OE1012

Page 1

Com moderação é um alimento recomendável

Carne à sua mesa é saudável

Os portugueses gostam de se sentar à mesa e comer bem. Muito bem, mesmo. Portugal, na verdade, tem óptimos pratos, tanto de carne, como de peixe. No caso da carne, temos excelentes pratos, como o cozido à portuguesa, feijoada, os rojões à moda do Minho, entre muitos outros. Para quem desconhece, a carne é mesmo um dos alimentos mais primitivos consumidos pelas diferentes populações. Mas, há alguns anos começaram a surgir teses de alguns nutricionistas e médicos que aconselhavam evitar o consumo de carne vermelha, por causa, sobretudo, do risco de doenças cardiovasculares. No entanto, novos estudos mostram que não foi comprovado que a carne seja nociva para a saúde, pois o problema está mesmo na gordura que esta pode apresentar. Na verdade, a carne tem vários benefícios diferentes e pode ser consumida por qualquer pessoa, desde crianças, idosos e mulheres gestan-

tes. Possui aminoácidos e essências, que nós não temos no nosso organismo, além de ser uma excelente fonte de mineral, como o ferro. Por ser uma proteína de óptima qualidade, a carne é essencial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro, principalmente para crianças, adolescentes e atletas, que precisam de proteínas para a boa reposição muscular. No que diz respeito à quantidade ideal, recomenda-se, por dia, o consumo de 150 a 200 gramas, independentemente, se vermelha ou branca. Para aproveitar todos os benéficos da carne, é aconselhável que a carne seja magra, o que se consegue excluindo a maioria da gordura que esta possui. Assim, na hora de comprar peça para retirarem a parte gorda da parte de carne que pretende. Já no momento de cozinhar, deve optar pelas preparações assadas, grelhadas ou refogadas para não aumentar o teor de gordura e o valor calórico da receita.

Carnes com raça Fonte: www.mariajoaodealmeida.com

condições No nosso país, devido às nossas flora e uma os suím pos , solo de clima e de alide lida fauna que garante grande qua s inta dist bem as ístic cter mentar, com cara is. iona rnac inte des eda vari e s raça das

Carne de Borrego

Carne de Bovino

O borrego é uma das carnes mais apreciadas em Portugal, especialmente nas terras do Interior, onde é uma excelente fonte de alimentação. A Primavera portuguesa permite o pastoreio em verde, enquanto o Verão é seco, facto que condiciona a alimentação e promove o sabor da carne. De Norte a Sul, são várias as raças que constituem a lista de ovinos certificados. A distinção entre borrego e cordeiro é a idade (os cordeiros são mais novos, ainda em período de amamentação). Existem várias certificações, entre as quais, Borrego da Beira, Borrego de Montemor-o-Novo, Borrego do Baixo Alentejo, Borrego do Nordeste Alentejano, Borrego da Serra da Estrela, Borrego Terrincho, Cordeiro Bragançano, Cordeiro de Barroso, Anho de Barroso ou Cordeiro de leite de Barroso.

Muito apreciada e consumida em Portugal, a carne de vaca é proveniente de várias raças que estão muito bem adaptadas ao nosso clima e pastoreio. Quase todas são criadas em sistema de extensivo (com grandes espaços exteriores para pastorear) e têm características muito diferenciadoras. Da lista de bovinos certificados fazem parte a Vitela de Lafões, Carne Alentejana, Carne Arouquesa, Carne Barrosã, Carne Cachena da Peneda, Carne da Charneca, Carne dos Açores, Carne Marinhoa, Carne Maronesa, Carne Mertolenga, Carne de Bovino Cruzado dos Lameiros do Barroso e Carne Mirandesa.

Carne de Cabrito O feminino de bode é cabra e os animais jovens são conhecidos como cabritos, animais rudes que se alimentam de quase tudo. Da lista de caprinos certificados fazem parte o Cabrito da Beira, Cabrito da Gralheira, Cabrito das Terras Altas do Minho, Cabrito de Barroso e Cabrito Transmontano.

Carne de Porco As raças suínas que constam na lista são apenas duas: Bísaro Transmontano e Porco Alentejano, existindo características que as diferenciam. O Bísaro transmontano é um animal de grande porte. Já a sua carne é suculenta e sólida. Já o Porco Alentejano é uma raça de pequeno porte, que se alimenta muito frequentemente da bolota durante a sua época de produção. A sua carne é muito saborosa e muito consumida em Portugal, sendo a raça suína de maior destaque.

pub.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.