RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DEZEMBRO/2015
ALIMENTOS
ACESSO A INSUMOS ORGÂNICOS Diferencial para o setor de alimentos
A busca por uma alimentação equilibrada e por cardápios mais saudáveis favorece o mercado de orgânicos no país. Por meio da popularização desses produtos e de seus benefícios para a saúde, o acesso a insumos apresenta-se como um fator essencial para os pequenos negócios fluminenses. Nesse contexto, o Relatório de Inteligência deste mês esclarece as oportunidades que podem ser aproveitadas, o cenário atual dos insumos orgânicos e as alternativas de acesso a esses insumos.
Os alimentos orgânicos representam um mercado em alta no Brasil:
Espera-se que o mercado de orgânicos cresça 25% em 2015 no país;
Atualmente, são cerca de 11.651 produtores de orgânicos no Brasil.
Estima-se que o faturamento do setor atinja a marca de R$ 2,5 bilhões em 2015, contra os R$ 2 bilhões de 2014;
Os estados com a maior representatividade são*: 1º
Rio Grande do Sul 1.606
2º
Paraná 1.582
3º
São Paulo 1.302
7º
*Dados mais recentes do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, do Ministério da Agricultura, relativos a dezembro de 2015.
Rio de Janeiro 524
Diferencial no setor de alimentos Aliada a este cenário de desenvolvimento, a agricultura orgânica apresenta uma série de características que a diferenciam da tradicional, mais exigente em mão de obra e com maior dificuldade de conseguir insumos adequados, entre outros aspectos. Eles, no entanto, podem encarecer o produto final. Portanto, o acesso aos insumos torna-se uma questão relevante para que a produção primária e a agroindústria de alimentos orgânicos ganhem maior competitividade no Estado do Rio de Janeiro. Fontes: Aumenta o consumo de alimentos orgânicos no país, Jornal da Band (2014); Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, Ministério da Agricultura (2015); e Consumo de alimentos orgânicos segue em alta, OrganicsNet (2015).
1