia se retiram de um limbo, do Éden de Adão e Eva, para forçar duras provas neste mundo, com suas lutas, sofrimentos, prazeres, amores e ódios. O universo, assim como as galáxias e o homem (pequena galáxia), está em contínua expansão. Pensar no homem cósmico é pensar num ente que deixará de ser homem para ser algo melhor na eternidade, segundo descrevem os Vedas.

Vinculado à matéria, o homem se exercita, constrange o espírito a evoluir. Um mal pode setransformarnumbemevolutivo.Ocorpofísico é uma dádiva momentânea, um desafio que devemostratar comtodorespeito, cuidado,como um instrumento precioso. Ainda o usa por aquilo que podem conceder os seus corpos superiores, não como erroneamente age a maioria: fim em si mesmo.

Asatuaisgeraçõesviverãonaspróximasdécadas “tornados” de desafios. Na lógica védica, a eles cabe este carma. O papel que terá de manter a humanidade, povoando esta nossa arena planetária, será desafiador. Se o passado varreu avanços, civilizações e fatos extraordinários, como a tecnologia das pirâmides, a sabedoria guardada em Alexandria e os poderes dos magos da cidade de Ur, as próximas geraçõesdeverão desenvolversabedoria emétodos de convivência ainda desconhecidos.

A cada ciclo, os seus desafios. Entre eles, a energia nuclear e a inteligência artificial, que representam meios portentosos e riscos brutais e colocam a humanidade sobre um fio de navalha.

Tempo bom para os servidores efetivos que querem se aposentar. A prefeitura, pela terceira vez, criou um projeto que prevê benefícios para os cerca de mil funcionários públicos que se encaixam nesse perfil e possuem tempo de contribuição para se aposentarem. O PL foi aprovado na Câmara e segue para sanção do prefeito Medioli.

Tempo bom para o apostador de Betim que ganhou R$ 37 milhões na Mega-Sena e retirou a bolada na Caixa Econômica Federal. O que não faltam são opções para o sortudo gastar o dinheiro.

Tempo bom para os bares e restaurantes da cidade que vendem bebidas alcoólicas. Pesquisa do IPC Minas, especializado em potencial de consumo brasileiro, mostra que Betim é o sexto município em Minas que mais gasta com esse tipo de produto.

Tempo Ruim

Tempo ruim para o governador Romeu Zema, que, mesmo sob protestos dos municípios do Médio Paraopeba, assinou na sexta (31) o contrato de concessão do Rodoanel. Betim e Contagem são as cidades mais afetadas, porque o trajeto projetado divide bairros populosos dos municípios ao meio e passa pela APA da Bacia Várzea das Flores.

Tempo ruim para as ameaças de massacres que vêm se espalhando em escolas de Minas. Em Betim, um caso foi registrado na escola Margarida e deixou pais, educadores e alunos apreensivos. A Secretaria da Educação acionou a PM e monitora o caso.

Cultura em festa. Dezenas de pessoas prestigiaram, na última sexta-feira (31), as atrações promovidas em comemoração ao aniversário de um ano do Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco, principal equipamento cultural da cidade, inaugurado pela atual administração.

Tempo ruim para um homem que foi preso ao dirigir embriagado e assediar mulheres em Betim, na pista de caminhada da avenida Edmeia. A prefeitura criou recentemente uma Ouvidoria só para tratar de crimes como esse.

2 |OTEMPO BETIM OPINIÃO Betim- 6a13deabrilde2023
Tempo Bom
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
EDIÇÃO: Daniele Marzano Reis REPORTAGEM E REDAÇÃO: Dayse Aguiar, Iêva Tatiana, Lisley Alvarenga e Sara Lira DIAGRAMAÇÃO E ARTES: Kelly Quintiliano Chaves FOTOGRAFIA: Carolina Miranda e Ronaldo Silveira COMERCIAL: Luciana Rodrigues Os artigos assinados não correspondem, necessariamente, à opinião do jornal Rua do Rosário, 182 - Angola - Betim/MG - CEP: 32.604-218 Telefone: (31) 2517-3900 CNPJ: 26.198.515/0002-12 Insc. Estadual: 067.669.993.01-67 Insc. Municipal: 000.052/002.0 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a quinta-feira: 8h às 18h e Sexta: 8h às 17h

Aprendizado na Câmara

Na próxima semana, alunos da Escola Municipal Tito Flavius, do Alterosas, participam do projeto ‘A Câmara vem à Escola e a Escola vem à Câmara’, projeto de educação para o legislativo desenvolvido pela Casa.

Impactos. Prefeitos dizem que não licenciarão a construção caso o projeto não seja alterado

Zema concede o Rodoanel sob protestos de Betim e Contagem

Contrato da obra da via, de R$ 5 bi, foi assinado

Gabriel Ronan

Especial para O Tempo Betim

O governador Romeu Zema (Novo) assinou na última sexta-feira (31) o contrato de concessão do Rodoanel Metropolitano, obra orçada em R$ 5 bilhões, dos quais o Estado en-

trará com R$ 3 bilhões – provenientes do acordo com a Vale –, e a empresa, com os outros R$ 2 bilhões. No mesmo dia da oficialização do acordo com a empresa italiana Inc. SPA, que irá construir a nova via de 100 km, as prefeituras de Contagem e Betim – duas das sete cidades mais afetadas pela supervia – voltaram a cobrar mudanças no projeto apresentado por Zema e reafirmaram que não concederão a licença da obra caso o traçado não seja alterado.

“Betim sente uma urgente necessidade do Rodoanel, mas num percurso que não cor-

te as áreas mais densamente povoadas. O Rodoanel não pode se transformar numa agressão ao equilíbrio da população, especialmente dos bairros mais populosos. Já existe uma lei municipal que permite o Rodoanel, mas num percurso de área externa aos bairros mais populosos. Não se quebra lei municipal sem acordo com o prefeito. Betim nunca vai licenciar essa obra, e, sem a anuência do município, não tem como (ocorrer a obra). Se não passar (o traçado) por fora das áreas urbanas, dos bairros, não vamos licenciar. Nós temos posição de contestar a escolha desse traçado atual, que destrói Betim e vai trazer muito sofrimento e perdas para a cidade e para a população”, criticou Vittorio Medioli.

A prefeita Marília Campos (PT) reforçou o posicionamento contrário à atual proposta. “Primeiro, nós queremos deixar mais uma vez registrado que Contagem é a favor da construção de um Rodoanel. Agora, isso não pode ser feito àscustas de umsacrifício enorme para a cidade de Contagem, para a população de Contagem. O traçado hoje proposto tem um impacto social, porque atravessa áreas já adensadas, implicando em centenas de desapropriações, como

“Betim sente uma urgente necessidade do Rodoanel, mas num percurso que não corte as áreas mais densamente povoadas. (...) Se não passar (o traçado) por fora das áreas urbanas, dos bairros, não vamos licenciar.”

também é um traçado que passa na área de preservação ambiental da Bacia de Vargem das Flores, que poderá trazer uma consequência futura para o abastecimento de água na cidade”, diz. Marília ainda garantiu quenão haverá certificado de licenciamento sem alteração no projeto.

A concessão será realizada por meio de Parceria PúblicoPrivada (PPP), e o projeto prevê a construção de aproximadamente 100 km de malha rodoviária. A concessão será para obras, manutenção e operação. A expectativa é que, até 2027,as alças Norte eOeste sejam concluídas. Essa primeira etapa representa cerca de 70% da intervenção. O governo aposta numa diminuição entre 30 e 50 minutos no tempo gasto hoje para fazer o mesmo trajeto. “Vai melhorar em muito a vida de muitos usuários. Só olhar como São Paulo cresceu nos últimos 20 anos com o Rodoanel Metropolitano. Em Minas, o impacto será ainda maior”, afirmou o governador Romeu Zema.

Aempresavencedoradalicitaçãotambémadotoutom“festivo” após assinar o contrato. “É o culminar de um sonho cujos objetivos começam hoje a se concretizar”, afirmou o CEO da Inc. SPA, Cláudio Dogliani.

Projeto alternativo

As prefeituras do Médio Paraopeba apresentaram um traçado alternativo ao do Estado que, segundo os gestores municipais, traz menos impactos para as cidades.

Ambos os projetos do Rodoanel, o do Estado e o alternativo, previam que o corredor viário passasse dentro da APA Várzea das Flores. Mas, pela proposta dos prefeitos, o impacto na APA seria menor, visto que a via passaria por áreas menos povoa-

das, e a extensão dela seria menor: cerca de 9,9 km contra 13 km do Estado. O projeto elaborado também previa três pistas, sem necessidade de transposições, e outras benfeitorias complexas, com trânsito rápido e acessos diretos e sem interseções. A obra seria feita com mais agilidade e menor custo porque seriam menos desapropriações, já que o traçado perpassa áreas rurais, e não urbanas. (Da Redação)

“O traçado hoje proposto tem um impacto social, porque atravessa áreas já adensadas, implicando em centenas desapropriações, como também é um traçado que passa na área de preservação ambiental.”

Política Betim- 6a13deabrilde2023 OTEMPO BETIM | 3
ALEX DE JESUS / O TEMPO 16.11.2020
PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
REPRODUÇÃO INTERNET
Falta. Governador Romeu Zema (Novo) assinou o contrato de concessão na sexta-feira (31) mesmo sob protestos contra a obra GIL LEONARDI / IMPREMSA MG

Adesão facultativa. Medida é válida para servidores efetivos com tempo de contribuição Benefício

Prefeitura cria plano de incentivo à aposentadoria

to para ser analisado em regime de urgência, já que esse benefício é um pedido dos servidores”, salientou o presidente da Câmara, o vereador Léo Contador (União Brasil).

possuir ação judicial em razão do cargo exercido, e não estar afastado das atividades diárias por atestados ou licenças.

