Primeiro jornal ed 204

Page 1

Devotos seguem em procissão no início das festividades ao Dia do Padroeiro1

São Simão, a bela cidade de 192 anos!

Cartório de Registro Civil passa a emitir CPF em registro de nascimento

Domingo tem a VIII Trilha Off Road

Multa por som alto no carro já está em vigor


2 A guerra fria esquentou novamente Após a queda da União Soviética que se deu mais por conta da sua economia em frangalhos que própriamente da ideologia de fim do comunismo e desmantelamento das repúblicas soviéticas, os Estados Unidos gozaram de uma certa tranquilidade em relação a quem ditava as regras no mundo geopolítco. A vitória americana na guerra fria fez dos Estados Unidos o país que já era o mais rico agora o mais poderoso e temido. Porém com a chegada de Vladimir Putin ao poder na Rússia, o sonho de tornar o país grande e poderoso voltou a rondar o oriente. Putin foi membro oficial da KGB e o fato é que o serviço secreto soviético nunca digeriu a derrota na guerra fria, logo o presidente Russo também não, e agora rumores de uma terceira guerra mundial com possível vitória de uma Rússia extremamente armada até os dentes os colocariam como líderes e potência mundial. O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev responsável pela queda soviética afirmou recentemente a TV Russa que o mundo ocidental tem flertado perigosamente com a zona vermelha, tratando da possível invasão dos americanos em um país de influência Russa. Outro que mandou seu alerta em relação ao mesmo caso foi o general Igor Konachenkov, ele foi bem categórico em alertar os americanos que o sistema antiaéreo russo poderia surpreendê-los e que derrubaria qualquer avião americano inclusive os stealths, que são considerados invisíveis para radares. A coisa esquentou mesmo porque diplomaticamente Estados Unidos e Rússia esse mês se desentenderam por não chegarem a um acordo sobre a Síria, sendo até o problema utilizado em pauta de campanha da candidata Hillary Clinton que defende uma intervenção americana no país. Entrevistado por um jornalista da NBC sobre uma preferência entre Hillary ou Donald Trump e sobre a possível intervenção americana caso Clinton vença, Putin disse que isso parece mais coisa de campanha eleitoral sem demonstrar muito medo a uma possível guerra disse ainda que Clinton tem destilado palavras agressivas contra a Rússia e que apesar de tudo Trump tem acordos comerciais com os Russos e parece mais flexível e disposto a um acordo de cavalheiros. Na verdade o presidente Putin e os generais Russos parecem esperar apenas um motivo para iniciar uma guerra contra os Estados Unidos sem que saiam como os vilões e Clinton quer dar a eles esse motivo, invadir a Síria. Nesse contexto todo uma guerra entre Estados Unidos e Rússia resultaria em uma possível terceira guerra mundial. Teria como evitar isso? Sim teria, com Trump vencendo as eleições americanas, mas parece que a mídia e o stablishment quer exatamente ao contrário. A nós resta apenas esperar e torcer para que Trump vença essas eleições, pois não será nada inteligente para o mundo Clinton invadir a Síria. Emanuel Gouvêa

EXPEDIENTE

Primeiro Jornal é uma publicação da editora Ivanete de Castro Gouvêa-ME – Redação: Rua Rodolfo Miranda, 91, Centro, São Simão, CEP 14200-000, Fone 16 3984.3236. Diretora de Jornalismo: Pitty Gouvêa – DRT 24.818. Contato comercial: Nei Fernandes. Tiragem 2.500 exemplares. Circulação São Simão, Santa Rosa de Luiz Antônio – Periodicidade semanal. R$2,00. Impressão Grafisc. Artigos assinados e cartas são de intera responsabilidade de seus autores, não representando a opinião do jornal. O Primeiro Jornal pode reduzir cartas que considerar de tamanho inadequado ao espaço. E-mail: contatoprimeirojornal@gmail.com Diagramação e arte final: Lucas Caetano. Colaboradores: Fruco, Thalma Tavares, Pastor Paulo, João Paulino Quartarola, Emmanuel Gouvêa, Pastor Paulo e João Butoh. Contatos telefônicos e comerciais, e plantão de notícia: (16) 9255 2876 – Pitty (Claro), (16) 9 9715 7933 – Nei (Claro)

São Simão, a bela cidade de 192 anos! São Simão completa amanhã 192 anos, para contar um pouco sobre a história de uma das mais importantes cidades do início do século passado, contamos com a colaboração do Museu Histórico de São Simão ‘Alaur da Matta’ que disponibilizou o acervo de fotos que retratam os costumes do povo deste lugar, assim como seus edifícios, alguns nem existem mais e outros ainda fazem parte da história arquitetônica de São Simão. Desta forma, o PRIMEIRO Jornal dedica esta edição especial não apenas para seus leitores, mas principalmente para esta cidade que merecidamente merece ser olhada com carinho mis que especial. Fundação São Simão foi fundada pelo bandeirante Simão da Silva Teixeira. Tem como padroeiro São Simão Apóstolo. Sua história é recheada de sabores e dissabores. Seus moradores têm orgulho em dizer que pisam em solo de história entre elas, uma das mais importantes, o de ser Berço da Proclamação da República. Rica em belezas naturais e minerais, aguarda ansiosa ser considerada uma estância turística. Se outrora foi uma cidade rica e poderosa, hoje guarda apenas em sua memória o fato de ter sido uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo e busca uma forma de retomar seu crescimento e voltar a ter aquele mesma importância do início do século passado. “Berço da Proclamação da República” Daqui e dali o país caminhava por caminhos políticos diferente do Império. Em 3 de dezembro de 1870 era fundado o “Partido Republicano”. Em várias províncias do Brasil os republicanos formaram clubes onde discutiam as ideias e se fortaleciam. Várias cidades estavam em condições de ser a sede dessa convenção, entre elas, Campinas, Jundiaí, Itu e Piracicaba. São Simão não ficou de fora, em 6 de Fevereiro de 1885 organizava o Partido Republicano, em reunião presidida pelo republicano General Francisco Glicério, conforme consta na Ata de instalação do “Partido Republicano de São Simão”. Estava organizado o “Partido Republicano de São Simão”, com sede no Clube Republicano, situado onde hoje esta a Prefeitura Municipal, à rua Rodolfo Miranda. Com as ideias republicanas levadas a sério em 31 de Janeiro de 1888 o vereador Manoel Dias do Prado apresentou na Câmara Municipal, um documento que pedia o fim da dinastia portuguesa. Desta forma, São Simão se diz ser o Berço da Proclamação da República, título que Itu diz ser seu.


