Oe1131

Page 1

Cerca de 80 por cento dos portugueses

bebe café diariamente

Cerca de 80 por cento dos portugueses consome café diariamente, sendo o expresso o tipo de café preferido. O consumo de café em Portugal ronda os 4,7 kg por pessoa/ano enquanto que nos países europeus se situa perto dos 6,4 kg por pessoa/ano, segundo os últimos dados da European Coffee Federation, divulgados pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). À escala mundial, o café é a segunda matéria-prima mais comercializada, logo a seguir ao petróleo. A bebida tem por isso direito a dia mundial, assinalado a 14 de abril. Em média, os portugueses bebem 2,2 chávenas de café por dia, o que equivale a menos 35% do que a média europeia, contabilizou a associação nacional dos industriais e comerciantes do sector (AICC). A divergência acentua-se quando a comparação é feita com os países nórdicos, onde são consumidos dez quilos de café por ano, contra 4,26 quilos em Portugal. Embora nestes países o consumo de café seja geralmente mais diluído, o certo é que ingerem mais do que os portugueses. Na Finlândia, por exemplo, o consumo atinge cerca de 13 quilos por pessoa por ano. Em Portugal, a tendência aponta para o crescimento mais acentuado do consumo de café no lar (6%) face às vendas em restaurantes, cafés, bares ou hotéis.

Como o café começou…. De sabor inconfundível, esta bebida milenar, aperfeiçoada ao longo do tempo por segredos passados de geração em geração, ultrapassou fronteiras e transformou-se num ícone universal. Segurando uma chávena de café quente nas mãos, absorvendo todo o seu aroma e sabor, poucos serão aqueles que saberão da lenda que diz que esta bebida se deve à agitação fora do comum de umas cabras em torno de um arbusto com bagas vermelhas no sul da Península Arábica e à curiosidade do pastor, Kaldi. Apercebendo-se de que a única explicação para o comportamento das cabras seriam os frutos vermelhos, Kaldi decidiu experimentar alguns, tornandose, também ele, alvo do seu efeito estimulante. Seriam, no entanto, uns monges locais a explorar as potencialidades desta planta, a fim de lhes permitir manterem-se despertos durante longos períodos de oração. A novidade não tardou a espalhar-se a outros mosteiros, povos e culturas. Mais perto do que verdadeiramente terá acontecido e de acordo com algumas evidências do foro botânico, as primeiras plantas de café terão surgido na zona central da Etiópia, de onde foram levadas para o Iémen, que o cultiva desde o século VI. As primeiras casas a servir café em Meca e no Cairo (séculos VI e VII), preparado inicialmente com grãos não torrados, terão sido então responsáveis por despertar a paixão, que se alargaria a todo o mundo, por esta bebida intensa, aromática e inconfundível.

pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.