A Câmara Municipal aprovou, na última terça (4), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 057/2023, que cria o Plano de Incentivo à Aposentadoria (PIA) dos servidores de Betim. A matéria, de autoria do Poder Executivo, é válida para 2023 e prevê benefício para servidores que desejam se aposentar voluntariamente. O projeto segue para sanção do prefeito Vittorio Medioli.

Atualmente, quase mil servidores municipais se encaixam nesse perfil e possuem tempo de contribuição para se aposentarem. Essa é a terceira vez que a atual administração propõe o benefício ao funcionalismo municipal. “O projeto chegou na Casa há alguns dias e fiz um requerimen-

De acordo com o procurador-geral do município e presidente do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), Bruno Cypriano, o servidor que migrou de cargo e quiser aderir ao plano não precisará fazer a contribuição previdenciária sobre o vencimento do novo cargo efetivo, durante cinco anos.

“Os servidores que já atingiram o direito de se aposentar, mas teriam que ficar cinco anos aguardando para migrar de cargo, poderão solicitar imediatamente a aposentadoria”, explicou Cypriano.

Critérios

Para solicitar o benefício, além de ter o tempo necessário de contribuição para se aposentar, o servidor deve cumprir alguns requisitos, como não ter um ou mais períodos de férias regulamentares vencidas, não ter sido condenado a nenhum Processo Administrativo Disciplinar ou

Demissão voluntária oferece indenização

Servidores efetivos que também não têm mais interesse em prestar serviços para a administração municipal direta ou indireta ganharam uma oportunidade para se desligarem, sem quaisquer ônus, de suas funções.

O Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que prevê ao funcionário que aderir à medida indenização por ano de serviço prestado, será concedido aos solicitantes que cumprirem com os requisitos da Lei nº 6.818. Interessados têm até 31 de julho para requisitar o benefício na Seção de Protocolo Geral da prefeitura.

Para solicitar a adesão ao PDV o servidor efetivo deve atender a premissas como não acumular cargo, emprego público ou função pública ilegalmente; não contabilizar tempo suficiente para se aposentar de forma voluntária ou compulsória; e

Podem requerer o benefício servidores públicos que se enquadrem nesses requisitos, desde 1º de março de 2023. Vale ressaltar que o servidor que estiver em gozo de férias regulamentares ou férias-prêmio também poderá solicitar o benefício ao fim do período de descanso.

Quem se encaixar nos critérios e optar por aderir ao plano não poderá ser nomeado para cargos em comissão nas administrações direta e indireta municipal, por dois anos, contados da data da aposentadoria. O PIA não se aplica à aposentadoria por invalidez, compulsória ou por idade.

Assim que for sancionado, os interessados em aderir ao plano devem abrir um Processo Administrativo na prefeitura, no setor de Protocolo Geral. O prazo para solicitar o benefício é até o dia 31 de julho, conforme o projeto de lei.

Tributo. Projeto extingue áreas comuns de condomínios do valor da cobrança

Betim planeja alterar cálculo do IPTU

Da Redação lisley.alvarenga@otempobetim.com.br

não ter sido condenado em Processo Administrativo disciplinar ou ação judicial em razão do exercício do cargo.

Caso o servidor acumule cargos de forma legítima, poderá requerer o PDV em um ou mais cargos. O colaborador que estiver em gozo de quaisquer licenças previstas no Estatuto dos Servidores Municipais também poderá aderir ao programa.

O servidor que cumprir os critérios terá direito à indenização, que poderá incluir o pagamento de remuneração mensal por ano de serviços prestados ao município – limitado a até seis salários –, além do pagamento de férias regulamentares vencidas e não gozadas, de férias-prêmio não gozadas e de gratificação natalina proporcional ao período aquisitivo até a data do desligamento, entre outras verbas de caráter precário. (Da Redação)

A Câmara Municipal deve votar, na próxima semana, um projeto de lei que exclui do cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) as chamadas áreas comuns de condomínios. Hoje, elas são cobradas em valores correspondentes para cada unidade dos

imóveis, ou seja, para cada condômino. Segundo o Executivo, a Lei Municipal nº 3.006 de 27 de maio de 1997, que dispõe sobre o imposto, considera ambientes como garagem, piscina, salão de festas, espaços de convívio, entre outros, como áreas comuns que devem, com valores proporcionais, ser incluídas na cobrança do tributo para cada unida-

de autônoma (apartamento ou imóvel equivalente). O PL nº 103 tem o objetivo de alterar esse dispositivo da lei, impedindo, assim, a elevação expressiva do valor do tributo.

A peça propõe também que só a área privativa de cada unidade autônoma, quando houver, seja incluída no valor do imposto. Segundo o prefeito Vittorio Medioli, a medi-

da é fundamental, já que não é possível isentar o IPTU, cujo recolhimento é importante para garantir obras de infraestrutura, dentre outros avanços para o município. “Entendemos ser indispensável, neste momento, regularizar os lançamentos do imposto, tendo em vista a expressiva elevação do valor de cobrança nesses casos em que foram somadas partes correspondente das áreas comuns às unidades autônomas. Por se tratar de um assunto urgente e de interesse da população, elaboramos o projeto que altera esse dispositivo da Lei nº 3.006 e encaminhamos à Câmara”, diz. Medioli explica ainda que, caso o projeto de lei seja aprovado pelos vereadores, os cidadãos que já efetuaram o pagamento do IPTU com valor referente às áreas comuns de condomínio incluído na cobrança serão ressarcidos. Para isso, o contribuinte deve apresentar a guia com o imposto quitado na Seção de Protocolo Geral da prefeitura e abrir um Processo Administrativo.

4 |OTEMPO BETIM POLÍTICA Betim- 6a13deabrilde2023
Novidade. PL quer ainda que só a área privativa de cada unidade autônoma seja incluída no valor do IPTU
Vantagem. Atualmente, cerca de mil servidores municipais têm direito à requerer o benefício PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO
podeser pleiteadoaté 31dejulho
RONALDO SILVEIRA/ARQUIVO

Cidade

REPRODUÇÃO INTERNET

Campanha.

Agenda do Vacimóvel

Na segunda (10), o posto-volante estará no Divino Braga; dia 11, na Apex e na Casa Allan Kardec; na quarta (12), na praça do Brasileia; já na quinta e sexta (13 e 14), atenderá trabalhadores da Viação Santa Edwiges.

Vacina trivalente está disponível nas 38 UBSs, das 8h às 17h, e no Vacimóvel

Município espera imunizar 138,2 mil contra a Influenza

Da Redação lisley.alvarenga@otempo.com.br

Teve início nesta semana e vai até 31 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Betim, a expectativa é que 138,2 mil sejam imunizados. Inicialmente, 25.600 doses foram enviadas pelo Estado para o grupo prioritário, que serão contemplados em etapa única, conforme decisão do Ministério da Saúde. O imunizante trivalente, que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, e no Vacimóvel.

Podem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de seis meses até 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população

privada de liberdade; e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Até o fim da campanha, que teve seu início antecipado em uma semana em razão do aumento de casos de pacientes com sintomas respiratórios em Minas, Betim espera

Balanço

Pessoas morreram em 2022 em Minas Gerais por síndrome respiratória aguda grave causada por influenza. Já neste ano, foram registrados dois óbitos.

ter imunizado 90% do público-alvo. “As vacinas são instrumentos eficazes na luta contra as doenças. Pedimos a população para que se dirija aos locais de vacinação nos dias e horários divulgados. Estamos empenhando nossos esforços para que os imunizantes cheguem a todos com a maior brevidade possível”, diz a referência técnica da Imunização, Ana Paula Macêdo.

Documentos necessários

No ato da vacinação, é preciso apresentar um documento de identidade, cartão de vacinas e documento que comprove a situação de saúde ou o exercício profissional.

Covid: vacinação bivalente é ampliada

Já a vacinação bivalente contra a Covid-19 na cidade teve o público-alvo ampliado. Nessaetapadaimunização, estão contempladas gestantes e puérperas(atéo45ºdiapós-parto), trabalhadores da Saúde e pessoas com deficiência permanente.

Alémdessepúblico,osgrupos anteriormente convocados continuam sendo vacinados: pessoas com idade a partir de 60 anos; profissionais e

Processo seletivo Inscrição pra novos conselheiros tutelares

As inscrições para o processo seletivo de novos conselheiros tutelares de Betim foram abertas. A função tem mandato de 4 anos, com jornada de 40 horas semanais, regime de plantão e salário de R$ 3.496,50, com acréscimo de R$ 349,65 para alimentação.

Saúde e bem-estar

Agita Betim vai percorrer

Os bairros São João, Capelinha e Jardim Alterosas 2ª Seção recebem, neste mês, o Agita Betim, projeto da prefeitura que oferece serviços e atividades gratuitos à comunidade em prol do bem-estar e da busca pelo cuidado à saúde.

Na quinta (13), o projeto itinerante ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São João. No dia 20, a equipe estará no Caic do Capelinha. Já no dia 27, a ação será na Obra Social Glourieux, no Jardim Alterosas 2ª Seção.

3 bairros

ção de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação física (IMC), aulas de alongamento, de yoga, de pilates e dinâmicas recreativas. Orientações sobre saúde bucal, atividades físicas como ginástica laboral e oriental Lian Gong, além de ações para a prevenção ao uso de drogas, também fazem parte da programação.

O edital que estabelece os critérios do certame e os documentos necessários para inscrição pode ser acessado na edição nº 2561 do “Órgão Oficial”. O prazo para garantir a participação no processo vai até 14 de abril.