3


4 Comarca de São Simão

Prefeitura

Em 12 de maio de 1877, a Lei n. 63 criou a Comarca de São Simão, 1ª Entrância, instalada em 20 de dezembro de 1878, compreendendo as Vilas de Serra Azul, Santa Rosa de Viterbo e Jatahy, (atualmente município de Luiz Antônio). A Lei Municipal nº 15, de 04 de março de 1895, elevou a Comarca à categoria de cidade.

O prédio é uma construção de meados do século passado. Até 1.930 havia em São Simão os (intendentes-figura da administração pública de origem francesa. Era um agente do rei durante o Antigo Regime, investido de poderes policiais e tributários). O poder maior na verdade estava nas mãos da Câmara Municipal que elegia seu intendente. Sua estrutura interna foi modificada para acomodar os departamentos, mas sua fachada permanece da mesma forma desde sua construção.

Grupo Escolar “Simão da Silva” Em 29 de novembro de 1904 foi criado o Grupo Escolar Simão da Silva. Sua instalação oficial, aconteceu em 1.° de junho de 1905, em um sobrado, oferecido pela Câmara Municipal, prédio n. 8 da rua Francisco Glicério (atual 20 de Agosto), onde hoje é o Fórum, ali as aulas foram ministradas até 26 de Agosto de 1907, data em que terminou a mudança para o prédio especialmente construído para abrigar o referido Grupo Escolar, na praça da Matriz.

A Igreja Matriz foi construída em uma mistura de estilos arquitetônicos. Passou por reformas em 1963, o sino maior apresentou uma rachadura, e por isso, os três sinos foram substituídos. Em 1999, passou por uma reforma que trocou o piso, restaurou obras de arte sacra, além da pintura do prédio. Houve um desabamento parcial do teto da nave, a igreja ficou interditada para a construção do novo teto, e por medida de precaução, os tetos sobre o altar-mor e sobre o altar barroco, foram destruídos e construídos novos, mas felizmente, ninguém se feriu, por isso aconteceu durante a noite. A decoração destes forros, que era em arte sacra, foi totalmente restaurada, conseguindo em um belíssimo resultado apreciado por todos.

Delegacia Com uma construção bastante antiga, a delegacia de Polícia Civil, onde já funcionou a Câmara Municipal e também o Fórum, hoje conta com funcionários da Secretaria de Segurança Pública do Estado, onde tem a frente dos policiais civis, o delegado Jorge Koury. No prédio ainda funcionou o presídio feminino que abrigou presas da região. Martiniano de Azevedo, ilustre morador de São Simão, em sua velhice fez seu testamento e solicitou que a família erguesse dentro de suas terras uma capela para sua santa de devoção, Nossa Senhora Aparecida. Desta forma, seus familiares lançaram a pedra fundamental e ergueram a cruz. Porém o padre pedia à família de Azevedo que colaborassem com a construção da igreja e assim sendo, a família concordou em doar a quantia à paróquia, restando na praça a cruz.


5 Hospital Depois de São Simão sofrer com as pestes que dizimaram metade da população da época, três mulheres, Amélia Alves de Almeida, Maria da Conceição Leite Barretto e Anna Baggio Gouvêa precisavam fazer alguma coisa para conseguir um prédio que atendesse às necessidades dos doentes da cidade. Desta forma tiveram a ideia de conseguirem o prédio onde funcionou a estação ferroviária. Insistentes e persistentes, muito fizeram para conseguir o objetivo de conseguir um hospital para São Simão.

Infra-Estrutura No século XIX a infra- estrutura era precária. Não havia energia elétrica, os serviços de entrega postal eram precários, as ruas não eram de terra e não havia serviço de água encanada e sequer esgotos. Em 1889 foi formada a “Empresa de Luz Elétrica da Cidade de São Simão” que contratou o engenheiro Gustavo Mahlow para a abertura de um canal no rio São Simão. Na fazenda Álvaro Pompéia foi instalada a usina e parte da cidade era iluminada em 1900 com luzes elétricas. Para contornar o problema de captação de água, a Câmara autorizou a construção de uma represa próximo à ponte da rua Rodolpho Miranda e comprou a empresa de eletricidade para tentar solucionar a falta de energia. Jorge Fairbanks propôs que sua empresa (a Cia Melhoramentos) fornecesse energia para a cidade, mas a Câmara não aceitou pois estava fazendo o serviço. Esta história toda foi parcialmente solucionada com a construção da usina hidrelétrica de Itaipava, no rio Pardo (no município de Santa Rosa do Viterbo ) porém, se por um lado houve mais energia, por outro esta mesma energia era distribuída para 5 cidades ( São Simão, Santa Rosa, Cajuru, Serra Azul e Luiz Antônio ) acarretando novos racionamentos no começo do século XX. A empresa dona da hidrelétrica era a “Cia de Eletricidade São Simão-Cajuru” que funcionou até 1960. Em 1882 a Cia. Mogyana de Estradas de Ferro e Navegação chegava a São Simão. A estação foi construída ( atual prédio da Polícia Militar ) e o telégrafo da própria ferrovia ali instalado servia aos moradores. Mesmo quando a agência de Correios já funcionando na cidade passou a ter o serviço telegráfico ( inclusive com o telégrafo nacional, coisa que a ferrovia não tinha ), os moradores preferiam o telégrafo da ferrovia que funcionava 24 horas por dia ( o correio não ) sendo que o telegrama passado na estação ferroviária quando recebido na estação de destino era entregue em mãos do destinatário pois a própria empresa tinha seus funcionários que se dirigiam às casas para entrega da correspondência. Em 1896 Cláudio Louzada instalou a primeira linha telefônica da cidade. De sua fazenda (fazenda Santa Maria) ele se comunicava com os funcionários que trabalhavam na sua máquina de beneficiar café situada na rua Quintino Bocayuva. Em janeiro de 1.906, para que uma empresa de Cravinhos não estendesse seus serviços até São Simão, a Câmara concedeu a um engenheiro radicado na cidade que montasse uma empresa telefônica no município cujo nome foi “Empreza Telephonica de São Simão” em um imóvel que fica no atual calçadão da cidade e que hoje é de propriedade da Santa Casa de Misericórdia. Em 1907 foram colocados postes até Cravinhos e as duas empresas se interligaram para oferecer ligações interurbanas.

