
9 minute read
Ester

Colombo consolida as práticas de sustentabilidade
A Colombo Agroindústria S/A atua no industriais, sediadas nas cidades de Palestisetor sucroalcooleiro na produção de açú- na e Santa Albertina, também no estado de car e etanol e na cogeração de energia. Com São Paulo. unidade Matriz sediada na cidade de AriNossaHistóriaAtualmente a Empresa possui uma capaciranha (SP), onde foi fundada há 82 anos, dade de processar mais de 10 milhões Ton./ atualmente conta com mais duas unidades safra e possui 5 mil funcionários.
Fundada a Cia Agrícola Colombo
para a aquisição de terras e fornecimento decanadeaçúcar Iníciodaprodução de AçúcarCristal
AfamíliaColombo construía o seu 1º engenho de aguardente: CaninhaJacaré
A Usina Colombo nasceparaintegraro Proálcool – Primeira
destilaria autônoma doBrasil
Inicio da produção do AçúcarRefinado
Caravelas
Início da Cogeração de EnergiaElétrica
431
5,7
MoagemColomboeCentroSul(Milhõest)
Colombo CentroSul
505 542 557
493 533 597
573 618 607 596 573 590 605
7,4 7,8 6,7 6,7 7,2 8,1 7,9 8,4 9,4 9,0 8,6 9,0 9,9
1940 1979 1980 1993 1995
Nossa história
2004 2007 2009 2011
1ª Safra da 3ª Unidade:
SantaAlbertina
1ªSafra da 2ªUnidade:
Palestina
2014 2016 2019 2020
Aprimoramento da Governança
Plena Capacidade Produtiva 25anosCaravelas
A Colombo oferece um portfólio completo em açúcar, etanol e energia elétrica, atendendo ao varejo e à distribuição no setor público e privado nacional, garantindo sempre as melhores práticas de fabricação. Tratando-se da produção de açúcar empacotado destinado ao varejo, a Companhia ocupa uma posição relevante no mercado nacional, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, e vem conquistando o mercado externo ano após ano. O leque de açúcares é composto por açúcar refinado, cristal, demerara e orgânico que são comercializados com a marca Caravelas, e ainda com parcerias no empacotamento de marcas próprias com as grandes redes.

Assim, buscamos utilizar os recursos naturais, financeiros e de capital humano de maneira responsável, sempre buscando adotar práticas em favor da boa gestão do meio ambiente e que tragam benefícios a nossos funcionários e à sociedade como um todo, incluindo as comunidades nas quais possuímos operações.”

Anderson Travagini
CEO da Colombo Agroindústria

ESG e a sustentabilidade
Acreditamos firmemente que o bem-estar geral, a perenidade dos negócios e bons resultados financeiros estão diretamente atrelados à boa gestão de nossos pilares. Assim, buscamos utilizar os recursos naturais, financeiros e de capital humano de maneira responsável, sempre buscando adotar práticas em favor da boa gestão do meio ambiente e que tragam benefícios a nossos funcionários e à sociedade como um todo, incluindo as comunidades nas quais possuímos operações.
Em busca do amadurecimento sustentável, a Empresa intensificou suas ações para consolidar sua governança com a inclusão dos aspectos ESG na estratégia de negócios com o diagnóstico e analise do nível de maturidade e direcionamento pratico de robusto plano de ação de curto, médio e longo prazo.
O ESG passou a ser percebido de maneira transversal na organização, de ponta a ponta na nossa cadeia de valor e em todos os níveis hierárquicos. A alta administração, que já conta com comitês de Compliance, Gestão de Crises, Fiscal e de Auditoria Interna, também passou a considerar assuntos ESG como estratégicos em suas pautas.
Desempenho Ambiental • Redução do uso de recursos naturais, sendo benchmarking no tratamento e reuso da água nos processos produtivos; • Controle e redução das emissões atmosféricas; • Gestão de resíduos e logística reversa; • Reflorestamento; • Monitoramento e conservação da fauna e flora; • Conscientização e educação ambiental com comunidades do entorno.
Desempenho Social • Relacionamento com funcionários, comunidades, fornecedores e clientes; • Redução nos acidentes com afastamento; • Gestão Covid-19 com doações de álcool 70% para ONG e hospitais circunvizinhos as três unidades da Empresa; • Premiações MasterCana Social; • Doações sazonais e recursos para as comunidades do entorno.
Desempenho Governança • Transição da Gestão familiar para profissional; • Auditoria independente, robusta e transparente; • Atuação responsiva dos comitês de compliance, Fiscal, Risco e Auditoria.
Sistema de Monitoramento de Incêndios
Desde a safra de 2019, a Colombo Agroindústria conta com um sistema de monitoramento moderno e rápido para detecção e combate de focos de incêndios, através de câmeras de alta resolução e satélites, capaz de atender a 96% da área de cana. Foram investidos a importância de cerca de R$1.500.000,00.
O sistema, além de ajudar a reduzir o tempo de resposta ao atendimento da ocorrência, também inibiu a atuação de incendiários.

