OP 5C

Page 1

Subidas AF Braga Manuel Rodrigues, presidente do GD Louro

A subida deve-se ao trabalho de todos Bruno Marques Quando se iniciou a temporada 2008/2009, a direcção do Grupo Desportivo do Louro não pensava na subida. O objectivo traçado era somente a manutenção na 1ª divisão da Associação de Futebol de Braga, isto apesar de ter sido uma das equipas despromovidas na época anterior. O campeonato acabou por correr de feição aos comandados de António Tavares que assim conseguiram marcar o regresso à Divisão de Honra em apenas uma época para felicidade do presidente do clube, Manuel Rodrigues. “A subida ficou a dever-se a toda a gente, à direcção, aos sócios, aos jogadores, à equipa técnica, sobretudo ao grande trabalho de equipa que foi realizado”, aponta o presidente do GD Louro. Mesmo tendo garantido a promoção, as dificuldades ao longo da época foram bastantes, essencialmente pela valia dos oponentes que fizeram com que a prova fosse “muito equilibrada” e por isso decidida apenas nas derradeiras jornadas. “Comecei a acreditar que era possível subir a partir da altura em que começámos a andar pelo terceiro e quarto lugares. A partir daí toda a gente lutou por esse objectivo e acreditou que era possível”. O sucesso da equipa escreve-se também na boa prestação defensiva da equipa, uma vez que sofreu apenas 16 golos, sendo a formação menos batida na série da 1ª divisão distrital que integrou. Para além disso, o Louro foi a equipa com menos derrota no campeonato, apenas três. Neste momento a preparação da nova temporada já está em andamento, com a nota dominante a ser a aposta na continuidade. Ao que tudo indica, Manuel Rodrigues vai manterse na presidência do clube e com ele transita também a equipa técnica comandada por António Tavares. É também de acreditar que grande parte dos jogadores do anterior grupo de trabalho permaneça no emblema famalicense. O mandato do actual presidente termina a 30 de Junho e tudo leva a crer que Manuel Rodrigues irá dar início a novo mandato. Se assim

António Tavares vai continuar no comando técnico do Louro

“Dedicação, trabalho e muito mérito” Bruno Marques

for, o técnico António Tavares já tem um compromisso assumido para continuar, sendo que este cenário é praticamente certo. “Para bem do clube era óptimo que todos os elementos que compõem a actual direcção fiquem mais um mandato”, sabendo-se que se vão realizar eleições em breve e que Manuel Rodrigues será um dos candidatos a sufrágio. Sobre o regresso à Divisão de Honra, o presidente acredita que o Louro “pode ir longe” porque “tem um lote de bons jogadores”, prevendo-se a entrada de um ou outro reforço. O assunto dos reforços já está a ser tratado, com Manuel Rodrigues a considerar que será importante dar mais alguma qualidade ao plantel porque a principal divisão da AF Braga é mais exigente. Por isso, a manutenção é o objectivo primordial em 2009/2010. O orçamento deverá manter sensivelmente os mesmos valores da temporada transacta e o Louro assume que quer deixar uma boa imagem no regresso à Divisão de Honra. A tranquilidade é a palavra de ordem.

Depois de conseguida a subida de divisão, o Grupo Desportivo de Louro aposta agora na continuidade das bases que garantiram o sucesso da última época. “O objectivo no início da época era a manutenção e fazermos um campeonato tranquilo, algo que conseguimos realizar muito cedo, e como tal lutamos depois pela subida, alcançando esse feito”, analisa António Tavares, treinador da equipa. Para o técnico, a promoção foi alcançada graças “à dedicação, trabalho e muito mérito dos jogadores”. António Tavares deixa elogios à qualidade do grupo de trabalho, razão pela qual o Louro conseguiu terminar no segundo lugar da série A da 1ª divisão distrital e garantir o regresso à Divisão de Honra. Analisando ainda a última temporada, o treinador do Louro revela ter ficado surpreendido com a competitividade da prova, sendo que o primeiro, o Apúlia, e o quinto classificados, o Catel, ficaram apenas separados por três pontos. Louro e Ninense terminaram com os mesmos pontos, sendo que a vantagem pertenceu à equipa do Louro no confronto directo. A luta apertada até ao final acabou ainda assim por valer a pena. “Nunca pensei que neste escalão da Associação de Futebol de Braga já se praticasse tão bom futebol e as equipas fossem tão equilibradas”, acrescenta o treinador. Esse facto tem, no entanto, um aspecto positivo que é o de valorizar ainda mais o feito alcançado pelos famalicenses. A subida começou a ser uma realidade atingível depois de cumprida mais de metade da época, quando os jogadores começaram a estar mais à vontade com o sistema de jogo pretendido pela equipa técnica. “Implementamos novo sistema de jogo, novas metodologias de treino e a partir do momento em que os jogadores co-

meçaram a assimilar, e mesmo antes do meio da época em que vi que o plantel dava garantias, tínhamos tudo para conseguirmos uma classificação muito boa”. De entre os principais adversários na luta pela subida, o treinador destacou aqueles que terminaram nos cinco primeiros lugares, sem esquecer que “todos os adversários merecem respeito e temos sempre de nos preocupar primeiro com a nossa equipa”. “E se formos analisar bem o nosso campeonato, vemos que perdemos pontos, essencialmente, com aquelas formações que estavam a lutar para não descerem de divisão. Por isso, nunca há jogos fáceis e tudo é difícil”, aponta. A nova temporada já está a ser preparada e a manutenção do técnico é uma realidade, no seguimento também da continuidade de Manuel Rodrigues na presidência da colectividade. No regresso à Divisão de Honra, o Louro quer uma temporada sem sobressaltos e manter-se na principal divisão da Associação de Futebol de Braga.

pub


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.