Simão da Silva com 22 de Abril

Pontos Turísticos Morro do Cruzeiro Construído em cimento armado, a pedra fundamental do cruzeiro, de 40 metros de altura foi lançada no dia 28 de outubro de 1.974 por ocasião da passagem do aniversário da cidade sendo que no mesmo dia os católicos fizeram rezar uma missa campal no lugar. O cruzeiro - como é chamado desde que a primeira cruz de madeira que fora colocada no dia 28 de julho de 1957 é parte integrante da paisagem de São Simão além de ser ponto de turismo e passeio, eis que daquele lugar pode-se avistar todo o vale e a região onde está situada a cidade. Para se chegar ao local, existe estrada totalmente asfaltada sendo que ao lado, o viajante poderá observar as estações da via sacra.


6


7


8


9


10


11

DECRETO Nº. 2114, de 18 de outubro de 2016. Dispõe sobre a abertura de créditos adicional suplementar no orçamento vigente e dá outras pro-vidências correlatas. IZAÍAS LEÃO DE SOUZA, Prefeito Municipal de São Simão, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais e com fundamento no art. 7º, inciso I, 42 e 43, todos da Lei Federal nº. 4320/64 e de acordo com o art. 1º, da Lei Municipal nº. 2490, de 18/10/2016, DECRETA:Art. 1º Fica aberto na Contadoria Municipal um crédito suplementar no valor de até R$ 1.993.000,00 (um milhão, novecentos e noventa e três mil reais), com a dotação classificada e codificada, na seguinte conformidade:-

- CPF da pessoa física proponente; - CNPJ no caso de pessoa jurídica. * Os interessados que não apresentarem cópia autenticada dos documentos exigidos acima deverão portar o original para conferência e autenticação pelo servidor. RA

02

– DA ENTREGA DO ENVELOPE DE PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO E SESSÃO DE ABERTU-

2. O envelope contendo a PROPOSTA e a DOCUMENTAÇÃO exigida, deverá ser protocolado na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal, localizada à Rua Rodolfo Miranda, n.º 167, Centro, até as 10h00min do dia 03/11/2016, à Rua Rodolfo Miranda, n.º 242, Centro, nesta cidade, devidamente fechado e rubricado no respectivo fecho. 2.1. A proposta deverá ser apresentada na forma do modelo constante do ANEXO II desse instrumento. 2.2. O valor proposto não poderá ser inferior ao valor mínimo fixado de R$ 300,00 (TREZENTOS REAIS ). Serão desclassificadas: a)– Propostas sem identificação; b)- Propostas com valor inferior ao mínimo estabelecido.

TA.

3. DO CRITÉRIO DE JULGAMENTO 3. O JULGAMENTO será feito pela Comissão Organizadora, levando em conta o critério de MAIOR OFER-

4. DO CRITÉRIO DE DESEMPATE 4. No caso de igualdade nas propostas a classificação será feita por sorteio na mesma sessão, na presença de todos. 5. DA GARANTIA E FORMA DE PAGAMENTO 5. O vencedor do certame deverá apresentar cheque caução, de emissão do próprio, no valor expresso na proposta. O cheque será mantido sob a guarda da Tesouraria Municipal e, no último dia do Torneio (aguardar tabela), às 24h00min (vinte e quatro horas) será trocado por dinheiro em espécie ou, se, verificada resistência ao ato, depositado no dia seguinte no horário bancário em conta corrente da Prefeitura Municipal. 6. DAS OBRIGAÇÕES 6. O licitante vencedor obriga-se a: 1 – Não vender bebidas alcoólicas a menores nos termos da Legislação vigente; 2 – Não vender bebidas em geral em recipientes de vidro ou latinhas; 3 – Fornecer todos os dias do Torneio 15 (quinze) lanches e 15 (quinze) refrigerantes para os guardas municipais que farão à segurança do local, enfermeiros e Comissão Organizadora. 4 – Responsabilizar-se por eventuais danos que vier a causar à Prefeitura Municipal ou a Art. 2º. O crédito suplementar referido no presente artigo será coberto com recursos proveniente da anulação parcial do orçamento vigente no valor de até R$ 1.993.000,00 (um milhão, novecentos e noventa e três mil reais) nos termos do § 1º, inciso III do artigo 43 da Lei Federal nº. 4.320/64, classificada e codificada sob o número abaixo:-

terceiros decorrentes de sua culpa ou dolo no respectivo período em que ocupar o recinto; 5 – Cumprir e fazer cumprir as normas de vigilância sanitária e de segurança nos termos das leis federais, estaduais e municipais que incidem sobre a prestação dos serviços do bar; 6 – Responsabilizar-se por todos os direitos, inclusive pelos direitos trabalhistas em sua integralidade, no que se refere à prestação dos serviços de empregados contratados pelo licitante (caixa, cozinheira, garçom etc...). 7 – Efetuar o pagamento nos termos exigidos por este edital. 6.1. Compete à Prefeitura Municipal: 1 – Acompanhar e fiscalizar a instalação e a prestação dos serviços no recinto; 2 – Aplicar penalidades regulamentares.

São Simão, 18 de outubro de 2016.

7. DA FISCALIZAÇÃO 7. A fiscalização da prestação dos serviços será de competência da Prefeitura Municipal, exercida por agentes designados pelo Departamento de Esportes do Município, o qual poderá junto ao representante legal do bar, solicitar a correção de eventuais falhas ou irregularidades que forem verificadas, as quais, se não forem sanadas no prazo de 12 (doze) horas, serão objeto de comunicação oficial à Procuradoria do Município para aplicação das penalidades previstas por disposição de caráter administrativo e/ou judicial.

