
5 minute read
Bracell




Economia do futuro: Aperam é a primeira do mundo em seu segmento a neutralizar as emissões de carbono




A Aperam alcançou em 2022 um novo patamar em sustentabilidade. O histórico de investimentos do grupo na área foi coroado com a inédita conquista, em seu segmento, da neutralidade entre emissões e remoções de gases de efeito estufa gerados em suas operações no Brasil. Na prática, isso signifi ca que a companhia se tornou a primeira empresa Carbono Neutro do mundo no segmento de aços planos especiais. A Declaração de Verifi cação de Gases de Efeito Estufa, baseada na Norma ISO 14064-1 e no Programa Brasileiro GHG Protocol - metodologias internacionalmente reconhecidas pela World Steel Association -, foi emitida pela Société Générale de Surveillance (SGS), líder em testagem, inspeção e certifi cação, após auditorias realizadas em 2021 e 2022 (referentes aos anos de 2020 e 2021, respectivamente). As medições comprovaram que as operações integradas da Aperam South America e da Aperam BioEnergia, resultaram, no acumulado de 2020/2021, em um volume de gases removido da atmosfera maior do que o emitido nos processos de fabricação de aço e de carvão vegetal. Após ter neutralizado todo o volume de gases de efeito estufa gerados, a empresa removeu um adicional de 33 mil toneladas métricas da atmosfera no período. Importante destacar que a conquista da neutralidade de carbono acontece cerca de 30 anos antes do prazo estabelecido pela empresa globalmente, que era reduzir suas emissões até 2030 e neutralizá-las até 2050. Nas palavras do diretor presidente da Aperam South America e da BioEnergia, Frederico Ayres Lima, esse é o resultado de um trabalho incansável da companhia em busca de uma operação cada vez mais limpa e sustentável para os clientes e a sociedade, numa era em que as grandes corporações são chamadas a assumir o protagonismo da agenda de combate ao aquecimento global. Esse trabalho incansável, acrescenta ele, é fruto de uma preocupação e diretrizes incorporadas em todos os processos da Aperam, impulsionando uma jornada de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento e em uma matriz energética cada vez mais limpa e renovável, ancorada em três valores fundamentais: liderança, agilidade e inovação. Para chegar à neutralidade de carbono, a empresa apostou tanto na captura de gases de efeito estufa da atmosfera quanto na redução de sua emissão. A primeira se dá com o cultivo de milhares de hectares de fl orestas renováveis de eucalipto pela Aperam BioEnergia e com a preservação de fl orestas nativas no Vale do Jequitinhonha e na reserva Oikós, em Timóteo. As fl orestas funcionam como verdadeiros estoques de carbono, removendo-o da atmosfera e “guardando-os” nas árvores e no solo, onde as folhas se degradam. A partir da tecnologia pioneira de melhoramento fl orestal da Aperam BioEnergia, foi possível desenvolver mudas mais resistentes que, associadas a avançadas técnicas de manejo, ampliam a densidade fl orestal, aumentando a absorção de gases de efeito estufa.





A redução da emissão de gases nos processos produtivos, por sua vez, foi acelerada com a transição energética da Aperam para o carvão vegetal, energia limpa que substituiu o coque. A empresa concluiu a conversão de seus alto-fornos há mais de dez anos, em 2011, sendo a única do mundo, no segmento de aços planos especiais, a produzir 100% do aço a partir de carvão vegetal. Esse biocombustível dá origem ao Aço Verde Aperam e vem das fl orestas de eucalipto plantadas pela Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha. Já são mais de 100 mil hectares cultivados, e a tendência é de expansão. As emissões de gases também foram reduzidas com o investimento contínuo em inovação, que possibilitou o desenvolvimento de tecnologias como o Queimador de Gases, sem similar no mundo, que reduz consideravelmente a emissão de fumaça durante a produção do carvão vegetal. A conquista da Aperam tem grande importância diante do compromisso de reduzir a emissão de gases do efeito estufa e conter as mudanças climáticas, assumido pelo Brasil e por centenas de outros países no Acordo de Paris, em 2015, e ratifi cado na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), em 2021. O Brasil é o 9º maior produtor de aço do mundo e líder na utilização de carvão vegetal na indústria siderúrgica, sendo o único país, de acordo com a Sociedade de Investigações Florestais (SIF), a utilizar fonte renovável, proveniente do refl orestamento. Minas Gerais tem a maior área de fl orestas plantadas do país (2,3 milhões de hectares) e é líder mundial na produção e no consumo de carvão vegetal. O Estado tem um grande potencial de promover a descarbonização da economia, e o feito da Aperam faz com que Minas fi que mais próxima desse objetivo.




Sobre a Aperam A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores: liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano. Utiliza 100% de carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia, que produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de fl orestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais.



@aperamnobrasil Aperam no Brasil