Serão ofertadas 20 vagas para titulares e 20 para suplentes, sendo cinco vagas para cada unidade do conselho: Centro, Teresópolis, Alterosas e Citrolândia. Os cinco mais votados por região, por ordem de classificação, serão empossados como titulares e os subsequentes como suplentes nas unidades da região em que possuem residência fixa.

moradores de Instituições de LongaPermanência(ILPIs)com idade a partir de 12 anos; moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas imunocomprometidas que tenham recebido a última dose da vacina contra a covid19hápelomenosquatromeses. Assimcomoavacinaçãocontra a Influenza, a imunização acontece nas 38 UBSs, das 8h às 17h, e no Vacimóvel. “Essa ampliação é importante porque

a gente entrou no período de sazonalidadedasdoençasrespiratórias. Outro fator de destaque é que essa extensão de público se deu no mesmo dia do início da campanha nacional de vacinação contra a influenza. É importante lembrar que as pessoas podem receber as duas vacinas concomitantemente”, diz a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca. (Da Redação)

São oferecidos durante os eventos serviços como aferi-

O projeto é realizado sempre às quintas-feiras, das 8h às 12h. Para participar, o morador deve ser maior de 18 anos e apresentar atestado médico que o permita praticar exercícios. (Da Redação)

O processo de seleção tem duas etapas. A primeira começa com a entrega da cópia dos documentos necessários, análise dos currículos, prova de conhecimento, curso preparatório e estudo psicossocial.

Os candidatos aprovados passarão para a segunda etapa, que iniciará com o registro da pré-candidatura na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Betim (CMDCA). Depois, ocorre o processo de eleição, previsto para o dia 1º de outubro, para escolha dos conselheiros de cada região de atendimento do Conselho Tutelar, por meio do voto popular dos moradores.

Mais informações pelos telefones (31) 3594-1222 e 3593-9624. (Da Redação) Gratuito.

Betim- 6a13deabrilde2023 OTEMPO BETIM | 5
Alerta. Governo de MG antecipou o início da campanha em uma semana em razão ao aumento de casos de pacientes com sintomas respiratórios Entre os serviços oferecidos, está o de aferição de pressão
nacional vai até 31
Ação
de maio
132
FOTOS PREFEITURA DE BETIM

Audiência vai propor alterações em três leis urbanísticas

Reforço na assistência

UBSs voltam a abrir sábado pra casos de dengue

Pelo terceiro sábado consecutivo, a prefeitura decidiu abrir algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atender pacientes com sintomas de arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue e chikungunya.

Por isso, os moradores que estiverem com suspeita de alguma dessas doenças, devem se dirigir às UBSs Angola, Alterosas, Guanabara e Teresópolis. Os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h.

“A iniciativa compõe as ações do município no combate às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O objetivo é diminuir a alta demanda de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que devem ser procuradas em casos mais graves e urgentes, e concentrar os atendimentos nas UBSs”, informa a prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arru-

da, mesmo com as UBSs abertas aos sábados, muitos usuários que apresentam sintomas mais leves ainda buscam o atendimento na UPA. “Nosso objetivo é reduzir a demanda no pronto-atendimento, liberando essas unidades para o recebimento de casos mais graves. A recomendação é que pacientes com sintomas leves procurem diretamente as UBSs, onde há estrutura preparada para absorver casos clínicos de arboviroses”, diz.

Dados epidemiológicos Último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na quarta (5), aponta que Betim teve 1.481 casos notificados de dengue no município, sendo 1.042 prováveis. Já de chikungunya, foram 99 notificações até agora, sendo 73 casos prováveis, ou seja, que estão confirmados e os que estão em investigação. (Da Redação)

Da Redação lisley.alvarenga@otempo.com.br

Na próxima terça-feira (11), a partir das 14h, a prefeitura vai promover uma audiência pública virtual para apresentar alterações em três leis que tratam do parcelamento e da regularização do solo no município. As propostas, segundo a administração municipal, têm o objetivo de atrair investimentos, além de democratizar e modernizar a legislação urbanística da cidade.

Na transmissão, serão apresentadas novas proposições para as leis urbanísticas de parcelamento de solo, regularização fundiária e estudo de impacto de vizinhança. “O intuito é, por meio das atualizações, adequar os empreendimentos à realidade do mercado e do interesse público para, assim, aumentar as possibilidades do poder de compra da população e atrair mais investimentos para Betim”, detalha a prefeitura.

A lei de parcelamento de solo ordena o espaço urbano

destinado ao uso e ao desenvolvimento do solo à habitação. A lei de regularização fundiária busca garantir o direito à moradia, à qualidade e à sustentabilidade urbana e ambiental. Já a lei de estudo de impacto de vizinhança busca a instalação de empreendimentos residenciais, comerciais ou industriais em equilíbrio com as características de cada região da cidade, garantindo a qualidade ambiental e de vida da vizinhança, aliada ao desenvolvimento.

Ao término da audiência pública, os participantes terão até quinta-feira (13), às 12h, para sugerir mudanças no plano de alterações. Os projetos de lei com as mudanças serão enviados à Câmara Municipal, na segunda (17), para posterior apreciação e votação dos vereadores.

“Para melhor planejamento de infraestrutura no município, é necessário seguir as leis urbanísticas. É por meio delas que se cria novos bairros e se regulariza os já existentes, permitindo aumento da qualidade de vida de quem já mora no local ou criando espaços para a implantação de novas moradias, proporcionando, assim, melhor atendimento à população. Entendemos que, para além da alteração das leis, as propostas de modernização da legislação urbanística do município que vamos apresen-

tar acompanham o desenvolvimento da cidade e, principalmente, a dinâmica de mercado que temos constatado. Isso vai atrair ainda mais investimentos para Betim”, explica o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas.

Transmissão

A reunião será transmitida em tempo real no canal oficial da prefeitura no YouTube (https://www.youtube.com/c

hannel/UCAGDHfLw6N75F0RTmVsCTRQ).

Os interessados poderão enviar perguntas e fazer sugestões até quinta (13), às 12h. Para isso, é preciso enviar um email para a Secretaria municipal de Ordenamento, conforme cada tema: parcelamento do solo (urbano.sorteh@gmail.com); regularização fundiária (regularizacao.sorteh@gmail.com) e estudo de impacto de vizinhança (seiv.sorteh@gmail.com).

Transporte. Interessados devem protocolar documentação na Transbetim

Cadastro escolar acaba em 14 de abril

Os motoristas que têm interesse em ingressar no Serviço de Transporte Escolar em Betim devem ficar atentos. O prazo para protocolar a documentação exigida termina na próxima sexta-feira (14). A inscrição deve ser feita na Diretoria de Transporte e Trânsito (Transbetim) da Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).

O credenciamento é a única forma para obter a Autorização de Tráfego (AT), documento emitido pela Transbetim que autoriza o veículo, o condutor titular e um auxiliar a operarem no serviço.

Todos os quesitos avaliados pela Transbetim seguem as normas do Código de Trânsito Brasileiro e da Portaria de número 10, de 10 de março de 2023, que determina as condições necessárias para que os veículos sejam considerados apropriados para a prestação do serviço na cidades.

Os interessados devem comparecer à Ecos, no Centro Administrativo, de segunda a sexta, das 14h às 16h, para realizar o credenciamento. Outras informações pelo telefone: (31) 3512-3648 ou pelo email: credenciamentoescolar.ecos@gmail.com. (Da Redação)

6 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 6a13deabrilde2023
Cuidados. Prefeitura orienta que pais só contratem os credenciados PREFEITURA DE BETIM/ DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO Saúde. UBSs Angola, Alterosas, Guanabara e Teresópolis funcionarão
Público. Meta é atrair investimentos e modernizar legislação Encontro é virtual e ocorre na terça (11)
RONALDO SILVEIRA/ARQUIVO
Temas. Leis sobre parcelamento do solo, regularização fundiária e estudo de impacto de vizinhança serão de discutidas na audiência

Mudança. Atendimento é por agendamento

UAI Betim agora também oferece serviços do Ipsemg

Da Redação lisley.alvarenga@otempo.com.br

Desde a última segunda-feira (3), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Betim passou a oferecer os serviços administrativos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).Amedida,segundoogoverno de Minas Gerais, é ampliar o acesso dos beneficiários epensionistas.Anovidadetambém vale para as UAIs Barreiro eVendaNova,queficamemBelo Horizonte.

“A incorporação dos atendimentos pelas UAIs é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e

Gestão (Seplag-MG), por meio da Diretoria Central de Atendimento Presencial (DCAP), com o Ipsemg. Atualmente, as UAIs Praça Sete, em Belo Horizonte, Araçuaí, Lavras e Três Corações járealizamosserviçosadministrativos do instituto”, informou o Executivo mineiro. Osatendimentos nas unidades são realizados por meio de agendamento, pelos canais oficiais do governo de Minas: portal, site do Ipsemg e aplicativo

MG App.

Desde o ano passado, a UAI Betimtambémabsorveu35serviçosdoDepartamentodeTrânsito de Minas Gerais (DetranMG), como Prova Eletrônica de Legislação, Reciclagem e CursosEspecializados eEntregada Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

A UAI Betim funciona dentro do Monte Carmo Shopping, localizado na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 1119.