IZAÍAS LEÃO DE SOUZA - Prefeito -

7.1. As solicitações, reclamações, exigências, observações e ocorrências relacionadas com a utilização do espaço físico ou com a prestação dos serviços do bar serão registradas pelo Departamento de Esportes do Município em livro de ocorrências, constituindo tais registros documento legal.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposi¬ções em contrário.

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ESPORTE TORNEIO PIPA BERNARDES – 2016 DATA DE ENTREGA DAS PROPOSTAS: 03/11/2016 HORÁRIO: 10H00MIN LOCAL: SALA DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL Rua Rodolfo Miranda, nº 167, Centro, São Simão/SP A Prefeitura Municipal de São Simão, neste ato representada por seu Departamento de Esportes, torna público a todos os interessados que se acha aberta licitação para cessão de espaço físico no Ginásio de Esportes Amadeu Geraigire com fins de exploração comercial de um bar, por meio de autorização precária, nos termos do art. 126 da Lei Orgânica do Município, durante o período de realização do TORNEIO PIPA BERNARDES – 2016, com duração aproximada de 20 (vinte dias) contados do dia 07/11/2016, observado o valor mínimo de proposta e as responsabilidades previstas neste edital. 01 – DA PARTICIPAÇÃO 1. Este processo destina-se aos interessados que manifestarem seu interesse na participação desta licitação observado o prazo fixado, a documentação exigida e o valor mínimo fixado para apresentação da proposta. Documentos obrigatórios: -cédula de identidade da pessoa física responsável pela proposta; -contrato social ou procuração (no caso de pessoa jurídica);

8. DOS RECURSOS 8. Do julgamento das propostas caberá recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da Ata, recurso este, que não terá efeito suspensivo até sua decisão final, considerado o interesse público determinante. 9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 9. É facultada à Comissão Organizadora ou autoridade superior, em qualquer fase do julgamento a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução dos autos; 9.1. O licitante vencedor assume como exclusivamente seus, os riscos e as despesas necessárias para o bom e perfeito uso do espaço, responsabilizando-se também por quaisquer prejuízos que sejam causados à Prefeitura Municipal ou a terceiros; 9.2. O vencedor do certame fica obrigado à reparação dos eventuais danos, perdas ou prejuízos que sejam causados à Prefeitura Municipal ou a terceiros; 9.3. Esclarecimentos e informações complementares poderão ser obtidos na sede do Departamento de Esportes pelo telefone 16 – 3984 9061, com Adauto. 9.4. Para conhecimento do público expede-se o presente Edital. São Simão/SP, 26 de outubro de 2016. Adauto Luiz Pereira dos Reis Diretor do Departamento de Esportes


12 Biblioteca Municipal

Balneário Tamanduá

Neste prédio funciona a Biblioteca Municipal. No lugar já funcionou, no passado, uma fábrica, e no século XIX foi um cemitério. O prédio fica em frente da Câmara Municipal.

Tamanduá é um pequeno rio que passa por São Simão. Balneário que recebe milhares de turistas na época do calor. Vindos de cidades circunvizinhas, acampam nas poucas comodidades existentes apenas para terem o prazer de desfrutarem da natureza. Santuário ecológico, o Tamanduá é um dos cartões postais de São Simão. No início do século oferecia uma infraestrutura melhor do que nos dias atuais.

Posto de Saúde de Bento Quirino O Posto de Saúde do bairro Bento Quirino foi construído no começo do século passado, era a residência de “James Martin Stuart”, cuja família pelo que se sabe radicara-se na capital do império e ali tendo construído uma belíssima mansão que foi retratada, inclusive, em quadros da época.

Polícia Militar

Parque Municipal Situado nas imediações dos Bairros Vila Monteiro e Cava do Bosque, o local é arborizado, com estátuas em concreto de animais e um lago. O parque é, também, conhecido como Parquinho do Bigaran, já funcionou um zoológico e foi no século passado um dos pontos turísticos da cidade mais visitado.

Casa da Cultura Marcello Grassmann

A Casa de Cultura Marcelo Grassmann foi tombada pelo Condephaat. O prédio da Polícia Militar é histórico, nele funcionou a primeira estação Arquitetura alemã construída em dois pavimentos, sendo que o superior é ferroviária da Companhia Mogyana, bem como foi ali onde esteve instalado todo de madeira. A Casa onde morou Marcello Grassmann é um dos mais o primeiro telégrafo da cidade. Em 24 de outubro de 1886, D. Pedro II e sua importantes elementos turísticos de São Simão esposa, a imperatriz Tereza Cristina desembarcaram neste prédio com comitiva em visita a São Simão.


13


14


15


16


17 Museu Histórico Simonense O Museu Histórico Simonense Alaur da Matta é administrado pela FUNCUS. É considerado o melhor museu arqueológico da América Latina. Passou recentemente por reformas e recebe centenas de visitantes todos os meses. Além de peças da era da Pedra Lascada e da Pedra Polida, traz elementos das imigrações e principalmente um vasto acervo da Revolução de 32.

Theatro Carlos Gomes O Theatro Carlos Gomes foi construído pelos alemães em 1888 e é uma réplica de memória de um importante teatro alemão. Passou a ser “Cine Theatro Carlos Gomes” no final do século XIX. Nos anos 70 fechou e por nove anos assim permaneceu. Restaurado em parte, sofreu deterioração e em 1997 foi interditado reabrindo suas portas novamente somente em 2008.

Praça da República A Praça da República é o ponto de encontro da população aos finais de semana. Possui área verde, área para lazer e eventos com um palco em formato de arena. A principal atração é a fonte luminosa com sua dança colorida que encanta os visitantes.

Veículos de Comunicação Quando se fala em comunicações, pensa-se em jornais, rádio e televisão. Com a regulamentação das chamadas “rádios comunitárias” através de lei federal promulgada no final da década de 1990, em São Simão foi criada uma associação cultural comunitária que postulou a sua emissora junto a Agência Nacional de Telecomunicações tendo apresentado toda a documentação para a concessão de uma faixa em freqüência modulada.

