Guia para entender o cinema português [PT]

Page 1

Guia para entender o cinema português olhardigital.com.br/cinema-e-streaming/noticia/guia-para-entender-o-cinema-portugues/97839 11 de março de 2020

Em março, nada menos que três filmes portugueses estreiam nos cinemas de São Paulo ("Campo", "Alva" e "Technoboss"). Eles se juntam a "O Filme do Bruno Aleixo", que estreou em janeiro. Temos ainda "Frankie", produção franco-portuguesa rodada em Sintra, Portugal.

Ou seja, é o momento do cinema português. O que é estranho é que nós, brasileiros, sempre tivemos resistência ao cinema feito em língua portuguesa do outro lado do Atlântico, o que diz mais respeito às nossas limitações do que à qualidade da filmografia portuguesa. Por esse motivo, selecionei vinte filmes essenciais (em ordem cronológica, sem repetir diretor) para se entender a história do cinema português, desde o primeiro modernismo (1927-1932) até os nossos dias. Como decidi colocar somente um por diretor, vale dizer que dois deles são os considerados os maiores do cinema português: os falecidos Manoel de Oliveira (1908-2015) e João César Monteiro (1939-2003). Boa viagem. Lisboa, Crónica Anedótica (José Leitão de Barros, 1930)

1/4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Guia para entender o cinema português [PT] by O Som e a Fúria - Issuu