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DO IPSEMG DISPONÍVEIS NA UAI

Inclusão Saúde dependente direto: cônjuge/filhos até 35 anos

Atualização de dados do servidor/dependentes

Auxílio financeiro para funeral

Auxílio financeiro para natalidade

Carência, bloqueios de assistência à saúde

Cartão beneficiário saúde

DAE para contribuição Saúde Servidor

Documentação complementar de assistência à saúde

Emissão de certidões diversas de assistência à saúde

Exclusão saúde para dependentes do servidor

Extrato de coparticipação

Inclusão Saúde dependente especial: filho inválido e outros

Informe de Contribuição Assistência

Saúde anual servidor/dependente

Orientação de acesso ao APP do Ipsemg

Recurso administrativo de assistência à saúde

Reembolso de despesas médicas e hospitalares

Renovação de dependente especial: filho inválido e outros

Retorno saúde servidor e dependentes

Revisão de valor da Contribuição

Saúde

Revisão de valores de coparticipação

Gratuito. Inscrição para seminário ocorre até quarta

(12)

Alvará sanitário em discussão

A prefeitura abriu inscrições gratuitas para o seminário

“Validade do Alvará Sanitário e Risco Sanitário”, que será realizado no dia 14 de abril, das 8h às 17h, no Centro Admi-

nistrativo. A ação tem como público-alvo profissionais da área farmacêutica e de controle sanitário e vai divulgar o Decreto nº 43.586, de 2022, que institui procedimentos de ins-

peção e de avaliação do risco sanitário dos estabelecimentos abrangidos pela norma. A inscrição é até quarta (12) no link (betim.mg.gov.br/seminariovigilancia). (Da Redação)

Betim- 6a13deabrilde2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 7
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
Local. Unidade funciona dentro do Monte Carmo Shopping CAROLINA MIRANDA
Meta é ampliar o acesso dos beneficiários

Exemplo. Programa da prefeitura, implantado na unidade, já levava informação a escolas

Projeto combate vícios entre recuperandos da Apac Betim

Ação tem reduzido crimes, diz prefeito

José Vítor Camilo

Especial para O Tempo Betim

Com pouco mais de um ano de criação, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) Betim acaba de ganhar um aliado na ressocialização dos 132 recuperandos da unidade. Na última terça-feira (4), foi realizada a primeira palestra do projeto Supod Itinerante, da Superintendência de Políticas Públicas sobre Drogas (Supod) de Betim. O projeto pretende levar informações sobre o abuso de álcool e outras drogas aos condenados com o objetivo de evitar que, no futuro, o vício seja um “caminho” para a reincidência no crime.

O chefe de Divisão de Tratamento da Supod, Walter Barbosa, foi o responsável por ministrar a primeira das muitas palestras interativas que serão realizadas na unidade. Ele explica que o programa surgiu em 2017, levando palestras sobre álcool e outras drogas às escolas da cidade, às associações comunitárias, às igrejas, às empresas e ao sistema prisional.

“Conversando com a equipe, achamos que estava na hora de começar com esse trabalho também na Apac Betim. Lá, vamos trabalhar com os recuperandos no viés da perspectiva da ressocialização, vamos levar palestras pontuais, rodas de conversa, para falar sobre a prevenção à recaída, sobre a dependência familiar, sobre os prejuízos que são causados pelo uso abusivo e problemático de qualquer substância”, diz.

Barbosa conta que, durante o primeiro encontro, foi estipulado que os próprios internos iriam conversar com as equipes da Apac para determinar quais serão os temas das próximas palestras. A partir daí, a equipe da Supod, formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados, vai preparar a próxima palestra.

Com histórico de quatro fugas do sistema prisional comum entre 2007 e 2019, Gilson Lopes dos Santos, de 37

anos, é um dos recuperandos que participaram da palestra. Tendo perdido o pai aos 11 anos, assassinado, e a mãe, aos 12, para uma cirrose causada pelo alcoolismo, ele conta que o álcool entrou em sua vida muito cedo, apesar de nunca ter bebido. “As palestras nos ajudam a tomar novas atitudes, a mudar nossa mentalidade”, afirma.

A palestra também agradou a Thiago Santana, de 33 anos, que cumpre pena há oito meses na Apac Betim. Vindo de uma família estruturada, ele conta que entrou para o crime aos 22 anos. Agora, 11

anos depois, está em busca de sua recuperação total para poder voltar a ajudar a família. “É algo que vai nos preparando para o futuro”, diz.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), destacou que ver os resultados da Apac Betim “enche o coração”. “Eu fico muito satisfeito. Com esse ‘motorzinho’ de recuperar essas pessoas, estamos tendo uma redução nos crimes. A Apac me enche o coração, ao ver o que está acontecendo, pois já vislumbro os resultados em médio e longo prazo para nossa cidade”, salienta Medioli.

“A primeira (palestra) foi sobre o álcool e, agora, vamos ouvir deles o que é mais importante de ser apresentado primeiro. A palestra é voltada para reinseri-los na sociedade, para que possam seguir suas vidas.”

Walter Barbosa, chefe de Divisão da Supod

Apesar

Inaugurada oficialmente em março de 2022, a Apac Betim recebeu o seu primeiro recuperando em dezembro de 2021. Mesmo tendo acabado de completar o seu primeiro ano de existência, ela já inspira outras Apacs do Brasil, segundo a presidente da diretoria executiva da Apac Betim, Renata Rachid.

“Fomos escolhidos pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Febac), que coordena e fiscaliza todas as Apacs do país, para recebermos o projeto-piloto da Escolinha do Método. Todos que passam por aqui estudam a metodologia, mas, agora, ela vem com uma nova dinâmica. Tivemos a formatura da primeira turma no dia 14 de março, e, como tem dado muito certo, agora a escolinha-piloto já está se expandindo para outras Apacs”.

O curso, que tem quatro meses de duração, analisa o manual administrativo e de segurança da unidade, contemplando tudo que pode ou não ser feito dentro da Apac. Lá, os recuperandos são os responsáveis pela

A presidente da diretoria executiva da Apac Betim, Renata Rachid, conta que a unidade foi constituída em 2008, mas, até 2017, as promessas dos governantes da cidade nunca se cumpriam.

“Somente quando apresentamos o projeto ao prefeito Vittorio Medioli a coisa andou. Ele abraçou o projeto e doou o espaço. A construção começou em 2019, e, em 2021, já recebíamos o primeiro recuperando. Temos 132 pessoas a caminho da ressocialização”, pontua. (JVC)

maior parte dos trabalhos, desde a cozinha até a segurança.

A juíza Simone Torres Pedroso, da Vara da Infância e da Juventude e de Execuções Penais da Comarca de Betim, reforça a importância do reconhecimento à Escolinha do Método, desenvolvida logo no primeiro ano da Apac. “Criaram apostilas que orientam aqueles que chegam à unidade. A maioria vem do sistema prisional comum, está acostumada com superlotação, não tem oportunidade de trabalhar. E, de repente, chegam à Apac, onde eles mesmos se vigiam e gerenciam, cada um tem sua função”, diz.

A juíza destaca a importância da Apac no que chamou de “promoção do acesso aos direitos sociais básicos” dos condenados. “Eles precisam ter acesso a esses direitos para podermos capacitá-los, dando alternativas para que, quando terminarem as penas, possam voltar para a sociedade totalmente recuperados. Isso é primordial para reduzirmos a incidência criminal”. (JVC)

8 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 6a13deabrilde2023
Preparo para o futuro. Thiago é recuperando da Apac Betim e pretende ajudar a família quando finalizar o processo de ressocialização
de ‘nova’, unidade inspira
Dez anos para o projeto funcionar
Supod Itinerante. Projeto é aliado na ressocialização dos 132 recuperandos da Apac Betim
FOTOS FLÁVIO TAVARES

Inspirador. Betinense ganhou cerimônia em cenário paradisíaco em Maragogi

Casal vence concurso e vive conto de fadas

Jordana e Jefte estão juntos há cinco anos

Dayse Aguiar dayse.aguiar@otempobetim.com.br

Na última semana, a coluna #TinhaQueSerdeBetim, no Instagram do @otbetim, contou a história da cerimonialista e empreendedora betinense Jordana Gonçalves de Almeida Aguiar, que viveu um verdadeiro “conto de fadas”, digno dos folhetins da teledramaturgia.

Ela conheceu o marido, o empresário Jefte Filipi Aguiar, há cinco anos, em uma festa infantil. O início foi parecido com a trajetória de quase todos os casais, mas, quando foram apresentar às famílias, precisaram enfrentar o primei-

ro desafio. Ela vem de berço católico e ele é judeu. A resistência e o apego às tradições religiosas precisaram ser trabalhados, com paciência, mas, aos poucos, o amor venceu.

Em 2022, Jefte decidiu comprar um pacote de viagem para Maragogi, em Alagoas, para celebrar os cinco anos do namoro. O que eles não poderiam imaginar é que o passeio se transformaria no cenário do tão sonhado casamento.

Pesquisando roteiros para a viagem, Jordana viu nas redes sociais um concurso cultural realizado por fornecedores locais, que se reuniram para promover uma cerimônia, a beira-mar, com direito a dez convidados, cerimonial, trajes dos noivos, maquiagem, fotógrafos, celebrante e bufê. Venceria o casal que enviasse a história mais intensa.

Como estariam na cidade no período em que o prêmio seria oferecido, eles decidi-

Diversão. Seguidores do OTB indicaram os melhores lugares

Cinco bares em Betim para quem gosta de paquerar

ram participar, mas fizeram a inscrição na última hora. Para a surpresa de ambos, entre centenas de casais de todo o país, eles foram os escolhidos.

A partir daí começou a correria para conseguir comprar as passagens para os pais e familiares. E, no dia 7 de março deste ano, Jordana e Jefte se uniram em uma cerimônia dos sonhos, na praia de Ponta do Mangue, em um cenário paradisíaco e com a presença da família, que superou as diferenças religiosas e fez questão de abençoar o casal. “Fomos presenteados com uma lua cheia maravilhosa e tivemos uma recepção inesquecível, regada de muito amor, com um bufê maravilhoso, show ao vivo e, ao final da recepção, um passeio de catamarã. Foi um dia épico, que vamos levar para sempre em nossa história”, contou Jordana. Mais detalhes da cerimônia você encontra no Instagram do #OTB.

Em Betim Reality vai reunir 30 influencers

Trinta influenciadores de Betim e região se reúnem neste fim de semana para participar da terceira edição da Influhouse Betim. Eles estarão em um sítio de sexta a domingo, onde vão participar de gincanas e brincadeiras, que prometem muita diversão para o público.

