Festival Doclisboa com 249 filmes para ver em sala: saiba o que poderá ver [PT]

Page 1

Festival Doclisboa com 249 filmes para ver em sala: saiba o que poderá ver observador.pt/2021/10/07/festival-doclisboa-com-249-filmes-para-ver-em-sala-saiba-o-que-podera-ver

Depois de uma edição condicionada pela pandemia, o festival Doclisboa regressa ao formato em sala de cinema, a partir do dia 21 e com 249 filmes, em busca de “uma experiência absolutamente coletiva” com o público. “Apresentar um festival em outubro de 2021 obriga-nos a pensar modos radicais de proximidade. Queremos um festival em que todos os seus espaços sejam vivos e ativos, uma experiência absolutamente coletiva e de partilha de ideias e pontos de vista”, defendeu esta quinta-feira a direção do Doclisboa, na apresentação da programação. Esta será a 19.ª edição do festival dedicado ao documentário, que se estenderá até 31 de outubro, 11 dias em que serão programados 249 filmes, entre retrospetivas, competições e várias estreias mundiais. Entre os 46 filmes portugueses selecionados está, por exemplo, “Alcindo”, filme do antropólogo Miguel Dores sobre racismo em Portugal, a partir da história do homicídio de Alcindo Monteiro, português de origem cabo-verdiana, vítima de ódio racial em 1995. A competição portuguesa contará com 11 filmes, entre longas e curtas-metragens, nomeadamente “Distopia”, de Tiago Afonso, “Hotel Royal”, de Salomé Lamas, e “O tempo das coisas”, de Catarina Botelho.

1/5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Festival Doclisboa com 249 filmes para ver em sala: saiba o que poderá ver [PT] by O Som e a Fúria - Issuu