E-book - Novos mercados demandam tecnologia, pesquisa e inovação

Page 1

Novos mercados demandam tecnologia, pesquisa e inovação REALIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

O mercado da tecnologia desponta como oportunidade para quem procura boas vagas de trabalho, mesmo diante de um cenário de crise econômica. Seja para jovens em busca do primeiro emprego ou profissionais que desejam uma transição de carreira, não faltam opções de capacitação e novas funções em diversos segmentos.

Por isso, a Fundação Demócrito Rocha (FDR) desenvolveu o projeto Fábrica de Programadores, e este e-book reúne dicas de especialistas para quem tem interesse em vagas no mercado tech, com foco nos setores de hidrogênio verde, compliance, ESG e de startups. Boa leitura!

o QUE VOCÊ VAI LER! 04 Startups 07 Compliance 11 Hidrogênio verde 14 ESG 22 Mercado tech: como entrar? 25 6 dicas para conseguir uma vaga 28 Oportunidades de capacitação

Cenário

Ainda que não haja um número preciso de quantas startups existem no Brasil, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) estima que elas já sejam entre 20 a 25 mil das empresas brasileiras e movimentem entre 1 a 3% do PIB nacional. Essa evolução no número de empresas com base tecnológica tem gerado empregos mesmo na crise, segundo Danilo Picucci, diretor de Ecossistemas & Comunidades da Abstartups.

START
UPS 4

“As startups continuam sendo um dos maiores geradores de empregos que a gente tem no País, principalmente com as grandes startups que não param de crescer e com as que não param de aparecer, que se tornam não necessariamente unicórnios, mas grandes empresas”, destaca Danilo.

Parte desse crescimento tem a ver com a parceria entre startups e hubs de inovação, aceleradoras locais, faculdades e governos, além do Sebrae, lembra o diretor. E essa cooperação é apenas um dos fatores que torna as startups atrativas para quem busca empregoespecialmente a geração Z, que tem optado por vagas em locais mais disruptivos.

“O ambiente startup é muito mais dinâmico, muito mais ágil e tem muito mais possibilidade de aprendizado. Então, os profissionais acabam sendo colocados à prova e na prática aprendendo de forma mais rápida e com mais intensidade”, afirma Picucci.

5

Potencial do mercado

A posição de desenvolvedor, uma das mais demandadas pelo mercado e mais almejadas por muitos trabalhadores, é de fato um bom caminho para quem quer se dar bem na área de tecnologia. Porém, se engana quem pensa que essa é a única possibilidade. De acordo com Danilo Picucci, há muitas vagas e viabilidade de crescimento de carreira nas startups em outros setores, especialmente na área de marketing.

“Há muitas vagas que não são de ‘tecnologia pura’, principalmente relacionadas ao marketing digital (ou Growth, como a gente chama). Também temos visto muita coisa no mercado de CS (Customer Success), CX (Customer Experience) e vendas - que costuma ser também uma dor das startups -, além do cargo de Community Manager, que lida com o público”, conclui.

6

O significado de compliance é estar em conformidade com leis e regulamentos, para agregar valor ao negócio e garantir a sobrevivência da empresa. No ramo de tecnologia, compliance se relaciona com a privacidade e o uso indevido de dados, além de proteção contra ataques e invasões à rede. Dessa forma, para evitar penalidades, é necessário garantir que a empresa aja em conformidade com medidas como:

Marco Civil da Internet

COMPLIANCE
>
> Lei de Direitos Autorais > Norma Europeia GDPR > Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) > Medidas do teletrabalho 7

Cenário

Com as empresas cada vez mais digitalizadas, segurança e administração de dados vêm se tornando um desafio nos negócios. Assim, definir uma política de compliance em TI permite que as corporações lidem com problemas como ausência de orientações normativas, desalinhamento das legislações, falhas na gestão de processos e falta de ferramentas preventivas.

A partir dessas medidas, o negócio pode inovar em processos tecnológicos e evitar multas e sanções, desviando também de fraudes, violações de privacidade e outros tipos de riscos. Além disso, assegura um posicionamento ético estratégico que aumenta a vantagem competitiva perante os concorrentes.

