Opinião Especial Motores a 24 de Agosto O concelho de Famalicão continua a ter grande tradição nos desportos motorizados. Por isso, no próximo dia 24 de Agosto, o Opinião Especial dedica-se aos Motores, com uma perspectiva sobre a presente temporada. Para isso pedimos a colaboração de todos os pilotos e equipas famalicenses que desejem ver as suas informações publicadas. Envie os seus textos, imagens e contactos para o e-mail informacao@opiniaopublica.pt ou para mais informações recorra ao número 252 308 145. Ajude-nos a mostrar onde e em que desportos motorizados se destacam os famalicenses.
GD Joane arrancou para a época 2011/2012
fin nição Sob o signo da indefi Magda Ferreira*
Rui Ribeiro promete o melhor
Magda Ferreira
O Grupo Desportivo de Joane arrancou na passada segundafeira para a nova temporada, ainda com muitas indefinições relativamente ao grupo de trabalho que vai atacar a série A da 3ª divisão nacional. Com uma comissão administrativa liderada por Rui Ribeiro e tendo Francisco Costa como treinador principal, os joanenses contam com apenas 14 jogadores no plantel. Depois de um longo impasse directivo, o Joane arrancou tarde para a planificação dos trabalhos e no comando da equipa está o anterior técnico da formação júnior do clube, Francisco Costa, que assume as dificuldades. “É um desafio complicado, a direcção quer reduzir custos e apostar na formação e achou que eu tinha qualidade para treinar esta equipa, mas sei que é extremamente difícil”, aponta. “Estamos a tentar criar uma equipa rapidamente porque a competição aproxima-se a passos largos, estão cá muitos jogadores à experiência e até agora temos 14 jogadores garantidos, sendo essa a base de trabalho. Esta semana vamos trabalhar de manhã e de tarde para poder escolher mais alguns, não fechar o plantel, mas para podermos trabalhar de forma diferente”, afirma o técnico, que antevê ainda um campeonato “muito complicado”, mas promete entrar em todos os campos para vencer. Entre os 14 jogadores já garantidos, destacam-se cinco reforços: André Ferreira (ex-Famalicão), Tó (ex-Taipas), Carvalhinho (ex-Serzedelo), Vitó (ex-S.Cosme) e Marquinho (ex-Limianos). De resto, estão também garantidos no plantel o guarda-redes Campos, os defesas Álvaro, Zé Pedro e Peixe, os médios João Ribeiro, André (ex-júnior), Pedro Miguel (exjúnior) e António (ex-júnior) e ainda o avançado Vidal. O intuito é criar uma ligação muito forte com as camadas de formação do clube, estando atento ao surgimento de novos valores, com Francisco Costa a servir de ponte nessa ligação entre as camadas jovens e o plantel sénior. Sobre o regresso do Joane à série A da 3ª divisão, o técnico dos joanenses considera que “tanto numa série como noutra as coisas são extremamente equilibradas”. Entretanto, o Joane terá dois homens fortes para o futebol sénior do clube. Carlos Azevedo, vice-presidente para o futebol, e Miguel Ribeiro, chefe do departamento de futebol, serão os responsáveis pelas contratações que ainda serão necessárias.
GD Joane começa temporada em casa Realizou-se na tarde passada segunda-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, o sorteio do nacional da 3ª divisão, onde na temporada 2010/2011 estará apenas uma formação do concelho de Famalicão. O GD Joane será a única equipa famalicense na prova, actuando na série A e começando o campeonato em casa, diante do Vianense. O campeonato arranca a 9 de Setembro e na segunda jornada os joanenses deslocam-se ao reduto do Cerveira, seguindo-se a recepção ao Maria da Fonte. No calendário seguem-se os confrontos: Bragança-Joane (2 Outubro); Joane-Fão (9 Outubro); Amares-Joane (23 Outubro); JoaneVilaverdense (30 Outubro); Esposende-Joane (6 Novembro); Joane-Marinhas (13 Novembro); Joane-Santa Maria (27 Novembro); Melgacense-Joane (11 Dezembro). *com Tiago Moura
Depois de três meses de impasse, o Grupo Desportivo de Joane tem, finalmente, um presidente. Após várias assembleias sem definir um rumo para o clube joanense, eis que surge o nome de Rui Ribeiro para liderar a comissão administrativa que vai dirigir o Joane na próxima temporada. Depois da reunião feita no passado dia 1 de Agosto, Rui Ribeiro, sócio do clube há mais de 20 anos, aceitou o desafio lançado por Orlando Oliveira, presidente da Mesa da Assembleia Geral para presidir a uma comissão administrativa. Apanhado um pouco de surpresa com o convite, Rui Ribeiro promete fazer tudo o que puder pelo clube. “Diziam que eu era a pessoa indicada para tomar conta e tinha o apoio de muitos sócios e é uma experiencia que vou ter e espero que tudo corra bem”, refere, acrescentando que vai tentar “fazer o melhor pelo Joane, junto dos outros elementos que irão ser escolhidos”. A nova temporada promete não ser fácil para os joanenses, a começar desde logo pelo atraso considerável no arranque para a nova época, em relação a outras formações. “Penso que poderá prejudicar um bocado por se ter estado no impasse muito tempo, mas vamos tentar fazer com que os atletas que vão ser escolhidos e o grupo de trabalho, que a recuperação seja a mais rápida possível para não ficarmos aquém das outras equipas a nível da preparação”. Outra palavra de ordem passa pela contenção financeira, com o Joane a ser obrigado a reduzir o orçamento para 2011/2012. Tudo junto faz com que Rui Ribeiro e a sua comissão administrativa tenham uma tarefa complicada pela frente.