A eficácia da automação, da inteligência artificial e das tecnologias sucroenergética - OpAA73

Page 44

Q

Índice

automação industrial

em busca da melhor sintonia “[...] por sua própria natureza, os atalhos heurísticos produzirão vieses, e isso é verdade para humanos e inteligência artificial, mas a heurística da inteligência artificial não é necessariamente a mesma dos humanos.” Daniel Kahneman, Prêmio Nobel de Ciências Econômicas (2002). A conquista tecnológica da automação de processos industriais foi emblemática para a sociedade e abriu novas perspectivas transformadoras a partir da alteração das condições operacionais de processos produtivos de forma automática, sem a intervenção humana. Além de ganhos econômicos e operacionais concretos, a automação das operações representa oportunidade integradora sem precedentes. Essa integração aproxima diferentes níveis e áreas de atividade das empresas, que ganham sinergia e agilidade nas decisões, incluindo a cadeia de suprimentos, operações agrícolas e industriais, até o cliente final. A jornada da automação começa na segunda metade do século XVIII, com dispositivos simples e semiautomáticos, indicando que era possível e mais eficiente controlar variáveis operacionais automaticamente. Com a evolução tecnológica nas indústrias, dispositivos pneumáticos permitiram controlar uma variável alterando outra: controlar uma temperatura, por exemplo, abrindo ou fechando uma válvula com base em regras simples de proporcionalidade entre variáveis. Qualquer iniciativa que se aventurasse além do controle monovariável com proporcionalidade ao erro da variável controlada já seria considerada controle avançado.

Escolhas tecnológicas não são decisões triviais. Ao contrário, representam exercícios de gestão de risco na busca pela excelência operacional e por melhores resultados, numa visão ampla e integrada do negócio no longo prazo. "

Carlos Eduardo Calmanovici

Diretor de Engenharia e Qualidade da Atvos

44

Os dispositivos de controle evoluíram para computadores sofisticados e inúmeras possibilidades de cálculos e algoritmos de controle tornaram-se disponíveis, inclusive sensores virtuais que complementam e até substituem sensores físicos tradicionais. A automação de processo de última geração já opera sistemas multivariáveis e preditivos como tecnologias consolidadas. Recentemente, no setor sucroenergético, surgiram unidades industriais com elevado grau de automação, com COI (*1) centralizado e plantas de cogeração que integram turbinas de contrapressão com outras de condensação e caldeiras de alta pressão viabilizando a implementação de técnicas avançadas de otimização e controle. A biorrefinaria de cana-de-açúcar favorece a busca pela otimização em tempo real, com algoritmos avançados de controle na busca por maior estabilidade operacional e melhores eficiências. A implantação de um programa efetivo de automação industrial deve considerar algumas premissas e recomendações que podem garantir o sucesso da aplicação das tecnologias digitais da Indústria 4.0 no contexto do setor sucroenergético.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.