desporto em família
Faça
Passamos o tempo todo a fazer queixas, principalmente por não termos tempo para estar com a família, não tempos tempo para ler um livro ou para ir ao cinema, não temos tempo para fazer exercício… na realidade, são muitas as atividades que queremos desempenhar e para as quais não temos tempo, por isso nada melhor do que juntar duas atividades numa só. E que tal estar com a família enquanto faz exercício? Desta forma pode passar tempo de qualidade com quem mais gosta e ainda cuidar da sua saúde. Ao desempenharem uma atividade juntos vão estar a estreitar relações, pois passam a ter um objetivo comum e a partilhar algo que gostem. Há inúmeras atividades
Atividades podem
Proteja-se do calor Os dias quentes representam um verdadeiro calvário para os mais velhos. As temperaturas mais elevadas podem ser incómodas, sobretudo para os idosos. Para que estes não sofram as consequências do calor, existem algumas medidas que devem ser tomadas. Beba mais água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Faça refeições leves, frequentes e pouco condimentadas.
Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais frescos. Evite mudanças bruscas de temperatura. No período mais quente tome duche com água tépida ou fria.
Evite a exposição direta ao sol, sobretudo entre as 11 e as 17 horas, e use um protetor com FPS igual ou superior a 30.
Use chapéu de abas largas e óculos com proteção contra os raios UVA e UVB. Use roupa larga e leve, de preferência de algodão.
Evite permanecer em viaturas expostas ao sol. Se não tiver ar condicionado, não feche as janelas. Leve água suficiente para beber durante a viagem e, se possível, viaje de noite. Se, após a exposição ao calor intenso tiver febre alta, pele vermelha, quente, seca e sem suor, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, tonturas, confusão e perda parcial ou total de consciência, chame de imediato um médico ou ligue o 112.
ajudar a melhorar a relação
que podem fazer numa tarde, ao fim de semana, ou passarem uns dias fora e divertirem-se ao mesmo tempo que praticam desporto. Considera-se que a prática de atividades desportivas pode constituir-se como um fator determinante para a aquisição de hábitos de vida ativa e estilos de vida saudável ao longo da vida. A prática desportiva só tem vantagens, principalmente na saúde física e mental, mas também é importante na educação das crianças. Ao praticar desporto com os seus filhos vai estar a ajudar a aumentar o desempenho académico e a responsabilidade, a reduzir distúrbios de comportamento, a diminuir a delinquência e a aumentar a frequência nas aulas. Além de todas estas vantagens vai estar a melhorar a relação com os filhos. Ao nível da saúde o desporto é muito importante para manter um corpo e mente jovens e sãos. A nível físico é sabido que o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações. A nível psíquico, eleva a autoestima dos praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não possuía e melhora o seu aspeto físico, tendo consequentemente uma melhor imagem de si. Este aspeto é fundamental no desenvolvimento das crianças e isso torna a sua prática ainda mais importante. Desde a natação ao futebol, passando pelo jogging, ciclismo ou mesmo por uma simples caminhada… Basta puxar pela imaginação e vai ver que são várias as ideias de atividades que podem desempenhar juntos. Fonte: h tt p:/ /c rescer. sa po. pt
Benefícios da Existem muito poucos desportos tão completos e ao alcance de tanta gente. Bebés, grávidas e idosos podem tirar proveito deste desporto aeróbico, de pouco impacto para os ossos. Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas. Para além disso, a natação: Red uz o risco de e pisód ios c ardi ovasc ulare s Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Para além disso, reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea. Me lh ora o siste ma re spi ratór io Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica. Com a natação, estes músculos fortalecem-se e, como resultado, a respiração permite-lhe uma maior oxigenação. For talece as ar tic ulaçõe s A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. A sua lubrificação interna também melhora, aliviando a dor causada pela artrose. S ob e a a u t o e s t i m a Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto de a água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental. R e d u z a d o r e o r i s co d e l e s õe s O fortalecimento do nosso organismo faz com que muitas dores de origem difusa diminuam. A natação é um dos desportos mais recomendados pelos especialistas para acalmar patologias que impliquem muitas dores, como a fibromialgia. Retard a os e f eitos do enve lh ec im en to Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital.