__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020 EDIÇÃO #1

FIQUE EM CASA OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER + ALIMENTAÇÃO E VITAMINAS + SUA CASA E SEU CARRO


FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020

2

AGIR. TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS - # 1

EDITORIAL

CHEGOU A HORA DE AGIR O novo coronavirus está mudando a forma como vivemos e nos relacionamos. Diante da pandemia, muitas incertezas e desafios, mas uma coisa é certa: há de se cuidar. Cuidar de si mesmo, da família e dos desconhecidos. Ficar em casa, para quem pode, é o mais importante neste momento. Por isso, nossa capa tem um ninho. Falamos na primeira edição no caderno Agir sobre cuidado. É hora de cuidar dos nossos, de ficar em casa. De cuidar para que a Covid-19 não se propague para além do que está posto. E isso significa ter atitudes simples como lavar as mãos e usar máscaras, se for sair. Existem outras técnicas cotidianas como a maneira correta de limpar a casa e o carro. Além disso, é importante cuidar da alimentação e da mente para manter a imunidade alta. PAULA Para combater o coronavirus, temos que agir: LIMA JORNALISTA é hora de cuidar.

Acompanhe tudo sobre coronavírus em: www.agirbrasil.com.br

EXPEDIENTE AGIR TODOS CONTRA O CORONA VÍRUS FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA (FDR) Presidência: João Dummar Neto | Direção Administrativo-Financeira: André Avelino de Azevedo | Gerência Geral: Marcos Tardin | Gerência Editorial e de Projetos: Raymundo Netto | Análise de Projetos: Emanuela Fernandes AGIR TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS Concepção e Coordenação Geral: Cliff Villar | Coordenação Executiva: Ana Cristina Barros | Coordenação Adjunta: Patrícia Alencar | Direção de design: Gil Dicelli | Edição de texto: Paula Lima | Coordenação de Produção: Gilvana Marques | Produção: Valéria Freitas e Rebeca Saboia Coordenação geral do Caderno: Gil Dicelli | Editora-executiva do Caderno: Paula Lima | Editoraadjunta Caderno: Amanda Araújo | Textos do Caderno: Amanda Araújo, Ana Beatriz Caldas e Paula Lima | Projeto gráfico do Caderno: Gil Dicelli | Edição de arte do Caderno: Natasha Ellen


ÍNDICE

20 CUIDADOS PARA FICAR DE OLHO (P.4) ALIMENTOS E VITAMINAS (P.8) HIGIENIZAÇÃO: MANUAL DE LIMPEZA CONTRA O CORONAVÍRUS (P.12) 5 DICAS PARA HIGIENIZAR O AUTOMÓVEL (P.14)


AGIR. TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS - # 1

FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020

4

20

1 Quais as principais estratégias para evitar a Covid-19? Além de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%, a maior arma que temos hoje é o distanciamento social. Por isso, é recomendado só sair de casa quando estritamente necessário e quando preciso, como em idas ao supermercado ou farmácia, usar máscara descartável ou de pano e manter uma distância de pelo menos um metro das outras pessoas.

CUIDADOS PARA FICAR DE OLHO ANA BEATRIZ CALDAS beatriz.caldas@opovo.com.br

3

2 Contato com outras pessoas Além de manter a distância mínima de um metro, é importante readaptar as formas de cumprimento ao encontrar colegas, amigos e até familiares. Por mais que haja saudade, o ideal é evitar qualquer tipo de contato físico, como beijos, abraços ou apertos de mão, ainda que a pessoa esteja em isolamento – uma medida necessária para auxiliar a conter o avanço da doença.

DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, PEQUENOS HÁBITOS PODEM FAZER TODA A DIFERENÇA PARA MANTER A SAÚDE EM DIA. CONFIRA!

4

Qual o tempo de uso sugerido para as máscaras?

Ao sair de casa, quem tem cabelo comprido precisa prendê-lo?

