3 minute read

“Mens sana”

lidade de vida e motivação, livres dos instintos atávicos e de sucesso a qualquer custo.

Os desejos são humanos e necessários, mas, depois de se atingir certa maturidade devem ser domesticados, postos a serviço de todos, e não deixado donos de uma festança lasciva.

Serviram para conduzir os primeiros passos, para determinar a sobrevivência, mas, como uma roupa velha e cafona, serão deixados para vestir indumentos mais apropriados.

“Mens sana in corpore sano”, dos antigos romanos, continua sendo um conselho poderoso para estarmos em paz com todos

O ser humano deve esforçar-se para se livrar das emoções toscas, como medo, cólera, ódio, luxúria, ócio, brutalidade, egoísmo, que constituem os principais desvios da personalidade, deixando ainda a compreensão presa nos grilhões da parcialidade.

A tranquilização e o controle desses elementos do comportamento são uma condição basilar para livrar o intelecto de miragens e de erros tristes.

Em nossos dias parece utopia, ou devaneio, escrever essas coisas, mas a purificação da nossa vida, dos nossos pensamentos, o compromisso em ser úteis implicam uma pacificação dos sentidos. Isso abre as portas e janelas para o conhecimento, a verdade e, consequentemente, as escolhas e os gestos melhores para a sociedade e para o

Destaque da semana

Sobre o lançamento do Eco Prêmio, que dotará escolas e creches com uma máquina de coleta seletiva inteligente

“Começamosoprojeto pelaEducação por entendermosque nesseambientehá múltiplasformasdetrabalhar otema.”

Marinésia Makatsuru Presidente da Ecos

“Com essa ação, já ensinamos aos alunos, desde cedo, a se tornarem cidadãos mais multiplicadores de boas práticas.”

Marilene Pimenta Secretária da Educação

Confira o vídeo deste artigo por meio do QRCode

próprio indivíduo.

O desejo foi o que tirou Adão do Éden, é uma condição primordial da evolução humana, entretanto leva ao sofrimento. Justo seria domesticá-lo para deixar de ser um cavalo selvagem e passar a ser um puxador de carroça.

Esses princípios levam a imaginar a superação do sofrimento, dos desejos infindáveis, que obscurecem nossas escolhas e aviltam nossas relações.

Ora, se permanecer meia hora nas redes sociais, será possível avaliar a obtusidade que aflige ainda a humanidade, não apenas por aquilo que apronta, mas pela maneira de usar, interpretar, espalhar informações de total parcialidade, que acabam ofuscando até as poucas verdades, que se misturam a essa avalanche de horrores.

Se analisarmos o conteúdo dos debates políticos atuais, encontraremos pouco que presta. Confrontamos reiteradas distorções da realidade, ofensas aos adversários, verdades violentadas, que são fundamentalmente o ponto de partida das boas escolhas.

O que tem de bom é que as redes e muitos de seus atores exaltados e facínoras perdem a cada dia a credibilidade; a fama que os brindou evapora no descrédito. E, para alguns, os mais possuídos de maldades, sobrará um futuro incerto, com processos por ofensas, calúnias e infâmias que deixaram no rastro.

“Mens sana in corpore sano”, dos antigos romanos, continua sendo um conselho poderoso para estarmos em paz com todos.

Tempo bom para a proteção contra a Covid-19 em Betim. Desde terça (2), o município está aplicando doses da bivalente, que protege contra a cepa original e também a subvariante Ômicron, na população acima de 18 anos.

Tempo bom para a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. Esse trio de peso está sendo convocado por um projeto pioneiro que será lançado pela prefeitura na semana que vem. Trata-se do Eco Prêmio, que levará máquinas de coleta seletiva inteligente para escolas e creches municipais.

Tempo bom para a economia gerada com a troca de lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio pelas de LED no município. A mudança em 99% dos postes de energia –39.512 – economizou por ano R$ 3 milhões para os cofres municipais desde 2019.

Acidente. Um caminhão desgovernado parou o trânsito na avenida das Américas nessa quarta (3), após o motorista sofrer uma crise convulsiva e perder o controle da direção. Ele atingiu quatro carros de passeio e arrancou um semáforo da via, mas ninguém ficou ferido. O condutor foi socorrido pelo Samu.

Tempo ruim para a série de roubos de botijões de gás que vem acontecendo em cidades da região metropolitana. Em Betim, na sexta (28), um entregador de uma distribuidora de gás do Niterói foi alvo de uma dupla de criminosos no Jardim da Cidade. Os mesmos suspeitos estariam cometendo crimes semelhantes em Contagem e em BH.

Tempo ruim para a injúria racial. Nesta semana, um homem foi chamado de “Mussum” de forma pejorativa durante uma partida de futebol. Antes de ser preso, o autor da injúria se trancou no vestiário com medo de ser agredido.

Tempo ruim para a violência contra a mulher. Em menos de uma semana, dois estupros contra menores de idade aconteceram na cidade: um deles foi cometido no estacionamento de um tradicional clube de Betim.

Plenário Vereador José Custódio

Uma audiência pública requerida pelo vereador Professor Wellington (PSC) vai debater, na quinta (11), às 14h, a situação atual e as perspectivas para o atendimento nefrológico no Hospital Evangélico.

políticos serão trocados, diz prefeito