3 minute read

Bivalente é ampliada para acima de 18 anos

Oportunidade Fhemig abre inscrições para médicos

Da Redação daniele.marzano@otempobetim.com.br

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 foi ampliada no município para toda a população acima de 18 anos nessa terça-feira (2). O imunizante está disponível nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sextafeira, das 8h às 17h, e também no Vacimóvel.

A aplicação das doses da bivalente teve início em fevereiro deste ano. Até 26 de abril, 25.462 pessoas que fazem parte dos públicos prioritários anteriormente convocados tinham sido imunizadas.

Para ser vacinado com a bivalente, o cidadão deve ter recebido a última dose de reforço ou a D2 do esquema inicial contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses.

A vacinação bivalente continua disponível para o público já convocado: pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas (até o 45° dia após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; profissionais e moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPs) com idade a partir de 12 anos; moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; pessoas imunocomprometidas; aquelas com comorbidades a partir de 12 anos; população privada de liberdade; adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. “O público que já teve a imunização liberada, mas que ainda não pôde se dirigir a uma UBS, continua tendo a dose garantida”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane Fonseca.

Aprimoramento

A vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavíruse tambéma subvariante Ômicron. O imunizante foi desenvolvido sobre a mesma plataforma da vacina monovalente e equivale a uma atualização dela,segundo o Ministério da Saúde. “A vacina bivalente demonstrou ser tão ou mais imunogênica que a versão anterior, ou seja, capaz de gerar uma resposta imune robusta, com o desenvolvimento de anticorpos”, disse a pasta.

Meningite: imunização é prorrogada

Avacinação contra a meningite C para o público ampliado foi prorrogada até 30 de julho. A extensão do prazo, que terminaria no domingo (30), segue uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

O município, agora, aguarda o envio de um novo lote de imunizantes pelo go- verno de Minas para dar continuidade à aplicação das doses, já que não tem estoque.

O imunizante também estará disponível nas 38 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para pessoas acima de 16 anos que não completaram o esquema vacinal (duas doses iniciais mais dois reforços da Meningocócica C ou da ACWY).

Aqueles que foram vacinados com um dos dois imunizantes há menos de cinco anos não precisam receber outra dose. Crianças e adolescentes continuam sendo imunizados conforme o Calendário Nacional. (Da Redação)

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) iniciou, na última terçafeira (2), o processo de inscrições para o credenciamento de médicos que desejam atuar em Betim, Belo Horizonte e no interior do Estado. Os interessados, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas (com sociedade unipessoal), podem se candidatar até o dia 11, por meio de formulário disponível no site da instituição. Os credenciados serão chamados para atuar no plantão de 12 horas, de modo autônomo e eventual.

As unidades disponíveis são: Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim, Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, Complexos de Especialidades (hospitais Alberto Cavalcanti e Júlia Kubitschek), Complexos de Urgência e Emergência (hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins), Maternidade Odete Valadares (MOV), em BH.

As inscrições são válidas para médicos generalistas, com cadastro regular no Conselho Regional de Medicina (CRM) e especialistas ou com 75% da residência ou especialização concluída para diversas categorias, como clínica médica, anestesiologia, neurocirurgia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, pediatria, cirurgia plástica e medicina intensiva.

Mater Dei. Evento será oferecido gratuitamente na unidade Betim-Contagem Curso do Casal Grávido: inscrição aberta

Dayse Aguiar dayse.aguiar@otempobetim.com.br

As inscrições para o tradicional Curso do Casal Grávido 2023 da Rede Mater Dei de Saúde estão abertas. Esta será a primeira vez que a instituição oferece o curso no Hospital Mater Dei Betim-Contagem, localizado no bairro Duque de Caxias. O evento acontece no próximo dia 13, das 8h às 12h30. A participação dos casais é gratuita, mediante inscrição prévia, que pode ser feita no site da Rede, e disponibilidade de vagas.

Esse curso é oferecido pela Mater Dei há quase 40 anos. As aulas, ministradas por ginecologistas e obstetras, anestesiologistas e pediatras da Rede, abordam desde a etapa inicial da gravi- dez até o momento do parto, o aleitamento materno, os cuidados com o recém-nascido e outros temas relevantes para os pais.

“Estamos muito otimistas para iniciar esse curso. Isso fará com que os casais da região possam conhecer o hospital e também possam tirar suas dúvidas. A princípio, o curso será realizado mensalmente”, informou a ginecologista e obstetra Renata Roberto Diniz.