A nova recomendação do Ministério da Saúde para uso das máscaras foi feita porque muitas pessoas podem estar assintomáticas ou com sintomas leves da doença, transmitindo-a através de gotículas infecciosas. Nas saídas, é necessário usar a máscara o tempo inteiro, evitando levar as mãos ao rosto e colocando-a para lavar logo ao chegar em casa (com água, sabão em pó ou detergente). Evitar usar a mesma máscara por mais de duas horas e jamais reaproveitála de um dia para o outro.

O que faz a doença ser transmitida é o contato da tosse, espirro ou gotículas provenientes da fala de alguém infectado - seja por Covid-19 ou outros vírus respiratórios - com a boca, nariz ou olhos de outra pessoa. Por isso, ter cuidados extremos com o cabelo não é algo tão necessário, de acordo com a médica infectologista Sílvia Fonseca. “O importante é evitar levar as mãos ao rosto e lavá-las sempre que possível”, relembra.


6 5 E a barba? É necessário tirar? Ainda segundo a intectologista, mesmo que muitos recomendem que se tire completamente a barba, a influência dela na possível transmissão é muito maior para profissionais de saúde, pois a barba pode atrapalhar a vedação da máscara, especialmente a N95. Para as outras pessoas, esse é um fator menos importante se elas estiverem seguindo os demais cuidados – mas é importante estar atento à higiene do local.

7

É recomendável tomar um banho completo ao chegar de uma saída? Ou basta lavar as mãos?

E sobre os sapatos, é necessário higienizálos/evitar entrar em casa com eles?

Por mais que você prefira tomar um banho e lavar as roupas ao chegar em casa, essa não é uma medida vista como necessária. Trocar a roupa e lavá-la imediatamente quando vem de fora também é cuidado em excesso: o mais importante ao entrar em casa é fazer a higiene correta das mãos antes de ter contato com pets, comida, móveis ou outras superfícies.

Assim como não há evidência científica de que lavar as roupas ao chegar em casa é um cuidado essencial para evitar a transmissão de Covid-19, não há recomendações específicas para a retirada de sapatos ao entrar em casa. A medida, no entanto, é recomendada para manter a casa mais limpa e evitar o contato dos pés com bactérias e sujeira da rua, não tendo relação direta com a proliferação da doença.

8 Além do uso de água e sabão, quais os outros cuidados sugeridos para as mãos? Para se fazer uma boa higienização, é recomendado evitar o uso de aneis e pulseiras, pois eles dificultam a higiene correta e podem acumular sujeiras. Manter as unhas curtas também é sempre bom, em qualquer cirscuntância e especialmente para crianças, pois unhas longas podem acumular vírus e bactérias, auxiliando na proliferação de doenças.

9 E o ressecamento da pele? Com a lavagem de mãos mais frequente e cuidadosa e o uso de álcool 70%, as mãos tendem a ficar ressecadas e até com pequenas rachaduras. Para manter a pele saudável, é possível utilizar cremes hidratantes na região, desde que haja cuidado na hora do contato das mãos com o produto. Para evitar contaminação, lave as mãos antes de utilizar o creme e prefira embalagens menores ou em bisnaga a grandes frascos.

10 Como limpar objetos de uso frequente? Ainda que as mãos estejam sendo limpas corretamente, é necessário se atentar aos objetos de uso frequente que podem conter resquícios do vírus, em caso de contato direto com gotículas contaminadas. Mesmo com o cuidado na hora de manusear óculos, celulares e fones de ouvido, entre outros, é recomendado que esses sejam limpos uma ou duas vezes por dia.


AGIR. TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS - # 1

15

FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020

6

Pare de fumar Por ser uma doença que causa síndrome respiratória, a Covid-19 pode avançar ainda mais rápido em pacientes com o hábito de fumar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que fumantes devem se esforçar para deixar o hábito neste momento, visando proteger os pulmões no caso de contágio pelo novo coronavírus e outras doenças severas.

