RESPONSABILIDADE SOCIAL

Page 1

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

BREVE INTRODUÇÃO

De acordo com a definição adotada pela Comissão Europeia, a responsabilidade social assume-se como “a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interação com outras partes interessadas”.

Trata-se de uma prática empresarial cuja finalidade será beneficiar a coletividade. A Responsabilidade social é um conceito amplo, com muitos significados, sinónimos, comportamentos e ações que visam o bem-estar dos colaboradores, parceiros, comunidade, meio ambiente, entre outros atores.

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

OS TRÊS P’S

De acordo com uma nova economia social de mercado, assenta numa abordagem tripla, fundamentada na teoria dos três Ps «people, planet, profit». Desdobra-se em responsabilidade ambiental, social e económica, podendo ser analisada de acordo com uma vertente interna e uma vertente externa.

VERTENTE INTERNA:

• Gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais: neste requesito, a empresa avalia e reduz o impacto ambiental do uso de recursos naturais nas suas rotinas de produção;

• Saúde e segurança no trabalho: Uma empresa socialmente responsável tem um compromisso

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

• (continuação) firmado com a saúde dos seus colaboradores;

• Gestão dos recursos humanos: Contratar trabalhadores qualificados, incluindo minorias;

VERTENTE EXTERNA:

• Boa integração Empresa VS Comunidade em que está inserida;

• Compromisso com os direitos humanos;

• Boas relações com parceiros comerciais, fornecedores e consumidores;

• Preocupações ambientais globais visando a redução dos danos na natureza.

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

A Responsabilidade Social começa a ser um tema reconhecido nos anos 60 mas devido a uma crise económica foi só nos anos 70 que começou a ganhar relevância social e ambiental tanto a nível Académico como Empresarial.

como uma espécie de dever ético e legal que impõe padrões de comportamento mais elevados nos negócios do que nos cidadãos em geral.

Na visão de Votaw (1972), Algumas

pessoas tomam a Responsabilidade

Social pelo lado da consciência

social. Alguns encaram-na

Segundo Davis (1973), a Responsabilidade Social pode ser classificada como a “consideração e resposta das empresas a questões que ultrapassam os seus aspetos económicos, técnicos e legais”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

Segundo Friedman (1997), a visão liberal clássica segue uma ideologia de que a existência das empresas, através do seu lucro e distribuição do mesmo, contribui para o bem estar social, permitindo o pagamento dos impostos e assim criar riqueza.

Vários autores incluindo Davis, (1973) acrescentam que a responsabilidade social vai mais além, ou seja, as empresas devem atuar a favor do desenvolvimento social e não apenas pelo fim lucrativo ou cumprimento da lei.

Deste modo, reduzem os possíveis efeitos negativos da sua atividade de forma direta, contribuindo para o bem estar da sociedade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

No ano 2001, foi apresentado o Livro Verde, neste livro, está imbuída uma clara reflexão a cerca do tema do desenvolvimento sustentável, tendo em conta que as empresas deverão procurar três objetivos claros: Económicos, sociais e ambientais Cunha el al. (2007), refere ainda que as empresas ao assumirem as devidas responsabilidades sociais, vão

contribuir para uma maior produtividade, rentabilidade e competitividade, entre as mesmas:

• “Embora a sua obrigação primeira seja a obtenção de lucros, as empresas podem, ao mesmo tempo, contribuir para o cumprimento de objetivos sociais e ambientais…”

(Comissão Europeia, 2001, p.4)

• “(...) a responsabilidade social

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

• de uma empresa deve ser considerada como um investimento, e não como um encargo” (Comissão Europeia, 2001, p.5).

• “(...) o facto de se transcender as obrigações legais elementares no domínio social - por exemplo, em termos de formação, condições de trabalho ou das relações administração/trabalhadores - é

passível de ter também um efeito direto sobre a produtividade.

(Comissão Europeia, 2001, p.7)

De acordo com Garriga & Mele

(2004, p. 51) “ O campo da Responsabilidade Social das empresas não só apresenta uma ampla paisagem de teorias, como também uma grande proliferação de abordagens, que são controversas,

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

complexas e pouco claras”. De modo a entender os diferentes pontos de vista relativos ao tema da Responsabilidade Social, Garriga e Melé (2004) descrevem no seu artigo a possibilidade de divivir as teorias associadas a comportamentos socialmente responsaveis, em 4 grupos distintos: Teorias Instrumentais; Teorias Políticas; Teorias Integrativas; Teorias Éticas.

As Teorias Instrumentais defendem que a Responsabilidade Social é unicamente uma ferramenta usada para o contexto económico da empresa, ou seja, direcionada apenas para prosseguir com os objetivos económicos e criação de riqueza.

