O Natal está a chegar Entramos em dezembro e estamos em contagem decrescente para uma das festividades mais emblemáticas e especiais do ano: o Natal. Na verdade, esta é a festa da partilha, solidariedade, harmonia e, particularmente, a festa da família. São muitas as famílias, as empresas, as coletividades e os amigos que se reúnem para celebrar esta festividade. Na verdade, esta é a altura ideal para partilhar e oferecer algo. Sabemos que a conjuntura não é mais agradável, mas devemos tornar este tempo o mais feliz possível, sobretudo recheados de bons momentos. Ou seja, se neste ano não há muito dinheiro para gastar, o melhor é optar por algo mais simbólico. Pode ser um passar tempo com alguém de quem gostamos, um lanche, cartões, doces caseiros, fotografias… Os tempos difíceis que atravessamos podem, na realidade, ser vistos como uma oportunidade para refletirmos sobre os excessos natalícios tão comuns. Afinal, quando éramos todos mais novos, recebía-
mos poucas prendas, mas éramos crianças satisfeitas com o pouco que nos ofereciam. Por esta altura é muito provável que ainda não tenha pensado muito em prendas, mas antes de se lançar às compras, procure ser prudente. Aliás, muitos especialistas dizem que esta época provoca na maioria das pessoas muito stress e até angústia. Por isso, o melhor é escolher exatamente o que quer oferecer e a quem quer oferecer. Na verdade, há muitas pessoas que entendem que esta pode ser a ocasião ideal para darmos um bom presente a quem nos diz mais e a quem gostaríamos de, certa forma, retribuir algo. É sempre importante mostrar apreço pelas pessoas de quem gostamos. Mas, mais do que prendas, vale a pena o jantar em família, o almoço com os amigos, as brincadeiras das crianças, a conversa com os mais velhos, o abraço dos irmãos, os beijinhos dos pais…afinal é Natal: é a festa da família. E ainda vamos a tempo passar esta quadra festiva da melhor forma.
A sua árvore de Natal A árvore de Natal deve ser feita nas primeiras semanas de dezembro. Portanto, se ainda não fez a sua árvore e está sem ideias, sugerimos-lhe três propostas para dar vida ao seu pinheiro.
Moderna
s Limite a paleta de cores a dois ou três tons. s Aposte na variedade de texturas, mates e brilhantes para um efeito sofisticado. s Faça um apontamento com peças em vidro ou de design mais original.
Tradicional
s As cores não devem ser mais de quatro. Uma seleção possível inclui cores como o vermelho, o verde, o branco e o tom da palha. s Experimente enfeites de diferentes tamanhos, texturas e feitios. Use materiais naturais, como ráfia ou tecido. s Decore o pinheiro com luzes cintilantes coloridas.
Arrojada
s Invista em tons nunca vistos: roxo ou verde intenso. s Experimente enfeites com formas ousadas em seda, vidro ou acrílico. s Não tenha medo de arriscar nesta arte decorativa efémera. Se não tiver o êxito esperado este Natal, no próximo ano pode tentar outro estilo.
Inspire-se e... escolha a sua!
Loja Social de Famalicão apela ao espírito natalício
Uma época para passar com pessoas especiais
No Natal multiplicam-se os gestos de solidariedade. Em Famalicão, a Praça D. Maria II, bem no centro da cidade, acolhe uma série de iniciativas solidárias a cargo das mais diversas instituições. É o caso da Loja Social famalicense que tem patente uma tômbola, onde as pessoas com apenas cinquenta cêntimos podem contribuir para um Natal mais feliz de muitas famílias carenciadas. O objetivo é angariar verba para a aquisição de bens alimentares. A iniciativa decorre até à próxima sexta-feira, das 10 às 19 horas. pub