Restaurar o mundo no sítio dos pássaros feridos

Page 1

Restaurar o mundo no sítio dos pássaros feridos publico.pt/2022/06/30/culturaipsilon/entrevista/restaurar-mundo-sitio-passaros-feridos-2011833 Vasco Câmara

Em 2015, Maya Kosa e Sérgio Costa entregaram-se a uma transfiguração sem cuidarem do que estava do outro lado. O que é que pode estar do outro lado do documentário? A ficção? Ninguém sabe. Uma ressurreição? Mas foi o que lhes aconteceu: deixaram-se levar pelo encontro, numa aldeia do Douro, com um pastor, barbeiro, jardineiro, palhaço, mágico, em suma, uma alma de vagabundo, o sr. Silva, que ainda arranjou maneira de sair dessas encarnações, que serão ou não impressões dos seus distúrbios psíquicos, e, olhando de fora para si próprio, ficcionou uma sua última viagem e escreveu os diálogos da sua morte. Esse filme, que deixou uma fulgurante memória, chama-se Rio Corgo. Sem a amplitude, épica, dessa viagem sem regresso, Maya e Sérgio dit it again: a uma escala miniatural, o que tem implicações logo nos planos do novo filme, no recorte das figuras num cenário, Ilha dos Pássaros continua o que há de inclassificável no trabalho desta dupla de dois filhos da imigração portuguesa (ele) e polaca (ela). Isto é: o cinema como rito de passagem, coisa obscura, um deslize de consequências imprevisíveis que retém, dessa viagem, o seu segredo fundamental. Por isso, ao inquirir-se sobre as fronteiras entre “documentário” e “ficção”, a propósito do trabalho da dupla, aconselha o pudor que se utilizem as palavras com algum incómodo. Porque elas serão sempre inapropriadas (como achamos que se vê aliás por esta entrevista). No lugar do sr. Silva está agora, e salvaguardando as diferenças de temperamento, o jovem Antonin, um melancólico iniciado ao mal de vivre (ou serão tudo sequelas de uma síndrome de exaustão?), que faz a aprendizagem dos gestos, das suas funções, num santuário para pássaros feridos.

1/10


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.