Teorias Políticas, centra-se no poder social das empresas na relação com a sociedade e dessa forma passam a ter a capacidade de influenciar o equilíbrio de

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

Mercado. Existe um contrato implícito entre as empresas e as comunidades em que estão inseridas.

Teorias Integrativas, concentra na ideia de que as empresas dependem da sociedade para existir e continuar a crescer. Assim o seu

desempenho social é considerado enquanto suporte de legitimidade e prestígio, fonte de decisão e definição de valores em resposta às exigências da sociedade.

As Teorias Éticas, têm como base os prícipios éticos que as empresas têm que cumprir, independentemente dos efeitos económicos que daí podem advir. Compreende quatro correntes:

• Teoria Normativa dos Stakeholders;

• Direitos Universais;

• Desenvolvimento Sustentável;

• Bem comum.

A PIRÂMIDE DE CARROL

ADAPTAÇÃO DE CARROL, 1997

Propõe uma subdivisão da responsabilidade social nas diferentes dimensões:

Económica, Legal, Ética e Filantrópica.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

A partir da segunda metade dos anos 70, a estrutura comercial da Delta Cafés consolidou-se de forma decisiva, encarando de forma serena as novas exigências do mercado: desenvolvimento de novos produtos e serviços de qualidade global. É neste contexto que surge em 1984 a separação da actividade

comercial, assegurada pela empresa

Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda,

da actividade industrial, desenvolvida pela NOVADELTA -

COMÉRCIO E INDUSTRIA DE CAFÉS, LDA, primeira empresa certificada neste sector, em 1994, pelo sistema de normas NP 29002.

É importante referir que a Delta Cafés utiliza na produção dos seus lotes, café proveniente de 60 origens diferentes.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA

CAFÉS

Se pesquisarmos no Google por: “Delta Cafés Responsabilidade Social”, o primeiro resultado é um site do Grupo Nabeiro com um resumo da visão de sustentabilidade da entidade. No final da página, deixam um link para um relatório sobre o tema publicado em 2018.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

Ainda no primeiro link oferecido pelo motor de busca utilizado, mesmo antes do link para o relatório de sustentabilidade surgem os compromissos da marca para 2025.(figura ao lado)

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

Como podemos ver na imagem ao lado. Ainda nos primeiros resultados, surge uma página da Delta Cafés. Vamos experimentar abrir o link para essa página a fim de percebermos a sua visão sobre Responsabilidade Social.

RESPONSABILIDADE SOCIAL –

DELTA CAFÉS

A partir do sitio online podemos afirmar que esta é definição de Responsabilidade Social para o Grupo Delta Cafés.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

Intro ao Benchmarking: consiste no processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do

desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.

O processo de benchmarking não se limita à simples identificação das melhores práticas; também contempla, por exemplo, a sua divulgação por intermédio das diversas técnicas de marketing.

O benchmarking traduz-se, então num processo através do qual se

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

observa, aprende e melhora, podendo ser aplicado a qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico (Watson, 1993) ao serviço do cliente e sua satisfação (Lepard e Molyneux, 1994), passando pelas operações (Shetty, 1993).

Para explicar ou fundamentar a importância do Benchmarking no contexto da Responsabilidade Social, vamos utilizar um ranking efetuado pela merco está no 4º resultado da pesquisa do google. Não obedece exatamente o conceito mas acaba por ter um efeito muito semelhante.

RESPONSABILIDA DE SOCIAL –DELTA CAFÉS

Em 4º resultado aparece uma notícia do Expresso a nomear o Grupo Nabeiro, Delta Cafés, como a empresa mais bem classificada a todos os níveis da ESG.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

DELTA CAFÉS

… a Delta Cafés aparece como a primeira num ranking de 100 (ver tabela com o top 10 em baixo). E consegue este feito pelo segundo ano consecutivo. A empresa de Campo Maior ocupa a posição cimeira nas três vertentes do ESG e lidera destacada o ranking das empresas mais responsáveis em Portugal, com 10 mil pontos, quase o dobro da média da pontuação das 100 empresas que são mencionadas no estudo (5.326 pontos).

Na segunda posição aparece a Sonae e depois a EDP. A Ikea, empresa sueca que vende móveis em Portugal, a Jerónimo Martins, a Vodafone, o Lidl, a Galp, a Microsoft e o Google completam o top 10.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

DELTA CAFÉS

Olhando para as três letras do ESG de forma isolada, no “E”, de ambiente, a companhia elétrica

EDP é a segunda melhor, seguida da Sonae, Ikea e Vodafone. No “S” do social, os papéis invertem-se: é a Sonae de Cláudia de Azevedo que salta para a segunda posição, seguida da EDP de Miguel Stilwell. A IKEA e a petrolífera Galp fecham o top 5 das mais responsáveis socialmente. No “G” de governance, além do grupo Nabeiro, a Sonae, a Ikea, a EDP e a Jerónimo Martins ocupam os lugares mais cimeiros. A nível setorial, a Delta Cafés naturalmente lidera na categoria da alimentação …

