Escola Secundária Martins Sarmento O Pregão
20
Projectos
Enfermeira Cristina Antunes Coordenadora da Saúde Escolar “No âmbito do Projecto de Educação para a Saúde/ Sexualidade, “100 Riscos”, desenvolvido pela Secundária Martins de Sarmento, estão contempladas visitas ao Espaço Saúde Jovem com o objectivo de divulgar o mesmo, como mais um recurso existente na comunidade dirigido à saúde do jovem, e, sobretudo, desenvolver alguns conteúdos relacionados com a sexualidade. A boa disposição e entusiasmo têm sido uma referência nestes encontros, bem como a grande atenção e interesse que o tema desperta. Os jovens têm sido interventivos perante este tema sempre pertinente, particularmente na sua idade. Com algumas dinâmicas de grupo e uma conversa natural e fluida, têm sido abordados temas que permitem responder a algumas questões colocadas pelos alunos, de forma anónima, e também dar dicas para os respectivos tópicos de trabalho a desenvolver durante o ano lectivo. Mais do que um momento de prazer para quem gosta de trabalhar com jovens, têm-se vivido momentos de partilha e crescimento pessoal e social. Espero que tenha sido produtivo para alunos e professores para, finalmente, trabalharmos a sexualidade de forma assertiva e dirigida às necessidades dos nossos jovens!”
calma e paz e tem técnicos especializados que nos podem ajudar. A ida ao ESJ foi mais uma actividade que permitiu que tomássemos novamente consciência dos perigos que corremos. Fez-nos ver, mais uma vez, que a sexualidade é muito mais complexa do que achamos. Sexualidade é muito mais do que apenas o acto físico e as emoções. Na minha opinião, foi uma actividade muito interessante e com um carácter muito pedagógico, pois cada vez mais e mais a sexualidade faz parte dos nossos dias. Da maneira certa? Da maneira errada? Não sei. Depende da cabeça de cada um. Espero que estejamos todos a aprender.”
“Achei interessante a ida ao ESJ, pois é um espaço que nos ajuda psicologicamente. Faz-nos bem. Agora, depende de cada um: não querer tirar as dúvidas, por medo ou receio; ou frequentar este espaço, e ficar sem elas. Além disso, o espaço é acolhedor, transmite
Os alunos do 11ºLH3 elaboraram um cartaz de turma onde registaram uma parte do seu trabalho de reflexão sobre a “Sexualidade e os afectos”, que foi afixado, no dia 14 de Fevereiro no bar da Escola.
11º CT5, 22/02/2011
opiniões de alunos 11º ct2 “A ida ao Espaço de Saúde Jovem (ESJ) foi importante, pois aprendi coisas que nem sequer imaginei que existissem. A enfermeira do ESJ consciencializou-me para que a prática de sexo tem de ser feita com segurança e consciência; é uma coisa séria e que, muitas vezes, pode mudar radicalmente a nossa vida. Fiquei muito surpreendida com aquilo que aprendi, porque, na maioria das vezes, não estamos preparados e pensamos, com toda a certeza, que estamos.”
mas já há trabalhos expostos!
10º LH2, 23/02/2011
“A ida ao ESJ foi, para mim, das actividades mais enriquecedoras ao nível afectivo. A forma como todos se abriram em frente a todos, ultrapassando a vergonha e o receio de “julgamento”. Além disso, senti-me muito à vontade naquele sítio, a falar com a enfermeira Cristina. Ela fala connosco como se fosse um de nós, o que é raro encontrar hoje em dia num adulto (com muita pena minha e sem culpa alguma). No geral, acho que foi a actividade mais produtiva; não houve qualquer constrangimento, a não ser o tempo. Foi perfeito.” No ESJ esclareci dúvidas, conheci as fragilidades dos meus colegas, que se assemelham às minhas, e fiquei a conhecer um espaço que posso frequentar e onde terei a ajuda de profissionais que estão disponíveis para nós.”
“Consideramos que este trabalho foi complexo, mas permitiu-nos demonstrar à comunidade escolar que, para nós, a sexualidade não consiste só em contacto físico, mas também se revela em afectos, como a amizade e o carinho. Para a realização deste projecto, cada membro do grupo deu um pouco de si, do seu conhecimento. Assim, conseguimos um projecto notável, em que toda a sua elaboração valeu cada minuto gasto e esperamos que toda a comunidade escolar o reconheça.” Daniela, Estefânia, Jéssica, Tiffany, Domingos, Gil, João Luís e Pedro - 11ºLH3
Continuação de bom trabalho! A Coordenadora da Educação para a Saúde e Educação Sexual, Frederica Sampaio