De acordo com um dos organizadores do reality, João Vitor Camilo, que elaborou a iniciativa com Maicon Sulivan e Ray Douglas, os influencersforam escolhidos com base na indicação do público. Eles chegarão na casa na sexta-feira, onde participam de um coquetel e, dali, começam a produzir conteúdos para os patrocinadores – microempreendedores de Betim. “O objetivo é promover essas empresas, que são de diversos segmentos, como alimentício, decoração, bem-estar, entre outros. E também contribuir com a produção de conteúdo dos influenciadores”, afirmou. Uma série de programações irá ocorrer, como competições, caça aos ovos de Páscoa no domingo e produção de podcasts. Tudo será transmitido pelo Instagram @influhousebetim. (Sara Lira)

Xeque-mate! Evento será no Partage, a partir das 13h

Betim recebe campeonato de xadrez neste sábado (8)

Os amantes de xadrez poderão participar, neste fim de semana, de uma competição que irá escolheromelhorenxadristada cidade. Trata-se do ‘CampeonatodeXadrezdeBetim’,cujatemporada 2023 começa neste sábado(8),das13hàs17h,noPartage Shopping Betim. A competição será no Espaço Gourmet, no Piso 2.

Concentração. Pessoas de todas as idades podem se inscrever

Interação. Lista foi feita por meio de indicações recebidas dos seguidores do OTB, nas redes sociais

Quem está solteiro e gosta de paquerar certamente encontra nos bares uma ótima opção para se divertir, flertar e conhecer aquela pessoa especial, que mais tarde pode até se tornar o grande amor da sua vida. Afinal, Minas Gerais é conhecida como a capital brasileira dos botecos.

O #OTB decidiu criar um guia e contou com a ajuda dos seguidores solteiros do Insta-

Veja os top 5

gram para indicar os melhores locais para paquerar em Betim. Por meio de uma enquete, realizada na rede social na última semana, recebemos dezenas de indicações e listamos os cinco melhores bares para quem quer flertar. E, mais uma vez, a tradicional rua do Rosário, localizada no bairro mais boêmio da cidade, foi destaque nas indicações. (Dayse Aguiar)

Hope Pub @hopepubbetim

Los Pablitos @lospablitospub

Bar Lado B @bar_ladob_vinil

King Music Pub @kingmusicpub

After Bistrô Bar @afterbistrobar

O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas, de crianças a adultas, que desejarem participar. Basta chegar e realizar a inscrição no local. Serão seis etapas e em cada uma delas, dois jogadores serão classificados para a final, em setembro.

Tambémnosábadoserárealizada a final da etapa 2022, com 12 competidores.

“Betim tem um nível muito alto de jogadores de xadrez. Convidamos a todos para participarem”, destacou o presidente do Clube de Xadrez de Betim, Domício Júnior.

Betim- 6a13deabrilde2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 9
Dia épico. Jordana e Jefte celebram a união ao lado da família
HOPE PUB/DIVULGAÇÃO
WILLIAM THOMPSON/REPRODUÇÃO CLUBE DE XADREZ DE BETIM/ DIVULGAÇÃO

Absurdo. Autor negou o crime e disse que estava ‘brincando’

Homem é preso por assediar mulheres

Ele dirigia embriagado e com a CNH vencida

Um homem de 23 anos foi preso na manhã da última sextafeira (31) após dirigir embriagado e assediar mulheres na pista de caminhada da avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, na região Central.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi abordado próximo a um supermercado que fica na avenida e disse que estaria apenas “brincando e elogiando”.

Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, relatou que estava fazendo caminhada na altura do bairro Ingá, quando o suspeito, que estava mais à frente da avenida,

deu ré, parou do lado dela e começou a assediá-la. “Eu ignorei, mas ele não parava. Em um determinado momento eu comecei a tirar fotos dele e do carro, porque fiquei com medo, mas isso nem o constrangeu”, disse.

A mulher ligou para o 190 e uma viatura próxima foi até o local e avistou o carro com as mesmas características.

Ao ser abordado, o homem negou que estivesse assediando as mulheres e apenas informou que tecia elogios e brincadeiras. Visivelmente alcoolizado, e com um copo de uísque dentro do carro, ele realizou o teste do bafômetro, que apontou uma concentração de 0,59, o que já configura como crime de trânsito.

O homem apenas confes-

Unidade do Margarida

Escola: ameaça de massacre assusta

sou aos policiais que passou a madrugada bebendo em uma boate em Contagem. Além disso, ele também estava com a carteira de habilitação vencida desde 2019.

“Nós o prendemos e ele poderá responder pelos crimes de embriaguez ao volante e importunação sexual”, explicou o soldado Pedro Henrique, do 33º Batalhão da PM.

A Secretaria de Educação de Betim segue acompanhando o registro de um ameaça de massacre no Escola Municipal Margarida Soares Guimarães, no Brasileia. De acordo com nota divulgada pela prefeitura, “a direção da escola tem conversado com os pais dos alunos que ainda se sentem inseguros para tranquilizá-los e reforçar que a escola, bem como as secretarias da Educação e de Segurança Pública, em ação conjunta com a Polícia Militar, seguem trabalhando para garantir a proteção de todos”.

Ainda conforme a prefeitura, a Semed orientou que a escola desenvolva projetos com intervenção pedagógica para tratar as questões sócio-emo-

cionais dos alunos.

Entenda

Na última quinta-feira (30), alunos ficaram assustados com a mensagem “Massacre dia 03/04”, escrita na parede do banheiro feminino. A secretaria informou que vem acompanhando o caso desde o primeiro momento. Um boletim de ocorrência foi registrado no mesmo dia para que a Polícia Civil investigue o caso. A Guarda Municipal também vem adotando medidas preventivas, como vistorias na escola, presença nos horários de entrada e saída dos alunos, buscas nas mochilas e abordagens durante os turnos das aulas. (Da Redação)

Entre em contato com a gente através do e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 8340.9150. É preciso enviar foto e texto.

Adote! Não compre um pet

Fica com ele

O Pretinho tem 11 anos e está com as vacinas em dia. Ele está em busca de uma nova família. WhatsApp: (31) 99389-9710.

Filhotes fêmeas

Esta linda e suas duas irmãs, de 3 meses, querem entrar na sua vida. Se você quiser ficar com uma delas: (31) 99205-1675.

Que lindeza

Este machinho lindo, de 1 mês e saudável, quer uma família para chamar de sua. Gostou? Pra adotá-lo: (31) 98982-4580.

Para adoção

Ele tem 5 meses e foi abandonado doente. Foi cuidado, vermifugado e vacinado. Hoje, precisa de um lar. Inf.: (31) 99299-47 03.

Muito alegre

O Pirata é um cãozinho de 6 meses, muito sapeca e alegre. Ele está disponível pra adoção. Pra fica com ele: (31) 99996-8379.

Muito fofa

Linda a Mel, não é mesmo? Ela tem 2 anos, foi castrada, vermifugada e vacinada. Pra conhecê-la, ligue: (31) 99523-2040.

Se você tem o desejo de ter um bicho de estimação, não compre um. Faça uma boa ação! Conheça essas lindezas que estão disponíveis na Superintendência de Proteção Animal (Sepa). Informações pra adoção: (31) 3531-3660.

10 |OTEMPO BETIM CIDADE Betim- 6a13deabrilde2023
SEU ANIMALZINHO SUMIU? QUER ADOTAR?
SEU PARA ADOÇÃO?
DE
PRECISA DAR O
TEMPO PET
FOTOS ARQUIVO PESSOAL
Importunação sexual. Crime aconteceu na pista de caminhada da avenida Edmeia Mattos Lazzarotti
GOOGLE STREET VIEW
Susto. Prefeitura informou que reforçou a segurança na instituição FOTOS SEPA/DIVULGAÇÃO RONALDO SILVEIRA

Devoção. Período é uma das principais festividades católicas

Semana Santa é marcada por missas, vigílias e procissões

ra nós, pois nosso Senhor a venceu”, comemora o padre. A expectativa, segundo ele, é que mais pessoas participem das celebrações neste ano, após o fim da pandemia.

Festa. Projeto fará ações no sábado (8) Sonhart faz seis anos com 8.000 atendidos

O Sonhart, em funcionamento na região do Vianópolis, completa 6 anos neste mês com uma importante marca: cerca de 8.000 pessoas atendidas, de forma direta e indireta, nos projetos sociais e nas oficinas de arte, esporte e cultura desenvolvidas pelos voluntários que atuam no projeto.

O mês de abril começou com uma importante celebração Católica: a Semana Santa. Diversas missas especiais têm sido realizadas em comemoração à data e, até domingo (9), quando é lembrada a Páscoa, uma programação extensa será promovida em igrejas de Betim (veja no quadro).

O período é de reflexão para os fiéis. O pároco da paróquia São Francisco de Assis, padre Renê Lopes, explica que Natal e Páscoa são duas importantes festas para os católicos: “Em ambas, celebramos Cristo, que ilumina nossas vidas”, salienta o religioso.

Conforme Lopes, para festejar a Páscoa, os fiéis se preparam por 40 dias, durante a Quaresma, período que remete a quando Jesus Cristo se retirou ao deserto antes de iniciar sua vida ministerial.

O auge da festa na Semana Santa é o chamado Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira, com a instituição da eucaristia e do sacerdócio. A ação litúrgica continua na Sexta-feira Santa, quando os católicos veneram a cruz com Cristo.

“Entre todas as celebrações, a que mais chama a atenção é a Sexta da Paixão. Historicamente e tradicionalmente, essa é a celebração que mais toca os fiéis, devido à sensação de injustiça, dor e sofrimento diante da condenação de Jesus Cristo”, explica o padre.