11

É recomendável o uso de algum tipo de roupa para sair, como calça jeans ou sapatos fechados? Também não há nenhuma recomendação científica nesse sentido. O importante, relembram os médicos, é manter distância social durante as saídas, mesmo que com o uso da máscara, para evitar se contaminar através de gotículas que permaneceram nas superfícies.

12 Cuidado ainda maior com a saúde Aparelhos utilizados para problemas respiratórios, bem como aparelhos dentais móveis, devem ser bem higienizados a cada uso – lembrando sempre de higienizar bem as mãos antes e depois de manuseá-los.

14 13 É preciso lavar as mãos com muita frequência mesmo em isolamento? Ainda que você não tenha contato com o mundo externo, é importante manter o hábito de lavar as mãos sempre que possível, especialmente antes das refeições, ao sair do banheiro, ao ter contato com alguém doente e ao chegar em casa. A lavagem de mãos deve durar pelo menos 20 segundos e contemplar todos os dedos, os punhos, as unhas, a palma e o dorso da mão.

É necessário higienizar o que vem de fora? Segundo o nutricionista Igor Oliveira, além de higienizar frutas, legumes e verduras como de costume, com água e sabão, solução de hipoclorito ou água sanitária diluída em água – com atenção especial para alimentos que serão comidos crus –, é importante higienizar sacolas e produtos não perecíveis comprados em supermercados ou através de delivery, assim como enlatados e outros alimentados industrializados cuja embalagem também vai à geladeira ou ao armário. Nesse caso, é recomendado o uso de álcool 70% ou de solução de hipoclorito para uma limpeza mais profunda.


16 Quais as indicações e restrições na dieta para manter a imunidade em dia? Como sempre, é recomendado que se mantenha uma alimentação equilibrada, com bastante verdura, frutas e grãos. Alimentos como o grão de bico, o feijão e o arroz, por exemplo, trazem muitos nutrientes importantes. Para evitar sobrepeso e outros problemas de saúde, é necessário moderar nos alimentos que não possuem valor nutricional, como frituras, massas e refrigerantes.

17 Devo fazer atividades físicas? Assim como no caso da dieta, a prática de exercícios físicos é recomendada para manter a saúde física e mental de todos, mesmo durante a pandemia e, especialmente, para evitar ou controlar doenças que possam agravar um quadro de Covid-19, como a obesidade e a diabetes. Se possível, procure manter uma rotina de exercícios físicos em casa, de acordo com sua capacidade e limitações físicas, sempre com orientação médica sobre o tipo de modalidade e intesidade praticadas.

19 O que não pode ser compartilhado?

18 Como lidar com alguém infectado pelo coronavírus em casa? Pessoas doentes ou com suspeita de Covid-19 que dividem a causa com outras pessoas precisam ter cuidados redobrados para não transmitir a doença para os demais. Se possível, é indicado isolar a pessoa doente em um cômodo, mantendo sempre um metro de distância, pelo menos, e manter o uso da máscara. Caso a pessoa precise de um cuidador, é importante evitar que este seja uma pessoa idosa ou em grupo de risco. Também é indicada a desinfecção do banheiro utilizado pelo paciente sempre que este usá-lo e a manutenção de janelas abertas no quarto da pessoa doente.

Especialmente se houver alguém doente ou com suspeita de doenças respiratórias em casa, é essencial manter a divisão de objetos como toalhas de rosto, talheres e outros itens que costumam ser compartilhados em uma família. Os cuidados com esses objetos incluem uma lavagem ainda mais cuidadosa antes de reutilizá-los.

20 Ficar atento aos sintomas Caso tenha febre, tosse seca ou falta de ar, não deixe de procurar os órgãos competentes para compreender quais devem ser os próximos passos em relação ao tratamento e obter uma avaliação sobre a necessidade de exames para detecção de Covid-19. E lembre-se: se possível, fique em casa!

