Cannes contra o vírus [PT]

Page 1

Semanário | Cannes contra o vírus leitor.expresso.pt/semanario/semanario2540/html/revista-e/culturas/cannes-contra-o-virus

Após um ano de paragem forçada, o Festival de Cannes arranca na terça-feira com a nata do cinema de autor, testes PCR e a esperança no horizonte. Nanni Moretti, Apichatpong, Sean Penn, Paul Verhoeven, Leos Carax e Wes Anderson estão na competição oficial. Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro são os portugueses no festival texto Francisco Ferreira P assaram 14 meses desde as datas do Festival de Cannes de 2020 travado pela covid-19. O cancelamento tornou-se a face mais relevante de uma indústria que tem na Croisette o seu expoente e que a pandemia ajoelhou com estrondo — afinal, estamos a falar do acontecimento cultural, seja de que área for, com maior cobertura mediática do planeta, a uma distância abissal de qualquer outro. Ora, sabendo da sua importância, Cannes, que prometeu uma 74ª edição “exuberante”, vai mesmo querer dar a volta por cima, juntando num ano o melhor do que selecionou em dois. FESTIVAL DE CANNES A partir de terça e até dia 17 www.festival-cannes.com Se for um triunfo, encherá de esperança o mundo cinematográfico. Mas o que acontecerá se redundar em fracasso, apanhado pelas ditas variantes da covid-19, que já parecem uma franchise de “Velocidade Furiosa”? De qualquer forma, é proibido sonhar com o passado: Cannes vai apanhar a partir desta terça-feira uma cidade cheia de não-residentes em férias (algo que nunca aconteceu em maio), e um controlo sanitário severo aguarda os festivaleiros não vacinados, com a exigência de um PCR negativo a cada 48 horas. No concurso principal são esperadas várias vedetas de Hollywood, curiosamente, por filmes que a Hollywood dirão pouco (Adam Driver e Marion Cotillard filmados por Leos Carax, Bill Murray por Wes Anderson, Sean Penn pelo próprio...). A Netflix fica de fora em mais um braço de ferro perdido: Cannes pode dar-se ao luxo de a recusar para tranquilizar os exibidores franceses, que exigem um concurso pela Palma de Ouro sem streaming; já a plataforma americana teima em estar na competição (ou não participar)... O que há, sim, é uma catadupa superlativa de autores como só Cannes sabe reunir — são eles as estrelas da companhia. Só no concurso pela Palma de Ouro estão duas dúzias deles — e ninguém é desconhecido. O programa, de resto, está apinhado de filmes, com as secções paralelas a funcionarem igualmente em pleno.

1/3


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.