O tríduo termina no sábado, quando é iniciada a vigília pascoal, que vai até domingo, com a bênção do fogo novo, quando se acende o círio pascal. Já o domingo é a conclusão das festividades, em que celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo. “Celebramos a alegria e a superação dessa dor. É um momento que nos faz refletir sobre a vida, a fé e sobre as relações humanas. Celebramos também que Cristo vive. A morte não existe pa-

Paixão de Cristo Nesta sexta-feira (7), os fiéis poderão se emocionar com a encenação da Paixão de Cristo, organizada pela juventude da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

A apresentação será gratuita, com início às 18h, em frente a Ermida de Nossa Senhora do Carmo (avenida Padre Osório, 3.777, no Centro).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

Paróquia Nossa Senhora do Carmo e comunidades

DIA 6/4 (Quinta-feira)

9h Missa com bênção dos santos óleos na Catedral Cristo Rei

19h Missa da Ceia do Senhor, na igreja Nossa Senhora do Carmo

DIA 7/4 (Sexta-feira)

6h Via-Sacra, saindo da matriz para a Ermida de Nossa Senhora do Carmo, próximo à Casa da Cultura

15h Adoração da Cruz na matriz e nas comunidades Santa Edwiges, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora de Fátima e Santa Mônica

18h Encenação da Paixão, na Ermida, com início da novena da Divina Misericórdia. E, em seguida, a Procissão do Silêncio até a matriz

DIA 8/4 (Sábado)

15h Novena da Divina Misericórdia na Ermida de Nossa Senhora do Carmo

18h Vigília pascal na matriz

DIA 9/4 (Domingo)

7h Missa na matriz, seguida do Café de Páscoa, na fonte de Nossa Senhora

7h Missa na comunidade Santa Mônica, seguida do Café de Páscoa

8h30 Missas nas comunidades Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Edwiges, seguidas do Café de Páscoa

10h Missa na matriz e na comunidade Nossa Senhora de Fátima, seguida do Café de Páscoa

15h Novena da Divina Misericórdia na Ermida

19h Missa na matriz

Paróquia São Francisco de Assis e comunidades

DIA 6/4 (Quinta-feira)

19h Celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés. Após a missa, translado do Santíssimo para o salão paroquial, e vigília até as 5h

DIA 7/4 (Sexta-feira)

5h Via Sacra - Procissão saindo da matriz até a comunidade Santa Rita de Cássia

15h Ação litúrgica - Veneração da Santa Cruz na matriz e na comunidade Santa Helena

18h Sermão das Sete Palavras e procissão com a imagem do Senhor Morto, saindo da matriz até a comunidade Santa Helena

DIA 8/4 (Sábado)

9h Rito de preparação dos catecúmenos, que receberão os sacramentos do batismo, eucaristia e crisma na Vigília Pascal

19h Bênção do Fogo Novo e procissão da Luz com o Círio Pascal, saindo do adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até a matriz

DIA 9/4 (Domingo)

Missas de celebrações da Páscoa

Para comemorar a data, a entidade preparou uma programação especial, neste sábado (8), das 8h às 12h, com diversas ações gratuitas: festivais de futebol e de natação, aulões de hidroginástica, de hit box e de ritmos, exposição de trabalhos artesanais da terceira idade, além de apresentações de balé, do grupo de quadrilha Pinga Fogo e da realização de um amistoso de vôlei.

“Nesses 6 anos de atendi-

mentos e prestação de serviços à comunidade, pudemos avançar e caminhar juntos com as pessoas que acreditam na força do bem. Por aqui, passaram várias pessoas que deixaram marcas na vida de muita gente. A nossa transparência e a nossa garra nos trouxeram até aqui, mas sabemos que podemos ir muito mais longe com a nossa união se mais pessoas, autoridades e se a iniciativa privada acreditarem também”, diz a coordenadora do projeto, Célia Maria.

Hoje, a instituição, que funciona em um espaço cedido por um casal de moradores no bairro Santo Afonso, promove oficinas de futebol, natação, balé, funcional, hit box, vôlei, hidroginástica e conta ainda com um grupo de convivência para idosos, além de possuir uma quadrilha junina e oferecer orientação jurídica.

Social. Instituição promove oficinas de arte, esporte e cultura

Betim- 6a13deabrilde2023 CIDADE OTEMPO BETIM | 11
Fé. Missas no domingo de Páscoa atraem centenas de fiéis PASCOM/DIVULGAÇÃO EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM
7h, 10h e 19h30 10h 8h30 18h Matriz Igreja São José Operário Igrejas Santa Inês e Sta. Rita de Cássia Igrejas Sta. Helena e São Cristóvão
Celebrações vão de quinta-feira a domingo SONHART/DIVULGAÇÃO

Serviços públicos no feriado

Durante a Semana Santa, a prefeitura e os órgãos da administração municipal terão horário de funcionamento alterado. Todas as mudanças você confere no site otempobetim.com.br.

Especialistas alertam para impactos à saúde

Betim é a sexta cidade em Minas Gerais que mais gasta com bebida alcoólica, aponta estudo do IPC Maps, especializado em potencial de consumo brasileiro. O levantamento mostra que, somente em 2022, o betinense desembolsou R$ 62.153.652 com a compra de bebidas com teor alcoólico –0,54% do total de R$ 11,4 bilhões consumidos no ano passado. No comparativo com 2021, o gasto com esse tipo de produto subiu 0,55%, já que naquele ano foram desembolsados R$ 61.287.586. O valor per capita de consumo de bebida alcoólica em Betim foi de R$ 138,07 em 2022 – superior à média mineira (R$ 131,39) e da per capita nacional (R$ 131,07).

Responsável pelo estudo, Marcos Pazzini avalia que os dados podem chamar atenção para investidores e fabricantes de bebidas alcoólicas para enxergar Betim como um município atrativo para esse nicho de mercado. “O betinense se dedica ao trabalho e também à diversão, com idas a restaurantes, happy hours e outras atividades que envolvam ‘se divertir’.

REPRODUÇÃO INTERNET

Gastos. Valor per capita de consumo foi de R$ 138,07 em 2022, ou seja, superior à média mineira, de R$ 131,39

Pesquisa. Em 2022, R$ 62 mi foram desembolsados

BetimésextaemMG quemaisgastacom bebidasalcoólicas

É um sinal também de que o lifestyle de antes da pandemia está voltando ao normal”, avalia.

Presidente da Associação de Food e Beer Trucks e Cervejeiros

Artesanais de Minas Gerais, o mestre cervejeiro e sommelier de cervejas Danilo Mata avalia com otimismo o resultado da pesquisa.

“Após longo período de dificuldades na pandemia, os bares e os restaurantes de Betim estão retomando o pleno funcionamento. Novas casas também estão abrindo na cidade. Isso tudo contribui para termos nossas cervejas em mais pontos pela cidade. O estudo corrobo-

ra que, daqui pra frente, teremos expansão nos negócios”, opina Malta.

Preocupação

Se por um lado os números do estudo projetam aquecimento da economia e animam o setor de bares e restaurantes, por outro, preocupam especialistas devido ao vício e impactos desse tipo de consumo à saúde do ser humano.

Segundo os responsáveis pela divisão da Superintendência Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, Ingret Boas e Walter Barbosa, o abuso de bebida al-

Mega-Sena. Sortudo pode comprar 415 veículos Strada por R$ 90 mil

Vencedor resgata R$ 37 milhões

Depois de cinco dias, o apostador de Betim que venceu o concurso da Mega-Sena, ocorrido no último dia 29, resgatou os R$ 37 milhões que dividiu com outro jogador, de Recife (PE) – o prêmio total foi de quase R$ 75 milhões. A informação da retirada foi confirmada pela Caixa Econômica, na noite de segunda-feira (3). O jogo vencedor foi feito na loteria “Pura Sorte”, na avenida Tapajós, no bairro Laranjeiras. O vencedor fez uma aposta de R$ 4,50 e acertou os seis números sorteados: 37

– 39 – 47 – 50 – 59 – 60. Com a bolada, o sortudo ou a sortuda poderia comprar oito unidades da Ferrari 296 GTB, lançada no fim de 2022 no país, e que custa R$ 4,5 milhões; adquirir 415 unidades da versão mais completa do Fiat Strada, veículo vendido por R$ 90 mil; ou mesmo comprar duas das mansões mais caras da região, conforme levantamento da plataforma Quinto Andar: um casarão de 1.450 m², no bairro Cidade Jardim, vendido por R$ 16 milhões, ou uma mansão situada no condomínio Alphaville, em Nova Lima, que tem 1.310 m² e custa R$ 8,6 milhões.

coólica está associado ao risco de desenvolvimento de problemas de saúde, como distúrbios mentais e dependência alcoólica, além do comprometimento das relações sociais e de trabalho.

“O consumo excessivo de bebida alcoólica impacta não apenas a saúde do sujeito, com alterações do estado normal do organismo, como também suas relações sociais, já que familiares, amigos e pessoas de seu convívio podem estar, direta ou indiretamente, envolvidos com o excesso de substância consumida pelo usuário”, alertam ambos os especialistas.

Veja as vagas de emprego abertas

A prefeitura está com processo seletivo em aberto. Os interessados devem se inscrever até a próxima terça (11) pela internet ou de forma presencial. Informações: (31) 3531-1268.