São Simão teve, por muitos anos, foi um serviço de alto falante na “Praça da República” conhecido por “M3” onde as músicas eram apresentadas mescladas com propagandas e notas de utilidade pública. O serviço na praça acabou e foi substituído pelos alto-falantes da Igreja Matriz que passaram a divulgar praticamente algumas Notas de Falecimentos até 1.998 quando não mais funcionaram. Na comunicação escrita, tivemos diversos jornais em sua história. O mais importante foi, sem sombra de dúvidas, “O Trabalho”, que era um semanário que circulou por quase um século e que encerrou suas atividades na década de 1990. Também existiram o “Nosso Vale”, o “Bis” e o ECOSS. Hoje circula na cidade e vai para o ano V o PRIMEIRO Jornal (que nasceu justamente no aniversário da cidade).


18

O Trabalho

Nosso Vale

Na sua edição especial de aniversário da ciEm 27 de outubro de 2000, Nosso Vale tamdade, o Trabalho trouxe em suas páginas no ano bém estava com edição especial de aniversário da de 1978 as homenagens de seus colaboradores, patrocinadores e principalmente de seus políticos. cidade e destacava os 176 anos de São Simão.

PRIMEIRO Jornal

Na sua primeira edição, em meio às eleições de 2012, nascia o PRIMEIRO Jornal.


19

Festa da Cidade Dia 28 de outubro

08:30h – Solenidade Cívica - Homenagem de Aniversário da cidade e Convocação Popular para apresentação do Hino de São Simão – Teatro Carlos Gomes. 10:00h - Missa em Ação de Graças ao Padroeiro São Simão- Igreja Matriz 20:00h – Show com Raissa Fayet pelo Circuito Cultural Paulista- Secretaria de Estado da Cultura – Terminal Rodoviário “Felix Baccan” 21:00h – Show com o Grupo Katinguelê pela Abaçaí- Secretaria de Estado de Cultura – Trio Elétrico – Rodoviária

Dia 29 de outubro

08:30h – Programa Brincando na Praça – com brinquedos , brincadeiras, pipoca, patinete,pula pula pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais – Alunos da Educação Física – com participação das Escolas do Munícipio e Escola da Família do Caviga – Terminal Rodoviário “Felix Baccan” 9:00h – Feira de Artesanato – Terminal Rodoviário Felix Baccan” 20:30h – Abertura da Exposição – Rendo-me as folhas, da artista simonense Regina Nogueira – Casa da Cultura Marcello Grassmann.

Dia 30 de outubro

8:00h - VIII Trilha Off Road São Simão Clube “Os Trilhados” de São Simão ao lado Ginásio de Esportes “Amadeu Geraigire”

Dia 31 de outubro

9:00h – Projeto Nossa História na Biblioteca, parceria da Secretaria de Educação e CulturaMunicipal e Projeto SARA na Escola Fausto Pires de Oliveira.

Dia 05 de novembro

19:00h- Bichos do Brasil – Espetáculo com bonecos gigantes – Companhia Pia Fraus – Praça da República – Circuito Cultural Paulista.

Dia 07 de novembro

19:00h – Abertura do 13º Torneio da Primavera “Pipa Bernardes” – Ginásio de Esportes Amadeu Geraigire.


20


21


22

São Simão no presente A administração doutor Izaias encontrou uma cidade totalmente abandonada. Frota sucateada, uma lagoa de tratamento inacabada, posto sem remédios, enfim, a situação não era uma das mais interessantes. Daqui há dois meses entregará a prefeitura não 100% em ordem. O próximo prefeito enfrentará dificuldades principalmente nos primeiros meses. Mas o que aconteceu de fato deve aqui ser apresentado.

uma, construiu pelo PAC da Quadra para Escola Marcilio Bondesan, fez a reforma (PDDE) acessibilidade na Escola Marcilio Bondesan e garantiu o Programa Caminho da Escola: dois ônibus para transporte escolar. Elaborou o Plano Municipal de Educação que é aplicado, garantiu a reforma salarial dos professores da rede pública municipal. Além de implantar Escolas de Educação Infantil em 2016 e Ensino Fundamental em Tempo Integral Educação em 2013, atendendo Nesta questão não a mães trabalhadohá o que se dizer. Na ras e aprimorando a parte estrutural a pre- formação da criança feitura reformou e mu- com desenvolvimento nicipalizou a Escola de atividades compleAtillio Burin (Gover- mentares, através de no do Estado e Pre- Oficinas que oferecem feitura), reformou a formação cultural, esCreche Samira Gerai- portiva e social. gire. Terminou a construção de uma creCultura che e construiu mais Nas áreas da Cul-

tura e Turismo o município caminha de forma a estabelecer metas, parcerias e trabalhos voltados aos interesses coletivos. Em parceria com o governo de estado tem: Projeto Guri, Circuito Cultural Paulista, Mapa Cultural, Oficinas Culturais, Rota da Arte, Roda da Arte e Caminho da Fé. Além dos projetos Dança e Música nas escolas, Núcleo Marcello Grassmann e Nossa História na Biblioteca. Foi implantado o Sistema Municipal de cultura com Conselho Municipal de Política Cultural, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. Estas e outras ações como o mapeamento dos pontos culturais de São Simão foram realizados na atual administração. Turismo

Devotos seguem em procissão no início das festividades ao Dia do Padroeiro No domingo, 23, devotos de São Simão Apóstolo, seguiram em procissão pelas ruas do centro da cidade até à igreja matriz onde aconteceu a celebração eucarística dominical. Com fogo e a representação das comunidades, a festa foi aberta para comemorar o Dia do Padroeiro. Amanhã, às 10 horas haverá missa na igreja de São Simão. Maria do Carmo Ramos é devota de São

Simão e disse que sempre que pode vem até à cidade no dia 28 de outubro para agradecer a graça alcançada. “São Simão Apóstolo. Quando em Sertãozinho minha mãe fez uma promessa para o santo. Nasci prematura e muito doente. Disse que se eu me curasse e sobrevivesse me batizaria aqui na igreja de São Simão onde conheceu meu pai quando tinha seus 15

anos. Aqui estou com meus 65 anos. Sempre que posso venho até São Simão cumprir a promessa de assistir à missa e agradecer pela minha vida”, conclui Maria do Carmo.

