OE1053

Page 1

2012, Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

Continuar a viver após os 60, 70 e 80 O Parlamento Europeu aprovou 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que foi lançado em janeiro. O Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012 permitirá a todos refletir sobre a forma como os europeus estão a viver cada vez mais e as oportunidades que daí decorrem. O envelhecimento ativo pode significar para as pessoas mais velhas a oportunidade de continuarem a trabalhar e partilharem as suas experiências, de continuarem a desempenhar um papel ativo na sociedade e de viverem as suas vidas de maneira saudável, independente e preenchida. Para além da sensibilização para estas questões e outros desafios do envelhecimento, o Ano Europeu apela à tomada de ações políticas em domínios como o emprego, proteção social, educação e formação, saúde e serviços sociais, alojamento e infraestruturas públicas. Porquê um Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações? Com demasiada frequência, tanto as pessoas como as sociedades encaram o envelhecimento como uma ameaça e não como algo positivo. O aumento do número de pessoas idosas é visto como uma carga para a população mais jovem, no ativo. Contudo, hoje em dia, as pessoas envelhecem com melhor saúde do que as gerações anteriores. Além disso, os idosos têm experiência e conhecimentos preciosos que os mais jovens podem aproveitar. Manter-se ativo à medida que se avança na idade é fundamental para enfrentar o desafio do envelhecimento.

Para compreender melhor, é necessário saber o que se entende por envelhecimento ativo. A noção de envelhecimento ativo refere-se à possibilidade de envelhecer com saúde e autonomia, continuando a participar plenamente na sociedade enquanto cidadão ativo. Independentemente da idade, todos podem continuar a desempenhar um papel na sociedade e a usufruir de uma boa qualidade de vida. O desafio consiste em aproveitar da melhor forma o enorme potencial que cada um conserva até ao fim da vida. Envelhecimento ativo em três domínios O Ano Europeu 2012 visa promover o

envelhecimento ativo em três domínios. Emprego: à medida que a esperança de vida aumenta em toda a Europa, a idade da reforma aumenta também, mas muitos receiam não conseguir manter o emprego ou não encontrar outro de forma a poderem usufruir de uma reforma decente. É necessário dar melhores perspetivas de emprego aos trabalhadores mais idosos. Participação na sociedade: sair do mercado de trabalho não significa ficar inativo. O contributo dos mais velhos para a sociedade é muitas vezes ignorado. De fato, esquecemos que são eles que cuidam frequentemente dos netos e até dos próprios pais ou do cônjuge, além de fazerem muitas vezes um trabalho de voluntariado. O Ano Europeu pretende assegurar um maior reconhecimento do contributo dos idosos para a sociedade e criar condições para lhes dar mais apoio. Autonomia: a saúde deteriora-se muitas vezes com a idade, mas as consequências dessa deterioração podem ser atenuadas de muitas maneiras. Pequenas mudanças à nossa volta podem melhorar significativamente a vida das pessoas com deficiência ou problemas de saúde. O envelhecimento ativo significa também desenvolver a capacidade dos idosos para manter a autonomia o máximo de tempo possível. No ano de 2011 a Comissão Europeia convidou as autoridades nacionais, regionais e locais, os representantes da sociedade civil, as organizações patronais e os sindicatos a comprometerem-se com medidas e objetivos específicos, para que durante o próprio Ano Europeu 2012 se possam apresentar resultados concretos.

História do Dia dos Avós O Dia dos Avós é comemorado anualmente no dia 26 de Julho. É uma data comemorativa em homenagem ao dia de São Joaquim e Santa Ana, os padroeiros dos avós. O dia 26 de Julho foi escolhido para comemorar o Dia dos Avós, por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Segundo a história de Ana e Joaquim, estes moravam em Nazaré e não podiam ter filhos, mas rezavam muito para que Deus lhes concedesse a graça de ter um filho. O que veio a acontecer mais tarde, apesar da idade avançada do casal, com o nascimento de Maria. Pela sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que ambicionam ter filhos. O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. As avós são também chamadas de “segunda mãe”, e os avôs de “segundo pai”, e muitas vezes estão ao lado, e até mesmo à frente, da educação dos netos, com a sabedoria, experiência e com um sentimento de vivenciar os frutos do seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.