3 minute read

Santa Fé

Next Article
FS, 46 Maringá

FS, 46 Maringá

Consciência ambiental

Cuidar do meio ambiente é prioridade na estratégia de negócios do Grupo Maringá. O cuidado com a preservação ambiental envolve diversas ações de conscientização sobre a importância da conservação dos recursos naturais, voltadas aos colaboradores e as comunidades das regiões onde nossas empresas atuam.

Atenta ao alcance das mídias digitais, o Grupo Maringá lançou mão de suas redes sociais para incentivar o consumo consciente da água, a fim de reduzir ou zerar a poluição e o desperdício da água, uma energia vital, porém limitada.

A celebração do Dia Mundial da Água, em 22 de março, foi uma oportunidade para contar um pouco da história, importância e curiosidades sobre os rios que banham as regiões onde estão instaladas as empresas do Grupo.

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Grupo promoveu uma semana inteira de atividades com o tema “Preservar Começa por Entender”. Em todas as empresas ocorreram palestras sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos, lixo eletrônico, legislação ambiental, valorização da sustentabilidade pelo mercado e as práticas de ESG adotadas.

Nos últimos dez anos, o Grupo Maringá, com órgãos ambientais, plantou mais de 100 mil mudas de árvores nativas nas margens do rio Paranapanema, um dos principais canais d'água que circundam a Maringá Ferro-Liga, em Itapeva (SP), além de ser usado no processo de resfriamento de equipamentos da Usina Jacarezinho.

Saúde, segurança e sustentabilidade norteiam a estratégia de gestão da Usina Jacarezinho, conforme diretrizes do Grupo Maringá

A governança corporativa do Grupo Maringá pauta-se no tripé saúde, segurança e sustentabilidade. Por meio de investimentos constantes na proteção do trabalhador e na preservação dos recursos naturais, e gestão do consumo sustentável de energia elétrica, a sociedade colhe resultados que beneficiam, sobretudo, as comunidades onde as empresas estão instaladas. "Priorizamos ações relacionadas à segurança e à saúde do colaborador, além da conscientização sobre cuidados com o meio ambiente, como estratégia de gestão. Além de ganhos para a sociedade como um todo, o bem-estar do trabalhador em um ambiente produtivo saudável, resulta na melhoria de todos os processos da empresa”, destaca o gerente de Recursos Humanos, Rogério Braga.

Conheça um pouco mais sobre as ações desenvolvidas e apoiadas pelo Grupo Maringá em Jacarezinho (PR), onde operam a Usina Jacarezinho, produtora de açúcar e etanol, e cogeradora de biomassa da moagem de cana-de-açúcar para a Maringá Energia, instalada na mesma planta.

2.000 dias sem incidentes com afastamento

No dia 28 de junho, a equipe Agrícola da Usina Jacarezinho alcançou a marca de dois mil dias sem incidentes com afastamento. O recorde histórico foi resultado da construção de uma cultura sólida de saúde e segurança do trabalho, com investimentos na qualificação dos profissionais, aprimoramento de infraestrutura e gestão de comportamento. "A segurança do trabalho está inserida no mapa estratégico do Grupo Maringá e desdobra-se na nossa missão, visão e valores. Alcançar esse marco é uma conquista de todos, fruto do engajamento das equipes de produção, manutenção, saúde e segurança do trabalho", comenta a gerente da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Usina Jacarezinho, Márcia Gusi.

Viver Bem

Ciente do alto índice de colaboradores acima do peso e de fumantes, a Usina Jacarezinho investiu na qualificação da equipe de Medicina do Trabalho para o desenvolvimento de programas de incentivo a hábitos de vida mais saudáveis. O projeto Viver Bem tem foco na reeducação alimentar e na prática de atividade física.

Em um período de 90 dias, os participantes praticam caminhadas e recebem orientação de uma nutricionista sobre alimentação saudável. “Nosso objetivo é estimular a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde de uma forma leve. A ideia é que eles substituam algo que faz mal por algo que faz bem”, explica o gerente Administrativo e Financeiro na Usina Jacarezinho, Leandro Bacon.

This article is from: