Musical existencialista português disputa elogios no Festival de Marrakech [PT]

Page 1

Musical existencialista português disputa elogios no Festival de Marrakech jb.com.br/cadernob/cinema/2019/12/1020599-musical-existencialista-portugues-disputa-elogios-nofestival-de-marrakech.html 1 de dezembro de 2019

Portugal viveu um 2019 de glórias nos maiores festivais de cinema do mundo, chegando a brigar pelo Leão de Ouro de Veneza, com "A Herdade", também exibido em Toronto. Mas, agora, o ano chega ao fim, e, na cena das grandes mostras globais do audiovisual, Marrakech chega para encerrar o circuito de competições e sessões hors-concours. E, nele, tem um cult luso: um musical existencialista de nome “Technoboss”. Trata-se de um filme cantado, nas raias do deboche moral. Um escárnio contra a inércia dos dias. Ele veio do Festival de Locarno diretamente para a grade do evento do Marrocos, iniciado nesta sexta, com fôlego para se tornar o evento mais badalado do setor na África. Sua projeção por aqui será na noite deste sábado. Calcado no carisma de um ator não profissional como protagonista (o advogado e dublê de galã maduro Miguel Lobo Antunes) e num inusitado misto de ironia e leveza, esta comédia canora foi um dos títulos mais controversos do DocLisboa, em seu Portugal de berço, e na Mostra de SP. Se no nietzschiano "John From", o diretor João Nicolau mapeava a primavera de uma vida (a mocidade), aqui ele se concentra no outono do viver, mas sem o peso do tempo. É uma mistura de "Harry and Tonto" com Jacques Tati. Irmão do escritor António Lobo Antunes, Miguel vive (sem qualquer experiência de atuação prévia) Luís Rovisco, mais antigo representante de uma firma de câmeras de segurança, monitores e sensores de cancelas. O dia a dia da SegurVale - Sistemas Integrados de Controle de Circulação é sua vida há três décadas. Só que sua reforma está para chegar. Na trama editada por Nicolau em parceria com o cineasta italiano Alessandro Comodin, vemos uma jornada do Sr. Rovisco para se manter na euforia, mesmo com a crônica da morte de sua vida profissional já anunciada. Um neto cheio de alegria e um gato, Napoleão, serão seus companheiros num périplo por hotéis e firmas, sempre regado a músicas que desafiam o realismo... mas nem tanto.

1/3


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.