Valorização das Pessoas e da Comunidade
Para a Colombo às pessoas são seu maior ativo. O Grupo promove aos funcionários diversas possibilidades de desenvolvimento, entre as quais estão o Job rotation, bolsas de estudos para cursos técnicos, graduação e pós graduação, Treinamentos de capacitação e desenvolvimento no cargo, eventos técnicos, entre outros. Todas as oportunidades de vagas novas e ou turnover são trabalhadas internamente. Principais Projetos: • Jovem Agricultor do Futuro; • Jovem Aprendiz; • Empresa Amiga da Criança - Abrinq


A Colombo norteia suas ações buscando sempre o que a mais de moderno no mercado, seguindo todas as principais diretrizes de sustentabilidade estabelecidas, cuidando do presente e do futuro para as próximas gerações. Principais projetos desenvolvidos e reconhecidos pela sua abrangência e importância: • Mascote Colombito: presente no dia a dia dos funcionários, leva informações, noticias, recados de forma lúdica e pontual; • Projeto SOMAR: voltado para captação, desenvolvimento e inclusão de PNE´s • Tecnologia no Combate a Incêndios: monitoramento de incêndios em canaviais por sistema de câmeras; • Programa de gerenciamento ergonômico e qualidade de vida no trabalho; • Água, recirculação e reaproveitamento dentro do complexo industrial; • Ganhando com SSMA.
Juntos somos mais sustentáveis!


