Ira Sachs: «Nunca faria um filme com a Isabelle Huppert em França» [PT]

Page 1

Ira Sachs: «Nunca faria um filme com a Isabelle Huppert em França» c7nema.net/entrevista/item/52255-ira-sachs-nunca-faria-um-filme-com-a-isabelle-huppert-em-franca.html

Frankie, uma coprodução francesa/portuguesa, foi o nosso representante na Competição de Cannes. É uma declaração de amor de Ira Sachs à região de Sintra, um filme turístico que aproveita a sua essência para gerar um trabalho sob um constante olhar estrangeiro.

Mas nada se perde aqui, para além da habitual linguagem nova-iorquina e citadina do realizador. Sintra, por seu lado, mantém a sua beleza, a sua natureza e o peculiar misticismo que contagia personagens passageiras lideradas por Isabelle Huppert, Brendan Gleeson, Greg Kinnear, Jérémie Renier, Marisa Tomei e o português Carloto Cotta. Até mesmo na sua abordagem, Frankie é "estrangeirado"; um americano que se aproxima à memória europeia, às réstias "rohmerianas" que compõem as férias de uma família privilegiada que encontra nesta serra a catarse para os seus assuntos pendentes, deixados na outra costa. Sachs encontrou-se connosco no terraço da Unifrance, a poucos metros do Palais do Festival de Cannes, para falar sobre o filme, ainda fresco, recorrendo às suas memórias e à sua posição cinematográfica. Expressou a sua admiração por Huppert que, segundo o próprio, a par de Catherine Deneuve, é uma relíquia do cinema francês sem igual.

1/8


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.