Foi instituído o Conselho Municipal de Turismo e regularização da legislação do Primeiro Conselho constituído com participação dos segmentos da comunidade; Elaboração do Plano de Turismo para tornar São Simão instância Turística (Município de Interesse Turístico – MIT; reservação, reformas e investimento nos pontos Turísticos. Construção do Calçadão Ecológico; Apoio aos artesões que estão se organizando como Associação e trabalhando o artesanato aqui e na região. Instalação do Recanto do artesão na Rodoviária e ponto de informações turísticas, Feira de Artesanato; Calendário de Cultura com eventos aprovados pela em lei – todos desenvolvidos; Roteiros que São Simão está inseridos na Secretaria

do Turismo: - Rota da Arte (São Simão está inserido devido ao gravurista simonense Marcello Grassmann, pelo saboroso sorvete artesanal finalista do sabor São Paulo. Roda São Paulo – em 2015, entrou passou a fazer parte do programa da Secretaria do Estado. Caminho da Fé – São 497 km. dos quais aproximadamente 300 km. atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza. Assim a atual administração deixa pronta ações para que o próximo prefeito dê segmento. Ao ao completar seus 192 anos tem mais uma vez sua história contada. Quando criado

O PRIMEIRO Jornal contou parte da mudança política, quando o ex-prefeito Celão deixava a prefeitura após 8 anos de mandato. Vem mostrando semanalmente o que acontece nos últimos quatro anos. As certezas e incertezas, acertos e erros da administração doutor Izaias e espera por muitos anos mais escrever a história do povo deste lugar. No próximo ano Marquinhos Kajuru e Mi Dolmem assumem e o PRIMEIRO Jornal estará semanalmente mostrando os erros e acertos da administração. Todos esperamos que São Simão encontre um novo caminho. Um caminho com o olhar para o futuro, pois seu povo não pode mais viver apenas de história passada, mas deve e tem que escrever uma nova história.

Multa por som alto no carro já está em vigor Dura lex sed lex, ou seja, a lei é dura mas é a lei. A partir de agora, mesmo sem o equipamento para verificar os decibéis, a infração poderá ser aplicada. Quem está acostumado a andar de carro ouvindo som alto, fique atento. Desde sexta-feira, 21, agentes de trânsito estão autorizados a multar motoristas que exageram no volume. Desta vez, mesmo sem o equipamento que mede decibéis, a infração pode ser aplicada se o som puder ser ou-

vido do lado de fora do veículo. A portaria 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina a autuação do condutor que for pego com som automotivo audível pelo lado externo do veículo, com volume ou frequência que perturbe o sossego público. A previsão de multa por excesso de som não é nova, mas o flagrante só cabia quando o volume de decibéis ultrapassava o limite. Havia uma certa dificuldade em aplicar a punição porque

nem sempre a equipe de fiscalização que se deparava com o exagero no som portava o equipamento de medição, o decibelímetro. Além dos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porque a infração é considerada grave, o condutor que exagerar no volume terá de pagar R$ 127,69. Isso se o flagrante for ainda neste mês, porque com o reajuste do no valor das multas, passará a ser de R$ 195,23 a partir de 1º de novembro.


23


24

Domingo tem a VIII Trilha Off Road Acontece domingo, 30, a VIII Off Road realizada pelo Jeep Club ‘Os Trilhados’. São aguardados cerca de 200 participantes e em torno de 2 mil pessoas para

assistir o evento que acontece a partir das 10 horas próximo ao Ginásio de Esportes Amadeu Geraigire “Bola Azul”. No recinto haverá praça de alimentação, trio elé-

trico, muita lama e diversão. Parte da renda do evento, como de costume, será doada para uma instituição de caridade. “Cada ano nossa festa cresce mais. Es-

peramos de 200 a 250 jeepeiros da região. Quem já participou de outras trilhas sabe que além de muita diversão tem também muita lama, poeira e muita emoção. Que-

remos agradecer des- integrante de Os Tride já todos os nos- lhados. sos patrocinadores e apoiadores e também convidar a todos que participem conosco desta grande festa”, conclui Mi Victorio,

Cartório de Registro Civil passa a emitir CPF em registro de nascimento No mês de outubro, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Simão passou a emitir o Cadastro de Pessoa Física-CPF através da

Central de Registro Civil-CRC Nacional. A partir de agora, todos registros de nascimento lavrados por esta serventia terão em suas certidões o

número do CPF. “Esse é um serviço gratuito e de extrema importância para as crianças beneficiárias dos programas sociais proporcionados

LEI COMPLEMENTAR N° 183 , de 26 de outubro de 2016. Autografo n° 038/2016. Projeto de Lei Complementar n° 007/2016. Autor: Prefeito Municipal Izaias Leão de Souza “INSTITUI O PROGRAMA DE BENEFÍCIOS FISCAIS ESPECIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO SIMÃO SÃO PAULO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” IZAIAS LEÃO DE SOUZA, Prefeito Municipal De São Simão, Estado de São Paulo, no uso de Suas atribuições legais; faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a Seguinte Lei :

pelo Poder Público. Além disso, a inscrição do recém-nascido no CPF permitirá aos pais a inclusão de seus filhos imediatamente em planos de

saúde, que normalmente exigem o CPF, bem como para terem acesso aos medicamentos que são fornecidos pelo governo, e ainda possibilitar

a abertura de contas bancárias em nome da criança”, conclui Maria Cláudia Mihar Pires oficiala Ddsignada do Registro Civil.

tórios; II – de 07 a 12 parcelas o contribuinte terá uma redução de 50% (cinquenta por cento) das multas e juros moratórios; III – de 13 a 24 parcelas o contribuinte terá uma redução de 25% (vinte e cinco por cento) das multas e juros moratórios. Art. 6° O valor da dívida ativa de cada contribuinte será atualizado na forma preconizada no artigo anterior, calculando-se a atualização monetária sobre o valor originário. Art. 7° O Poder Executivo procederá ao cálculo da dívida ativa do Município, e ao cancelamento de inscrições previstas nesta Lei, emitindo nova relação de devedores, fazendo-se a compatibilização dos valores no balanço geral do Município.

Art. 1º Fica instituído o Programa de Benefícios Fiscais Especiais de São Simão destinado a promover a regularização e recuperação de créditos tributários ou não tributários do Município de São Simão, vencidos até 31 de dezembro de 2015, inscritos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não incrementando o ingresso de receitas municipais.

