"Diários de Otsoga": o confinamento cinematográfico de Crista Alfaiate, a musa de Miguel Gomes e Mau

Page 1

"Diários de Otsoga": o confinamento cinematográfico de Crista Alfaiate, a musa de Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/diarios-de-otsoga-o-confinamento-cinematografico-de-cristaalfaiate-a-musa-de-miguel-gomes-e-maureen-fazendeiro Hugo Gomes

19 de agosto de 2021

Impossibilitado de levar avante os seus projetos por causa da pandemia, Miguel Gomes e a sua companheira e cineasta Maureen Fazendeiro fecharam-se numa herdade com uma equipa e três atores em agosto de 2020 para procurar a cerne de todos os “filmes de confinamento”. “Diários De Otsoga”, o resultado, tem um pouco de tudo: absurdismo, experimentalismo e estética. É uma obra em permanente busca do seu espírito, sem nunca perder a sua liberdade, recebida com inúmeros elogios após a apresentação na secção paralela “Quinzena dos Realizadores” da mais recente edição do Festival de Cannes. No caso de Miguel Gomes, este desafio cinematográfico foi também um reencontro com Crista Alfaiate, atriz que há poucos anos figurou num lugar de destaque nas “crónicas do país triste” de “As Mil e uma Noites”: ela foi Sherazade, não por um dia, mas por três filmes. Agora é ela própria num filme ao lado de Carloto Cotta e a revelação de “Mosquito” João Nunes Monteiro, onde se revela uma artesã do improviso, da experimentação e, sobretudo, da liberdade artística. O SAPO Mag encontrou-a em Cannes.

Carloto Cotta, Crista Alfaiate e João Nunes Monteiro,

1/4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.