RESPONSABILIDADE SOCIAL

DELTA CAFÉS

Este estudo sobre a reputação das empresas na área ESG contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do Governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONG, 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos. Este ranking surte um efeito muito semelhante ao Benchmarking.

https://www.merco.info/pt/rankingmerco-responsabilidad-gobiernocorporativo

RESPONSABILIDADE SOCIAL –

DELTA CAFÉS

Se visitarmos a página de entrada da MERCO. O Grupo Nabeiro, surge logo em destaque numa noticía interna que títula a empresa como a mais responsável em Portugal no ano 2022.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

Figura à direita:

Compromisso do Grupo

Nabeiro com os Objectivo

De Desenvolvimento

Sustentável

Fonte: (Delta Cafés, 2018)

LINK PARA O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

Figuras a cima à esquerda e à direita:

• Contributo do Grupo Nabeiro no Combate à Pobreza

• Contributo do Grupo Nabeiro na Formação

Fonte: (Delta Cafés, 2018)

LINK PARA O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

Figuras a cima à esquerda e à direita:

• Contributo do Grupo Nabeiro aos mais idosos

• Eficiência energética

Fonte: (Delta Cafés, 2018)

LINK PARA O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

A fim de encerrar a nossa dissertação sobre a posição da Delta Cafés no âmbito da Responsabilidade Social. Decidimos fazer um breve apanhado com um recorte dos destaques de um relatório Social prestado pela marca. O relatório apresenta-se em segundo lugar como resultado da pesquisa elaborada com as palavras chave: “Delta Cafés” e “Responsabilidade Social”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

MUSEU DELTA, CENTRO DE CIÊNCIA DO CAFÉ

Mais a título de curiosidade, decidimos fazer referência ao Centro de Ciência do Café. Localizado no distrito de Portalegre, onde se domicilia a empresa do Grupo Nabeiro. Este museu visa não só reforçar o oferta Cultural, mas também aumentar a pegada TurítiscoPatrimonial de Campo Maior e região Alentejana.

ODS ONU, AGENDA 2030

ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS ONU, AGENDA 2030

ODS 4 – Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem, ao longo da vida, para todos.

ODS 5 – Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas.

ODS 6 – Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

ODS ONU, AGENDA 2030

ODS 7 – Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

ODS 8 – Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e, o trabalho digno para todos.

ODS 9 – Construir infraestruturas resilientes,

ODS ONU, AGENDA 2030

promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

ODS 10 – Reduzir a desigualdade no interior dos países e entre países.

ODS 11 – Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Garantir padrões de

ODS ONU, AGENDA 2030

consumo e de produção sustentáveis.

ODS 13 – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climática e os seus impactos.

ODS 14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS ONU, AGENDA 2030

ODS 13 – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climática e os seus impactos.

ODS 14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as

ODS ONU, AGENDA 2030

florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.

ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

CONCLUSÃO

Em Portugal, a Responsabilidade

Social é um tema de grande importância, com as empresas e organizações a mostrarem cada vez mais preocupação com o seu impacto na sociedade e no ambiente. No entanto, ainda é necessário um maior compromisso com estas diretivas e uma colaboração mais estreita entre as empresas, organizações e Estado. O tema também é de crescent interesse nas Instituições de Ensino, por forma a contribuir para o desenvolvimento

social e económico de um Sistema, bem como para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes na sociedade. A Delta Cafés foi e é um modelo exemplar na definição do conceito de resposabilidade social. É possível atestar a transparência das suas publicações através de estatísticas públicadas por entidades ou Instituições competentes. E por isso Podemos concluir esta apresentação dizendo que a Delta Cafés é uma empresa que se dedica ao tema abordado.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook

Articles inside

CONCLUSÃO

1min
page 49

DELTA CAFÉS

1min
page 22

DELTA CAFÉS

1min
page 21

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 18

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 13

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 11

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 10

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 8

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 7

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 5

CONCLUSÃO

1min
page 49

DELTA CAFÉS

1min
page 22

DELTA CAFÉS

1min
page 21

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 18

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 13

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 11

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 10

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 8

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 7

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 5

CONCLUSÃO

1min
page 53

DELTA CAFÉS

1min
page 22

DELTA CAFÉS

1min
page 21

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 18

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 13

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 11

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 10

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 8

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 7

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 5

DELTA CAFÉS

1min
page 22

DELTA CAFÉS

1min
page 21

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 18

RESPONSABILIDADE SOCIAL – DELTA CAFÉS

1min
page 13

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 11

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 10

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 8

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 7

RESPONSABILIDADE SOCIAL POR AUTORES

1min
page 5
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.