Op 1293

Page 2

02

CIDADE

opiniãopública: 16 de fevereiro de 2017

Encontro procurou refletir sobre os produtos químicos prejudiciais

Associação Gerações estuda educação intergeracional

Agrupamento D. Sancho I no projeto Eramus + na Grécias

No âmbito da elaboração de uma tese de mestrado de especialização em intervenção psicossocial com crianças, jovens e famílias da Universidade do Minho, a educação intergeracional como processo de desenvolvimento pessoal e social vai ser objeto de estudo na Associação Gerações. Mário Martins, presidente da direção da Gerações, disse que esta parceria surgiu porque “a Universidade do Minho seleciona a Gerações para projetos de investigação científica no contexto do envelhecimento saudável”. A investigação vai envolver utentes e técnicos da Associação e quer perceber os benefícios ou prejuízos que as relações intergeracionais originam. São ainda objetivos do estudo conhecer as interações da Gerações, entender o tipo de relações que auxiliam os processos de desenvolvimento, os benefícios que as relações intergeracionais trazem aos participantes e o contributo na definição de metodologias de intervenção psicossocial no campo das ações interpessoais. O processo de investigação baseia-se na recolha de informação, através da observação de atividades coletivas, na aplicação de entrevistas e na análise de documentos. Em paralelo com o desenvolvimento da tese, está em curso a preparação de um projeto do Laboratório de Neuropsicofisiologia da universidade, que pretende explorar o contributo da estimulação cognitiva no envelhecimento saudável, através da avaliação do efeito de um treino computorizado aliado à neuroestimulação em adultos idosos.

Tocadores e Cantadores ao Desafio reúnem-se em Assembleia Realiza-se no próximo dia 25 de fevereiro, às 15 horas, uma Assembleia Geral da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, na sede da associação, na Central de Camionagem, em Famalicão. De entre os assuntos que vão estar em discussão, destacam-se a aprovação do relatório e contas 2016 e o plano de atividades para o ano de 2017.

Formação para Ministros Extraordinários da Comunhão Nos próximos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, os Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC) provenientes das paróquias do Arciprestado de Famalicão terão oportunidade de viver um tempo destinado à formação. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Arciprestado, sendo uma oportunidade para aprofundar e enriquecer o espírito de forma a enobrecer a missão no exercício deste ministério. A formação decorre no Centro Pastoral de Santo Adrião, com início às 21h15, nos três dias.

FICHA TÉCNICA

CHEFE DE REDACÇÃO:

Alexandrino Cosme, António Cândido Oliveira, António Jorge Pinto Couto, Artur Sá da Costa, Cristina Azevedo, Feliz Manuel Pereira, Joaquim Loureiro, João Fernandes, Manuel Afonso e Almeida Pinto.

informacao@opiniaopublica.pt Carla Alexandra Soares (CICR-248), Cristina Azevedo (CPJ 5611) e Sofia Abreu Silva (CPJ 7474).

CONSELHO EDITORIAL:

DIRECTOR: João Fernandes (CIEJ TE-95) jfernandes@opiniaopublica.pt

Cristina Azevedo (CPJ 5611) cristina@opiniaopublica.pt

REDACÇÃO:

DESPORTO: Jorge Humberto, José Clemente (CNID 297) e Pedro Silva (CICR-220).

Professores e alunos do ensino Recorrente do Agrupamento de Escolas D. Sancho I participaram no segundo encontro do projeto Erasmus+, “Less chemicals, more quality of life”, que teve lugar em Trikala, Grécia, de 5 a 11 de Fevereiro. Este projeto tem como parceiros escolas da Grécia, Itália, Letónia, Portugal e Turquia e procura refletir sobre os produtos químicos prejudiciais que se encontramos à nossa volta todos os dias e sobre os seus efeitos na natureza, até como resíduos, e nos seres humanos. Segundo nota à imprensa, durante o encontro, os alunos apresentaram a sua escola e o sistema educativo português, a sua cidade e o seu país, expuseram as suas dificuldades em sobreviver a uma semana sem produtos químicos, participaram num fórum sobre como substituir produtos prejudiciais à saúde, que todos temos em casa, por pro-

