OS992

Page 1

Juniores do S. Mateus vencem Taça Distrital

Gala promoveu viagem pelo universo operático

Momento da cerimónia realizada pelo Ruivanense

Foi assim a Gala Lírica do Ruivanense Atlético Clube (RAC) que “inundou” de grandes músicas a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no passado sábado, dia 7 de Maio. No período que antecedeu o espectáculo foi prestada homenagem aos beneméritos do clube com a entrega de uma salva de prata. Foram homenageados os beneméritos e fundadores, Fernando Pimenta e o Carlos Fonseca, a título póstumo, bem como o município de Famalicão, na pessoa do vereador da Cultura, Paulo Cunha. Cada um dos temas foi apresentado com uma encenação que criou uma interactividade entre os músicos e a assistência. Melodias amadas do público, na voz de intérpretes versáteis e de grande talento. Tratou-se de um espectáculo único e enriquecedor para todas as centenas de pessoas que assistiram. Parafraseando o presidente da Assembleia do RAC, “mais uma vez o Ruivanense marcou a diferença e elevou a patamares nunca antes vistos uma postura ímpar a nível desportivo e a nível cultural, só ao alcance de alguns”.

O objectivo desta iniciativa foi presentear todos os directores, atletas, equipas técnicas, colaboradores, sócios, patrocinadores e amigos do clube. A direcção ruivanense deixou um agradecimento “muito especial” à soprano Mónica Pais, ao tenor Francisco Reis, ao Coral Didáxis de Vila Nova de Famalicão, ao Coral Fides-Valbom (Gondomar), à Famatrio (Ensemble de cordas - Rui Costa, Duarte Faria e Cello André Amaro), pelo espectáculo proporcionado. No final deste concerto, Paulo Cunha, vice-presidente da autarquia, frisou o trabalho desenvolvido “pela direcção do Ruivanense Atlético Clube por esta importante manifestação cultural que apresentou na Casa das Artes”, frisando mesmo estar “surpreendido” com o espectáculo que tinha acabado de ver e que este clube é uma “boa referência de como se pode juntar o desporto com a cultura”. Já o presidente do Ruivanense, Joaquim Macedo, também ele não contava com “um espectáculo deste calibre” e por tudo isto “estamos todos de parabéns por esta noite tão bonita”.

AVC disputa apuramento Vai disputar-se, no Pavilhão Municipal das Lameiras, nos próximos dias 13, 14 e 15 de Maio, a Fase Intermédia do Campeonato Nacional da II Divisão de Voleibol Feminino. Quatro equipas disputarão entre si um lugar de acesso à fase final do campeonato: Atlético Voleibol Clube (AVC) discutirá o apuramento com o Esmoriz GC, Académica S. Mamede e Desportivo da Póvoa. Vão disputar-se-ão dois jogos por dia, jogando todas as equipas entre si e apenas o 1º classificado será apurado.

Ciclista famalicense corre pela Radioshack

Tiago Machado é melhor português no Giro O ciclista famalicense Tiago Machado era, à passagem da terceira etapa do Giro (Volta a Itália) realizada na segunda-feira, o melhor português em prova, ocupando a 10ª posição da geral. A quarta etapa da Volta a Itália, prevista para ontem, terça-feira, foi neutralizada pela organização depois da morte de um ciclista belga. Na segundafeira, Wouter Weylandt, de 27 anos, sofreu uma queda violenta e acabou por não resistir aos ferimentos, vindo a falecer. Tiago Machado viu ao vivo a queda do belga. “Dois quilómetros antes tinha eu caído e vinha a recuperar com o Manuel Cardoso e mais um colega de equipa. Ele passou por nós e vimos tudo ao vivo. Não há palavras para descrever isto. Eu e o Manuel ficámos em estado de choque”, contou, em declarações ao SAPO Desporto. Após a confirmação da morte, o silêncio imperou em todo o pelotão e no autocarro da Radioshack, a equipa do ciclista famalicense, não foi diferente. Na etapa de segunda-feira, a terceira, Bruno Pires foi o melhor português do dia, terminando no 75º lugar, a 21 segundos do vencedor, o espanhol Angel Vicioso, e à frente de Tiago Machado, que foi 77º classificado, com o mesmo tempo, enquanto Manuel Cardoso (também da Radioshack) foi apenas 155º. Mesmo assim, Machado manteve a 10ª posição da geral, a 19 segundos do líder Millar. Na primeira etapa do Giro, o ciclista ganhou tempo a toda a concorrência, ou seja, entre os que à partida são candidatos a terminar nos dez primeiros, e terminou em 7º lugar. “A prova ainda agora começou. Vamos com calma”, confessou, contudo, Tiago Machado. Na segunda etapa, o famalicense chegou em 10º lugar. Tiago Machado está entre os potenciais candidatos a terminar o Giro nos dez primeiros. O famalicense, que vai fazer 26 anos em plena volta (dia 18 de Maio), corre pela Radioshack. E apesar de envergar o dorsal 213, foi nomeado chefe-de-fila da equipa liderada pelo belga Johan Bruyneel e pelo recordista de triunfos na Volta a França, o norte-americano Lance Armstrong. “Não me sinto pressionado. Toda a gente sabe que é uma das grandes (corridas). Tenho tido sorte de a equipa confiar no meu valor e já noutras provas têm apostado em mim. Portanto, já é uma coisa a que

livestrong.com

70 Anos do Ruivanense Atlético Clube

Tiago Machado

estou habituado”, disse o ciclista, que tem no Giro a sua prova por etapas preferida. O ‘Pica’ de Famalicão, como é conhecido, já foi segundo classificado no Giro del Trentino e quinto no Critério Internacional, nesta sua segunda temporada integrado na estrutura norte-americana do World Tour, após ter conseguido o terceiro lugar na Volta ao Algarve e no Critério Internacional na época anterior. Foi ainda campeão português de contra-relógio em 2009, ano no qual foi também segundo na Volta às Astúrias e terceiro na Volta a Portugal.

Mais de 700 inscritos na III Maratona BTT O prazo para as inscrições da III Maratona BTT de Famalicão termina no próximo domingo, 15 de Maio. Até lá, é ainda conferida a possibilidade a todos os amantes do BTT se juntarem aos mais de 700 atletas que já se inscreveram nesta prova misto de competitividade, convívio e descoberta. A organização é da Associação “Amigos do Pedal” e tem lugar no próximo dia 22 de Maio, a partir do Parque da Juventude de Famalicão, para um percurso rural e florestal de 40 quilómetros, a percorrer em uma ou duas voltas (meia-maratona – 40Km; maratona – 80Km). Com cerca de 950 metros de acumulado e locais verdadeiramente fantásticos para a prática do ciclismo todo-o-terreno, a organização acredita que vai surpreender positivamente todos os participantes e que a III Maratona BTT de Famalicão se vai afirmar como um dos maiores e entusiásticos eventos desportivos do ano na região. As inscrições podem efectuar-se em www.maratonafamalicao.com. A participação individual tem um custo de 10 euros, revertendo 25% do valor total a favor das duas Associações Humanitárias de Bombeiros sediadas na cidade famalicense, enquanto a verba relativa à inscrição do almoço será toda ela entregue aos Escuteiros de Famalicão. pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
OS992 by Editave Multimédia - Issuu