Filmes de Salomé Lamas, Joaquim Pinto e Nuno Leonel no Locarno noticiasaominuto.com/cultura/1786709/filmes-de-salome-lamas-joaquim-pinto-e-nuno-leonel-no-locarno 1 de julho de 2021
A programação do festival internacional de cinema de Locarno, que decorre de 04 a 14 de agosto naquela localidade suíça, vai incluir obras dos portugueses Salomé Lamas, Joaquim Pinto e Nuno Leonel, e Samuel Barbosa, anunciou hoje a organização.
11:25 - 01/07/21 por Lusa Cultura Festival
Partilhar Numa edição que vai contar com a atriz Leonor Silveira entre os jurados da competição internacional, Salomé Lamas vai apresentar "Hotel Royal" no concurso Curtas de Autor da secção Pardo di Domani, enquanto Joaquim Pinto e Nuno Leonel estreiam a trilogia "Pathos Ethos Logos" fora de competição. Samuel Barbosa apresenta, na secção História(s) do Cinema, o seu documentário "Távola de Rocha", sobre o realizador Paulo Rocha, sendo o único filme daquela secção de Locarno elegível para o prémio de primeira obra. No 'site' da cineasta Salomé Lamas, que se estreia em Locarno, a sinopse de "Hotel Royal" refere-se a uma camareira de hotel que, "impossibilitada de comunicar, vive sob uma rígida metodologia de análise do exterior e um quotidiano ritualizado". "'Hotel Royal' é um mosaico fragmentado e incompleto das sociedades contemporâneas. Podia ser rotulado como um filme sobre os horrores da alma, sobre 'voyeurs' ou simplesmente sobre pessoas inadaptadas", acrescenta o texto sobre o filme que vai ser exibido nos dias 06, 07 e 08 de agosto, havendo ainda uma sessão de perguntas e respostas com a realizadora no primeiro dia.
1/2