29.º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde

Page 1

29.º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde contracenas.com/29-o-festival-internacional-de-curtas-metragens-de-vila-do-conde 6 de agosto de 2021

De 16 a 25 de julho de 2021 decorreu o 29.º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde. A Competição Nacional da edição 2021 é uma verdadeira viagem pelo cinema contemporâneo português, cruza analógico e digital, espaço urbano e espaço rural, retrato social e evocação da memória, espaços e tradições. O certame integrou 17 curtas, algumas das quais mais experimentais e de realizadores estreantes, mas também filmes de realizadores mais experientes, contando com atores conhecidos do grande público. Na competição nacional incluem-se os trabalhos de Ana Moreira “Cassandra Bitter Tongue”, Ico Costa “Timkat”, Leonor Noivo, “Madrugada”, Eduardo Brito, “Lethes”, Paulo Patrício, “O teu nome é”, Paolo Marinou-Blanco “Nada nas mãos”, Filipe Melo “O Lobo Solitário”, Inês Melo, “A Casa do Norte”, Francisco Moura Relvas, “Armazónia”, AntónioPedro, “Carta Branca”, Rosa Vale Cardoso, “Se o que oiço é silêncio”, Ana Mariz, “Matilde olha para trás”, Rodrigo Braz Teixeira, “Miraflores”, José Magro, “Nha Sunhu”, Bruno Lourenço, “Oso”, Mónica Martins Nunes, “Sortes” e Mário Macedo, “Terceiro Turno”. Arrecadou o prémio de melhor filme da Competição Nacional desta edição 2021 a curta de Leonor Noivo, “Madrugada”, o Prémio do Público Cannon foi para a curta “O lobo solitário”, de Filipe Melo, protagonizada pelo experiente ator Adriano Luz e na categoria de melhor realizador português, o prémio foi atribuído a Mário Macedo, pela curta “Terceiro Turno”. O registo experimental da curta documental “A casa do Norte”, de 2021, de Inês Melo, a partir dos plantas e pássaros conta a história de uma família do Norte passada numa casa em Geraz do Lima, no concelho de Viana do Castelo integra o certame. Também “Carta Branca”, de António Pedro conta, em modo desalinhado, histórias de Alcanena.

1/5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.