Opinião Pública - Edição 883 Capa Principal

Page 5

cidade

pública: 8 de Abril de 2009 05 pub

Único aprovado com liderança portuguesa

Citeve coordena projecto europeu para criar têxteis de cânhamo O Citeve – Centro Tecnológico do Têxtil e Vestuário está a coordenar um projecto europeu que pretende criar têxteis técnicos inovadores produzidos à base de fibras naturais de cânhamo. O projecto FIBNATEX – Produção e Valorização Técnica de Fibras Naturais para a Indústria Têxtil do Sudoeste Europeu, começou na quinta-feira passada e visa “criar têxteis técnicos mais amigos do ambiente do que os produzidos com fibras sintéticas, para serem colocados à disposição das empresas do sector do vestuário”, segundo explicou à Agência Lusa, Paulo Cadeia, do departamento de inovação do Citeve. A iniciativa, foi aprovada pelo programa comunitário SUDOE – INTERREG IV B e foi a única com liderança portuguesa a ser admitida pelo Comité de Programação do Programa de Cooperação Territorial do Espaço Sudoeste Europeu. Envolve uma parceria de instituições portuguesas, espanholas e francesas: com o Instituto Pedro Nunes – Associação para o Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, o LEITAT – Technological Center (Espanha), o ASINTEC – Centro Tecnológico de Confección (Espanha), o GIH – Groupement des Industries de l'Habillement (França) e o ICAM – Institut Catholique d'Arts et Métiers Ecole d'Ingénieurs Département Ma-

tériaux (França). O investimento é de 840 mil euros, repartidos pelas instituições dos três países, com 75 por cento de financiamento europeu. A iniciativa conta ainda, na promoção e na divulgação dos resultados, com o apoio da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), também sedeada em Famalicão, e com mais de 30 empresas destes três países, no desenvolvimento da colecção de têxteis e no processo de transferência tecnológica. Paulo Cadeia salientou também que havia sido já tentada a produção de fio a partir do cânhamo, mas sem que se tenha conseguido que tivesse as características necessárias para entrar na fase da tecelagem. Os fabricantes de matérias-primas, as indústrias de processamento de materiais laminados, os utilizadores da aeronáutica e do sector automóvel também beneficiarão dos desenvolvimentos. O FIBNATEX vai permitir a optimização dos processos de produção de fios e tecidos à base de fibras de cânhamo com características inovadoras e de elevado nível técnico, e assegurará a continuidade de uma rede de centros de competências têxtil e vestuário na região do sudoeste europeu.

Externato do Barreiro envolve alunos e família nas férias da Páscoa O Externato do Barreiro apresentou um programa de férias da Páscoa aos seus alunos, o qual foi alargado a outros externos, tendo havido grande adesão ao mesmo. O programa constou de um conjunto de actividades relacionadas com diversas áreas: pintura, jardinagem, culinária, jogos, natação e desporto. Tendo também como objectivo sensibilizar os alunos para as questões ambientais e culturais, outras actividades contempladas foram a visita a uma estação de tratamento de resíduos em Riba d’Ave e a diversos museus. O programa culminou com uma visita à Fundação Serralves e a realização de um cruzeiro no Rio Douro, na passada sexta-feira, no qual participaram alunos e familiares, professores e auxiliares enchendo dois autocarros. “Este momento, que constituiu o ponto mais alto das actividades, possibilitou a interacção Escola /Família como se preconiza no Projecto Educativo da escola”, diz o Externato em nota à imprensa.

Utentes da AFPAD visitam Parque de Sto Inácio A Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) visitou, no passado dia 2, o Park & Zoo de Santo Inácio, em Avintes, VN de Gaia. O passeio faz parte de um conjunto de actividades que a instituição tem planeado no âmbito da Festa da Primavera e contou com a participação de 31 pessoas, entre utentes e colaboradores. O grupo visitou e conheceu o Reptilário, o Insectário, o Reino dos Macacos, a Estufa Tropical, o bosque, as aves de rapina e os mamíferos existentes no parque, entre os quais a pantera das neves, o lince, a lama e os cangurus. No final assistiu a uma demonstração de répteis e uma demonstração de voo de aves de rapina. Durante todo o dia aprenderam, sobretudo que a Natureza deve ser amada e preservada para o benefício de toda a humanidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.