O avanço da mecanização e da automação florestal - OpCP62

Page 60

Q

Índice

mecanização florestal

a mecanização e a automação na

silvicultura

Tive o privilégio de estar envolvido na história da mecanização das atividades de colheita no Brasil desde o final da década de 1980. Naquele momento, houve o firme propósito das empresas florestais em mecanizar todas as atividades de colheita florestal, de forma a reduzir drasticamente os acidentes de trabalho, reduzir a dependência de mão de obra e forçar a capacitação técnica dos trabalhadores para desempenharem outras funções mais nobres e mais técnicas, e não somente o trabalho braçal, e também reduzir os custos de colheita, mesmo que ocorressem no médio prazo.

ainda não existe nada realmente consolidado. Sempre há algo a melhorar, sempre há algo a mudar nos equipamentos e nos processos "

Lonard Scofield dos Santos Diretor da Master Soluções Florestais

60

Com isso, houve um crescimento do nível salarial, o que possibilitou a uma imensa massa de trabalhadores florestais o acesso a uma vida melhor e mais digna. As empresas que lideraram esse processo não tiveram visão imediatista quanto aos resultados a serem obtidos. Investiram e apostaram em máquinas e sistemas, ajustaram continuamente, para nossa realidade, a tecnologia em máquinas existente em outros países até encontrar a melhor relação de custo/m 3. O processo de redução de custos e ganhos em eficiência continuam constantes e, felizmente, o avanço da mecanização da colheita continua firme e forte.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O avanço da mecanização e da automação florestal - OpCP62 by Revista Opiniões - Issuu