Parágrafo Único: Os contribuintes que não fizerem adesão ao “Programa” ou dele forem excluídos, não aproveitarão os benefícios previstos nesta Lei ressalvado o disposto no art. 10, que possui aplicação geral e irrestrita. Art. 8° A adesão ao programa sujeita o contribuinte:

Art. 2º Os débitos relativos a tributos e demais créditos municipais poderão ser parcelados em no máximo 36 (trinta e seis) parcelas iguais, mensais e sucessivas, no valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) desde que cumpridos o seguinte pressuposto:

I – a confissão dos débitos existentes pelo seu valor integral, que terá efeito de interromper a contagem do prazo prescricional dos débitos, nos termos da legislação vigente; II – aceitação plena de todas as condições estabelecidas; III – pagamento regular e tempestivo das parcelas do débito incluído no programa; Autógrafo 038/2016 (fl.003) IV – desistência da Ação Judicial, quando o débito incluído no programa estiver “Sub Judice” ou desistência da impugnação ou recurso administrativo acaso interposto.

Parágrafo Único: Estar com o pagamento dos tributos municipais do ano corrente devidamente quitados, seja na totalidade, seja no parcelamento. Art. 3º Os contribuintes com débitos tributários já parcelados, poderão aderir ao presente programa, ocasião em que será recalculado o saldo devedor, mediante a dedução de eventuais valores já quitados. Parágrafo Único: Os contribuintes que já tiverem suas contas parceladas, somente poderão participar deste programa para o pagamento a vista. Art. 4° Tratando-se de débitos tributários em dívida ativa ajuizados para cobrança executiva, o pedido de parcelamento deverá ser instruído com o comprovante do pagamento dos honorários advocatícios, ficando suspensa a execução fiscal, até a quitação do parcelamento. Art. 5° Os débitos do sujeito passivo serão consolidados segundo a natureza do tributo, com data base de 1° de janeiro de 2016, observando as especificações abaixo: Autógrafo 038/2016 (fl. 002) § 1° A consolidação consistirá na apuração do valor originário mais atualização monetária incidente, na forma de legislação vigente. § 2° No caso de pagamento único, no ato da negociação, será concedido desconto de 100% (cem por cento), das multas e juros moratórios do débito. §3° Pagamento parcelado: I – de 02 a 06 parcelas o contribuinte terá uma redução de 80% (oitenta por cento) das multas e juros mora-

Art. 9° O parcelamento será cancelado automática e definitivamente nas seguintes hipóteses: •inadimplência no pagamento de 03 (três) parcelas consecutivas ou não, por mais de 30 (trinta) dias corridos; •apuração pela fiscalização da prática de qualquer ato doloso ou fraudulento tendente a subtrair do Erário Municipal, no todo ou em parte, tributo que deveria recolher na condição de contribuinte ou responsável. Parágrafo Único: A rescisão do parcelamento implicará na exigência do saldo do débito tributário, mediante inscrição em dívida ativa, quando for o caso, e consequente cobrança judicial, ou sua retomada, restabelecendo-se e, relação ao montante não pago, os acréscimos legais na forma da legislação aplicável. Art. 10° O prazo de adesão ao Programa será do dia 01 de novembro de 2016 até o dia 30 de novembro de 2016, podendo ser prorrogado mediante expedição de Decreto Executivo por iguais e sucessivos períodos, em consonância com o interesse público e a conveniência administrativa. rio.

Art. 11°

Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrá-

Izaias Leão de Souza Prefeito Municipal


25

Prefeitura Municipal de São Simão Demonstrativo de Aplicação no Ensino

(Artigo 212, da Constituição Federal de 1988; Artigo 256, da Constituição Estadual) Período: Janeiro a Setembro/2016

RECEITA DE IMPOSTOS

PRÓPRIOS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO TOTAL RETENÇÕES AO FUNDEB RECEITA LÍQUIDA

APLICAÇÃO MÍNIMA CONSTITUCIONAL

Previsão Atualizada

Arrecadação até o Período

9.616.500,00 13.003.000,00 15.890.500,00

5.993.953,41 8.738.882,28 10.526.003,70

38.510.000,00 5.778.700,00

Para o Exercício (Previsão Atualizada)

TOTAL (25%)

9.627.500,00

6.314.709,85

25.258.839,39 3.782.112,79

32.731.300,00

21.476.726,60

DESPESAS PRÓPRIAS EM EDUCAÇÃO

Dotação Atualizada (para o Exercício) Valor TOTAL EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL RETENÇÕES AO FUNDEB

Até o Período (Arrecadação)

Despesa Empenhada (até o Período) Valor

%

Valor

%

Valor

%

31,39 10,97 5,41 15,01

7.671.876,43 2.700.977,24 1.188.786,40 3.782.112,79

30,37 10,69 4,71 14,97

7.617.233,67 2.661.740,24 1.173.380,64 3.782.112,79

30,16 10,54 4,65 14,97

7.341.736,86 2.467.729,77 1.091.894,30 3.782.112,79

29,07 9,77 4,32 14,97

0,01 0,00 0,01 0,00

2.553,03 0,00 2.553,03 0,00

0,01 0,00 0,01 0,00

4.701,63 0,00 2.553,03 2.148,60

0,01 0,00 0,01 0,00

30,36 10,69 4,70 14,97

7.614.680,64 2.661.740,24 1.170.827,61 3.782.112,79

30,15 10,54 4,64 14,97

7.337.035,23 2.467.729,77 1.089.341,27 3.779.964,19

29,05 9,77 4,31 14,96

DEDUÇõES

TOTAL (-) GANHOS APLIC. FINANCEIRA INFANTIL (-) GANHOS APLIC. FINANCEIRA FUNDAMENTAL FUNDEB RETIDO E NÃO APLICADO

2.553,03 0,00 2.553,03 0,00

DESPESAS LÍQUIDAS

TOTAL EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL RETENÇÕES AO FUNDEB

Despesa Paga (até o Período)

%

DESPESAS TOTAIS

12.088.200,00 4.226.300,00 2.083.200,00 5.778.700,00

Despesa Liquidada (até o Período)