8

Potencial do mercado

Profissionais que atuam na área de compliance em Tecnologia da Informação podem encontrar um vasto mercado de trabalho, garante o gerente comercial da Multisol e professor universitário José Pinto Neto. O especialista explica que a pandemia aumentou o nível de digitalização das empresas, o que ampliou também a exposição na internet.

Porém, para se encaixar na tendência, é preciso que o profissional de TI se especialize verdadeiramente na área de compliance. “A maioria dos profissionais de TI tem uma formação muito técnica. Então, a não ser que ele faça um curso voltado para essa área, ele não sai da faculdade preparado para isso”, ressalta.

9

Uma sugestão do profissional é que interessados procurem uma especialização voltada para compliance. “As empresas estão precisando desse tipo de profissional e não estão encontrando no mercado”, indica. Segundo o gerente comercial, o mercado procura competências como:

> Perfil gestor, técnico e de negócios

> Entender como a empresa funciona, os sistemas e quais as brechas de segurança

> Entender de legislação, processos e auditoria

> Identificar riscos nos aspectos de governança dentro da empresa

> Saber sobre segurança da informação e infraestrutura

10

HIDROGÊNIO VERDE

Cenário Considerado uma das mais relevantes formas de reduzir o aumento de temperatura da Terra e gerar energia limpa, o Hidrogênio Verde (H2) é visto como um dos grandes potenciais econômicos do Brasil, especialmente na região Nordeste. A primeira usina de H2, que deve começar a funcionar até o fim de 2022 no Porto do Pecém, no Ceará, deve gerar mais de 5 mil empregos só na fase de construção - e muitas outras milhares de vagas devem dar suporte à cadeia do hidrogênio nos próximos anos.

11

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará, Maia Júnior, o Estado se encontra em posição privilegiada, com imensos potenciais de geração de energia solar e eólica. De acordo com o Atlas Eólico e Solar do Ceará, estes são da ordem de 643 GW e 94 GW, respectivamente, e o potencial híbrido (solar e eólico) é de 137 GW.

“Todos esses atributos são diferenciais competitivos da cadeia de valor do Ceará. A conversão dessa energia excedente e intermitente para produção de hidrogênio verde pode abrir grandes oportunidades para que o Estado possa produzir fertilizantes, aço e combustíveis verdes, energia na forma gasosa ou líquida, além de outros inúmeros produtos”, pontua. Maia Júnior afirma que, só nos próximos 12 anos, o Ceará pode ser beneficiado com mais de US$ 26 bilhões de investimentos na cadeia de valor do hub de hidrogênio verde do Pecém. “No momento, 22 empresas, a maioria de classe mundial, assinaram o Memorando de Entendimentos com o Governo do Ceará, sendo que pelo menos 8 delas estão com os estudos de viabilidade avançados”, completa.

12

Potencial do mercado

Segundo Maia Júnior, durante a construção e operação de plantas de hidrogênio verde, em parques eólicos e fazendas solares, algumas funções estarão em evidência, com salários que variam de acordo com as qualificações e experiências exigidas. São cargos relacionados a profissionais de diversas áreas, com destaque para cargos de engenharia, serviços especializados como técnicos de mecânica, automação, agrícola, segurança industrial, planejamento e projetos, entre outros. “Só no Ceará, até 2034, devem ser gerados mais de 16 mil empregos com as obras sendo iniciadas no médio prazo”, ressalta o secretário.

Em relação ao mercado tech, o segmento deve explorar, especialmente, ações advindas da transição energética e da descarbonização da economia mundial. “Com as novas tecnologias, muitas oportunidades, carreiras e negócios surgirão”, conclui.

13

ESG (Environmental, Social and Governance) é uma sigla que vem do inglês e significa, respectivamente, Ambiental, Social e Governança (ASG). O termo foi criado para se referir a empresas e instituições cujas ações levam em conta medidas sustentáveis, questões sociais e boas práticas administrativas. Assim, é uma maneira de estabelecer critérios e avaliar se empresas e entidades estão funcionando corretamente, de modo a minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos. Conheça as questões, temas e critérios de cada área:

