Oe1136

Page 1

Saúde

Mude de vida: mude a alimentação

Numa altura em que vida é uma corrida, muitos de nós perdemos a noção do que é ser saudável. Ao longo dos anos, fomos ganhando quilinhos a mais, e muitas vezes é complicado saber o que é exatamente comer de forma equilibrada. Mudar de vida significa, muitas vezes, mudar de alimentação. Deve preparar com alguma antecedência as suas refeições, para que não caia em tentações. Construa uma lista de refeições a realizar durante a semana, com pratos estruturados do ponto de vista calórico e nutricional.

o pão mais escuro (menos refinado), pão integral ou de mistura de cereais.

Evitar todos os refrigerantes, sumos concentrados, néctares e bebidas alcoólicas, alimentos fritos, refogados, panados ou pré-cozinhados. Leia os Obrigue-se a beber água ao longo do dia. Tente rótulos das embalagens e tenha especial atenção ao teor de açúcares, gorduras (trans - são de evitar) aproximar-se da ingestão diária de 1,5l de água. e sódio (sal). Crie o hábito de realizar o pequeno-almoço em casa. Esta é a refeição mais importante do dia, Prepare lanches hipocalóricos, como os iogurtes pois a sua essência irá definir como o resto do dia magros, as gelatinas, fruta ou frutos secos, para realizar no local de trabalho. será do ponto de vista de fome ou saciedade.

Coma de 2h30h em 3h. Crie horários para realizar uma alimentação fracionada. Coma pouco, mas várias vezes ao longo do dia. Este truque permite que não exista fome, cansaço ou ansiedade. Sempre que está longos períodos sem comer, a ansiedade e a fome aumentam para a refeição seguinte, obrigando-a a escolher a sua alimentação erradamente.

Dê preferência às carnes magras (frango, peru (sem pele), coelho), em vez de carnes vermelhas (vaca, vitela, entre outros). Não se esqueça de dar preferência também às refeições de peixe

Reduza o mais possível a utilização de sal e de alimentos salgados. Pode consumir ervas aromáticas e especiarias para tornar a comida mais saborosa.

Comece por reduzir os hidratos de carbono, como as bolachas, pão, arroz, massas e batatas. Mas, não os exclua da sua alimentação por completo. Procure escolher

Utilize o azeite para temperar e cozinhar os alimentos, mas em pequenas quantidades. O azeite é muito calórico, apesar de ser uma gordura saudável. Não utilizar mais nenhuma gordura (manteiga, banha, etc..). Realize jantares mais simples do ponto de vista digestivo, dê prioridade à sopa pobre em alimentos como a batata, a cenoura ou a abóbora. Acrescente, caso exista essa necessidade, uma salada variada ou 1 a 2 queijinhos frescos.

Procure comer em locais calmos. Mastigue muito bem todos os alimentos, de forma a facilitar o trabalho do músculo gástrico e a reduzir as fermentações no intestino.

Conselhos para quem tem a pele seca A pele é o revestimento externo do corpo, sendo o maior órgão do corpo humano e também o mais pesado. A principal função é a proteção do organismo de ameaças físicas externas, como por exemplo a invasão por parasitas ou as lesões mecânicas. É no Inverno que a pele tende a sofrer as maiores agressões. Com a descida das temperaturas, fica mais seca, pode apresentar sinais de vermelhidão, irritação ou descamação, chegando mesmo a gretar. Se tiver uma pele desidratada, tanto à superfície como em profundidade, com aspeto baço (devido à escassez de lípidos), tensa, descamativa e desconfortável, então, está com a pele seca. Mas há forma de recuperar o conforto e a flexibilidade da pele: deve aplicar diariamente um creme hidratante que restaure a barreira cutânea, protegendo a pele da desidratação; pode ser aplicado as vezes que forem necessárias para manter a pele confortável. Aconselhe-se com o seu dermatologista ou com o seu farmacêutico, que lhe indicará qual o mais adequado para si. O mais importante é evitar os fatores que desencadeiam os sintomas de pele seca: Tome banho diariamente com água morna e use produtos de higiene adequados a este tipo de pele; Seque a pele sem esfregar e aplique produtos hidratantes adequados; Limpe e hidrate a pele imediatamente depois de tomar banho de piscina; Não esfregue ou coçe a pele seca pois pode provocar uma infeção com posterior desenvolvimento de cicatrizes; Use um fator de proteção solar elevado (SPF igual ou superior a 30); Evite os tecidos de lã e sintéticos. É preferível usar peças de roupa em algodão, linha ou linho; . Use roupas folgadas e confortáveis para evitar que rocem na pele; Prefira roupa de cama em fibra natural; Ao lavar a roupa, tenha o cuidado de a enxaguar muito bem para garantir a remoção de todos os resíduos de detergente que possam sensibilizar a pele; Evite utilizar perfumes, águas-de- colónia e produtos com álcool para não irritar a pele; Evite a utilização de substâncias humectantes, como a glicerina, isoladas sobre a pele, pois podem retirar a água tanto da atmosfera como da própria epiderme; Evite ambientes demasiado quentes e as mudanças bruscas de temperatura. pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.