7.669.323,40 2.700.977,24 1.186.233,37 3.782.112,79

Prefeitura Municipal de São Simão Demonstrativo de Aplicação no FUNDEB

PGP - Portal de Gestão Pública

Página: 1/1 - seffz.ffxx

(Artigo 21 e 22 da Lei Federal nº 11.494/2007) Período: Janeiro a Setembro/2016

RECEITA DO FUNDEB

RECEITAS DE TRANSFERÊNCIAS RECEITAS DE APLIC. FINANCEIRAS TOTAL

RETENÇõES AO FUNDEB

Previsão Atualizada

Arrecadação até o Período

6.211.700,00 29.300,00

3.497.621,50 9.387,92

6.241.000,00

RECEITAS DE TRANSFERÊNCIAS

Arrecadação até o Período

6.241.000,00 3.744.600,00

3.507.009,42 2.104.205,65

TransferÊncias Recebidas

TOTAL DA RECEITA

DESPESAS COM RECURSOS DO FUNDEB

Dotação Atualizada (para o Exercício)

TOTAL MAGISTÉRIO OUTRAS

TOTAL MAGISTÉRIO OUTRAS

PGP - Portal de Gestão Pública

6.670.500,00 4.629.300,00 2.041.200,00

5.778.700,00

3.782.112,79

APURAÇÃO DO RESULTADO DO FUNDEB ATÉ O PERÍODO

Previsão Atualizada

Valor

Até o Período (Arrecadação)

3.507.009,42

APLICAÇÕES MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS TOTAL DA RECEITA MAGISTÉRIO (60%)

Para o Exercício (Previsão Atualizada)

Despesa Empenhada (até o Período)

Retenções

3.497.621,50

3.782.112,79

Diferença (Recebido-Retido): (Perda)

-284.491,29

Despesa Liquidada (até o Período)

Despesa Paga (até o Período)

%

Valor

%

Valor

%

Valor

%

106,88 74,17 32,70

3.519.374,15 3.514.626,47 4.747,68

100,35 100,21 0,13

3.519.374,15 3.514.626,47 4.747,68

100,35 100,21 0,13

3.495.472,90 3.490.725,22 4.747,68

99,67 99,53 0,13

100,35 100,21 0,13

3.519.374,15 3.514.626,47 4.747,68

100,35 100,21 0,13

3.495.472,90 3.490.725,22 4.747,68

99,67 99,53 0,13

DESPESAS TOTAIS

DESPESAS LÍQUIDAS 3.519.374,15 3.514.626,47 4.747,68

Página: 1/1 - seffz.fzac


26


27 EDITAIS DE PROCLAMAS MARIA CLÁUDIA MIHAR PIRES, Oficiala Designada do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de São Simão, Estado de São Paulo, faz saber que pretendem se casar e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro: 1934/2016 JEFERSON HENRIQUE PULIDO CÂNDIDO, natural de São Simão-SP, nascido em 13/07/1997, frentista, estado civil solteiro, domiciliado e residente em São Simão-SP, filho do Sr. Anderson Fernando Cândido e da Sra. Silvia Regina Pulido. CÍNTIA DE OLIVEIRA RODRIGUES, natural de Jardinópolis-SP, nascida 02/06/1994, estagiária, estado civil solteira, domiciliada e residente em São Simão-SP, filha do Sr. Antonio Rodrigues Vaz e da Sra. Maria Ordelice Alves de Oliveira.

Comércio se mobiliza para realização de sorteios de prêmios no final do ano A iniciativa partiu das irmãs Ester, Mercedes e de sua filha Aline. As três procuraram os comerciantes de São Simão que aderiram ao movimento e cerca de 100 lojas aderiram à ideia de participarem do evento que acontecerá em grande estilo na Praça da República no mês

de dezembro. São vários prêmios que serão sorteados para quem comprar nas lojas participantes de São Simão a partir do dia 1º. de novembro. Os prêmios são os mais variados como bicicletas, secadores de cabelo, ventiladores, televisão , geladeira, tranquilo, churrasqueira, entre

outros. “Sentimos a necessidade de movimentar e estimular as pessoas a comprarem e prestigiarem o nosso comércio. A adesão foi maciça e a partir do dia primeiro começa a nossa campanha e no mês de dezembro faremos uma grande festa com shows de duas

São Simão-SP, 28 de outubro de 2016 Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei Maria Cláudia Mihar Pires Oficiala Designada do Registro Civil

CLASSIFICADOS - Anunciou, vendeu! e é Grátis! Vendo Mesa de Imbuia 1 X 1,80m Totalmente restaurada R$ 700,00 Fone- 98170-5409 Toninho. Prontinho Você que aprecia uma deliciosa carne de Carneiro, você que escolhe , limpamos na hora Fone 99753-5611. Necessito de doação. 1 Poste para residência URGENTE fone 99408575.

Alugo Baias a 1000m da Av Simão da Silva Teixeira, ótimo preço. Fone 39173074 | V.99609-4418 | C.99374-4749 Vendo Casa Rua Paissandu, 997. Jaime, fone: (19) 32564376 Vendo Terreno na Praça da Matriz ao lado do Nº 134 fone – 99128-0206. Vendo ou Alugo Casa 500 M² ao lado da Praça da matriz fone – 99128-0206.

Vendo Terreno no Claudia Prado ,Av Simão da Silva Teixeira, 360 m² fone- 997057007. Vendo Residência no Claudia Prado ,aceito financiamento R$ 175.000,00 rua Minas Gerais ,terreno 400 m² fone 99705-7007. Vendo Terreno Av. Simão da Silva Teixeira, Pronto para Construir Doc. Ok R$ 65.000,00 fone 3984-4190 ou 99170-6349.

Vendo Terreno , Av. Simão da Silva Teixeira, Pronto para Construir Doc. Ok R$ 65.000,00 fone 3984-4190 ou 99170-6349. Vendo Terreno no Claudia Prado ,Av Simão da Silva Teixeira, 360 m² fone- 997057007. Vendo Residência no Claudia Prado ,aceito financiamento R$ 175.000,00 rua Minas Gerais Nº 30 terreno 400 m² fone 99705-7007.

bandas na praça. Desta forma esperamos realizar outros eventos em datas especiais para fomentar o comércio local. Estamos gratos com a adesão dos comerciantes e acreditamos que da mesma forma ganharemos e agradaremos os nossos fregueses”, conclui Ester Correa.


28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.