A Ester Agroindustrial nasceu às margens do ribeirão Pirapitingui. O nome foi uma homenagem à esposa de um dos fundadores do empreendimento, mas não espantaria se a inspiração também fosse bíblica. Rainha persa, Ester foi uma mulher forte e corajosa na busca por seus propósitos. E propósitos não faltam aos homens e mulheres que, ao longo destes 124 anos, ajudaram a construir a história deste empreendimento. Atualmente estamos escrevendo mais um importante capítulo nessa linda história. Apesar de os gestores da companhia terem sempre guiado a sua gestão sobre valores inegociáveis de responsabilidade social e ambiental, nos últimos anos a Ester Agroindustrial tem fortalecido suas práticas sustentáveis, seguindo um modelo de gestão transparente e focado em transmitir as premissas da sustentabilidade a todos os nossos stakeholders.
É fato que uma usina sucroenergética, dedicada à produção de açúcar, etanol e bioenergia, tem um elevado potencial de impacto ambiental e social. Por isso, temos consolidado práticas cada vez mais robustas no sentido de evitar e mitigar impactos negativos. Na área ambiental, avançamos em práticas como: Correta utilização de subprodutos, como vinhaça, torta de filtro e bagaço; gerenciamento de riscos de incêndios de origem desconhecida em canaviais; controle de emissões das caldeiras; manutenção e enriquecimento das áreas de preservação permanente; gerenciamento de resíduos; aplicação consciente dos defensivos agrícolas, dentre outras.
Já na área social, asseguramos o cumprimento das legislações; aprimoramos o nosso código de conduta; investimos no desenvolvimento de nossos colaboradores; garantimos um ambiente adequado de trabalho;
Realizamos ações que nos aproximam da comunidade e que afinam nosso relacionamento com stakeholders. Entendemos que um negócio alicerçado sobre os pilares da sustentabilidade é fruto da melhoria contínua, com a qual a Ester Agroindustrial está totalmente comprometida.
No entanto, a partir da premissa de que a edificação de um business sustentável é uma jornada em permanente movimento, enxergamos no horizonte alguns desafios, que são sempre acompanhados e estão contemplados no nosso planejamento estratégico.
O maior dos desafios da Ester Agroindustrial, como de qualquer outra empresa do setor sucroenergético, é produzir nossa matéria-prima, a cana-de-açúcar, com alta produtividade, e fabricar nossos produtos com eficiência e sustentabilidade.
A reboque destes desafios centrais, temos atualmente algumas outras questões desafiadoras pela frente, como, no curto prazo, estabelecer uma cultura interna ainda mais voltada à Segurança e ao Meio Ambiente; no médio prazo, manter essa cultura; e no longo prazo, buscar certificações voltadas à sustentabilidade que tragam retornos positivos à empresa, tais como Bonsucro e Renovabio.
Enxergamos a sustentabilidade como uma ferramenta imprescindível para ganharmos ainda maior competitividade no mercado em que atuamos e nos fortalecermos na busca por atingir nossas grandes metas estratégicas, como aumentar nossa presença no mercado de etanol neutro, melhorar a alavancagem da empresa, participar de novos mercados com marca própria e ingressar com solidez nos segmentos de biogás e bioeletricidade.
Para a Ester Agroindustrial adotar práticas sustentáveis não é uma obrigação, ou um peso para nossa área de investimentos. Dedicar recursos e tempo em sustentabilidade é saber que estamos no caminho certo, no caminho do futuro que queremos para a nossa empresa e para os nossos filhos. Enxergamos que investir em uma organização em que a sustentabilidade é um dos principais propósitos é investir na perenidade do negócio, na felicidade do nosso time e na prosperidade da comunidade
Thiago Sousa Barros dos Santos
Diretor Superintendente


Sustentabilidade é a nossa estratégia
O respeito ao meio ambiente e o compromisso com funcionários e a comunidade local são marcas da trajetória da Ester Agroindustrial desde sua fundação. Paralelamente, é nossa prioridade genuína assegurar condições seguras de trabalho e adotar políticas de valorização aos nossos empregados.
Confira, a seguir, os principais fatores que suportam a Ester Agroindustrial na busca de seus objetivos estratégicos: eficiência agrícola: consideramos que, com a melhoria da produtividade agrícola e do ATR, estaremos ampliando nossa produção, mesmo utilizando a mesma área plantada; alongamento do passivo: possibilita-nos uma geração de caixa operacional, trazendo equilíbrio para a alavancagem; parceria com empresas de biogás: permitirá a geração de energia alternativa e fertilizante com maior concentração e menor carga orgânica; estrutura comercial especializada: foco no mercado de hospitais, de distribuição de produtos de limpeza, entre outros, para melhoria do nosso B2B.
Na construção deste relatório, também analisamos a atuação no mercado de inúmeras companhias do setor, bem como seus respectivos relatórios. Todos os dados levantados foram analisados e validados pelos membros do comitê de Alta Gestão da companhia, que também concederam entrevista que possibilitou fechar a lista de temas materiais deste relato, assegurando que este trabalho tenha sintonia com a visão estratégica da empresa. Os temas materiais são apresentados na tabela Temas Materiais [GRI - 102-44; 102-47; 103.1]em destaque:
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
Temas Materiais e Prioritários
• Gestão ambiental
• Responsabilidade pelo produto
• Ética e integridade
Temas Materiais
• Tecnologia e inovação
• Saúde e segurança no trabalho
• Satisfação dos colaboradores
• Relacionamento com a comunidade
• Relacionamento com fornecedores
• Desempenho econômico