*FONTES: IGOR OLIVEIRA, NUTRICIONISTA DO SISTEMA HAPVIDA MINISTÉRIO DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) SÍLVIA FONSECA, MÉDICA INFECTOLOGISTA DO SISTEMA HAPVIDA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE (SBMEE)


ALI MEN TOS AGIR. TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS - # 1

FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020

8

&

VITA MINAS COVID-19: COMO MANTER O SISTEMA IMUNOLÓGICO EM ALTA, GARANTIR SAÚDE E, SE FICAR DOENTE, TER MENOS EFEITOS COLATERAIS E MENOS RESPOSTA DA DOENÇA


COMIDA DE VERDADE “Não existem protocolos técnicos e nem evidências científicas que sustentem alegações milagrosas como o uso de shots, superalimentos (superfoods), chás, sucos e até soroterapias por infusão endovenosa de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes e outros nutrientes e compostos)”, avisa a nota oficial do Conselho Federal de Nutricionistas sobre o novo coronavírus. O livro de receitas do Greenpeace Brasil, Quarentena sem Carne, lembra: a comida simples e fresca é rica em nutrientes. O tradicional prato brasileiro de arroz, feijão e salada, por exemplo, nunca fez tanto sentido.

FERRO + VITAMINA C: DUPLA FORTE

NÃO HÁ ALIMENTO MILAGROSO Não se deve acreditar em nenhuma dieta capaz de imunizar o organismo contra o novo coronavírus. O que podemos fazer é reforçar a higienização, limitar o contato social e melhorar o nosso sistema imunológico dando atenção a uma alimentação saudável e planejada ao longo do dia. “Nenhum alimento, suplemento vai imunizar a pessoa. Todo mundo está suscetível a ficar doente por vírus, só o que imuniza é a vacina”, explica a nutricionista Larissa Malandrino. A imunidade é uma característica intrínseca do corpo. No entanto, “é possível construir sim uma boa imunidade, a partir de alimentos adequados, mas também através daquilo que a gente sente e pensa”, reforça Izabel Telles, terapeuta ayurveda.

Carnes, Grãos (feijão, lentilha, ervilha), vegetais verdes escuros são alimentos fonte de ferro, e já se sabe que a deficiência desse mineral está associada a uma resposta imune deficiente. A Sociedade Brasileira de Diabetes orienta para melhorar a absorção do ferro na alimentação o consumo combinado com um alimento fonte de vitamina C (temperar a salada com limão ou consumir uma laranja de sobremesa no almoço ou no jantar). “Queijos e laticínios podem ser barreiras para absorção de ferro, por isso, é bom evitá-los no almoço”, ensina Larissa Malandrino.


FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020

10

AGIR. TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS - # 1

VITAMINA D: O ASTRO REI

ALI MEN TOS

OS ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS Alimentos anti-inflamatórios como gengibre, aloe-vera e cúrcuma são estimulantes do sistema digestivo, que, em pleno funcionamento, garante
a absorção dos nutrientes
pelo organismo.
Na ayurveda há uma receita simples que mistura cúrcuma, gengibre e mel formando uma pasta. “É bom tomar pela manhã, tarde e noite. Você exercita a autobservação pra ver como reage a isso. Você vai trabalhar na propriedade bioquímica antiviral além de estimular e dar a fome adequada. Assim, sua capacidade digestiva estará boa”, explica Izabel Telles.

Um estudo preliminar da Universidade de Turim, submetido para publicação dia 25 de março de 2020, associa um possível papel preventivo e terapêutico da Vitamina D no tratamento da pandemia de Covid-19. “A exposição ao sol por 15 minutos é comprovadamente importante para manter o padrão de alta imunidade”, explica Larissa Malandrino. Ou cerca de 20 minutos, três vezes por semana. A Sociedade Brasileira de Diabetes diz que essa recomendação é “especialmente importante para indivíduos infectados e para os grupos de risco, como parentes dos infectados, profissionais de saúde, idosos, gestantes, e pode se estender também aos indivíduos com diabetes.”