ESG
14
Ambiental Captura eficiências energéticas Pegadas de carbono Emissões de gases de efeito estufa Desmatamento Biodiversidade Mudanças climáticas Mitigação da poluição Gestão de resíduos Uso da água 15
Social Padrões trabalhistas Salários e benefícios Diversidade no local de trabalho e no conselho Justiça racial Equidade salarial Direitos humanos Gestão de talentos Relações com a comunidade Privacidade e proteção de dados Saúde e segurança Gestão da cadeia de suprimentos e outros recursos de capital humano 16
Governança Composição e estrutura do conselho corporativo Supervisão e conformidade de sustentabilidade estratégica Remuneração executiva Contribuições políticas e lobby Suborno e corrupção 17

Cenário

A partir da pandemia de Covid-19, o conceito de ESG ganhou ainda mais foco. Com a crise, grande parcela da sociedade despertou para as questões ligadas à sustentabilidade. De acordo com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), tanto empresários quanto consumidores estão cada vez mais com um olhar humano e consciente. Assim, os investimentos ESG estão no centro da estratégia das maiores instituições financeiras pelos próximos 3 a 5 anos.

“As questões ESG passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos de bancos, fundos de pensão, gestoras de investimentos, investidores internacionais e até os pequenos bolsos”, aponta Fábio Freire, gerente de programas do Governo de Massachusetts (EUA). O especialista acredita que os critérios ESG ajudam a distinguir favoravelmente empresas que estão fazendo contribuições positivas.

18

Potencial do mercado

Com os critérios ESG em alta, empresas buscam cada vez mais se adequarem a esse cenário. Funcionários que ajudam suas empresas a encontrarem respostas e desenvolverem soluções criativas para novos e complexos desafios em suas empresas terão sucesso em um mundo onde a sustentabilidade é cada vez mais importante. Para avançar em sua carreira profissional e se destacar na empresa, o funcionário deve entender a tendência ESG, analisá-la e saber como aplicar essas inovações no dia a dia do trabalho. “Empresas líderes no mercado se comprometeram totalmente a buscar os fatores ESG e os funcionários devem buscar se envolver”, aconselha Fábio Freire.

19

Números

Segundo o estudo “A evolução do ESG no Brasil”, feito pelo Pacto Global e Stilingue, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020. Mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses

De acordo com o Pacto Global, em 2020, discussões acerca do assunto em redes sociais cresceram mais de 7 vezes 84% dos representantes do setor empresarial entrevistados no estudo do Pacto Global afirmaram que o interesse por entender mais sobre ESG aumentou em 2020

Empresas com desempenho superior em ESG apresentam valorização mais alta do que as que não apresentam, segundo pesquisa de 2017 da consultoria Boston Consulting Group (BCG)

20

Pesquisa da consultoria e auditoria PwC de 2021 descobriu que o investimento sustentável vale mais de US$ 30 trilhões em todo o mundo.

Segundo relatório PwC, 57% (US$ 8,9 trilhões) dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em investimentos que consideram os critérios ESG até 2025

77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos

21

MERCADO

TECH:

COMO ENTRAR?

Processo seletivo: como se destacar

“Acima de tudo, é muito importante entender que o mercado tech hoje demanda tanto soft skills como hard skills bem definidas. Primeiro, é necessário dominar uma linguagem e framework para que você possa focar nas vagas mais aderentes ao seu perfil.

Segundo, criar um portfólio de projetos em que atuou ou está desenvolvendo. Manter o GitHub e LinkedIn atualizados também são fatores de destaque para empresas que estão à procura de novos talentos.

22

As soft skills se tornam mais complexas de serem identificadas e desenvolvidas, por esse motivo as empresas estão apostando fortemente na contratação de habilidades como comunicação; empatia; flexibilidade; resiliência; resolução de conflitos; trabalho em equipe e gestão de tempo” (Keilyane Gomes, tech recruiter da PonceTech Consultoria)

23

“Sendo você mesmo e mostrando na entrevista o que você já executou, o que você já fez na sua vida. E não necessariamente essa experiência de trabalho assalariado, mas é você mostrar que você é capaz de resolver problema, de executar coisas, se você já participou de uma atlética, de um centro acadêmico, de uma bateria, coisas que mostram que você é afim e proativo e gosta de aprender e gosta de um dinamismo na sua vida, tende a convencer os recrutadores nessas startups, que geralmente são os fundadores no começo do processo” (Danilo Picucci, diretor de Ecossistemas & Comunidades da Abstartups)