As vagas são pra ajudante de obras (4), amarrador (15), assistente administrativo (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar de cozinha (1), auxiliar de expedição (1), auxiliar de mecânico (2), auxiliar de produção (5), auxiliar de serviços (1), auxiliar de serviços gerais (2), camareira (2), conferente/motorista categoria B (1), consultora de vendas (1), encarregado industrial (3), estagiário de engenharia elétrica (1), estoquista (1), florista (1), mecânico

de automóvel (1), mecânico de máquinas pesadas (1), mecânico industrial (10), motorista entregador categoria B ou D (2), operador de caixa I (4), operador de caixa II (10), operador de empilhadeira (9), operador de escavadeira categoria D ou E (2), operador de loja (26), operador de motoniveladora categoria D ou E (2), operador de pá carregadeira categoria D ou E (2), operador de retroescavadeira categoria D ou E (2), operador de rolo categoria D ou E (2), pedreiro (1), repositor (10), representante comercial (1), secretária (1 estágio), serralheiro (1), servente de pedreiro (2), soldador (2) e récnico de segurança do trabalho I, II e III (7).

Economia 12 |OTEMPO BETIM Betim- 6a13deabrilde2023
RONALDO SILVEIRA Prazo. Inscrições são é até terça (11) Laranjeiras. Sortudo apostou na lotérica “Pura Sorte” Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br CAROLINA MIRANDA

Chegou a sua vez

Já se pegou pensando que algum assunto daria uma matéria muito legal? Se já, não perca tempo e envie sua sugestão para o e-mail daniele.marzano@otempobetim.com.br.

SEM RASTRO

Município registra 205 desaparecidos em 2022

O desaparecimento de Patrick

Barbosa dos Santos, de 24 anos, morador do bairro Jardim Teresópolis, completará três meses neste domingo (9).

O jovem foi visto pela última vez na praça do Ceabe, na região Central, no dia 9 de janeiro, usando bermuda jeans, camiseta, agasalho amarelo e boné preto, além de correntes prateadas no pescoço. Segundo a mãe, Bárbara, ele nunca tinha ficado sem dar notícias nem dava sinais de que poderia sumir voluntariamente.

“Ele sempre me liga, e eu ligo pra ele. Estamos sempre em contato”, frisou na época em que pediu a ajuda da reportagem de O Tempo Betim para

localizar o filho.

O caso, embora seja um dos mais emblemáticos da cidade recentemente, em razão da longevidade, está longe de ser o único. Em todo o ano passado, 205 pessoas foram dadas como desaparecidas em Betim, de acordo com dados do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) compilados pelo Observatório de Segurança Pública. Neste ano, somente nos meses de janeiro e fevereiro, quando Patrick sumiu, foram contabilizados 78 casos, ou seja, 160% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram regis-

trados 30 desaparecidos – os números de março não foram apurados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG).

De acordo com a Polícia Civil, é importante ressaltar que, mesmo quando a pessoa é encontrada, o registro do desaparecimento não é removido do sistema, portanto, “os números apresentados não informam se as pessoas ainda estão desaparecidas ou não”, pontua a Sejusp-MG.

No caso de Patrick, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) confirma que o jovem não foi localizado e que “instaurou procedimento investigativo para apurar o desaparecimento”. A corporação informou também, por meio de nota, que “as diligências cabíveis prosseguem visando localizá-lo”. Quem tiver informações sobre o paradeiro do morador do bairro Jardim Teresópolis pode acionar a PCMG pelo telefone 0800 2828 197.

Conduta

O titular da 2ª Delegacia de Polícia de Betim, delegado Roberto Veran, salienta que aquela velha ideia de que era

necessário aguardar 24 horas para registrar um desaparecimento “é lenda”.

De acordo com ele, quanto mais rápido for o comunicado, mais eficaz será a investigação, e, consequentemente, a localização da pessoa desaparecida. “Familiares e/ou amigos podem procurar qualquer delegacia da cidade ou a delegacia virtual. A partir daí, é emitido um alerta a todos os órgãos de segurança estaduais, por isso é importante termos uma foto nítida do desaparecido, características como tatuagens e cicatrizes e moléstias mentais ou físicas”, orienta Veran.

Como ajudar

Pingue-pongue

Quais são as causas mais frequentes para os casos de desaparecimento? Elas são bastante heterogêneas. Podem ter relação com dependênciaquímica,doençasmentais ou até mesmo serem criminosas, não podemos descartar essa possibilidade.

Existe uma faixa etária predominante? A incidência maior é entre adultos, com idades entre 20 e 30 anos, por incrível que pareça. Idosos com moléstia mental também.

Pode-se dizer que a maior parte das pessoas que somem é localizada? A maioria é encontrada sim. Isso eu posso afirmar com segurança. E é importante que a família, ao encontrar o ente desaparecido, comunique os órgãos de segurança. Não é necessárioexporomotivodosumiço,masinformarque apessoa voltou e está bem.

As redes sociais têm contribuído com o trabalho da polícia? Sim. A disseminação de informações é muito importante para encontrarmos uma pessoa desaaparecida. (IT)

Observar, em via pública, o trânsito de menores desacompanhados, idosos e pessoas com deficiências. Caso apresentem desorientação, possibilidade de extravio ou mesmo dificuldade de expressão, comunique o fato à polícia para que prestem a devida assistência. O ideal é que você possa levar a pessoa até o posto policial mais próximo.

Observar o comportamento de novos vizinhos em relação ao tratamento dispensado aos menores que com eles convivem, comunicando à Polícia qualquer fato suspeito.

Como prevenir

Comunicar e registrar o desaparecimento do menor ou do adulto, imediatamente após constatada a sua ausência, na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida. Deve-se apresentar fotografia e documentação do ausente, caso existente, para início da busca. Para o menor, é necessária a apresentação da cópia da certidão de nascimento. No entanto, a ausência do documento não impede o registro nem a busca.

8 Orientar os filhos a não aceitarem doces, presentes, ou qualquer outro objeto de estranhos, podendo aceitá-los de conhecidos e parentes, somente com prévio consentimento dos responsáveis.

8 Manter bom relacionamento com a vizinhança.

8 Procurar conhecer as pessoas que convivem com seu filho.

8 Participar ativamente dos eventos envolvendo o seu filho, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.

8 Ensinar ao seu filho o seu nome completo, endereço e telefone e os nomes dos pais e irmãos.

8 Não autorizar o seu filho a brincar na rua sem a supervisão de um adulto conhecido.

8 Evite deixar o seu filho em casa sozinho.

8 Providenciar a carteira de identidade do seu filho, através do Instituto de Identificação.

Betim- 6a13deabrilde2023 OTEMPO BETIM | 13
EDITORIA DE ARTE / O TEMPO BETIM FONTE: OBSERVATÓRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA/REDS/SEJUSP-MG/POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS
Especial
BALANÇO ANUAL DE REGISTROS NA CIDADE
0 10 20 30 40 50 60 70 80 DEZEMBRO NOVEMBRO OUTUBRO SETEMBRO AGOSTO JULHO JUNHO MAIO ABRIL MARÇO JAN/FEV 48 30 20 111816152022161423 ANO 2023 ANO 2022 Total de 2022 205 8 Orientações aos pais Orientações aos pais
Delegado Roberto Veran Titular da 2ª Delegacia de Polícia de Betim DIVULGAÇÃO
Nacomparação entre janeiro e fevereirode 2023 com o ano passado, casos triplicaram
ARQUIVO PESSOAL
Caso. Patrick Barbosa dos Santos, de 24 anos, morador do Teresópolis, está sumido há quase três meses

Cultura

Betiquim 2023

As inscrições para bares e restaurantes de Betim interessados em participar da 19ª edição do festival começam na segunda (10) e vão até 30 de abril. O evento será em julho. Inf.: (31) 99995-1395.

Véspera de feriado. Atividades são gratuitas e ocorrem neste sábado (8)

Shoppings fazem ações para festejar a Páscoa

Fotos com Coelhos e pintura são atrações

Para adoçar a diversão da criançada na Páscoa, época mais doce e encantadora do ano, os

Laura Medioli

Mail: laura@otempo.com.br

Fax: (31) 2101-3826

Partage. Meninada poderá participar de confecção de orelhinhas de coelhos

shoppings de Betim prepararam ações especiais gratuitas neste sábado (8), véspera de feriado.

a meninada poderá aproveitarumaoficina de pintura facial e de montagem de orelhinhas doCoelho.Aatividade é ocorrerá, das 15h às 17h, no segundo piso do centro de compras. O atendimentoépor ordemdechegada.

Monte Carmo Shopping, poderão tirar fotos com o casal de Coelhos e participar de uma oficina de recreação e pintura facial. As ações são acontecem das 15h às 19h, na portaria principal do mall.

colher uma delas para levar meus filhos. A Páscoa é um momento de celebração, de amor ao próximo, de renovação da vida e, porquenão,deoferecerdiversãoealegriaparaa tiva Jéssica Lara, de 45 anos.

Monte Carmo. Casal de Coelhos vai tirar fotos com as crianças

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar

Domingo de Páscoa e ela lá, de frente à TV, se esbaldando de chocolate. Carecidíssima de serotonina, mandou pro espaço o regime e fez questão de comprar o maior, o mais crocante e apetitoso ovo que já se viu. Afinal, devido às circunstâncias, ela merecia se dar esse presente.

Exatamente há um mês, havia planejado tudo: Semana Santa numa daquelas praias paradisíacas do Sul da Bahia, pousadinha básica, com rede na varanda, ventilador no teto e um peixinho frito em frente ao mar. Não carecia de mais nada. Ela e ele, naturalmente. O problema é que depois de tudo resolvido, devidamente organizado, acabou faltando o básico: ele.

Fazer o quê? Já que o dito, durante uma crise existencial, preferiu se isolar, enveredando-se num retiro espiritual em profunda harmonia com o sagrado, entremeado por consideráveis silêncios e duradouros jejuns... Ele e Deus.

Ao perceber que so-

brava nessa história, tentou argumentar, mas descobriu desalentada que suas ponderaçõesnão dariam nenhum resultado, afinal, ter Deus como rival era uma coisa complicada e, sinceramente, era melhor deixar pra lá. Andou até cometendo certos sacrilégios, excomungando Deus e o diabo, até conversar com a amiga zen que a tempo interferiu no caso.