SINTOMAS DE GRIPE? Se você começar a sentir sintomas de gripe, a indicação da nutricionista Jessica Stein é não ingerir bebidas com cafeína, como café, refrigerantes de cola e chás preto e verdes. No e-book Quarentena sem Carne, publicado pelo Greenpeace Brasil, Jessica afirma: “A cafeína pode colaborar para piorar os sintomas da gripe.” Além disso, cuidado com vitaminas efervescentes vendidas em farmácia. A maioria delas têm uma quantidade de sódio muito alta. “Comam frutas! Um pedacinho de mamão, banana, pêra...Assim, vocês já garantirão vitaminas bem importantes para a imunidade.”


COMBATA A ANSIEDADE Durante o isolamento, o acesso fácil e frequente aos alimentos os transformam em válvula de escape para a ansiedade do período. “Se você for perceber, o estômago não está vazio, você está compensando a ansiedade no consumo do alimento”, avisa Izabel Telles, terapeuta Ayurveda. Nos dias de maior inquietude e ansiedade, é importante evitar alimentos gordurosos, processados ou muito açucarados. “Para diminuir a ansiedade, vale preparer chás fitoterápicos, como chá de Melissa, ou suco de maracujá. Fazer exercícios também ajuda”, diz Jessica Stein.

PIOR MOMENTO PARA DIETA RESTRITIVA

PODEROSO ZINCO “Incluindo na dieta alimentos como peixe, ovos, laticínios, mariscos e carne vermelha, garantimos maiores níveis de zinco. Desse modo, evitamos deficiências desse nutriente, que possui papel essencial para a manutenção da função imunológica e, portanto, aumenta a resistência a infecções”, explica a nutricionista maternoinfantil, Thaís de Oliveira. É importante também, para grupos de risco como hipertensos, afirma Thaís, incluir na dieta alimentos com a presença de compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, presente em alimentos como frutas, legumes, verduras, castanhas, nozes e peixes, que irão promover o fortalecimento do sistema imunológico.

Neste momento em que vivemos uma pandemia, é mais do que nunca imprescindível cuidar do corpo e
da mente com muita compaixão - focar em manter um corpo forte,
 saudável e uma mente mais sã
e descansada possível, ensina a nutricionista Mariana Eisenberg, especializada em alimentação intuitiva.
“Dietas restritivas são, em geral, pobres em nutrientes que são essenciais para um bom funcionamento do sistema imunológico. Essa deficiência de nutrientes, como vitaminas, minerais ou algum macro nutriente, enfraquece o corpo e o deixa mais vulnerável ao combate de vírus e outros patógenos”, avisa. E Mariana reforça que esse momento vai passar, enquanto não passa vamos dar ao nosso corpo o que ele precisa para passar por essa e sair dessa forte e saudável.


FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020

12

TODO CUIDADO MANUAL DE

AGIR. TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS - # 1

LIMPEZA CONTRA O CORONAVÍRUS

AMANDA ARAÚJO amandaaraujo@opovo.com.br

SAIBA QUAIS PRODUTOS UTILIZAR E QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA MANTER SUA CASA E SEU CARRO LIVRES DE COVID-19 PRODUTOS QUÍMICOS O novo coronavírus é revestido de uma camada de gordura. “Álcool e água com sabão têm o efeito de quebrar a gordura que compõe a estrutura viral do coronavírus; uma vez quebrada, ele se desfaz e morre”, explica o infectologista Alex José, da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH Saúde). Mas outros produtos de limpeza também podem ser utilizados? A resposta é sim! O hiploclorito de sódio presente na água sanitária causa agregação das proteínas do

vírus, causando destruição, segundo a professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP-IQSC). Porém, essa água sanitária deve ser diluída, uma vez que a morte dos microorganismos só é possível em um pH mais baixo do que o da substância (veja a proporção no quadro). Além da água sanitária, são aliados para a higienização da nossa casa e do nosso carro sabão, detergentes, desinfetantes e limpadores multiuso. Maria Olímpia também diz que não é necessário comprar um sabão especial no mercado, pois todos removem a gordura.


