Lições 127 e 128

Page 1

Lições nº 127 e 128

26.04.2013

SUMÁRIO: Mini-ficha de avaliação de gramática sobre verbos. Leitura e análise de poemas. A anáfora. Exploração de recursos do e-manual sobre o texto poético. Educação Literária: continuação da leitura da obra Chocolate à Chuva.

TPC para segunda-feira: 1. Cópia do poema “A caneta preta”. 2. Resolver e autocorrigir os exercícios das páginas 60 e 61 do Caderno de Atividades.


Recursos expressivos No ano passado e já este ano, estudámos vários recursos expressivos que os escritores usam nos seus textos para os tornarem mais bonitos, mais expressivos e agradáveis de ler. Relembra-os: metáfora, comparação, repetição, adjetivação, enumeração e personificação. Agora vamos estudar mais um recurso expressivo que surge, sobretudo, na poesia. Chama-se anáfora e consiste na repetição de uma ou mais palavras no início de versos. Exemplo: “Quem quiser ofender-me não me chame de burro Quem quiser ofender-me não seja tão amável! Quem quiser ofender-me inventa outra palavra” Mutimati (Moçambique)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.