1 minute read

Missa Conga encerra festa na Colônia Santa Isabel

Festejos tiveram início no dia 27 de abril

Da Redação

daniele.marzano@otempobetim.com.br

Um festejo em devoção a Nossa Senhora do Rosário realizado há dez anos na Colônia Santa Isabel ajuda a manter viva a tradição do Congado em Betim, além, é claro, da Celebração do Jubileu de Nossa Senhora, realizado anualmente no mês de agosto, nos entornos da Capela do Rosário. A Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, organizada pela Irmandade da Colônia, e que teve início com a novena, no dia 27 de abril, termina neste domingo (7), com a celebração da Missa Conga.

O momento mais aguardado do festejo é quando, na manhã de domingo, a imagem de Nossa Senhora do Rosário chega em uma barca, no rio Paraopeba, e é recebida por várias guardas do Congado e levada em procissão para a Senzala, sede da Irmandade.

“É um momento muito significativo para os Congadeiros, quando, de certa forma, podemos reviver a história dos nossos antepassados. Vale dizer que a retirada da imagem do rio é uma exclusividade da festa da Colônia, entre todas as festividades do Reinado de Nossa Senhora que acontecem na região metropo-

‘Terra

litana de BH”, explica o Capitão-Mor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, André Bueno. Segundo as histórias dos primórdios do Congado, a santa foi retirada do mar pelos escravos.

A festa é realizada pela Irmandade do Rosário da Colônia e pela prefeitura, por meio da Secretaria de Arte e Cultura. Para o secretário da pasta, Ubiratan Santana, é uma satisfação apoiar esse evento. “Betim tem uma grande variedade de manifestações culturais, e uma delas é o Congado, que mescla a cultura com a religiosidade”, frisa ele, que ressalta também a importância de a festa reviver momentos históricos do país, adaptado às particularidades da cidade”, afirma Ubiratan.

Histórico

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi idealizada no ano de 2010 e iniciou sua tradição em 2011 com a primeira Missa Conga da Paróquia de Santa Isabel.

A festa em devoção à santa acontece sempre no primeiro domingo de maio. A escolha desse mês para a celebração deste festejo também tem um significado especial. Maio é reconhecido por ser o Mês das Mães, o mês de Maria e é também quando se comemora a abolição da escravatura.

Em 2019, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi registrado como patrimônio imaterial de Betim.