OS1095

Page 1

GD Ribeirão perde em Chaves e diz adeus à subida Luís Vaz sagra-se campeão nacional universitário O nadador do Grupo Desportivo Natação de Famalicão (GDNF), Luís Vaz, sagrou-se campeão nacional universitário, nos Campeonatos Nacionais Universitários realizados nas piscinas do Estádio Universitário de Lisboa, no dia 28 de abril. Luís Vaz alcançou dois títulos de campeão nacional nas provas de 100-Livres e de 400-Livres em representação da Universidade do Minho, face à parceria estabelecida entre a Universidade do Minho e o GDNF, uma vez que é estudante do curso de Engenharia Eletrónica. Para o seu treinador Pedro Faia, “a obtenção de mais estes títulos nacionais significam a extraordinária época que o Luís Vaz está a desenhar, uma vez que muitos já foram os títulos alcançados de campeão nacional, desde campeão nacional absoluto no mês de dezembro, a campeão nacional sénior no mês de março e agora campeão nacional universitário”. “É para nós motivo de regozijo todos os nossos atletas serem pa-

ralelamente estudantes de sucesso, quer no ensino básico, no ensino secundário e no universitário”, continua Pedro Faia, concluindo que “a obtenção destes resultados é o expoente máximo destes super-atletas que, além dos 10 treinos semanais, conseguem ter sucesso académico, demonstrando que é perfeitamente compatível, e consequente, ter sucesso académico e ter sucesso desportivo”.

Clube famalicense faz história no voleibol feminino

AVC é campeão nacional da segunda divisão José Clemente prova perfeita”, onde, para além do resultado desportivo “ser exceNo passado fim-de-semana, o lente”, também destacou “a orgaAtlético Voleibol Clube (AVC) fez nização da prova, várias vezes elohistória ao conquistar o título de giada pelos membros de Federação campeão nacional da época de Voleibol”. 2012/2013 da 2ª divisão em voleiO dirigente entende ainda que a bol feminino. Foi, sem dúvida, um final do torneio acabou por ser justo vencedor, pois ganhou os três “uma festa, envolvendo as pessoas jogos disputados ao longo da fase da cidade, as atletas e os seus fafinal do torneio, que se realizou no miliares, os colaboradores e, não Pavilhão das Lameiras. menos importante, vários projetos Em segundo lugar ficou o Boa- ligados à dança que, de uma forma vista, com apenas uma derrota, pre- magistral, abrilhantaram o espetácisamente a equipa que tinha eli- culo”. minado o AVC da Taça de Portugal e Já o treinador da formação do que tinha chegado em primeiro lu- AVC, Óscar Barros, vincou que foi gar à final four. Em terceiro ficou o “uma fase final muito disputada”, CVL, equipa de Lisboa, que deu mas que a sua equipa “pelo torneio sempre muita luta mesmo no der- que realizou, mereceu esta suradeiro jogo, em que já não tinha bida”. “Ficou demonstrado todo o qualquer hipótese de conquistar o nosso potencial nestes três dias de título. Em último lugar ficou a prova”, concluiu. equipa dos Açores, o clube K, que Naturalmente satisfeita estava apesar de ter três jogadoras estran- também Gabi, a capitã de equipa, geiras não conseguiu levar de ven- começou por dizer que “o grupo cida nenhuma das equipas em mereceu a subida porque sempre prova. trabalhou para a alcançar”, aproNa opinião do presidente do veitando para dedicar o feito o título AVC, Fernando Silvestre, “foi uma de campeão nacional ao clube”.

Em representação da Câmara Municipal de Famalicão esteve o vereador do Desporto, Leonel Rocha, para quem “os resultados da aposta na formação estão à vista de todos”, sublinhando que o AVC foi campeão nacional “só com atletas formadas no clube”. “Claro que a aposta da autarquia vai ser dar continuidade a estes projetos que, no fim, são projetos vencedores”, rematou. Assim, para a próxima época, o concelho famalicense pode contar com mais um projeto na primeira divisão todo ele "made in Famalicão". veja em www.famatv.pt ou

Veja também em www.famatv.pt (Desporto) e MEO Kanal 509050 a entrevista com Óscar Barros. O treinador do AVC é convidado para falar da subida de divisão e do projeto por detrás do sucesso agora alcançado.

Xadrez: Inês Silva e Mariana Silva campeãs A Federação Portuguesa de Xadrez, em cooperação com o Externato Cooperativo Benedita, lançou mais uma prova para o Calendário Nacional de 2012/2013: o Campeonato Nacional de Jovens, Sub-8 a Sub-20, de Partidas Rápidas (5 minutos para cada atleta completar uma partida de Xadrez). A prova realizou-se no dia 27 de abril, com a presença de cerca de 150 jovens jogadores, em representação de 27 clubes de norte a sul do país. O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis viu Inês Silva sagrar-se Campeã Nacional Sub-12 (5º lugar absoluto, 6 pontos em 9 possíveis) em 27 participantes inscritos; e Mariana Silva conquistar o Campeonato Nacional Feminino Sub-16 (5º lugar absoluto, 6 pontos em 9 possíveis) com uma participação de 16 jogadores.

As atletas, os técnicos e os dirigentes do AVC, depois de receberem a taça de campeão

Famalicão conquista mais títulos na natação O Grupo Desportivo de Natação de Famalicão (GDNF) foi um dos clubes que mais medalhas obteve no Torneio Juvenis e Juniores, realizado nos dias 27 e 28 de abril, nas Piscinas Municipais de Paços de Ferreira. O GDNF obteve diversos pódios no conjunto das provas realizadas e os nadadores João Carlos Silva, Beatriz Martins e Graça Araújo sagraram-se campeões do Torneio e Ana Costa classificou-se na segunda posição imediatamente atrás da famalicense Graça Araújo. Famalicão teve a participação de 18 nadadores, nomeadamente David Sousa, Flávio Silva, Manuel Fernandes, Tomás Maia, Pedro Ferreira, Xavier Machado, João Carlos Silva, João Ferreira, Eduardo Maia, Daniel Sousa, Graça Araújo, Ana Costa, Catarina Jardim, Carla Alves, Barbara Gonçalves, Francisca Maia, Beatriz Martins e

Viviana Cunha, demonstrando, deste modo, o alargado número de atletas envolvidos neste torneio, assim como a crescente massificação e solidificação da modalidade. Os nadadores famalicenses alcançaram excelentes tempos e inúmeros recordes pessoais, apesar de ainda estarem em fase de preparação da época desportiva com vista aos campeonatos nacionais. Para o responsável técnico Pedro Faia, “estes atletas demonstraram maior maturidade desportiva e enorme motivação em desenvolver as suas capacidades tendo por objetivo alcançar mais e melhores resultados num futuro próximo. Neste sentido, estão de parabéns e devem trabalhar ainda com maior dedicação à modalidade que abraçaram, já que serão certamente a garantia da natação famalicense”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
OS1095 by Editave Multimédia - Issuu