A eficácia da automação, da inteligência artificial e das tecnologias sucroenergética - OpAA73

Page 58

Q

Índice

eficiência e ociosidade

Opiniões

resgate da eficiência agrícola e mitigação da ociosidade industrial A introdução dos veículos flex-fuel no mercado brasileiro, em 2003, representou um importante incentivo ao investimento e à expansão da capacidade instalada do setor sucroenergético no País. O grande sucesso desse tipo de motorização é evidenciado, por exemplo, no fato de que, no primeiro semestre de 2022, dos 853.126 licenciamentos, 81,8% dos veículos eram flex-fuel. A possibilidade de livre substituição entre etanol e gasolina criou, do lado da demanda, uma dependência direta do preço do primeiro para com o preço da segunda. Do lado da oferta, por seu turno, o grande mercado potencial por etanol incentivou a criação de novas plantas industriais, inclusive pela redução do risco antes existente diante da dependência quase exclusiva para com o mercado global de açúcar. Considerando a evolução dos investimentos no setor no longo prazo, a Figura 1 apresenta a evolução da capacidade instalada de moagem de cana-de-açúcar no Brasil, desde a safra 05/06, bem como a produção efetiva de cana e o nível de utilização, compreendido como a razão entre ambas.

A capacidade de moagem de cana-de-açúcar atingiu um pico na safra 10/11, caindo progressivamente na sequência, em função do fechamento de algumas usinas, porém se mantendo relativamente constante a partir do ciclo 14/15. A ociosidade na indústria teve seu apogeu na safra 11/12, proximamente ao pico de capacidade instalada, tal que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) teria ficado abaixo de 70%. Similarmente à capacidade instalada em si, o nível de utilização teria apresentado maior estabilidade entre as safras 13/14 e 20/21, oscilando entre 83% e 88%. A Figura 2 apresenta a decomposição da variação do NUCI da indústria sucroenergética, permitindo, assim, observar a contribuição relativa da produtividade, a área colhida e o aumento da capacidade de moagem no aumento ou na redução da ociosidade da indústria. Após a introdução dos veículos flex-fuel, o aumento dos investimentos em capacidade industrial não foi acompanhado por ganhos de produtividade e de área colhida na mesma proporção, resultando em aumento da ociosidade, conforme evidenciado pela Figura 2. Na década de 2010, em especial, a partir de 2015, a combinação de redução da área colhida com estagnação da produtividade agrícola foi fundamental para que a ociosidade da indústria permanecesse, mesmo com o desinvestimento observado. Nas safras 21/22 e 22/23, o cenário apresentado na Figura 2 tende a permanecer na medida em que 1) a produtividade agrícola foi reduzida devido às adversidades climáticas e 2) os elevados preços de grãos – particularmente a combinação de soja e milho – têm atraído produtores independentes, que acabam por migrar de cultura no momento de reforma dos canaviais.

Considerando o atual nível de ociosidade da indústria de cana-de-açúcar, não se vislumbram, no curto prazo, oportunidades para expansão do parque de açúcar e etanol no País, sendo reduzida a probabilidade de crescimento via greenfields "

Haroldo José Torres da Silva Gestor de Projetos do PECEGE

58

Coautoria: Peterson Felipe Arias Santos, Analista econômico do Pecege


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A eficácia da automação, da inteligência artificial e das tecnologias sucroenergética - OpAA73 by Revista Opiniões - Issuu