QUANTO TEMPO O CORONAVÍRUS SOBREVIVE? 2 horas a 9 dias, mas isso também depende da temperatura. Plástico ou aço inoxidável - até 72 horas Gotículas no ar - até três horas Papelão - até 24 horas FONTE: INSTITUTO NACIONAL DE ALERGIAS E DOENÇAS INFECCIOSAS DOS ESTADOS UNIDOS

ÁLCOOL EM GEL É MAIS EFICIENTE DO QUE O ÁLCOOL 70% LÍQUIDO? O importante é que a concentração do álcool seja entre 62% e 71%, explica a professora Maria Olímpia (USP-IQSC). Álcool em gel é tão eficiente quanto álcool líquido, mas o álcool em gel é aconselhável por ser menos volátil e, consequentemente, mais seguro contra acidentes.

AMBIENTES DA CASA

Durante esta pandemia, especialistas recomendam uma boa faxina uma vez por semana. Fazer isso em meio ao trabalho home office não é fácil, por isso a rede de diaristas Mary Help aconselha: faça um cronograma. Liste todas as tarefas e comece pelos cômodos íntimos, como quartos e banheiros. É importante que você esteja com as mãos limpas antes de começar. No banheiro, a primeira atividade é remover o lixo.

Para evitar acúmulo de pó, sempre limpe de cima para baixo: lustres, ventiladores e filtros de ar-condicionado; depois limpe as estantes, mesas, cabeceiras etc. Desinfetantes líquidos como Lysoform são bons para borrifar em almofadas e sofás. Panos de chão e tapetes merecem toda atenção, segundo a personal organizer Nanda Abreu. Ela recomenda lavagem com cloro. Nas toalhas e roupas de camas, antes do uso, Nanda indica borrifar uma misturinha de álcool 70% e água.

DICAS

> Abras as janelas; > Troque roupas de cama, toalhas e panos de cozinha e de chão, pelo menos, uma vez por semana; > Crie um cronograma de limpeza (por exemplo, vale separar as tarefas por dias da semana); > Limpe o piso todo dia. Use aspirador de pó ou pano umedecido na vassoura para a sujeira não grudar de novo nos móveis; > Maçanetas, controles, chaves, portas (inclusive de eletrodomésticos como geladeira e micro-ondas) devem ser higienizados diariamente com álcool 70%; > Deixe um pano com água sanitária diluída na porta de casa.

ATENÇÃO! Álcool e alvejantes, definitivamente, não são recomendados para limpeza de eletrônicos, diz Nanda. Utilize produtos específicos, com água na composição. O QUE FAZER COM A ESPONJA E O PANO? Lave os panos de limpeza com água e sabão. A esponja pode ser higienizada permanecendo imersa por 15 minutos em uma solução de água oxigenada 10V e igual volume de água, orienta a professora Maria Olímpia (USPIQSC). A mistura de água e água oxigenada pode ser descartada na pia.

QUANDO TEMOS UM INFECTADO?

A pessoa infectada, além de ficar isolada em um ambiente, deve ser a última a utilizar o banheiro (caso tenha apenas um na residência). Depois de utilizar, o paciente doente deve higienizar as maçanetas, o vaso sanitário e a pia. Roupas de cama dos doentes devem ser lavadas separadamente, conforme o Ministério da Saúde.

LISTA DE COMPRA

Água sanitária; Desinfetantes em geral; Sabão; Detergente; Limpadores multiuso com cloro ou álcool; Água oxigenada 10V; Álcool de limpeza (concentração entre 62% e 71%).