– Escuta aqui, Regininha, mil vezes ele estar num recanto isolado, conversando com Deus e buscando o seu “eu” interior, do que estar na farra com amigos, bebendo todas, numa total falta de respeito com...

– Mas ele não estaria com os amigos na farra. Estaria comigo, num chalezinho em frente ao mar, só isso!

– Sim, com você. Tomando

caipirinha, comendo peixe frito, torrando ao sol, falando amenidades e fazendo amor...

– Uai! Quer coisa melhor que isso?

– Você não entende...

– Entendo, sim. Aliás, não entendo de jeito nenhum...

– Amiga, dê graças a Deus...

– Ah! Não dou, não. Sente o drama: sozinha em pleno feriado, me empanturrando de

chocolate, vendo filmes de mil novecentos e pedrada na TV, já que a internet deu pau, claro, na Sexta-Feira da Paixão... Isso pra não dizer do cartão estourado com a camisola supersexy, o roupão branco aveludado de cetim pós-banho, os trocentos cremes para antes, durante e depois do sol, o biquíni despista barriga que rodei horrores para encontrar. Isso tudo pra quê? Pra viagem que não teve, droga!

– Nossa! Essa gastança toda só pra passar alguns dias na praia deserta com o namorado bonitão?

– Desisto! Definitivamente não pertencemos ao mesmo mundo... Mas vai me dizer que não gostaria de ir com o Paulo para um lugar assim?

– ...

– Oiiii! Acorda! O que você está pensando aí?

– Nada, é que... Bem... Hum... Ô Regininha, só por curiosidade, claro, mas onde mesmo que fica o tal chalezinho?

14 |OTEMPO BETIM Betim- 6a13deabrilde2023
AUGUSTO CÉSAR MARTINS/DIVULGAÇÃO FOTOS DIVULGAÇÃO

Sociedade

Nostalgia

Festival vai reunir principais bandas de rock dos anos 2000, no Mineirão

Belo Horizonte recebe, no dia 15 de abril, a primeira edição do 2000 Rock Fest, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, com grandes atrações. O festival vai reunir os principais nomes do rock brasileiro dos anos 2000, em um megaevento, trazendo Pitty, Charlie Brown Jr. (tributo), Detonautas, Di Ferrero, CPM 22 e Fresno. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.meep.com.br.

Betim- 6a13deabrilde2023 OTEMPO BETIM | 15 Adeilson Andrade adeilson.andrade@otempobetim.com.br Contato: (31) 9 9521-9045
J Níver. O estudante de teatro Gabriel Vieira sopra velinhas neste sábado (8) J Click. A estudante de medicina veterinária Amanda Góes Valle durante a festa Quinta da Vet J Parabéns. A psicóloga Camila Resende comemorou mais um ano de vida nessa quarta-feira (5) J Destaque 2. O líder comunitário do Jardim Teresópolis, em Betim, e coordenador estadual da ONG G10 Favelas, Kenedy Alessandro, participou do Brazil Conference 2023, na Universidade de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. Na foto, ele com o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues J Click 2. O estudante de administração Bruno Diniz e a amiga, Brenda Rassilan, também curtiram a festa Quinta da Vet J Destaque. A jornalista e assessora de imprensa Karina Vianello clicada por este colunista nos bastidores do Buteco do Gusttavo Lima, no Mineirão J Celebrando. O empreendedor Samuel Xavier sopra velinhas nesta sexta-feira (7). Já a esposa dele, Gisele Xavier, troca a idade no próximo dia 15 WANDERLEY DUTRA/DIVULGAÇÃO J Evento. O empresário André Lucas (EFA Alimentação) e a esposa Aline Duarte durante o Buteco do Gusttavo Lima ARQUIVO PESSOAL ADEILSON ANDRADE ARQUIVO PESSOAL ADEILSON ANDRADE ADEILSON ANDRADE / ARQUIVO ADEILSON ANDRADE / ARQUIVO ADEILSON ANDRADE

Esportes

PREFEITURA DE BETIM/DIVULGAÇÃO

Aulão no parque

A prefeitura realiza, neste sábado (8), a partir das 9h, mais uma edição do Aulão no Parque Natural Felisberto Neves, com atividades esportivas gratuitas. As inscrições ocorrem no link: (betim.mg.gov.br/aulaonoparque).

Radical. Evento deve reunir 100 atletas na pista Aquileu do Amaral

Cidade sedia 1ª etapa Cidade sedia 1ª etapa do Campeonato Mineiro do Campeonato Mineiro de Bicicross/BMX

de Bicicross/BMX

Inscrições ocorrem até quarta (12) pela internet

Da Redação

lisley.alvarenga@otempo.com.br

Betim recebe, nos dias 15 e 16 de abril, a primeira etapa do Campeonato Mineiro de Bicicross/BMX. O encontro entre as ferasdamodalidadeseránapistaAquileuFrancodoAmaral,reconhecida por especialistas comoumadasmelhoresdoBrasil.

Segundo a Federação Mineira de Bicicross, que promove a

competição, cerca de 100 atletas com idade a partir de 3 anos disputarão a etapa classificatória. O Campeonato Mineiro de Bicicross/BMX terá cinco fases – cada uma realizada em uma cidade diferente. Além de Betim, receberão a disputa os municípios de Manhuaçu, Andradas, Muriaé e Varginha. Em Betim, onde será dada a largada do torneio, haverá um treino aberto no sábado (15), das 14h às 18h, e a corrida principal será no domingo (16), às 10h30.

A competição é voltada para dois públicos distintos: os atletas filiados na Federação Mineira de Bicicross e os praticantes que não fazem parte da entidade. Para os integrantes da federação, o valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50

TIME DA CIDADE

Veja o novo elenco já anunciado pelo clube betinense

e R$ 120, conforme categoria e requisitos estabelecidos pela entidade. Já para o público geral, que pode entrar na disputa, mas não recebe a premiação do ranking do campeonato, a taxa é de R$ 20.

Interessados em participar devem se inscrever no link (fmbx.com.br/inscricoes-online), até quarta (12). No sábado (15), haverá a confirmação da inscriçãoduranteos treinosoficiais. “Com a reforma da pista de bicicross, atendemos uma antiga demanda dos ciclistas do município, promovemos o esporte radical na cidade e ainda contribuímos com o bicicrossde formanacionale internacional”, salienta o secretário municipal de Esportes, Carlos Renato Dias (Ti-Rei).

Talento. Luiz Felipe, piloto da categoria Elite Man, é um dos atletas de destaque de Betim que irá participar 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Bicicross/BMX

Módulo II. Segunda divisão do Campeonato Mineiro começa em 29 de abril

Betim Futebol começa a definir elenco

Lisley Alvarenga lisley.alvarenga@otempo.com.br

Luiz Felipe

Zagueiro

Jogador chega após boa passagem no Moto Club, durante a disputa do Campeonato

Maranhense da atual

temporada

Rodrigo Mucuri Meio-campo

Atleta é formado pelo Atlético

Mineiro e defendeu equipes como Coimbra, Mamoré, América-TO e Boa Esporte

Diego Ataque

Jogador retorna ao

Time da Cidade após

empréstimo ao

Democrata-GV, clube pelo qual disputou a Primeira Divisão do Mineiro desta

temporada

O Betim Futebol Clube começou a definir seu elenco para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro, que começa em 29 de abril, segundo a Federação Mineira de Futebol. O Time da Cidade vislumbra o acesso à elite do futebol mi-

neiro e contará com jogadores conhecidos, como o volante Pablo e o atacante Flávio Macarrão. O timebetinensetambém teráno grupo principal ao menos sete jogadores formados na categoria de base do clube.

Segundo o diretor de futebol do Betim Futebol, Fred Pacheco, as contratações têm sido bem cri-

teriosas. “Embora as contratações do jogadores mais experientesestejamocorrendoagora,jáestamos com um grupo mais jovem treinando desde janeiro, formado em nossa base. Nossa expectativa continua a mesma, que é galgar passos maiores e ter realmente o reconhecimento esportivo que o clube e a cidade merecem”, disse.

Pablo Volante

Jogador já passou por grandes equipes do futebol brasileiro, como Vasco, Fortaleza, Cruzeiro e América-MG, e em nível internacional, como Zaragoza e Málaga, da Espanha

Filipe Costa Goleiro

Formado em uma das categorias de base do Santos, o goleiro chega para o primeiro desafio da carreira em Minas, após passagens por equipes do interior paulista

Riquelmy Lateral-direito

O garoto chega ao profissional do Time da Cidade após passar quatro anos nas categorias de formação no Cruzeiro e um ano no Vila Nova, de Goiás

Matheus Stockl Volante

O meio-campista que, em Minas, atuou pelo Atlético e pelo Villa Nova, também defendeu o Vitória de Setúbal, de Portugal, na temporada 2021/2022

Lucas Ferron Lateral-direito

Jogador foi destaque na campanha campeã do São Bernardo, no Campeonato Paulista, com direito a gol na finalíssima do torneio

Pedro Nardoci Zagueiro

O garoto, de apenas 20 anos, chega ao Time da Cidade com quatro temporadas no Cruzeiro na bagagem

Defensor chega do Botafogo como uma boa oportunidade de mercado do Time da Cidade

Marcos Vinícius Meio-campo

O atleta chega ao Betim após fazer bom Campeonato Paulista, pelo Linense, neste ano

Flávio Macarrão Atacante

Cria do sub-17 do Betim Futebol, o atacante e centroavante tem passagem pelo Atlético-MG

16 |OTEMPO BETIM Betim- 6a13deabrilde2023
EDITORIA DE ARTE O TEMPO BETIM
Alysson Zagueiro
@FOTOGRAFOPRIMITIVO/ DIVULGAÇÃO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.