07-01-2011.pdf

Page 3

SEXTA-FEIRA, 1º DE JULHO DE 2011

O PRESENTE |

ELIO RUSCH É HOMENAGEADO Arquivo/OP

O deputado estadual Elio Rusch (DEM), vicelíder do governo na Assembleia Legislativa, recebe hoje (1º), no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, a Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. A medalha Carlos Cavalcanti é uma honraria concedida pelo Comando do Corpo de Bombeiros todos os anos a até cinco personalidades, civis e militares e entregue no Dia Nacional do Bombeiro. “É uma grande alegria receber a condecoração que representa o reconhecimento do Corpo de Bombeiros à nossa atuação. Fico profundamente honrado com a homenagem, pois ela vem de uma instituição intimamente relacionada à defesa da vida e ao bem-estar das pessoas”, diz Rusch. “Os paranaenses têm grande apreço e profunda admiração pelo Corpo de Bombeiros, não só pela atuação dele no combate a incêndios, buscas, salvamentos, mas também pelas ações articuladas com o setor de saúde”, acrescenta.

03

Até o dia 10 O ex-deputado federal Gustavo Fruet deve deixar o PSDB até meados de julho, caso até lá o partido não lhe garanta a vaga de candidato a prefeito de Curitiba para 2012. Fontes próximas a Fruet informam que ele deixou claro que não está disposto a continuar esperando por uma definição da cúpula tucana, que dá sinais de que pode apoiar a reeleição do atual prefeito Luciano Ducci. O ex-deputado estabeleceu o próximo dia 10 como “datalimite” para uma decisão do PSDB. Fruet quer que o governador Beto Richa assuma publicamente a intenção de lançá-lo como candidato tucano à prefeitura no ano que vem. E também exige o comando do diretório municipal do PSDB da Capital, como forma de evitar ser “rifado” lá na frente. Até agora, porém, Richa tem evitado assumir qualquer posição, limitando-se a defender que haja um entendimento entre o ex-deputado e Ducci.

Pr oje Proje ojetto contra o PSD Arquivo/OP

Deputado estadual Elio Rusch recebe hoje (1º) a Medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná

Trégua O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, se reuniu com o líder da bancada na Assembleia Legislativa e o presidente estadual do partido, deputados Caíto Quintana e Waldyr Pugliesi. O encontro selou uma espécie de “trégua” entre o diretório municipal peemedebista da Capital e os deputados da legenda, que vinham trocando farpas por divergências na condução do partido e das articulações para as eleições de 2012. Doático apoia a pré-candidatura do exdeputado estadual Rafael Greca à prefeitura, enquanto os deputados sonham com o retorno ao partido do ex-deputado federal Gustavo Fruet, que, sem espaço no PSDB, busca outra legenda para concorrer.

De volta às urnas Moradores de Kaloré, a aproximadamente 70 quilômetros de Maringá, vão voltar às urnas domingo (03) para escolher um novo prefeito. Uma eleição estava prevista para acontecer em maio deste ano, mas foi cancelada pelo TSE devido um mandado de segurança apresentado pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), que alegava que a Câmara deveria escolher o novo prefeito. Será a quinta troca de comando no Executivo local desde a última eleição municipal, em 2008. Desde então, quatro pessoas já ocuparam o cargo de prefeito da pequena cidade, de pouco mais de quatro mil habitantes. O motivo de tanta troca está na cassação do ex-prefeito Adinan Canelo (PMDB) e do vice Mauro Lebegaline (PT), em 2008. Os dois foram acusados de irregularidades na contratação de funcionários.

RICHA E DILMA

JUNTOS

O governador Beto Richa acompanha hoje (1º) o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 em Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Estado, que será feito pela presidenta Dilma Rousseff. É a primeira vez que ela vem ao Paraná após eleita. Estarão presentes ainda ao evento o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e a ministrachefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Deputado federal Eduardo Sciarra: “Na pior das hipóteses, quando for votado na Câmara o projeto contra o PSD, já teremos eleito muitos prefeitos e vereadores”

O projeto de lei aprovado no Senado, na quarta-feira (29), que institui a perda de mandato para políticos que deixem um partido para fundar outro, deve acelerar o processo de adesões ao PSD, sigla arquitetada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em litígio com o DEM. Segundo o vicegovernador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o trâmite necessário para que o projeto se torne lei terá de passar ainda pela Câmara dos Deputados, que entrará em recesso em julho. “Quando a Câmara voltar do recesso, em agosto, o nosso partido já estará registrado. A lei não pode retroagir”, afirma. Ontem (29) o deputado federal Eduardo Sciarra, atualmente filiado no Democratas e que foi escolhido para presidir o PSD no Paraná, comentou o assunto por meio do seu twitter: “Na pior das hipóteses, quando for votado na Câmara o projeto contra o PSD, já teremos eleito muitos prefeitos e vereadores”, disse. A declaração de Sciarra deixa claro que as futuras lideranças do PSD entendem que o projeto de lei é apenas uma tentativa de impedir a criação da sigla e a debandada de políticos de outros partidos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.