MISTURINHA GERMICIDA PARA SUPERFÍCIES

3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; 90 mL de água oxigenada 40V; 3 colheres de sopa de detergente; 2 L de água Misture tudo com uma colher e coloque em uma garrafa PET. Faça um furo na tampa para liberar gases e espalhar sobre piso, azulejo, vaso sanitário, pias etc. ÁGUA SANITÁRIA DILUÍDA 0,1% > Para água sanitária 2%, você deve usar 50 mL e completar 1 L com água > Para água sanitária 5%, você deve usar 20 mL e completar 1 L com água > Para água sanitária 12%, você deve usar 8 mL e completar 1 L com água FONTE: PROF. DRA. MARIA OLÍMPIA DE OLIVEIRA REZENDE (IQSC/USP)


AGIR. TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS - # 1

FORTALEZA-CE, 8 DE MAIO DE 2020

14

1

DICAS PARA

Limpe as peças do carro sempre que entrar no veículo O ideal é usar água e sabão neutro em um pano de microfibra nas maçanetas, no volante e no câmbio, porque o álcool pode danificar as peças do carro. Solon Mota, proprietário da Eco Clear Car Higienização Automotiva, indica ao condutor ter sempre no carro um borrifador com a mistura.

HIGIENIZAR O AUTOMÓVEL


MISTURA PARA OS BANCOS

3 Limpeza profissional a cada 15 dias

2 Não use alvejante ou água oxigenada dentro do carro Esses produtos podem manchar, principalmente, o estofamento. Nas telas e nos painéis também deve-se evitar substâncias à base de amônia. Para os bancos de couro, o ideal é sabão em barra e água para limpar manchas. Uma dica é borrifar nos bancos de tecido álcool a 70% ou água oxigenada a 0,5% - essa última mistura deve ser usada imediatamente. “Não é conveniente guardála, já que a água oxigenada se degrada com a luz. Deve-se tomar o cuidado de fazer o teste em uma pequena porção da superfície a ser aplicada para evitar danos ao material”, acrescenta a professora Maria Olímpia (USP-IQSC).

Uma limpeza mais profunda a cada 15 dias é o ideal porque os aspiradores sugam as impurezas, como restos de comida e outros resíduos dos carpetes e dos bancos. Se você transporta animais domésticos, faça isso semanalmente.

4 Ar-condicionado também deve ser higienizado O filtro do ar-condicionado não retém o novo coronavírus, apesar de filtrar micro-organismos. Em locais fechados com pessoas infectadas, o uso do aparelho pode até espalhar o vírus. Mesmo assim, recomenda-se a higienização profissional do arcondicionado a cada seis meses para evitar doenças respiratórias. Além da troca de filtro, deve ser feita a limpeza mecânica interna dos componentes.

5

ÁGUA OXIGENADA A 0,5% Misture cerca de 20 mililitros da água oxigenada 10V, vendida no comércio, e acrescente água até completar 100 mililitros.

O carro é um todo! Apesar das limpezas diárias das partes internas do carro, lembre-se: o carro é formado por um conjunto de sistemas complexos. Para a higienização ser efetiva, você deve incluir cabine de passageiros, com a mesma frequência (ou menor) do sistema de ar-condicionado, de acordo com a necessidade, explica o professor Clodoaldo Carvalho Filho, professor do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

USO DIÁRIO DO AR-CONDICIONADO 1. Ligue o ar-condicionado com o termostato (controlador) ajustado na temperatura mais quente possível e o ventilador em velocidade máxima por cinco ou mais minutos antes de sair; 2. Mantenha os vidros um pouco abertos e o arcondicionado na temperatura mais fria, utilizando a ventoinha interna com menos velocidade.


Profile for O POVO

AGIR - TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS  

PRIMEIRA EDIÇÃO

AGIR - TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS  

PRIMEIRA EDIÇÃO