Oe1128

Page 1

Feliz Natal para si! É oficial. Chegou o Natal. A maior parte de nós já está com espírito natalício. Na verdade, tudo à nossa volta faz lembrar o Natal. São as ruas, as luzes, as casas enfeitadas, as lojas cheias, os apelos à solidariedade, as prendas que já comprámos, aquelas que ainda estão por comprar, o bacalhau, as festas nas escolas, os jantares de empresas e amigos… enfim, já é Natal. Em Portugal o Natal é a festa mais festejada pelas famílias e, por mais indiferente que sejamos, esta época mexe connosco. Na verdade, esta é a altura ideal para partilhar e oferecer algo. Sabemos que a conjuntura não é fácil. A maioria de nós tem, de facto, menos dinheiro para compras. O que pode ser um cliché deve mesmo ser colocado em prática. Ou seja, devemos tornar este tempo o mais feliz possível, sobretudo ao procurarmos agendar bons encontros, com família e amigos. Os tempos difíceis que atravessamos podem, na realidade, ser vistos como uma oportunidade para refletirmos sobre os excessos natalícios tão comuns. Afinal, muitos de nós até já soubemos viver com menos. Por esta altura é muito provável que ainda não tenha comprado todas as prendas, mas antes de se lançar às compras, procure ser prudente. Aliás, muitos especialistas dizem que esta época provoca na maioria das pessoas muito stresse e até angústia. Por isso, o melhor é escolher exatamente o que quer oferecer e a quem quer oferecer. Mas, mais do que prendas, vale a pena o jantar em família, o almoço com os amigos, o encanto das crianças, a conversa com os avós, o abraço dos irmãos, os beijinhos dos pais…afinal já é Natal. Feliz Natal para si!

A quem se deve mesmo

dar presentes Oferecer dinheiro reflete desorganização ou desinteresse. Se o fizer, coloque-o num embrulho original. Já as prendas-cheque podem ser uma solução, desde que revelem que conhece as áreas de interesse da pessoa.

Não tenha vergonha de sugerir a troca do presente caso a pessoa o tenha recebido em duplicado e vice-versa (neste caso sublinhando o facto de estar agradecida). Mas, quando receber um presente, agradeça sempre, mesmo que não goste dele. Escrever um Não compre algo só porque você gostaria de cartão de agradecimento é outra boa opção. o receber. Tenha apenas em conta os interesses do outro. Resista a presentes utilitários, a Se receber um presente inesperado e não tinão ser que lhe tenha sido pedido. ver nada para retribuir no momento não vá a correr comprar outro. Simplesmente agradeça Presentes caros, extravagantes e objetos e não se esqueça dessa pessoa no próximo pessoais só devem ser oferecidos a pessoas Natal. muito próximas. Pense também se o presente trará algum problema para quem o irá receber, Com exceção dos presentes que vai trocar como por exemplo um animal de estimação a na noite da consoada, saiba que é simpático quem não tem espaço. abri-los na presença da pessoa que os dá. Se receber um presente de que não gosta, resista a (re)oferecê-lo. Se o fizer tenha o cuidado de o dar a quem poderá gostar ou precisar dele e que, sobretudo, não seja próximo da pessoa que o deu a si. Pode também dá-lo a uma instituição de solidariedade.

pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.