dutos mais saudáveis e dissertaram sobre a legislação nacional relativa aos limites dos aditivos químicos na alimentação, nos produtos de limpeza domésticos e nos cosméticos. Os alunos participaram ainda em sessões de formação sobre a manufatura de sabão à base de azeite e sobre a purificação da água através da criação de filtros naturais,

no centro de educação ambiental Pertouliou-Trikkeon. De visita à universidade de Thessalys, presenciaram uma experiência sobre a resistência do corpo a esforços extremos e também a uma conferência sobre aditivos alimentares e seus efeitos no corpo humano. Sempre acompanhados pelos anfitriões gregos, os alunos de todas as escolas visitantes pu-

deram conhecer os monumentos da cidade, os mosteiros de Meteora, na região montanhosa de Kalambaka e também uma estação de esqui local. No último dia do encontro, alunos e professores assistiram a uma palestra sobre os benefícios da dieta mediterrânica e a uma demonstração de danças e música da região.

Rotary promoveu palestra sobre a paz “A paz, prevenção e resolução de conflitos” foi o tema da palestra proferida por Paulo Duarte, padre e educador Jesuíta, na reunião semanal do Rotary Club de Famalicão, no passado dia 9 de fevereiro. O palestrante, fazendo uso do seu papel sacerdotal, abriu a sessão com um poema/oração de Sophia de Mello Breyner. De seguida, apresentou um pequeno filme de Carl Sagan, “O Pálido Ponto Azul”, para relativizar o papel do Homem e do planeta Terra no Universo. O conferencista lembrou que “todos os atos individuais não se repercutem apenas no seu autor, mas podem influenciar a Humanidade” e que “um homem não é um ponto isolado, as relações pessoais, a vida em comunidade e a partilha são essenciais e determinantes para o equilíbrio do Universo e o bem-estar da Humanidade”. Partindo do mito bíblico da criação, Paulo Duarte afirmou que “cada ser humano enfrenta um conflito: todos têm um pouco de Abel e de Caim, ora são luz, ora são sombra”. E defendeu: “só com uma verdadeira educação centrada nos valores é possível ultrapassar este conflito e conseguir-se o bem-estar, a felicidade e a paz”. Paulo Duarte terminou a sua intervenção com um excerto do filme: “O Grande Ditador”, de Charlie Chaplin, para, tal como o protagonista, concluir que o poder está no homem, no poder de criar máquinas, no poder de criar o progresso e promover a felicidade. Apelou ainda à participação de todos “na construção de um mundo liberto da opressão e da violência, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à felicidade de todos”. A intervenção de Paulo Duarte terminou com uma sessão de perguntas e respostas.

GRAFISMO:

Carla Alexandra Soares e Pedro Silva.

OPINIÃO: Adelino Mota, Barbosa da Silva, Domingos Peixoto, Gouveia Ferreira, J. Mário Teixeira, Joaquim Loureiro, José Luís Araújo, Sílvio Sousa, Vítor Pereira.

GERÊNCIA: João Fernandes

CAPITAL SOCIAL: 350.000,00 Euros.

DETENTORES DE MAIS DE 10% DO CAPITAL António Jorge Pinto Couto

TÉCNICOS DE VENDAS:

comercial@opiniaopublica.pt Agostinha Bairrinho, Maria Fernanda Costa e Sónia Alexandra

PROPRIEDADE E EDITOR: EDITAVE Multimédia, Lda. NIPC 502 575 387

SEDE, REDACÇÃO E PUBLICIDADE: Rua 8 de Dezembro, 214 Antas S. Tiago 4760-016 VN de Famalicão

INTERNET

www.opiniaopublica.pt

IMPRESSÃO:

Celta de Artes Gráficas, S.L. Gárcia Barbón, 87 Bajo - Vigo

DISTRIBUIÇÃO:

Motivação em Marcha - Publicidade, Lda.

CONTACTOS Redacção:

TIRAGEM DESTE NÚMERO:

Serviços Administrativos:

NÚMERO DE REGISTO: 115673

Tel.: 252 308145 • Fax: 252 308149 Tel.: 252 308146 / 252 308147 • Fax: 252 308149

20.000 exemplares, nº 1293

DEPÓSITO LEGAL: 48925/91


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.