OE1090

Page 1

Páscoa é também a festa da família Carla Alexandra Soares Aproveitada por muitos para a reunião de toda a família, depois do Natal, a Páscoa é também a festa mais importante do calendário litúrgico, com fortes raízes e tradição no nosso país, sobretudo no Minho. Apesar do Natal ser considerada, por excelência, a festa da família, a Páscoa é cada vez mais um marco para as famílias que se juntam para partilhar o dia. Para além das refeições, as crianças, aproveitando os primeiros dias de primavera, brincam no jardim enquanto os mais velhos colocam as conversas em dia. Para muitos é, aliás, o único momento do ano em que conseguem ver todos os familiares. Na verdade, a Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta celebração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Porém a sua origem mais remota é entre os hebreus onde aparece o termo “Pesach”, cujo significado é passagem. Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passavam do inverno para a primavera, durante o mês de março e, geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade o início da primavera era de extrema importância, pois

à lua cheia posterior ao equinócio da primavera. Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é a Semana Santa que tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. Os Cristão preparam-se, assim, para celebrar no próximo domingo a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o chamado Tríodo Pascal, que se inicia hoje, Quinta-Feira Santa. O ponto alto da Páscoa acontece com a Visita Pascal, costume muito enraizado no Norte de Portugal, acontece em todas as paróquias famalicenses. Um grupo de pessoas, o chamado “Compasso”, visita as casas anunciando a ressurreição de Cristo. Para receber o “Compasso” as pessoas fazem tapetes de flores à porta das suas casas. Depois, com a entrada do “Compasso” em cada casa, estabeleceA Páscoa entre os cristãos se um diálogo celebrativo, que termina Entre os primeiros cristãos, esta data com “Cristo Ressuscitou, Aleluia, Alecelebra a ressurreição de Jesus Cristo e o luia!”. Por fim, dá-se a Cruz a beijar a tofestejo é realizado no domingo seguinte dos os presentes.

estava ligado a maiores hipóteses de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos. Mas não são só os cristãos que festejam a Páscoa. Entre os judeus esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito por volta de 1250 A.C. onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito. Nesta data os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Cristãos preparam-se para celebrar a festa mais importante do calendário litúrgico

Pontos altos da Semana Santa Precisamente, hoje Quinta-Feira Santa, dia 28, a cidade de Famalicão é palco, pelas 21h30, de um dos prontos altos das celebrações, com a realização da Procissão do Ecce Homo, que evoca o julgamento de Jesus. Antes, na Antiga Igreja Matriz, pelas 18h30, tem ainda lugar o Lava-Pés e missa da Ceia do Senhor. Na procissão desta noite serão representados nove quadros bíblicos e outros. Voltando à tradição antiga à abrir as duas procissões (hoje e amanhã) seguem os Farricocos, segurando grandes fogaréus e o som característico das tréculas. Nesta procissão segue como sempre a imagem do Senhor Ecce Homo em Famalicão designado há muito tempo pelo Senhor da “Cana Verde”, que representa Cristo tal como Pilatos o apresentou à multidão, dizendo: “Eis o Homem!”. Esta procissão terá este ano uma novidade, sendo que a meio do percurso vão-se encontrar duas as imagens do Senhor Ecce Homo e a imagem da Senhora das Dores. Amanhã, Sexta-Feira Santa, feriado nacional, as ruas da cidade recebem a Procissão do Enterro do Senhor, também às 21h30. Esta Procissão leva pelas ruas da cidade o esquife do Senhor morto e o andor da Senhora das Dores. Em sinal de luto, os membros das Confrarias vão de cabeça coberta e as bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão. Na procissão serão representados dez quadros bíblicos e outros. No sábado, dia 30, o momento alto é a Vigília Pascal, celebrada às 21h00 na nova Matriz, preanunciando o domingo da grande festa da Ressurreição, dia 31, marcado pela Visita Pascal, que inicia às 9h00 na Antiga Matriz. A Missa do domingo de Páscoa, que assinala também o encerramento da Visita Pascal, tem lugar às 12h30 na nova Matriz. pub

Boa Páscoa


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.