24

Dicas

para conquistar

uma vaga

Encontre uma comunidade nas redes sociais de pessoas que estão no mesmo universo de TI que o seu. Assim, é possível trocar experiências, tirar dúvidas sobre processos seletivos e entrevistas de emprego e criar projetos em conjunto;

Se você ainda não tem experiência profissional, procure desenvolver projetos e os exponha. Quem não é visto, não é lembrado;

1 2
25

Mostre seu desejo de se conectar com as pessoas e aprender mais sobre o assunto;

Seja transparente. Não tem problema estar no

Os recrutadores esperam

jogo de cintura e

para falar sobre dificuldades;

3 4
início.
iniciativa,
abertura
26

Participe do máximo de processos seletivos possíveis. Dessa forma, você treina e evolui a postura durante as entrevistas, tornandose mais confiante;

Não desista! Os “nãos” são muitos, mas a gente só precisa de um “sim”. Foque nisso e vá atrás dele.

Fonte: Amália Beatriz Moura, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas

5 6
27

OPORTUNIDADES DE

CAPACITAÇÃO

Há diversas opções para quem busca se capacitar para o mercado tech: desde as mais tradicionais, como cursos de graduação e pós-graduação em faculdades e universidades, a modalidades mais rápidas e acessíveis, como cursos de curta duração, workshops e até mesmo conteúdos em redes sociais.

Apesar desse imenso leque de oportunidades, nem todas possuem metodologia apropriada e respeitam a progressividade da aprendizagem, ressalta Hamilton Nogueira, jornalista de tecnologia do O POVO e um dos idealizadores do projeto Fábrica de Programadores. “A carreira tech é vasta e se ramifica por diversas especialidades, com suas especificidades. Saber de onde partir é fundamental para percorrer uma estrada menos sinuosa”, destaca.

28

Curso Aprendendo a Programar com Games

O projeto Fábrica de Programadores vai ensinar como você pode criar seu próprio game e, assim, ter noções de desenvolvimento e programação. Com ludicidade, respeito ao tempo do aluno e regularidade de bom conteúdo, o novo curso da FDR, “Aprendendo a Programar com Games”, capacitará 1.000 jovens estudantes de escolas públicas, que enfrentarão o desafio de construir um jogo.

Com acompanhamento metodológico feito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e um tutor para cada grupo de 50 adolescentes, o projeto contará com lives, aulões virtuais para tirar dúvidas, fascículos digitais e premiação para os melhores games em evento de encerramento. As inscrições são gratuitas, começam no dia 1º de outubro de 2022 e serão encerradas assim que as 1.000 vagas forem preenchidas.

29
Curso Aprendendo a Programar com Games Clique aqui para se inscrever gratuitamente 30
Expediente FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA (FDR) Presidente: Luciana Dummar | Diretor AdministrativoFinanceiro: André Avelino de Azevedo | Gerente Geral: Marcos Tardin | Gerente Editorial e de Projetos: Raymundo Netto | Gerência Pedagógica: Viviane Pereira | Gerente de Audiovisual: Chico Marinho | Gerente de Marketing & Design: Andrea Araujo | Coordenadora de Projetos Sociais: Lia Leite | Analistas de Projeto: Aurelino Freitas e Fabrícia Góis UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE (UANE) Gerente Pedagógica: Viviane Pereira | Coordenadora de Cursos: Marisa Ferreira | Designer Educacional: Deglaucy Jorge Teixeira | Front End: Isabela Marques E-BOOK NOVOS MERCADOS DEMANDAM TECNOLOGIA, PESQUISA E INOVAÇÃO Concepção e Coordenadores Geral: Hamilton Nogueira e Valéria Xavier | Coordenação editorial: Gil Dicelli | Coordenadoras de Conteúdo: Ana Beatriz Caldas e Paula Lima | Textos: Ana Beatriz Caldas e Letícia do Vale | Projeto Gráfico: Andrea Araújo | Designer: Natasha Ellen | Analista de Projetos: Beth Lopes | Analista de Marketing Digital: Henri Dias PATROCÍNIO APOIOREALIZAÇÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.