Filme português, 'Patrick' incendeia debate sobre pedofilia e afirmação de identidade no Festival de

Page 1

Filme português, 'Patrick' incendeia debate sobre pedofilia e afirmação de identidade no Festival de San Sebastian jb.com.br/cadernob/cinema/2019/09/1017284-filme-portugues---patrick--incendeia-debate-sobre-pedofiliae-afirmacao-de-identidade-no-festival-de-san-sebastian.html 27 de setembro de 2019

Centrado no empenho de um jovem português para entender quem de fato é após ter passado anos na França, sob a guarda de um pedófilo, “Patrick”, do lisboeta Gonçalo Waddington, tem, há três dias, inflamado debates morais no Festival de San Sebastián, cuja 67ª edição termina neste sábado, com a projeção de “Coringa” e a entrega de prêmios. Tudo indica que esta produção com CEP em Lisboa, na disputa pela Concha de Ouro de 2019, pode estar entre os filmes a serem laureados pelo júri presidido pelo diretor irlandês Neil Jordan (de “Traídos pelo desejo”), afinal, nada criou mais alarde. A polêmica vem de o fato de Gonçalo, um realizador com carreira paralela no teatro, ter apostado mais nos conflitos afetivos de seu protagonista – um rapaz batizado com o nome Mario, ao nascer, em Portugal, mas renomeado de Patrick, ao ser raptado por um homem francês hoje ancião – do que na discussão sobre o crime da pedofilia. Não é que a discussão e uma condenação não esteja na dramaturgia do longa-metragem. Mas a preocupação de seu diretor é ir além do componente criminal do caso, a fim de investigar sequelas existenciais. Além dele, destacam-se na seleção competitiva oficial do evento espanhol o thriller com tintas de horror “The Other Lamb”, da polonesa Malgorzata Szumowska, e o drama brasileiro “Pacificado”, com Débora Nascimento, Léa Garcia e José Loreto.

1/4


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.