Futebol: GD Ribeirão a uma vitória da subida Luís Silva sagra-se campeão nacional de boccia
Luís Silva e a sua assistente técnica
A Associação de Boccia Luís Silva esteve em destaque na fase final do Campeonato Nacional de Boccia, que se disputou em Tomar, no passado fim de semana. O atleta famalicense Luís Silva, da Associação de Boccia Luís Silva, provou mais uma vez todo o seu potencial ao sagrarse campeão nacional 2012/2013. Depois de demonstrar uma regularidade espantosa durante toda a competição, alcançou o 1º lugar na fase de grupos. Nas meias-finais arrasou com 8-1 o atleta Carlos Paiva (As. Feirense). Na final teve como adversário o seu companheiro de seleção Armando
Costa (ARDA), onde Luís Silva ganha novamente por 8-1, revelando uma superioridade a todos os níveis, numa demonstração cabal de excelência técnica e tática. Luís Silva dedica este título ao seu treinador, que casou e não pôde estar presente na competição, bem como ao seu pai que celebrava mais um aniversário nesse dia. O pódio deste campeonato nacional foi assim constituído pelos seguintes atletas: 1º Luís Silva (Associação de Boccia Luís Silva); 2º Armando Costa (ARDA); 3º José Carlos Macedo (SC Braga).
Pavilhão das Lameiras recebe final de voleibol feminino O Pavilhão Municipal das Lameiras recebe, no próximo fim de semana, entre os dias 26 e 28 de abril, a fase final do campeonato nacional da 2ª divisão de voleibol, em seniores femininos. Esta competição é organizada em conjunto pela Federação Portuguesa de Voleibol e pelo Atlético Voleibol Clube (AVC), de Famalicão, e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Famalicão. Os jogos de apuramento do campeão nacional serão disputados por quatro equipas: o Centro de Voleibol de Lisboa, o Boavista Futebol Clube, o Atlético Voleibol Clube e o Clube Kairós (Açores). A primeira jornada disputa-se esta sexta-feira, com o CV de Lisboa e o Boavista FC a defrontarem-se pelas 19h30; às 21 horas o AVC joga com o Clube Kairós. No sábado joga-se a 2ª jornada, com Boavista FC e o AVC a encontraram-se às 16 horas; pelas 18 horas jogam Clube Kairós e CV Lisboa. Para domingo está agendada a última jornada e às 15 horas jogam Boavista e Clube Kairós; a partida entre CV Lisboa e AVC está marcada para as 17 horas.
Venceu os jogos do passado fim de semana
NXVSC-Didáxis nas meias-finais da Taça de Xadrez O Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme (NXVSC) – Didáxis apurouse para as meias-finais da Taça de Portugal de Xadrez. No passado fim de semana realizaram-se, em formato concentrado, duas eliminatórias da competição, os oitavos e os quartos de final da 35ª edição da Taça de Portugal por Equipas, referente à época 2012/13, contado com as 16 equipas apuradas, entre elas a equipa representante da Região Autónoma dos Açores. Foram assim encontrados os quatro finalistas da Taça de Portugal desta época desportiva, entre os quais está o NXVSC-Didáxis. Nos dias 18 e 19 de maio, as quatro equipas encontrar-se-ão nas meias-finais para decidir o vencedor. No dia 20 de abril, as jovens equipas famalicenses, NXVSC-Didáxis “A” e “B”, defrontaram nos oitavos de final duas equipas consagradas a nível nacional: Sporting Club de Portugal e Academia de Xa-
drez de Gaia “A”, respetivamente. Após este feito inédito de conseguir colocar em simultâneo duas equipas a disputar esta eliminatória, os jovens famalicenses mostraram que ainda tinham uma palavra a dizer. Após 3 horas e meia de jogo, a equipa “A” cilindrou por 4-0 (vitórias em todos os tabuleiros) o Sporting. Todavia, o NXVSC-Didáxis “B” não conseguiu contrariar o favoritismo da poderosa equipa “A” da Academia de Xadrez de Gaia, perdendo por expressivos 4-0. O NXVSC-Didáxis “B” foi composto por Ivo Dias, Luís Romano, Alice Machado Oliveira e Elisa Machado Oliveira. No dia seguinte, coube ao NXVSC-Didáxis defrontar a atual equipa campeã nacional por equipas: Associação Académica de Coimbra “A”. Numa tarefa que se avizinhava “quase” impossível, os jovens atletas famalicenses mostraram, mais uma vez, a sua tenaci-
dade e ambição com duas vitórias no 2º e 3º tabuleiros: Bruno Gomes derrotou de forma convincente Nuno Maltez e a WCM Inês Machado Oliveira finalizou a sua partida de forma elegante perante o italiano Dario Drezzadore. Com as partidas tendencialmente empatadas nos 1º e 4º tabuleiros, tudo parecia correr de feição à primeira equipa do NXVSC-Didáxis. No 4º tabuleiro, o academista Dominic Robin Cross forçou a contenda, de tal maneira, perante Mário Oliveira, que após defesa bem conseguida pelo professor responsável do Núcleo da Didáxis, no final conseguiu obter uma “saborosa” vitória decidindo a eliminatória a favor da sua equipa. Com as emoções ao rubro, Luís Silva não descobriu a forma mais eficaz de empatar no tabuleiro perante o mestre FIDE Daniel Taboas Rodriguez, fixando-se o resultado final numa vitória histórica por 3-1.
Expetativas elevadas para a Maratona BTT de Famalicão Famalicão prepara-se para acolher a realização de uma nova mega organização desportiva ao nível do BTT. No próximo dia 19 de maio (domingo), são esperados mais de um milhar de betetistas para disputarem a Maratona BTT de Famalicão, que vai já na sua quinta edição e que tem vindo a crescer sustentadamente a cada realização, quer ao nível do número de participantes, quer ao nível da qualidade organizativa. A prova, que conta para o Campeonato Regional de Maratona BTT e de onde sairá o campeão regional da modalidade, é responsabilidade da Associação “Amigos do Pedal” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Associação de Ciclismo do Minho.
As inscrições estão abertas em www.maratonafamalicao.com. A participação individual tem um custo de 10 €, revertendo parte deste valor para as duas Associações Humanitárias de Bombeiros sediadas na cidade famalicense. O epicentro do evento será o antigo Campo da Feira da cidade – bem junto do Parque da Devesa –, um espaço central e com dimensão suficiente para acolher condignamente os participantes que vão disputar a competição, que terá desafios de 40 ou 70 Km. O percurso estende-se pela mancha rural e florestal do concelho, com paisagens naturais deslumbrantes e trilhos únicos para a prática do BTT, com cerca de 900 metros de acumulado para a meia-maratona e 1.900 para a maratona.