Neste Especial dedicado a 2014, pedimos a algumas personalidades famalicenses, de diferentes áreas, que nos deixassem as expetativas para o próximo ano, que não se advinha fácil.
Um novo ano, uma oportunidade para todos nós
Que 2014 seja o ano da esperança! Tradições Em Portugal, a noite de passagem de ano está repleta de tradições e, acima de tudo, superstições. Na maioria dos casos, a celebração começa com um jantar em família, repleto da mais típica gastronomia e respetivos doces da época, dando, mais tarde, lugar à festa propriamente dita. Há muitos portugueses que escolhem um lugar em particular, com um serviço e animação especializados em restaurantes, quintas e hotéis. Há ainda aqueles que aproveitam as viagens de última hora para passar uns dias fora. Entre os rituais de passagem de ano em Portugal, encontram-se as 12 uvas passas, que são comidas durante as 12 badaladas, enquanto se pedem os desejos. Saltar de uma cadeira com dinheiro na mão, fazer barulho, ou ainda dar um mergulho gelado no mar, são alguns dos rituais adotados. A cor da roupa é algo a que os portugueses dão especial atenção na passagem de ano, escolhendo as cores de acordo com aquilo que desejam. O branco é usado por quem deseja harmonia; o vermelho é símbolo da paixão e amor; o azul transmite tranquilidade, saúde e sorte; o amarelo é bom para atrair sorte e dinheiro; o verde é a melhor opção para quem quer entrar no novo ano de forma equilibrada e harmoniosa; e o laranja é usado para atrair sucesso a todos os níveis.
O ano de 2013, que está a terminar, não foi um ano fácil. Nada fácil dirão muitos. O próximo também não se advinha simpático, com muitas medidas de austeridade a assombrar muitas famílias, que já se veem perante muitas contas e dificuldades para ultrapassar. Apesar de se adivinhar um ano incerto, em 2014 teremos muitos dias pela frente para tentarmos sermos melhores. Quem sabe, redefinirmos prioridades, estabeleceremos novos objetivos, mudar alguma coisa. Sabemos que as dificuldades existem, mas devemos acreditar que a nossa vida é, em grande parte, o que nós fazemos dela. É claro que muitas coisas não dependem de nós, mas os objetivos a atingir devem ser definidos por nós. Segundo alguns psicólogos devemos mesmo elaborar uma lista de metas, que funcionará como uma mola impulsora para a mudança. Nos últimos anos, a maioria das famílias teve de aprender a viver com menos e teve mesmo de recuar nas suas
escolhas e a não dar tanta importância ao que é material, mas antes ao bemestar. Uma boa forma de passar bem o tempo é oferecer algo aos outros, como inscrever-se numa associação, como voluntário, para que possa ajudar quem mais precisa. Além dos outros, importante é também ter tempo para si. E que tal começar uma nova atividade? É uma forma de quebrar a rotina e de cumprir pequenos sonhos. Procure ainda cultivarse: leia muito, porque uma pessoa informada é mais esclarecida, mas também encantadora. Se o lado intelectual é importante, o aspeto físico também deve ser cuidado. Não saia de casa sem um creme, uma roupa que lhe agrade, o cabelo arranjado, para que se sinta bem. Ser feliz no próximo ano não será fácil, mas vale a pena tentar. Afinal, há sempre quem tenha menos do que nós. Menos amor, saúde, amigos, dinheiro, comida, roupa… menos tudo.
Uma boa forma de passar o tempo é oferecer algo aos outros... pub
Construir a Mudança! Para além da dimensão festiva da época, espero que a chegada deste novo ano seja também para todos um momento de reflexão sobre o ano que agora termina e sobre o papel que cada um, enquanto famalicense, tem desempenhado na sociedade a que pertencemos. Se me permitem, gostaria de partilhar convosco uma frase do conhecido pacifista indiano Mahatma Gandhi, que podemos muito bem adotar como lema neste ano de 2014: “temos de nos tornar na mudança que queremos ver”. Este é o nosso grande desafio para o próximo ano! Que entremos em 2014 de espírito renovado, com vontade de fazer mais e melhor. Que juntos possamos contribuir para o crescimento de Famalicão e para a construção de um futuro melhor para todos os que nos rodeiam. Conto com o esforço e o compromisso de cada famalicense para que 2014 seja mais tarde relembrado como mais um ano de sucesso para o nosso Concelho. Que 2014 seja um ano repleto de realizações pessoais e profissionais, e que acima de tudo, seja um ano de saúde e de bem-estar para todos. Em meu nome pessoal e na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Famalicão faço votos para que os leitores do “Opinião Pública”, bem como todos os famalicenses, tenham um próspero Ano Novo. P a u l o Cu n h a P r e s i d e n t e d a C â ma r a M un icip al d e F amali cã o